Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Como classifica o nível da pandemia em Portugal?
Normal que haja surtos pontuais
Anormal e a culpa é do Governo
Anormal e a culpa é do comportamento das pessoas
Não sei
Edição Nº 232 Director: Mário Lopes Sexta, 7 de Agosto de 2020
Secretário de Estado da Juventude e do Desporto fez um balanço dos impactos da pandemia na região
Região Centro não tem doentes com Covid-19 internados nos cuidados intensivos
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, como coordenador regional do Centro para o acompanhamento da situação de calamidade causada pela Covid-19, fez um balanço dos impactos da pandemia na região, esta quinta-feira, 4 de junho, no Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu. A coordenação regional do Centro para o acompanhamento da situação de calamidade causada pela Covid-19 abrange 75 concelhos dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sediada em Aveiras de Baixo
Empresa da Azambuja lança gel hidroalcoólico e contribui para prevenir contágio por Covid-19
No ano em que assinala 40 anos de história, a empresa ZOOPAN, uma empresa do Grupo Lusiaves, com sede em Aveiras de Baixo, no concelho da Azambuja, acaba de lançar um novo produto de higienização de mãos - o PANDERM POWER que coloca esta organização na linha da frente na disponibilização de soluções higienizantes. Desenvolvido e produzido 100% em Portugal, o Panderm Power é um gel hidroalcoólico porque contém 70% de álcool e peróxido de hidrogénio e apresenta uma viscosidade ajustada à correta dispersão nas mãos e uma secagem rápida, deixando uma sensação de hidratação na pele.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Unidade de logística tem 46 trabalhadores, mas a maioria reside fora do concelho do Cartaxo
Entreposto da Sonae no concelho do Cartaxo testa 45 trabalhadores
No dia 1 de junho o Serviço Municipal de Proteção Civil promoveu uma visita de trabalho ao entreposto de logística da Sonae localizado no concelho do Cartaxo – o entreposto está localizado na Cruz do Campo, freguesia de Pontével. Os trabalhadores do entreposto de logística foram testados no dia 2 de junho, como medida preventiva adotada pela empresa empregadora. A visita foi acompanhada pela autoridade de saúde local – a Delegação de Saúde do Cartaxo –, e pela GNR, sendo que esta força de segurança não acompanhou a visita ao interior das instalações. O objetivo desta visita ao entreposto de logística foi o de aferir as medidas de contingência adotadas pela empresa, naquela unidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pessoas têm agora menos €23/mês para comer fora e menos €7/mês para bens essenciais
Portugueses sentem-se inseguros com controlo
da DGS
Os portugueses não estão nada confortáveis o controlo das medidas impostas pela DGS para a nova normalidade após o surto da COVID-19 e um inquérito da Fixando junto de 16.000 pessoas entre os dias 25 e 31 de maio, aponta 4 locais onde o receio é maior: restaurantes, convívios com amigos em casa, praias e transportes públicos. No caso dos restaurantes, conclui-se que 65% não se sente seguro para frequentar estes espaços, sobretudo porque o risco de contágio é muito elevado (47%), as normas de segurança poderão não estar a ser cumpridas (34%) ou porque não é possível manter o distanciamento (30%).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal alega números preocupantes de COVID-19 na freguesia
Mercado Mensal de Azambuja já não vai abrir
no dia 6 de junho
O Município de Azambuja tem a intenção de voltar a realizar o Mercado Mensal na sede do concelho tão rapidamente quanto possível, apoiando a retoma da atividade económica, logo que as condições de saúde pública o permitam. Considerando que a evolução da pandemia no concelho, e em particular na Freguesia de Azambuja, mantém números preocupantes, neste momento a prioridade continua a ser o combate à propagação do vírus. Assim, e acompanhando as orientações do Governo de um desconfinamento mais prudente na região de Lisboa e Vale do Tejo, a Câmara de Azambuja não irá reabrir o Mercado Mensal no dia 6 de junho, conforme esteve previsto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado da Saúde esteve presente na cerimónia
Grupo NOV oferece viatura à Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar de Leiria
«Se há momento em que foi provada a importância da hospitalização domiciliária foi durante esta pandemia. Este foi um bom exemplo de reorganização, com 85% dos doentes infetados a serem tratados em casa», declarou hoje António Sales, secretário de Estado da Saúde, no âmbito da assinatura de um protocolo entre o Grupo NOV e o Centro Hospitalar de Leiria (CHL), para oferta de uma viatura ligeira de passageiros pela LPM – Comércio Automóvel, S.A. (empresa do Grupo NOV) à Unidade de Hospitalização Domiciliária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inaugurações devem ocorrer no 1º trimestre de 2021
Centro de Saúde da Nazaré e Centro Escolar de Famalicão com obras quase prontas
O novo Centro de Saúde e o último Centro Escolar do concelho da Nazaré ficarão concluídos este ano, podendo a sua utilização começar a ser feita dentro de poucos meses. Os trabalhos do novo Centro de Saúde da Nazaré estão previstos terminar a 31 de maio, estando previsto que os arranjos exteriores durem cerca de dois meses. Este equipamento substitui um edifício pré-fabricado, instalado como provisório desde a década de 1980. Irá acolher a Unidade de Saúde Familiar (USF) Nazareth e USF Global, bem como os serviços da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) e Unidade de Saúde Pública (USP).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais 33 utentes e 11 funcionários foram infetados na última semana
Distrital de Santarém do BE preocupada com casos de Covid-19 em lares ilegais do distrito
O Secretariado Distrital de Santarém do Bloco de Esquerda manifesta a sua profunda preocupação com o aumento dos casos positivos de Covid-19 detetados na última semana em lares ilegais do Distrito. São mais 33 utentes e 11 funcionários vítimas do que considera “sobreposição do interesse económico ao respeito pelo trabalho e vivência em condições seguras e condignas. O BE entende também que tão elevado número de infetados decorre da reiterada ausência de investimento público na resolução deste problema, quer a nível central quer, sobretudo, ao nível das autarquias
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
13 pessoas estão agora infetadas
Número de casos de COVID-19 no concelho
de Torres Vedras volta a aumentar
O concelho de Torres Vedras voltou a aumentar o número de infetados com COVID-19 no final de maio, depois de os ter reduzido a apenas um caso no início do mês. No dia 27 de maio, regista 13 casos ativos de doença COVID-19, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Existem ainda 10 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 119 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde. Desde o início da pandemia, o concelho regista 56 casos de COVID-19, mas já recuperou 43 infetados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vereador Aurélio Ferreira envia carta aberta à ministra da Saúde
Câmara da Marinha Grande anuncia abertura
do mercado sem vistoria da delegada de saúde
Aurélio Ferreira, vereador independente em regime de não permanência da Câmara Municipal da Marinha Grande, enviou uma carta aberta à ministra da Saúde, Marta Temido, no dia 22 de maio, sobre o anúncio da reabertura do Mercado Municipal da Marinha Grande. Na carta aberta, Aurélio Ferreira sublinha que “a nossa preocupação é a de que haja um Mercado digno na nossa terra. A da Sra. Presidente da Câmara é a de encontrar as desculpas para a não abertura do Mercado existente, tentando justificar o injustificável, culpando a Sra. Delegada de Saúde em vez de adotar as medidas conducentes à correção das inconformidades apontadas pela Autoridade de Saúde Pública Local.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obrigatório o uso de máscara, a medição da temperatura corporal e a higiene das mãos
Centro Hospitalar de Leiria volta a permitir acompanhantes e visitas mas condicionados
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai voltar a permitir a presença de acompanhantes e visitas de forma condicionada, já a partir de dia 18 de maio, segunda-feira. Todas as pessoas que pretendam entrar em qualquer uma das unidades do CHL, Hospital de Santo André (HSA), Hospital Distrital de Pombal (HDP) e Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), deverão usar máscara, medir a temperatura corporal à entrada e fazer a higiene das mãos antes, durante e após a presença no hospital.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após parecer desfavorável
Câmara culpa delegada de saúde da Marinha Grande pela não reabertura do Mercado
A 30 de abril a Câmara Municipal da Marinha Grande apresentou à Delegada de Saúde a intenção de fazer a reabertura dos Mercados Municipais, na sequência do fim do Estado de Emergência e do Plano de Desconfinamento anunciado pelo Governo. A 4 de maio, a Delegada de Saúde solicitou que a Câmara apresentasse um Plano de Contingência especifico para cada mercado municipal, tendo em atenção as suas características individuais, de acordo com a orientação n.º 06/2020 de DGS e as orientações da DGAV para os diversos produtos alimentares que comercializam, adaptado à fase atual de calamidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Colaboração interinstitucional apoia homens do Mar
Politécnico de Leiria assegura aos pescadores de Peniche diagnóstico da COVID-19
Em resposta à preocupação demonstrada pela comunidade piscatória, no sentido de garantir um regresso seguro à sua atividade, o Politécnico de Leiria uniu esforços com o Ministério do Mar, o Ministério da Saúde (ARS-LVT e ACES-Oeste), o Município de Peniche, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Peniche e a Organização de Produtores da Pesca do Centro, para assegurar a realização de testes de diagnóstico à Covid-19 aos pescadores de Peniche. Numa primeira fase, em que a recolha de amostras decorre nos dias 14 e 15 de maio, serão alvo de diagnóstico os primeiros 130 pescadores, cujas análises serão asseguradas pelo Centro Diagnóstico COVID-19 do Politécnico de Leiria, instalado no edifício CETEMARES, em Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para desinfeção de espaços públicos e equipamentos
Câmara do Sobral adquire Gerador de Ozono para combate à COVID-19
O Município de Sobral de Monte Agraço adquiriu um Gerador de Ozono para o combate à COVID-19. Os espaços públicos e equipamentos municipais estão a ser higienizados para que a reabertura dos serviços públicos no dia 11 de maio, decorram com a maior segurança possível. Neste sentido, o Canhão de Ozono será utilizado em todos os locais com maior circulação de pessoas, onde a limpeza regular e a desinfeção são prioritárias e com a maior rapidez possível.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de protocolo com a Associação Dignitude
Município de Pombal adere ao Programa Emergência abem: COVID-19
A Câmara Municipal de Pombal aprovou, na reunião de 8 de maio, estabelecer um protocolo com a Associação Dignitude para implementação do Programa Emergência abem: COVID-19. Este protocolo, que surge no âmbito do programa abem: Rede Solidária do Medicamento, ao qual o Município de Pombal aderiu no passado mês de fevereiro, permitirá uma resposta mais ágil às necessidades extraordinárias e temporárias provocadas pela pandemia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Cuidados a ter com a postura em situação de teletrabalho
Dr. Francisco Oliveira Freitas
A importância do uso racional dos antibióticos
Dr. Ricardo Jorge Silva
Entrar na primavera com bons olhos
Dr. Raúl Sousa
Sugestões de viagem pela nossa região no verão
Por Andrew Balza
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o