Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Os espectadores de futebol devem poder regressar aos estádios?
Sim, com restrições
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 234 Director: Mário Lopes Quinta, 1 de Outubro de 2020
Oeste tem 282 pessoas infetadas
Médio Tejo regista 464 casos ativos de COVID19
O Médio Tejo regista, no dia 8 de agosto, 464 casos ativos de COVID-19. Os concelhos de Tomar, com 133 casos, e Ourém, com 115, têm o maior número de pessoas infetadas. Seguem-se Torres Novas (63), Abrantes (51) e Entroncamento (39), segundo dados da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Ainda com números de dois dígitos estão Alcanena (22), Mação (19) e Vila Nova da Barquinha (10). Os concelhos menos afetados são Ferreira do Zêzere (8), Constância (4) e Sardoal (< 3).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido a surto no Lar de Nossa Senhora da Luz
Torres Vedras ultrapassa 100 casos ativos
de COVID-19 no concelho
O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, reuniu esta sexta-feira, dia 7 de agosto, com representantes da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul, e do Instituto de Segurança Social com o objetivo de concertar a resposta ao surto de coronavírus no Lar de Nossa Senhora da Luz, queconta atualmente com 72 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2. Torres Vedras (105), Alenquer (42), Sobral de Monte Agraço (39) e Caldas da Rainha (35) lideram no número de casos ativos na Região Oeste. Seguem-se Alcobaça (27), Arruda dos Vinhos (12) e Lourinhã (11).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lar Nossa Senhora da Luz tem 48 utentes e 24 funcionários infetados
Lar de Torres Vedras apresenta 72 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2
O concelho de Torres Vedras conta com um cluster de COVID-19 localizado no Lar de Nossa Senhora da Luz, em Paradas, na União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira. A instituição apresenta 72 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, dos quais 48 utentes e 24 funcionários. Note-se que 80 utentes e 78 funcionários deste lar realizaram o teste à COVID-19. A Câmara Municipal de Torres Vedras informou, no dia 6 de agosto, que todos os casos ativos e suspeitos se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Condicionada à prevenção da COVID-19
Centro Hospitalar de Leiria volta a permitir a presença de acompanhantes durante o parto
O Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) aprovou um procedimento, com base na Orientação da DGS 018/2020 sobre a Gravidez e Parto, que permite a presença de um acompanhante, sem a possibilidade de troca, da grávida durante o parto. Estando agora reunidas todas as condições para a sua execução, o procedimento prevê que o acompanhamento seja feito, naturalmente, com várias limitações que os visitantes devem seguir.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homenagem reuniu cerca de uma centena de profissionais no estacionamento do HSA
Bilhota Xavier deixa Serviço de Pediatria
do Centro Hospitalar de Leiria com aplausos
Cerca de uma centena de colaboradores do Hospital de Santo André (HSA) fizeram questão de homenagear, na passada sexta-feira, dia 31 de julho, o médico Bilhota Xavier, naquele que foi o seu último dia como diretor do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), com um aplauso conjunto de agradecimento pelos 31 anos de dedicação à comunidade leiriense. «Aquilo que aconteceu aqui hoje foi o melhor prémio que recebi», declarou emocionado Bilhota Xavier, que aos 67 anos cessa funções por motivos de aposentação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a distribuição de 30 mil envelopes porta-máscaras
Câmara da Batalha lança nova campanha de apoio aos setores da restauração e hotelaria
A Câmara da Batalha vai distribuir 30 mil envelopes porta-máscaras, como reforço das medidas de segurança de clientes dos restaurantes e hotéis locais, que conhecem fortes exigência no âmbito da pandemia da COVID-19. Trata-se de uma aposta no turismo e na valorização da oferta local cultural e de natureza, uma vez que as saquetas disponibilizadas contêm informação turística que promove a divulgação dos valores naturais e culturais do Município da Batalha. O projeto também promove o uso da máscara como medida de prevenção e saúde pública, bem assim apela ao respeito pelos valores ambientais, uma vez que pretende-se minimizar a deposição das máscaras usas no espaço público.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Seguindo a tendência do País que não registou qualquer morte este domingo
Região Oeste reduz casos ativos de COVID-19
e todos os concelho têm menos de 50 infetados
A Região Oeste reduziu o número de casos ativos de COVID-19 no final de julho e esta segunda-feira, dia 3 de agosto, não apresenta qualquer concelho com mais de 50 pessoas infetadas. Alenquer (48), Torres Vedras (47) e Caldas da Rainha (47) lideram no número de casos ativos, seguido do Sobral de Monte Agraço (34). Alcobaça tem 15 casos ativos, enquanto Lourinhã e Arruda dos Vinhos têm 11 casos cada. Nos restantes concelhos, o numero de infetados é residual: Óbidos (6), Peniche (4), Bombarral (2) e Cadaval (1). O concelho da Nazaré não tem qualquer caso ativo registado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dirigida a jovens, veraneantes e emigrantes do concelho
Município de Leiria lança nova campanha
para uso de máscara
O Município de Leiria apresentou esta sexta-feira, dia 24 de julho, o Leiria Regressa 2.0, a mais recente campanha de sensibilização para o uso de máscara, como medida de proteção ao COVID-19. Na conferência de imprensa no Parque Tenente Coronel Jaime Filipe da Fonseca (Parque do Avião), Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal, afirmou que “percebemos que houve, em alguns momentos, um esquecimento da preocupação em usar a máscara” e este é um “trajeto colectivo, não adianta só um estar protegido”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dedicado à hortofruticultura
Câmara de Alcobaça promove sessão sobre medidas de segurança na época das colheitas
A hortofruticultura é um setor chave e prioritário para o concelho de Alcobaça, especialmente entre os meses de agosto e novembro, aquando da tradicional época da apanha agrícola. A tomada de medidas de segurança e de mitigação da propagação do novo coronavírus por parte dos empresários agrícolas é essencial para manter esta atividade com grande peso na economia local. Foi com base neste pressuposto que o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Alcobaça promoveu na tarde do dia 22 de julho, no Auditório da Biblioteca Municipal, uma sessão de esclarecimento que contou com a participação de cerca de 40 empresários do setor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Já foram detetados 40 casos positivos
Empresa do Parque Empresarial de Tomar encerrada após foco de contágio de COVID-19
Foi detetado esta terça-feira, dia 21 de julho, um eventual foco de contágio com o SARS-COV2 na empresa Ribasabores, sediada no Parque Empresarial de Tomar. Dos cerca de 200 funcionários, cerca de metade fizeram o teste ainda na terça-feira equivalendo ao seu turno, tendo os primeiros resultados chegado à noite com 34 casos positivos. Os restantes estiveram a fazer testes esta tarde, esperando-se os resultados. Na manhã desta quarta reuniu a Comissão Municipal de Proteção Civil que decidiu, após proposta da delegada de saúde, o encerramento da empresa após todos os trabalhadores realizarem testes. A empresa acatou naturalmente as decisões e mostrou toda a colaboração.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alenquer e Torres Vedras têm mais de metade dos casos ativos do coronavírus
Região Oeste ultrapassa mil casos de COVID-19
Os concelhos de Alenquer e Torres Vedras detêm mais de metade do número de pessoas infetadas com COVID-19, com 86 e 85 casos, respetivamente. Caldas da Rainha aparece em terceiro lugar, com 52 casos ativos. Em quarto lugar aparece Sobral de Monte Agraço, com 25 casos ativos, um valor elevado em termos relativos, dado tratar-se de um concelho com menos de três mil habitantes. Em quinto lugar aparece Alcobaça com apenas 23 casos ativos, valor que tem vindo a diminuir nas últimas semanas. O último concelho com valores de dois dígitos é Peniche, com 14 casos ativos. Óbidos (9), Arruda dos Vinhos (8), Lourinhã (6), Cadaval (4), Bombarral (4) e Nazaré (3) são os municípios do Oeste com menos casos ativos de COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para o Serviço de Gastrenterologia
Companhia Avícola do Centro doa 120 mil euros para equipamento do Centro hospitalar de Leiria
«Com este protocolo, o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) promove a melhoria da qualidade de um trabalho que já é uma referência na Região Centro e no País», destacou, no dia 21 de julho, Rosa Reis Marques, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, na cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação entre o CHL e o grupo CAC – Companhia Avícola do Centro, que doou 120 mil euros para apoiar a instalação de um equipamento de disseção endoscópica da submucosa (ESD), no Serviço de Gastrenterologia desta unidade hospitalar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Gym2beKind” promove treino de competências sociais dos estudantes da ESSLei com jogos de tabuleiro
Projeto do Politécnico de Leiria vai integrar
as Academias Gulbenkian do Conhecimento
O projeto “Gym2beKind”, do Politécnico de Leiria, acaba de ser selecionado para integrar a iniciativa Academias Gulbenkian do Conhecimento, da Fundação Calouste Gulbenkian, após aprovação positiva por avaliação de júri. Ao integrar as Academias Gulbenkian do Conhecimento, o “Gym2beKind”, que tem como objetivo desenvolver competências sociais e permitir o treino ativo e inovador das competências de comunicação dos estudantes da Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria, com recurso a jogos de tabuleiro modernos e dinâmicas/simulações de grupo, garante assim a sua continuidade por via do financiamento agora obtido no valor de 28 550 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do Secretário de Estado da Saúde
Renova oferece equipamentos de Raio-X
ao Centro Hospitalar do Médio Tejo
A Renova entregou, no dia 14 de julho, dois equipamentos de Raio-X portáteis ao Centro Hospitalar do Médio Tejo, em Torres Novas. A oferta da Renova permite agilizar o diagnóstico na realização de exames radiológicos em doentes infetados com COVID-19 e aumentar assim a capacidade de resposta do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT). A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, António Sales, o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ramos Ferreira, o presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade Costa e ainda com o CEO da Renova, Paulo Pereira da Silva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Número de infetados no concelho subiu para 71
Torres Vedras volta a ser o concelho do Oeste com mais casos ativos de COVID-19
O concelho de Torres Vedras voltou a ser, no dia 10 de julho, o concelho da Região Oeste com mais casos de COVID-19 ativos (71). A situação já tinha acontecido no início da pandemia, mas cerca de dois meses depois baixou para um mínimo de apenas um caso ativo. Caldas da Rainha é agora o segundo concelho com mais casos ativos (64), seguido de Alenquer (63). Alcobaça é agora o quarto concelho mais afetado (41), seguido de Peniche (23) e Sobral de Monte Agraço (21). Lourinhã (14), Óbidos (12) e Cadaval (11) são os últimos municípios do Oeste com números de dois dígitos. Bombarral (9), Arruda dos Vinhos (9) e Nazaré (4) são os municípios com menos casos ativos de COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estratégia visa minimizar riscos da COVID-19 na época das colheitas
Governo apresenta a autarcas do Oeste guia
de boas práticas nas fileiras agroalimentares
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, estiveram reunidos, no dia 8 de julho, com os autarcas da Comunidade Intermunicipal do Oeste, o presidente da CIM de Leiria, representantes da CIM da Lezíria do Tejo e CIM do Médio Tejo e demais entidades, para definir a estratégia de minimização da Covid-19 nas fileiras agroalimentares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da pandemia COVID-19
Rede de Cuidados Continuados Integrados na Região Centro passa a contar com 21 camas
No âmbito da pandemia COVID-19, a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) na região Centro passou a contar com 21 camas destinadas a reforçar a capacidade de resposta no contexto de pandemia, possibilitando a mais rápida saída de doentes dos hospitais. Neste âmbito, foram celebrados contratos-programa entre a Administração Regional de Saúde do Centro, a Segurança Social e três entidades, a saber: Associação de Beneficência Popular de Gouveia (12 camas de média duração e reabilitação), Santa Casa da Misericórdia da Batalha (6 camas de média duração e reabilitação) e Santa Casa da Misericórdia de Pinhel (3 camas de longa duração e manutenção).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atendimento ao público está a funcionar à distância
Câmara da Marinha Grande encerra ao público no regime presencial até ao dia 14 de julho
Um trabalhador da Câmara Municipal da Marinha Grande testou positivo para a Covid-19. Apesar de se ter identificado que a infeção do funcionário municipal não terá ocorrido dentro das instalações da Câmara Municipal, após ponderação dos riscos, a presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, decidiu encerrar todos os atendimentos presenciais ao público até ao dia 14 de julho, inclusive, com exceção das escolas e mercados municipais que manterão o seu funcionamento normal e implementar o regime de teletrabalho para todos os trabalhadores da autarquia no mesmo período, mantendo-se apenas os piquetes de serviços essenciais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Alcobaça apela ao civismo e cumprimento de regras de segurança nas praias do concelho
Assistentes de praia sensibilizam veraneantes em Paredes da Vitória e São Martinho do Porto
Esta manhã de segunda-feira, 6 de julho, a Câmara Municipal de Alcobaça procedeu ao já tradicional hastear da Bandeira Azul e da Bandeira “Praia Acessível- Praia para Todos”, dois importantes galardões que atestam a qualidade, a segurança e acessibilidade das duas praias de maior afluência do concelho. Ambas as praias estão já a ser, desde o início do mês de julho e até ao final de agosto, patrulhadas por assistentes de praia formados através de um protocolo com o Instituto Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Número de infetados no concelho subiu de 48 para 65
Caldas regista mais 17 casos de COVID-19 devido a focos em lar e infantário
O concelho de Caldas da Rainha registou mais 17 casos positivos de COVID-19 este domingo, dia 5 de julho, resultando essencialmente de dois focos, no Lar do Montepio Rainha D. Leonor e num infantário, registando um total de 139 casos confirmados desde o início da pandemia, 65 dos quais ativos, 4 óbitos e 70 recuperados. O presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha reconhece que o caso concreto do episódio ocorrido no lar de idosos remonta ao final do mês de junho, quando se verificou o aparecimento de sintomas em alguns utentes e funcionários que tinham tido resultados negativos nos testes efetuados a 26 de Junho. Sendo assim, foi necessário realizar uma segunda bateria de testes que registaram desta vez, até ao momento, mais 15 casos positivos (13 utentes e dois funcionários).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Temperaturas podem atingir 40ºC em algumas cidades
Onda de calor leva ARS do Centro a ativar medidas do plano de contingência do verão
Em virtude da previsão de temperaturas altas a partir de sábado, 4 de julho, que deverão prolongar-se durante a próxima semana na região Centro, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), através do Departamento de Saúde Pública, chama a atenção para a necessidade da população adotar um conjunto de procedimentos que, mantendo o conforto térmico e uma correta hidratação, previnam os efeitos do calor na saúde. Deve ser dada especial atenção às pessoas mais vulneráveis aos efeitos das altas temperaturas, nomeadamente às crianças, pessoas com mais de 65 anos, aos portadores de doenças crónicas e a todos os que desenvolvem atividade, laboral ou de lazer, no exterior com consequente exposição forçada ao sol e ao calor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com seis ações de sensibilização em diversas freguesias do concelho de Caldas da Rainha
Fruticultores preparam a apanha da fruta com rigorosas medidas sanitárias anti-COVID-19
Com vista a informar e esclarecer fruticultores, madeireiros e outros empresários ligados ao sector primário para as boas práticas de segurança sanitária em contexto de Covid-19, a Proteção Civil Municipal das Caldas da Rainha, Autoridade de Saúde local e Juntas de Freguesia vão realizar seis ações de sensibilização em diversas freguesias do concelho. Além de outras atividades agrícolas e florestais que já decorrem, faltam poucas semanas para o arranque da campanha da apanha de fruta no concelho e, este ano, são muitos os desafios que se colocam a empresários e trabalhadores na forma de organizar os trabalhos e a logística da operação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ao SARS-COV-2 (COVID-19)
Município da Batalha regista mais de 2000 inscrições para realização de testes serológicos
A Câmara Municipal da Batalha vai iniciar na próxima segunda-feira, dia 6 de julho, a primeira fase de disponibilização de testes serológicos ao SARS-COV-2 à população em geral e junto dos setores mais sensíveis da construção, transportes internacionais, restauração e hotelaria. Na presente data e em apenas uma semana já foram registados mais de mil pedidos individuais, dos quais 408 considerados como pessoas de risco no âmbito da COVID-19 e ainda 20 indivíduos que viajaram recentemente do estrageiro, ambas situações consideradas prioritárias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
O CEPAE e o Museu Nacional da Floresta
Adélio Amaro
Estatuária, Memória e Democracia
Leonor Carvalho
As grandes epidemias da História
Joaquim Vitorino
Dever de informar
Carlos Bonifácio
A Pandemia… dos ignorados
Dr. Joaquim Brites
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o