Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é o melhor candidato presidencial?
Ana Gomes
André Ventura
João Ferreira
Marcelo Rebelo de Sousa
Marisa Matias
Tiago Mayan Gonçalves
Edição Nº 237 Director: Mário Lopes Segunda, 30 de Novembro de 2020
Com Área Dedicada a Doentes com suspeita de Infeção Respiratória nos Serviços de Urgência
Centro Hospitalar de Leiria prepara resposta
ao previsível aumento de utentes de COVID-19
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) está a criar uma Área Dedicada a Doentes com suspeita de Infeção Respiratória nos Serviços de Urgência (ADR-SU), no Hospital de Santo André (HSA), de forma a garantir resposta adequada ao expectável agravamento da afluência devido ao crescimento epidémico da Covid-19 e o aumento previsível da incidência de outras infeções respiratórias agudas. As obras de construção terão início brevemente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
TVI noticiou dois casos
Centro Hospitalar de Leiria desmente que haja utentes internados sem teste à SARS-COV-2
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) desmente categoricamente a informação avançada pela TVI este domingo, dia 1 de novembro, de que dois utentes foram internados na Medicina II sem realizar o teste SARS-COV-2, e que será essa a origem do surto atual de COVID-19 no referido serviço. O CHL garante que o protocolo foi cumprido e os testes foram realizados aos utentes, e reforça que são SEMPRE realizados testes a TODOS os utentes internados no CHL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município da Batalha foi identificado como um dos 121 concelhos prioritários
Câmara da Batalha reforça medidas de combate à pandemia da Covid-19
Por decisão do Governo e em função do critério nacional fixado como zonas de maior risco, o Município da Batalha foi identificado como um dos 121 concelhos prioritários, o que determinará a aplicação de medidas adicionais de mitigação da pandemia da Covid-19, a partir do próximo dia 4 de novembro e a vigorar nos próximos 15 dias. Com efeito, o súbito surgimento na última semana de cerca de quatro dezenas de novos infetados por Covid-19 no Município da Batalha – um concelho com cerca de 16 mil habitantes –, e pelo critério definido, determinou a sua inclusão nos municípios de risco, situação que obriga o Município da Batalha a tomar algumas decisões adicionais no objetivo de conter a pandemia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valores já ultrapassam os 160 casos
Município de Leiria apela à responsabilidade individual após forte aumento da COVID-19
A preocupante evolução do número de casos de infecção pelo novo coronavírus no concelho de Leiria levou esta sexta-feira o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, a lançar um apelo a toda a população para que reforce as medidas de protecção individual, restringindo ao máximo os contactos sociais. Nos últimos dias, o número de infetados tem crescido de forma acentuada no concelho, contando-se actualmente mais de 160 casos ativos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após aumento do número de infetados com SARS-COV-2
Centro Hospitalar de Leiria suspende entrada
de acompanhante/cuidador/visitas
Devido ao agravamento do contexto epidemiológico atual, a Task Force COVID-19 do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) atualizou o seu plano de contingência, nomeadamente o procedimento de acesso às instalações do CHL por não profissionais. O Conselho de Administração deliberou na sua reunião de 28 de outubro a suspensão da entrada do acompanhante/cuidador/visitas durante o período de 31 de outubro a 14 de novembro nos serviços de internamento e em Áreas Dedicadas COVID-19. Segundo a agência Lusa, este domingo havia 15 profissionais e 12 utentes do Hospital de Leiria infetados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
¼ da região fica sujeita ao dever de permanência no domicílio
Novas medidas contra a COVID-19 abrangem 11 concelhos da região
Santarém, Azambuja, Cartaxo, Chamusca, Constância e Rio Maior, no Distrito de Santarém, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval e Sobral de Monte Agraço, na Região Oeste, e a Batalha, na Região de Leiria, são os 11 concelhos que vão ter de cumprir as novas medidas contra a Pandemia de Covid-19 decretadas pelo Governo este sábado, dia 31 de Outubro, incluindo o dever de permanência no domicílio. De salientar que nenhum concelho do Médio Tejo está incluído na lista sanitária do Governo – que contempla municípios com 240 ou mais casos de infeções por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias, regra adotada na União Europeia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Município articula com ARSC aquisição de equipamento para unidade de saúde do Louriçal
O Município de Pombal e a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) estão a preparar uma candidatura ao Programa Operacional Centro 2020 com vista à aquisição de equipamento para o polo do Louriçal da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Vale do Arunca. A candidatura pretende a obtenção de financiamento para aquisição de novo mobiliário, equipamento médico e informático, na sequência do levantamento das necessidades de acordo com as orientações da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). No âmbito da referida candidatura, a ARSC assumirá o custo correspondente à comparticipação nacional, não financiada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concelho tem já meia centena de casos de COVID-19
Proteção Civil da Batalha reúne de emergência
e reclama mais meios para a saúde pública
O Presidente da Câmara convocou de urgência a Comissão Municipal de Proteção Civil da Batalha para avaliar a evolução da situação epidemiológica no concelho da Batalha, que apresenta um rácio muito preocupante e exige mais meios para apoio à exigente tarefa dos profissionais de saúde pública na região de Leiria. Para o autarca da Batalha, Paulo Batista Santos, “o crescimento anormal registado nos últimos 5 dias do número de novos casos de pessoas infetadas com a Covid-19 na área de Leiria, e que no Concelho da Batalha, à data de hoje (29 de outubro), regista meia centena de casos ativos, exige medidas urgentes, desde logo na alteração de comportamento por parte da nossa Comunidade, mas também é essencial reforçar os meios da Unidade de Saúde Pública do ACES do Pinhal Litoral”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apoio destina-se à aquisição de ventiladores e outro equipamento médico
Município de Ourém apoia Centro Hospitalar
de Leiria na aquisição de equipamento médico
O Município de Ourém celebrou, no dia 28 de outubro, um protocolo de colaboração com o Centro Hospitalar de Leiria E.P.E. que formaliza um apoio financeiro até ao montante de 35 mil euros para aquisição de equipamento de combate à pandemia de Covid-19. O protocolo foi firmado pelo presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, e pelo presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, Licínio Oliveira de Carvalho, e reconhece a importância desta infraestrutura enquanto Hospital de referência da doença de Covid-19 para a região e para o concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo é apresentado no Encontro Ciência 2020, em Lisboa
Investigadores estudam potencial de alga vermelha de Peniche no tratamento do cancro
O MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, do Politécnico de Leiria, vai levar ao Encontro Ciência 2020, em Lisboa, no dia 3 de novembro, a apresentação do estudo “Da origem marinha à terapêutica - O potencial antitumoral da alga vermelha Sphaerococcus coronopifolius”, recolhida na Reserva Natural das Berlengas, em Peniche. A apresentação fica a cargo do investigador Celso Alves e centra-se no estudo do perfil químico da alga vermelha, assim como nas atividades antitumorais dos seus principais metabolitos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Vacinação SNS Local”
Município de Leiria adere a programa
para vacinação contra a gripe nas farmácias
O Município de Leiria aderiu ao programa “Vacinação SNS Local” que vai permitir a vacinação contra a gripe em farmácias aos munícipes inscritos nos Centros de Saúde do concelho de Leiria com idade igual ou superior a 65 anos. Esta medida foi tomada com o objetivo de salvaguardar e acautelar a saúde da população, minimizando o risco de novas linhas de contágio face à evolução da situação epidemiológica provocada pela pandemia por COVID-19, sendo materializada através da assinatura de um protocolo entre o Município e a Associação Dignitude, Instituição Particular de Solidariedade Social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
31 novos casos são oriundos no Hospital de Santarém
Concelho de Santarém regista máximo de 166 casos ativos de COVID-19
O número de casos ativos de COVID-19 no concelho de Santarém continua a aumentar diariamente registando, no dia 24 de outubro, 166 casos, um máximo diário desde o início da pandemia. De registar 31 novos casos no Hospital de Santarém, que conta agora com 82 profissionais em quarentena. O concelho registou neste dia mais 14 casos ativos, seis pessoas recuperadas e mais 30 casos em vigilância ativa. Desde o início da pandemia, o concelho regista 583 casos de COVID-19, 407 casos recuperados e 24 óbitos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alenquer (176 casos), Torres Vedras (95) e Arruda dos Vinhos (65)
Concelhos do Distrito de Lisboa concentram 75% dos casos de COVID-19 na Região Oeste
O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste continua a aumentar diariamente e quase quadruplica os números de agosto, atingindo, no dia 23 de outubro, as 556 pessoas infetadas. Os concelhos do Oeste pertencentes ao Distrito de Lisboa são os mais afetados, com Alenquer destacado (176 casos), seguido de Torres Vedras (95), Arruda dos Vinhos (65) e Cadaval (44), sendo Sobral de Monte agraço (23) e Lourinhã (13) os menos afetados. Os concelhos do Oeste pertencentes ao distrito de Leiria têm sido menos afetados, mas os números também têm crescido: Peniche tem o maior número de infetados (40), seguido de Alcobaça (34) e Caldas da Rainha (33), Nazaré (25), Bombarral (5) e Óbidos (3).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após reunião no Bárrio – Alcobaça
ANAFRE/Leiria pede mais assistentes técnicos para os centros de saúde
A Delegação Distrital de Leiria da ANAFRE reuniu no dia 20 de outubro na freguesia do Bárrio, concelho de Alcobaça, onde aprovou por unanimidade uma moção que defende a reabertura das extensões de saúde encerradas, assim como, a contratação de mais assistentes operacionais e assistentes técnicos. Os autarcas alertaram ainda para a importância de ser acautelado o planeamento de substituição dos recursos humanos para os centros de saúde do distrito de Leiria. Esta tomada de posição surge no seguimento dos graves problemas de funcionamento que existem ao nível das extensões de saúde sentidos nos vários concelhos do distrito de Leiria, atendendo à falta de profissionais de saúde e à necessidade de reorganização dos serviços e dos recursos existentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Procolor, do grupo AkzoNobel, é parceira da Fundação Anouk para a criação de murais terapêuticos
AkzoNobel cria série de murais terapêuticos
no Centro Hospitalar do Oeste
A AkzoNobel e a Fundação Anouk juntaram-se uma vez mais para a criação de uma série de murais terapêuticos no Centro Hospitalar do Oeste nas Caldas da Rainha– dando continuidade a uma parceria com mais de 12 anos. Os murais foram desenhados em vários quartos, corredores e salas de espera, utilizando tintas doadas pela marca Sikkens, do grupo AkzoNobel, pertencente à empresa. As obras de arte ajudam a criar um ambiente acolhedor, a reduzir a ansiedade e a oferecer uma atmosfera relaxante aos pacientes e respetivas famílias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entidades de saúde apelam aos utentes que não recorram à urgência hospitalar em casos não urgentes
Áreas dedicadas a doenças respiratórias abrem nos Centros de Saúde e no Estádio de Leiria
Para dar resposta aos utentes, foi criada uma Rede de Áreas Dedicadas às Doenças Respiratórias (ADR), incluindo Covid-19, nos Centros de Saúde, que disponibilizam horários* de atendimento específico, com marcação presencial, telefónica ou por e-mail. A complementar esta Rede, a Câmara Municipal de Leiria tem a funcionar, desde o dia 19 de outubro, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa um ADR – C, área de atendimento a doentes respiratórios na comunidade, para receber todos os utentes do ACeS Pinhal Litoral referenciados pela Linha SNS 24, pelo Centro de Saúde onde estão inscritos ou pelo Centro Hospitalar de Leiria, entre as 14h e as 20h, de segunda-feira a domingo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em resultado do aumento do número de casos de infeção
Município lança 34 novas ações de combate
à COVID-19 em Leiria
O Município de Leiria criou um novo pacote com 34 medidas de prevenção e combate à pandemia da COVID-19, em resultado do aumento do número de casos de infeção, contemplando as áreas da prevenção e contenção da propagação, saúde e ambiente, social, educação e cultura, desporto e economia. “Exige-se uma estratégia centrada nas pessoas que vise a preservação de vidas humanas, a proteção dos mais vulneráveis e a adequação de comportamentos e atitudes face ao crescimento da pandemia”, refere um despacho emitido esta terça-feira pelo presidente da Câmara de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aluno com teste negativo foi impedida de regressar à Escola
PEV quer ver clarificadas regras de regresso dos alunos às aulas após terem Covid-19
A deputada Mariana Silva, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, questionando o Governo através do Ministério da Educação, sobre um aluno do 9.º ano da Escola EB23 Luís de Camões, em Lisboa, estar a ser impedido de regressar às aulas após ter tido covid-19, apesar de já ter sido apresentado o resultado negativo do teste. Segundo se sabe, o teste de despistagem já veio confirmar que o jovem está curado e que a mãe terá enviado, já há uma semana, os resultados laboratoriais para a diretora de turma que terá avançado que o aluno só entraria nas instalações com um "atestado de cura" passado pelo médico, não sendo suficiente o resultado do teste, contrariando as informações do médico do Centro de Saúde e da Linha SNS24.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Escola Amadeu Gaudêncio desinfetada após confirmação de aluno infetado com Covid-19
A escola básica e secundária Amadeu Gaudêncio, na Nazaré, foi alvo de uma operação de desinfeção, durante este domingo, dia 18 de outubro, após a confirmação de um caso positivo com Covid-19 entre a comunidade estudantil. A escola tem reunidas as condições higiene-sanitárias para funcionar, já esta segunda-feira, no horário regular, segundo informação prestada pelas autoridades responsáveis pelo estabelecimento. Assim, as aulas irão realizar-se normalmente, horários destinados a cada turma e cumprindo as normas de segurança em vigor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia e escolas assumem transparência dos dados
Câmara do Cartaxo divulga número de casos ativos de COVID-19 em escolas do concelho
A Câmara Municipal do Cartaxo informou, no dia 16 de outubro, que no decurso das duas últimas semanas foram confirmados quatro casos ativos de novo coronavírus SARS-CoV-2 em três estabelecimentos de ensino do concelho. Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo assegura que todas as situações estão a ser acompanhadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e pelas autoridades de saúde – que trabalham em estreita colaboração com os agrupamentos de escolas, associações de pais e encarregados de educação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Alcobaça e Juntas de Freguesia colaboraram na elaboração do Plano
Plano de vacinação da gripe pretende evitar deslocações dos idosos aos centros de saúde
A Câmara Municipal de Alcobaça reuniu esta tarde no auditório da Biblioteca Municipal com as 13 juntas de freguesias do concelho e a Dra. Ana Pisco, diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste-Norte com o objetivo de elaboração de um calendário de administração gratuita de vacinas da gripe sazonal, em locais próprios de cada freguesia. O plano de vacinação destina-se a isentar os cidadãos com mais de 65 anos da necessidade de se deslocarem aos centros de saúde correndo riscos desnecessários de contágio por COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Walter Chicharro anunciou o seu estado de saúde nas redes sociais
Presidente da Câmara da Nazaré está infetado com COVID-19
Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, anunciou nas redes sociais, no dia 14 de outubro, que está infetado com COVID-19. O autarca, que é também presidente da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista, decidiu submeter-se ao teste da COVID-19 depois de ter estado numa reunião em que um dos presentes testou positivo. Da mesma reunião, onde participaram várias pessoas, vieram-se a confirmar mais dois casos positivos, aparentemente todos com origem no mesmo caso. A família direta de Walter Chicharro também já foi testada, mas todos testaram negativo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Unidade do Centro Hospitalar do Oeste
Deputados do PSD questionam sobrelotação
da Urgência do Hospital de Caldas da Rainha
Nove deputados do PSD, sobretudo, do Círculo de Leiria questionaram, no dia 9 de outubro, a Ministra da Saúde sobre a sobrelotação do serviço de urgência da unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste. Hugo Patrício Oliveira, Margarida Balseiro Lopes, Pedro Roque, Olga Silvestre, João Gomes Marques, António Maló de Abreu, Cláudia Bento, Fernanda Velez e Ofélia Ramos recordam que, nos últimos meses tem sido crescente o número de relatos de situações em que a sobrelotação e a escassez de recursos humanos do serviço de urgência da unidade de Caldas da Rainha, do Centro Hospitalar do Oeste, têm posto em causa o atendimento dos utentes do Serviço Nacional de Saúde que residem naquela região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Teste da BioJam pode ser aplicado desde as primeiras 24 horas de contágio
Teste de antigénio rápido deteta a Covid-19
em 15 minutos
A BioJam, em conformidade com a legislação para Dispositivos Médicos de Diagnóstico In Vitro, já notificou o INFARMED para a distribuição dos testes rápidos antigénico NADAL® COVID-19 Ag, um teste que permite detetar, desde as primeiras 24 horas de contágio, uma proteína do vírus que permite determinar a infeção, preenchendo assim uma lacuna de diagnóstico rápido na fase inicial da infeção, já que este teste dispõe de uma janela de deteção similar à dos testes PCR.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa é liderada por Maria Pedro Guarino
Sensimeter é a primeira spin-off do Politécnico de Leiria dedicada aos cuidados de saúde
Nasceu no final de setembro a empresa spin-off do Politécnico de Leiria, a Sensimeter – Healthcare and Technology Solutions, Lda., que desenvolve atividades de investigação, conceção, desenvolvimento e inovação, produção e comercialização de equipamentos, materiais, produtos, técnicas, tecnologias, software e meios tecnológicos aplicados, em especial, aos cuidados de saúde. Esta spin-off do Politécnico de Leiria nasceu impulsionada pelo projeto de investigação CBmeter, reconhecido no programa de empreendedorismo Poliempreende, e premiado pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia, com a atribuição da Bolsa Bragança Parreira SPD/Roche, na área da Tecnologia em Diabetes. O projeto já potenciou o registo da patente de um dispositivo para diagnóstico precoce de doenças metabólicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior nota que “temos de aprender a conviver com o vírus”
Ministro Manuel Heitor elogia arranque do ano letivo em segurança no Politécnico de Leiria
«O Politécnico de Leiria é a prova clara que é possível ensinar e aprender em segurança, em todas as áreas: das ciências da saúde às ciências informáticas, às artes, e mais do que isso, conviver com artistas e empresários», afirmou Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no final da visita desta sexta-feira, dia 2 de outubro, ao Politécnico de Leiria. «O Politécnico de Leiria deu um exemplo impressionante a todo o país, pois foi a instituição que começou mais cedo, há quatro semanas em aulas. É uma instituição de Ensino Superior com responsabilidade, que ensina os estudantes a viver de forma responsável, mas também tem uma função pedagógica para a sociedade em geral, porque temos de aprender a conviver com o vírus.»
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Proteção Civil de Torres Vedras recomenda o uso generalizado de máscara na via pública
Casos de COVID-19 no concelho de Torres Vedras sobem para 77
A 4 de outubro, o concelho de Torres Vedras registava 77 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, mais seis que no dia anterior, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Existiam 33 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 227 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde. O Concelho apresentou nove novos casos confirmados e três novos casos recuperados. Os clusters de infeção mais graves no concelho têm origem na Igreja Cristã Evangélica de Torres Vedras e no Lar de Nossa Senhora da Luz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alenquer, Torres Vedras e Arruda dos Vinhos concentram a maioria dos casos
Casos ativos de COVID-19 na Região Oeste continuam a crescer e já ultrapassam os 300
O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste está a crescer desde o início de setembro e já ultrapassa os 300, duplicando o número de infeções face a agosto. Os concelhos a sul da Região Oeste continuam a concentrar a maioria dos casos, no dia 4 de outubro, nomeadamente, Alenquer (71) Torres Vedras (71), Arruda dos Vinhos (46) e Peniche (37). Em quinto lugar surge Alcobaça, (29), seguido da Lourinhã (16), Sobral de Monte Agraço (16) e Caldas da Rainha (11). Nos restantes concelhos, os números de infeções continuam baixos: Nazaré (9), Bombarral (6), Cadaval (5) e Óbidos (0).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Estrada Nacional Nº 1
Nuno Catita
Alcobaça e o Futuro
Rui Alexandre
Dever de informar
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o