Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é o melhor candidato presidencial?
Ana Gomes
André Ventura
João Ferreira
Marcelo Rebelo de Sousa
Marisa Matias
Tiago Mayan Gonçalves
Edição Nº 236 Director: Mário Lopes Segunda, 30 de Novembro de 2020
Complementaridade de competências permite o desenvolvimento de projetos inovadores
Politécnico e Centro Hospitalar de Leiria apostam em Hub de Inovação em Saúde
O Politécnico de Leiria e o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) reafirmaram, no dia 29 de setembro, numa sessão protocolar, a sua cooperação com a aposta crescente no Hub de Inovação em Saúde, sito no campus 5 do Politécnico de Leiria, que reúne um espaço para investigação e partilha de conhecimento, utilizado por professores e investigadores do Politécnico e por profissionais de saúde do CHL. «Temos aqui uma plataforma de inovação em saúde, que tem sido determinante na área da formação, investigação e inovação. Muitos profissionais do CHL são nossos professores, investigadores e supervisores de estágios, o que é uma mais-valia imensa», salientou Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orientados para as escolas e IPSS do Concelho
Município da Batalha garante mil testes rápidos
em acordo com a Cruz Vermelha Portuguesa
A Autarquia da Batalha, em complemento à capacidade de testagem que possui por método molecular de RT-PCR e testes serológicos, acordou com a Cruz Vermelha Portuguesa a realização mil testes rápidos à COVID-19, pelo método de deteção de antigénio e orientados para as escolas e IPSS do Concelho. Para o autarca da Batalha, Paulo Batista Santos, “estes testes são cruciais nesta fase da pandemia, uma vez que permitem uma resposta rápida em surtos epidémicos em creches, escolas e lares através de rastreio e identificação precoce de possíveis casos positivos, por forma a tomar decisões rápidas de triagem para a segregação de clusters”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em colaboração com o Serviço Nacional de Saúde
Câmara da Batalha comparticipa vacina da gripe para os cidadãos a partir dos 60 anos
A Autarquia da Batalha vai comparticipar a toma da vacina da gripe, nas farmácias, para os munícipes a partir dos 60 anos, em colaboração com o Serviço Nacional de Saúde. A Câmara Municipal irá comparticipar, a partir do dia 19 de outubro, o custo da administração da vacina nas farmácias a todos as pessoas com mais de 60 anos, com o objetivo de estimular a opção da vacinação e descongestionar os centros de saúde do concelho da Batalha. Esta medida conta com a colaboração das farmácias sedeadas no Município da Batalha e enquadra-se no Regulamento Municipal de Comparticipação de Medicamentos, bem assim na “opção de reforço de medidas de promoção da saúde e de prevenção da doença que o município tem em curso desde o início da pandemia”, esclarece Paulo Batista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cerimónia de assinatura do protocolo decorre amanhã, dia 29de setembro
Politécnico de Leiria e CHL juntam sinergias
em Hub de Inovação em Saúde
O Politécnico de Leiria e o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) celebram um protocolo de cooperação que reforça a continuidade da utilização do campus 5 para a Consulta Externa do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, bem como junta as sinergias das duas entidades na investigação para o Hub de Inovação em Saúde, através do Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde (CiTechCare). A cerimónia de assinatura decorre esta terça-feira, dia 29 de setembro, às 11h00, no campus 5, junto ao Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras, Arruda dos Vinhos e Alenquer concentram a maioria dos casos
Número de casos ativos de COVID-19 cresce
e ultrapassa os 250 na Região Oeste
O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste está a crescer desde o início de setembro e já ultrapassa os 250, um acréscimo de cerca de uma centena de casos face a agosto. Os concelhos do norte do distrito de Lisboa concentram agora a maioria dos casos, nomeadamente, Torres Vedras (59), Arruda dos Vinhos (46) e Alenquer (41). Em quarto lugar surge Alcobaça, (34), seguido de Peniche (22) e Sobral de Monte Agraço (15). Nos restantes concelhos, os números de infeções continuam baixos: Caldas da Rainha (11), Lourinhã (9), Cadaval (7), Nazaré (5) e Bombarral (2).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
18 residem no concelho de Torres Vedras, três no Cartaxo e três na Lourinhã
Igreja Cristã Evangélica de Torres Vedras apresenta 24 casos ativos de COVID-19
Foi identificado esta segunda-feira, dia 21 de setembro, no concelho de Torres Vedras um cluster de casos de COVID-19 associados a um local de culto religioso, a Igreja Cristã Evangélica de Torres Vedras, na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães. O cluster apresenta 24 casos ativos, dos quais 18 residem no concelho de Torres Vedras, três no concelho do Cartaxo e três no concelho da Lourinhã. Note-se que dos 18 casos ativos registados no Concelho, dez pertencem à freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, seis à freguesia de União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, um à freguesia de Ponte do Rol e um à freguesia de União das Freguesias de Carvoeira e Carmões.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de três casos confirmados
Deputados do PSD contestam o encerramento de extensões de saúde no distrito de Leiria
Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Leiria estão preocupados com o encerramento de várias extensões de saúde no distrito, sendo os casos mais recentes no Pinhal Fanheiro, no concelho de Alcobaça, e em Famalicão da Nazaré e exigem respostas do Ministério da Saúde. Os deputados deslocaram-se às referidas instalações, após terem tido conhecimento de que a Unidade de Saúde de Famalicão da Nazaré e a Extensão de Saúde do Pinhal Fanheiro, na Freguesia do Bárrio, se encontrava encerrada desde março de 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro Hospitalar de Leiria continua a apostar na descentralização das especialidades médicas
Hospital Distrital de Pombal já disponibiliza consultas de Otorrinolaringologia
O Hospital Distrital de Pombal (HDP), unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), já disponibiliza consultas de Otorrinolaringologia (ORL) aos seus utentes, no âmbito da sua aposta na descentralização e diferenciação de serviços nas suas unidades de Pombal e Alcobaça. «Os nossos utentes da área de referência do HDP já têm acesso a esta especialidade mais perto de casa, sem necessidade de se deslocarem a Leiria, e com o acompanhamento dos especialistas do Serviço de Otorrinolaringologia», explica Paulo Enes, diretor deste Serviço do CHL. As consultas de ORL no HDP estão a funcionar desde dia 17 de agosto, e decorrem às segundas e sextas-feiras, das 9h00 às 14h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com um total de 102 casos registados
Número de casos ativos de COVID-19 aumenta na Região de Leiria mas continua moderado
O número de casos ativos de COVID-19 tem aumentado na Região de Leiria desde o final de agosto, mas continua em níveis moderados. O concelho de Leiria tem, no dia 11 de setembro, o maior número de casos (59), seguido de Pombal (23), Porto de Mós (9), Batalha (4) e Marinha Grande (3). O Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral regista um total de 102 casos, dos quais 4 correspondentes em outros ACES. Desde o início da pandemia registam-se 483 casos, dos quais 362 já recuperaram, havendo ainda 18 óbitos a registar. Há dois doentes internados e um na Unidade de Cuidados Intensivos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Provedor da Santa Casa da Misericórdia mostra-se confiante que este seja um caso isolado na instituição
Funcionária de lar no Cartaxo testa positivo
à COVID-19
Uma funcionária da Casa de Santa Cruz, residência para idosos pertencente à Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, recebeu esta quinta-feira, 10 de setembro, resultado positivo para a Covid-19. Recebida esta informação por parte da Santa Casa de Misericórdia do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, convocou uma reunião de Proteção Civil com carácter de urgência, que decorreu nessa mesma tarde no Auditório Municipal da Quinta das Pratas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir do dia 14 de setembro
Câmara da Batalha oferece testes serológicos à Covid-19 a professores e funcionários escolares
No dia 14 de setembro serão retomados os testes serológicos ao covid-19 abertos à população, com prioridade nos primeiros dias para os docentes e funcionários das escolas da Batalha, antecipando a abertura do ano letivo previsto para o dia 17. A Batalha vai iniciar a partir da próxima segunda-feira testes ao coronavírus covid-19 a professores e funcionários do 1º,2º,3º Ciclos e do secundário, no âmbito das medidas preventivas disponibilizadas pelo Município da Batalha e em colaboração com um conhecido laboratório nacional especializado em testes serológicos ao SARS-CoV-2.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para professores, auxiliares de ação educativa e transportes escolares
Município de Azambuja prepara novo ano letivo com ações sensibilização para a Covid-19
O Município de Azambuja promoveu, no dia 2 de setembro, três ações de sensibilização para as questões relacionadas com a Covid-19 destinadas às auxiliares de ação educativa e à equipa de transportes escolares da Câmara Municipal. Estas ações realizaram-se uma em cada Agrupamento de Escolas, envolvendo assim as auxiliares dos estabelecimentos de ensino de todo o concelho. De referir que estão, igualmente, a decorrer ações de sensibilização, em formato online mas com os mesmos objetivos, dedicadas aos professores dos três agrupamentos – Alto de Azambuja (dia 3 de setembro), Vale Aveiras (dia 8) e Azambuja (dia 9).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Dia Mundial do Coração
Dr. Luís Negrão
Como se preparar para as pandemias pós-pandemia: riscos para a saúde da visão
Dr. Raúl de Sousa
Hepatites crónicas e a importância do diagnóstico precoce
DR. Arsénio Santos
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o