Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
De momento não existem Sondagens activas.
Ver Sondagens Anteriores
Edição Nº 233 Director: Mário Lopes Quarta, 12 de Agosto de 2020
Com participação livre e sem quaisquer custos associados para os testados
Pescadores da Nazaré realizam este sábado
3ª fase de diagnóstico da COVID-19
Decorrerá este sábado, dia 20 de junho, às 9h30, nas instalações do Armazém 33, no Porto da Nazaré, mais uma fase de diagnóstico da COVID-19 à comunidade piscatória local, com colheita de amostras do trato respiratório superior (nariz e garganta). Há mais de 150 pescadores inscritos na Capitania do Porto da Nazaré para exercer a atividade. Já se realizaram duas ações de recolha de mostras, estando prevista mais uma para o próximo sábado, destinada a estes profissionais. O diagnóstico, que resulta de uma parceria protocolar entre o Município da Nazaré e várias entidades, é de participação livre e não tem custos associados para os testados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Foco de COVID-19 em lar de Aljubarrota resulta em 42 pessoas infetadas
O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota tem 29 utentes infetados com a COVID-19, além de 10 funcionários da instituição e dois familiares dos mesmos. A informação foi adiantada em conferência de imprensa realizada esta quarta-feira, dia 17 de Junho, no Cine-Teatro de Alcobaça, com a presença do delegado Coordenador do ACES Oeste Norte, Jorge Nunes, do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, da diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria, Elisabete Moita, e do presidente da Junta de Freguesia de Aljubarrota, José Lourenço. Na manhã desta quarta-feira, a GNR procedeu à descontaminação de todos os edifícios da instituição, que abrange também Creche, Centro de Dia e ATL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Número preocupa Comissão Municipal de Proteção Civil
Pombal regista 16 novos casos de Covid-19
A Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) de Pombal analisou, em reunião extraordinária realizada na tarde desta terça-feira, 16 de junho, a situação no concelho decorrente da pandemia Covid-19, tendo sido manifestada a preocupação quanto aos comportamentos da população neste período de pós-confinamento, nomeadamente o não cumprimento das medidas profiláticas emanadas pela Direção-Geral de Saúde. De registar que, após 31 dias sem o registo de novos casos de contaminados, o concelho de Pombal assistiu, nos últimos dias, a um aumento de situações de infeção por Covid-19. À data de 16 de junho o concelho registava um número acumulado de 82 casos confirmados, estando 16 ativos, segundo informação da Autoridade de Saúde Pública de Pombal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Voluntários vão percorrer todo o concelho
Município de Óbidos vai distribuir 15 mil kits de máscaras e álcool gel em todo o concelho
Iniciou-se, no dia 15 de junho, no Concelho de Óbidos a distribuição de cerca de 15 mil kits compostos por uma máscara, um frasco de álcool gel e um manual de instruções de utilização e de comportamentos a ter em conta para prevenir a COVID-19, assim como as medidas desenvolvidas pelo Município de Apoio à Família e às Empresas. A distribuição foi assegurada por cerca de 70 voluntários em articulação com as Juntas de Freguesia, as Unidades Locais de Proteção Civil, os Silver Coast Volunteers e o Espaço Ó, através do Projeto ” Vamos Nós Por Si”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Além de manter medidas de apoio a famílias e empresas
Município da Batalha inicia plano de mil testes serológicos para populações de maior risco
Por despacho datado de 12 de junho, o Presidente da Câmara Municipal decide implementar um plano faseado e gradual de prevenção e de disponibilização de testes serológicos ao SARS-COV-2 à população em geral e junto dos setores mais sensíveis da construção, transportes internacionais, restauração e hotelaria. “Trata-se de uma medida inovadora na região, da maior importância e realizada em parceria com um prestigiado Centro de Medicina Laboratorial português, num plano que numa primeira fase prevê a disponibilização de mil testes, mais direcionados para populações de maior risco, mas que poderá chegar aos 5 ou 10 mil testes, em função das necessidades e da evolução da pandemia da Covid-19”, esclarece o Autarca da Batalha, Paulo Batista Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trabalhadores agrícolas temporários de empresa das Caldas da Rainha testaram positivo
Município de Óbidos desmente ter oito casos positivos de COVID-19
Foram registados no concelho de Óbidos este sábado, 13 de Junho, 8 casos positivos de COVID-19. Segundo as autoridades de Saúde, o contágio ter-se-á dado num concelho vizinho, local onde estas 8 pessoas, trabalhadores temporários na agricultura, estavam a laborar, estando, parte delas alojadas no concelho de Óbidos. Para o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, “é injusto que digam que Óbidos tem 8 casos positivos de COVID-19, quando, na verdade, não tem”. Humberto Marques explica que “a contabilização de casos positivos é feita no local onde a doença foi contraída e, neste caso, foi num outro concelho”. “Não estamos aqui numa competição entre concelhos e muito menos numa luta para ver quem tem mais ou menos casos, mas não é justo atribuir a Óbidos casos positivos que não tem”, desabafa o autarca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Região Oeste tem mais 70 casos ativos na última semana
Caldas da Rainha e Alcobaça voltam a registar aumento significativo de casos de COVID-19
Alenquer continua a ser o concelho da Região Oeste com maior número de infetados ativos com COVID-19 (88), acumulando um total de 162 casos desde o início da pandemia. Contudo, Caldas da Rainha regista o maior aumento na última semana, tendo agora 50 casos ativos confirmados, contra 21 na semana anterior. Também Alcobaça regista um aumento significativo do número de casos ativos, tendo passado de 9 para 20. Peniche é agora o 4º concelho do Oeste com mais casos do coronavírus (16), tendo ultrapassado mesmo Torres Vedras (15). Bombarral (13) e Lourinhã (11) fecham o grupo dos concelhos com dois dígitos de casos ativos. Óbidos que só tinha um caso ativo há uma semana regista agora nove infetados. Os concelhos com menos casos ativos são Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos (6 casos cada, os mesmos da semana anterior), Cadaval (4) e Nazaré (2).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria questionam a ministra da Saúde
Prescrição de tratamentos termais parados por indisponibilidade do software clínico no SNS
Os deputados à Assembleia da República do PSD eleitos pelo círculo de Leiria, apresentaram, no dia 9 de junho, mais uma questão à Ministra da Saúde sobre as prescrições dos tratamentos termais. Embora o Orçamento do Estado tenha entrado em vigor há já mais de dois meses, não tem sido possível aos médicos dos cuidados de saúde primários prescreverem tratamentos termais, pelo facto de estes não estarem disponíveis, para esse fim, no respetivo software clínico
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Instalações servem as populações dos concelhos de Alcobaça e Nazaré
Tenda drive thru de Alcobaça relocalizada
no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal
A Câmara Municipal de Alcobaça informou os munícipes, no dia 11 de junho, que, para permitir a realização do Mercado de segunda-feira, a tenda drive-thru para rastreio ao Covid-19, até agora instalada no Merco-Alcobaça, está agora a funcionar nas imediações do Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Alcobaça. As condições de funcionamento mantêm-se inalteradas. As instalações servem as populações dos concelhos de Alcobaça e Nazaré. O regime de “drive thru” permite a utentes devidamente prescritos pelas autoridades locais de saúde ou pela linha de Saúde 24 realizar os testes sem sair da sua viatura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para o Serviço de Medicina Intensiva
Siemens oferece ao Centro Hospitalar de Leiria ecógrafo de última geração
O CEO da Siemens SA, Pedro Miranda, e o CEO da Siemens Healthineers, Ivan França, formalizaram, no dia 8 de junho, a entrega de um ecógrafo de última geração ao Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar de Leiria (CHL). O sistema de ultrassom Siemens ACUSON Juniper é um dos dois equipamentos oferecidos pela marca alemã a Portugal, caracterizado pelo alto desempenho e elevada qualidade de imagem que proporciona no auxílio ao diagnóstico de patologias e na identificação de diferentes situações em contexto clínico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Não há novos casos de óbitos nas últimas semanas
Alenquer tem quase metade dos infetados ativos com COVID-19 da Região Oeste
Alenquer concentra atualmente quase metade dos infetados ativos com COVID-19 (79), acumulando um total de 140 casos desde o início da pandemia. Contudo, já regista 61 pessoas recuperadas e não tem qualquer óbito registado relacionado com o coronavírus. O segundo concelho mais afetado do Oeste é agora Caldas da Rainha, com 21 casos ativos, seguindo-se Torres Vedras com 16. Em quarto lugar surge o Bombarral, a braços com um foco de contaminação numa central fruteira, com 11 casos ativos, seguido da Lourinhã com 10 casos. A meio da tabela está Alcobaça (9), Peniche (7), Arruda dos Vinhos (6) e Sobral de Monte Agraço (6). Os concelhos com menor número de casos ativos de COVID-19 no Oeste são o Cadaval (4), Nazaré (2) e Óbidos (1).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Relatório de Gestão e Documentos de Prestação de Contas de Alcobaça
César Santos
A PPP Terra de Paixão
Eduardo Nogueira
Desafios dos Oceanos
Luís Guerra Rosa
Dever de informar
Carlos Bonifácio
Carta Aberta do presidente da Câmara Municipal da Azambuja
Luís de Sousa
Mensagem por ocasião da retoma das celebrações comunitárias da Santa Missa
Cardeal António Marto
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o