Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
De momento não existem Sondagens activas.
Ver Sondagens Anteriores
Edição Nº 230 Director: Mário Lopes Sexta, 5 de Junho de 2020
Casos confirmados na Região Oeste já ultrapassaram 40
OesteCIM adquire milhares de materiais
de proteção para combate ao coronavírus
A Comunidade Intermunicipal do Oeste está a realizar compras centralizadas para os 12 Municípios da Região, tendo já adquirido cerca de 40 mil máscaras e meio milhão de luvas para fazer face à pandemia de COVID-19. Até ao momento, a OesteCIM comprou cerca de 40 mil máscaras, meio milhão de pares de luvas, 40 mil litros de hipoclorito de sódio, 2 mil batas, 1.605 fatos, 500 óculos e cerca de 3 mil unidades de álcool gel / desinfetante. Este material médico e de proteção para combate ao coronavírus está a ser distribuído de forma faseada, de acordo com as necessidades dos Municípios e a disponibilidade de mercado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para proteção do COVID-19
Empresas e Politécnico de Leiria oferecem
mais de 3300 viseiras a municípios da CIMRL
Os Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) receberam esta terça-feira, dia 31 de março, mais de 3.300 viseiras de proteção produzidas em resultado de uma parceria entre o Politécnico de Leiria, empresas da fileira dos plásticos, moldes, embalagens e municípios. Coube ao Politécnico de Leiria desenvolver o desenho da viseira, tendo a sua produção sido escalada com a participação, gratuita, das empresas aderentes à campanha que tem como slogan “Por Portugal, todos unidos na Região de Leiria”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Decisões do Conselho Intermunicipal do Oeste
Municípios do Oeste criam medidas de apoio
a famílias e empresas da Região
O Conselho Intermunicipal do Oeste, reunido nos dias 26 e 31 de março de 2020, por videoconferência, definiu um conjunto de medidas de apoio ao rendimento das famílias e das empresas da Região a fim de mitigar os efeitos económicos e financeiros provocados pela pandemia de COVID-19 e, nomeadamente, reforçar o apoio de emergência social dirigido às famílias às instituições sociais e à aquisição dos bens, serviços e equipamentos que se tornem necessários nesta situação de emergência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dados de 1 de abril
DGS indica 153 infetados nos distritos de Leiria, Santarém e Oeste
Segundo a Direção Geral de Saúde (DGS), no dia 1 de abril, foram contabilizados 153 pessoas infetadas com o coronavírus COVID-19 nos distritos de Leiria, Santarém e Oeste. No distrito de Leiria a lista é encabeçada por Pombal (36), seguido de Leiria (18), Marinha Grande (8), Alvaiázere (5), Alcobaça (3) e Peniche (3), totalizando 73 casos. Já no distrito de Santarém, Santarém lidera no número de casos (28), seguido de Ourém (9), Almeirim (8), Coruche (7), Rio Maior (4), Tomar (3) e Alpiarça (3), totalizando 62 casos. Na Região Oeste do Distrito de Lisboa, Torres Vedras regista 13 casos e Alenquer 5, totalizando 18 casos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No pavilhão da Escola Frei Estêvão Martins
Alcobaça prepara hospital de campanha
a pensar nos lares do concelho
Foram entregues esta sexta-feira, 27 de março, pelas Forças Armadas Portuguesas (Fuzileiros), 35 camas para serem instaladas no Pavilhão Gimnodesportivo de Alcobaça com vista à criação de um hospital de campanha para tratamento de doentes com COVID-19. O Pavilhão foi sujeito a fortes medidas de higienização e de requalificação das infraestruturas de fornecimento de água, eletricidade e saneamento estando agora em condições de ser ativado com a rapidez necessária caso o cenário atual de propagação do Novo Coronavírus se agrave.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de 31 de março
Estádio Municipal de Leiria abre Área Dedicada ao Covid-19
A abertura da Área Dedicada Covid-19 no Estádio Municipal de Leiria teve lugar esta terça-feira, dia 31 de março. A ADC funcionará entre as 08h00 e as 20h00. Importante: a ADC é exclusiva a casos suspeitos de Infeção por Coronavírus. A abertura da ADC resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Leiria, o Agrupamento de Centros do Pinhal Litoral e o Centro Hospitalar de Leiria, com a colaboração do Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Clínico esteve de serviço no Serviço de Urgência Básica
Médico do Hospital de Alcobaça infetado com COVID-19 deixa profissionais em quarentena
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) confirmour o resultado positivo para COVID-19, de um médico contratado, que esteve a trabalhar no Serviço de Urgência Básica (SUB) do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), em Alcobaça, durante este domingo, dia 29 de março. Após ter conhecimento do resultado, em articulação com a autoridade de saúde local do Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte, o CHL procedeu à listagem e identificação de todos os profissionais que estiveram em contacto com o médico infetado, que, de imediato, suspenderam funções e se encontram atualmente em isolamento profilático.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para reserva estratégica de máscaras FFP 2 e fatos de proteção individual
Conselho Intermunicipal da Lezíria do Tejo cria fundo de 270 mil euros de combate à COVID19
Face à atual situação de emergência que se vive no combate ao vírus COVID-19, o Conselho Intermunicipal da Lezíria do Tejo, reunido no dia 26 de março de 2020, criou um fundo de 270 mil euros para o combate à COVID-19. Com esse fundo pretende-se constituir na CIMLT uma reserva estratégica de apoio aos municípios e região, de máscaras FFP 2 e fatos de proteção individual. Grande parte do fundo, cerca 225 mil euros, visa apoiar a aquisição de material médico para o Hospital Distrital de Santarém, designadamente a aquisição de 9 ventiladores para reforço dos que vão ser adquiridos pelo Hospital.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Teste são efetuados num laboratório em Santarém
Centro COVID-19 do Cartaxo disponibiliza atendimento médico
O Centro de Saúde do Cartaxo iniciou desde esta segunda-feira, dia 30 de março, um espaço de atendimento dedicado COVID-19. Em casos suspeitos, mantém-se a recomendação de contacto com a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) antes de se dirigir ao Centro de Saúde ou a uma unidade hospitalar. A Linha Saúde 24 indicará o isolamento domiciliário ou o local para atendimento presencial, sempre que se justifique. No Centro COVID do Cartaxo, haverá atendimento médico e aqui poderá ser efetuada prescrição médica de teste COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de terça-feira, 31 de março
Centro de testes à COVID-19 abre no Concelho de Torres Vedras
O concelho de Torres Vedras contará, a partir de terça-feira, 31 de março, com um centro de testes para detetar a doença COVID-19. Os testes serão realizados todos os dias, de forma gratuita, estando sujeitos a prescrição por parte do médico do Centro de Saúde de Torres Vedras na Área Dedicada para avaliação e tratamento de doentes COVID-19 (ADC), com posterior marcação para data e hora específicas. Todas as pessoas que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (tosse persistente ou agravamento de tosse habitual), febre (temperatura igual ou superior a 38ºC) ou dificuldade respiratória (dispneia) devem contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para pessoal médico do Centro de Saúde, bombeiros e agentes de Proteção Civil.
Biblioteca Municipal de Alcobaça produz viseiras de proteção em impressora 3D
A Biblioteca Municipal de Alcobaça disponibiliza a sua impressora 3D para produzir viseiras transparentes de proteção com base num modelo disponível na página do Movimento Maker – Portugal. A viseira é composta por um suporte impresso em 3D onde é aplicado o plástico transparente de proteção do rosto e um elástico ajustável de fixação na cabeça do utilizador. A impressora tem capacidade de imprimir entre 5 a 10 unidades por dia que podem ser usadas pelo pessoal médico do Centro de Saúde, pelos bombeiros e agentes de Proteção Civil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No pavilhão da Escola Guilherme Stephens
Câmara da Marinha Grande monta Centro
de Isolamento e Quarentena com 50 camas
A Câmara Municipal da Marinha Grande, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, os Bombeiros Voluntários, Proteção Civil, Desporto Escolar, unidades hoteleiras (que disponibilizaram roupas das camas e cobertores) e profissionais do Centro de Saúde, transformou o pavilhão da Escola Guilherme Stephens (localizado ao lado do Centro de Saúde da Marinha Grande) no Centro de Isolamento e Quarentena de Cidadãos em Vigilância. Este centro tem 50 camas e existem ainda 30 de reserva que poderão ser utilizadas para os profissionais de saúde ou para a criação de outro centro de isolamento em Vieira de Leiria, caso se verifique ser necessário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para combater a pandemia do coronavírus
Centro Hospitalar de Leiria assegura ter verbas mas admite falta de equipamentos no mercado
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem à sua disposição recursos financeiros que lhe permitem adquirir todos os equipamentos de que necessita para combater a pandemia do coronavírus – o problema é a falta de equipamentos e produtos no mercado. Esta carência, que sucede pontualmente no CHL e é generalizada a toda a Europa e a todo o mundo, está a ser combatida pelas autoridades de saúde e pelo Governo, com aquisições massivas nos mercados externos e pelo estímulo à indústria portuguesa para fabricar esses equipamentos e produtos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Do Aeroclube de Torres Vedras
Aeronaves alertam população do concelho
de Torres Vedras para riscos do COVID-19
O concelho de Torres Vedras será sobrevoado por aeronaves que irão alertar a população para a importância do cumprimento dos períodos de quarentena e de isolamento profilático, que decorrem da pandemia causada pela doença COVID-19. Os voos, realizados pelo Aeroclube de Torres Vedras, irão decorrer ao longo deste fim de semana. As aeronaves irão alertar a população através de mensagens de voz que serão transmitidas durante os voos, que irão abranger a cidade de Torres Vedras e as localidades do litoral, assim como Freixofeira, Turcifal, Carvalhal, Freiria, Ventosa, Maxial, Monte Redondo, Outeiro da Cabeça, Campelos, Vila Facaia e Ramalhal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município de Pombal adaptou o Pavilhão das Atividades Económicas, Desportivas e Culturais
Área Dedicada ao COVID do Centro de Saúde
de Pombal instalada na zona desportiva
O Município de Pombal adaptou o Pavilhão das Atividades Económicas, Desportivas e Culturais, na Zona Desportiva da cidade, para a instalação de uma Área Dedicada ao COVID (ADC) do Centro de Saúde de Pombal, que entrará em funcionamento na próxima segunda-feira, dia 30 de março. Com 8 salas de observação, esta instalação permitirá triar os casos suspeitos de infeção por COVID-19, numa área completamente isolada dos restantes utentes. Além de evitar a propagação do vírus entre os utentes que recorrem ao Centro de Saúde, pretende-se também identificar, de forma mais rápida e ágil, os casos de infeção pelo vírus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após deteção de COVID19 nos profissionais de saúde
PCP contesta fecho da Urgência Básica
do Hospital de Peniche
A Comissão Concelhia de Peniche do Partido Comunista Português expressou, no dia 28 de março, a sua profunda preocupação com o encerramento da Urgência Básica do Hospital de Peniche, em virtude da detecção de casos de COVID19 entre os profissionais que asseguram o seu funcionamento, facto que constitui um muito grave desenvolvimento no assegurar de cuidados de saúde à população do Concelho de Peniche num momento em que eles são mais necessários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
CNEMA cede instalações à proteção civil
no âmbito da pandemia COVID 19
A situação que Portugal atravessa decorrente da Pandemia Covid 19 é verdadeiramente excepcional, facto a que não é alheio o CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas. Assim, o Conselho de Administração decidiu disponibilizar as instalações do Centro Nacional de Exposições, em Santarém, à Proteção Civil para qualquer necessidade que venha a surgir no plano de combate contra o Covid 19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Leiria foi ativado
Câmara de Leiria declara Alerta Municipal
após 29 casos de COVID-19 no concelho
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, após audição da Comissão Municipal de Proteção Civil, em que pelo menos 1/3 da sua composição este presente, determinou a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Leiria, que se manterá em vigor, pelo menos, enquanto estiver declarado o estado de emergência nacional. O autarca declarou o estado de Alerta Municipal fundamentando a decisão por, nomeadamente, o concelho ter registado 29 casos de infeção com COVID-19 esta quinta-feira, dia 26 de março, e ter um elevado número de idosos no concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nova fase de atendimento a doentes COVID-19
Utentes com sintomas COVID-19 passam a ser atendidos no Hospital da Confraria da Nazaré
Os utentes da Nazaré com sintomas COVID-19 passaram a ser atendidos nos Cuidados de Saúde Primários – ADC-Comunidade, instalada no Hospital da Confraria de N. da Nazaré, mantendo-se o atendimento em Hospital e SNS24. Em caso de suspeita de infeção, o utente pode contactar a Linha SNS24; telefonar ou enviar e-mail para a sua Unidade de saúde e/ou médico de família, que procederá ao encaminhamento do caso, ou dirigir-se à ADC - Comunidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mediante prescrição das autoridades de saúde
Expocentro acolhe colheitas ao COVID-19
para a zona norte do distrito
O Expocentro, em Pombal, acolherá um centro de recolha e análises ao COVID-19, que funcionará em sistema drive-thru, destinado aos cidadãos dos concelhos de Pombal, Ansião, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Castanheira de Pera, mediante prescrição das autoridades de saúde. A decisão de instalar este serviço em Pombal foi tomada no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, considerando a capacidade logística do espaço e o espírito de cooperação intermunicipal que rege as relações institucionais entre os concelhos da Região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da criação da ADC – Área Dedicada ao COVID-19
Unidade Móvel de Saúde entregue sexta-feira
ao Centro de Saúde de Porto de Mós
O presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, vai entregar esta sexta-feira, dia 27 de março de 2020, pelas 14h30, na Praça da República de Porto de Mós, a Unidade Móvel de Saúde ao Centro de Saúde de Porto de Mós. A decisão da entrega da viatura foi antecipada para esta sexta-feira tendo em conta a necessidade da sua disponibilidade no âmbito da criação da ADC – Área Dedicada ao COVID-19, a partir da próxima segunda-feira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
13 casos em 29 no total
Torres Vedras concentra a Oeste quase metade das pessoas infetadas com o COVID-19
Torres Vedras concentra quase metade das pessoas infetadas com o coronavírus COVID-19, com 13 casos registados esta quinta-feira, dia 26 de março. Caldas da Rainha mantém-se em segundo lugar, com 7 casos registados. Seguem-se Alenquer, Peniche e Bombarral, com dois casos cada, e Alcobaça, Lourinhã e Óbidos com um caso registado cada. Os concelhos da Nazaré, Cadaval, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço não têm qualquer caso registado. No total, há 29 casos confirmados, contra 20 casos registados no dia anterior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pavilhão Municipal Azambuja e Casa do Povo de Aveiras de Cima
Município de Azambuja prepara 2 pavilhões para eventual surto de COVID-19 no concelho
O Município de Azambuja, com a colaboração de vários parceiros e seguindo as recomendações das autoridades e dos planos de contingência no atual contexto de pandemia Covid-19, preparou dois pavilhões desportivos para funcionarem como centros de acolhimento com capacidade para centena e meia de pessoas. O Pavilhão Municipal de Azambuja está equipado para receber 100 doentes. As camas foram cedidas pelo Centro Social e Paroquial de Aveiras de Cima, que as disponibilizou da sua colónia balnear instalada em Peniche. A autarquia está a diligenciar para obter lençóis e cobertores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para situações de ansiedade e inquietude, durante o período da pandemia
Município de Alcobaça disponibiliza linha
de apoio psicológico
A Câmara Municipal criou uma linha telefónica de apoio psicológico individualizado para ajudar a comunidade a lidar com as situações de ansiedade e inquietude, durante o período da pandemia de Covid-19. Para solicitar este serviço contacte o número 967 178 998. “As problemáticas são diversas, mas neste momento centram-se mais na ansiedade, ataques de pânico e situações de grande fragilidade emocional, provocadas pela insegurança e incerteza dos tempos que estamos a vivenciar. No momento, salvo situações muito urgentes, o atendimento é apenas realizado por telefone”, explica o presidente da Câmara, Paulo Inácio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
14 casos estavam registados no dia anterior.
Região Oeste regista 20 casos de infetados com o COVID-19
Torres Vedras e Caldas da Rainha concentram a maior partes dos casos de pessoas infetadas com o coronavírus COVID-19, com 7 e 6 casos, respetivamente, registados esta quarta-feira, dia 25 de março. Seguem-se Alenquer e Peniche, com dois casos cada, e Alcobaça, Lourinhã e Bombarral com um caso registado do cada. Os concelhos da Nazaré, Óbidos, Cadaval, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço não têm qualquer caso registado. No total, há 20 casos confirmados, contra 14 casos registados no dia anterior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aveiro
Primeiro batalhense vítima do COVID-19 morreu em Oliveira do Bairro
A Câmara Municipal da Batalha revelou, no dia 25 de março, o falecimento do primeiro batalhense por infeção pelo COVID-19. Embora residisse há muito tempo fora do concelho, em Oliveira do Bairro (Aveiro), a Câmara Municipal lamenta muito esta morte e confirma as suas preocupações, pelo que reforça o apelo ao isolamento social, permanecendo os munícipes nas suas casas, sempre que possível, a fim de reduzir o risco de contágio. A autarquia continuará a fazer a constante monitorização e adequação das medidas adicionais implementadas no Concelho da Batalha, em permanente articulação com as orientações da Autoridade de Saúde e restantes Agentes da Proteção Civil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Face ao elevado risco de contágio pelo novo COVID-19
Centro Hospitalar de Leiria suspende visitas
de acompanhantes de doentes
No âmbito da atualização do seu plano de contingência e face ao elevado risco de contágio pelo novo coronavírus (COVID-19), o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) suspendeu, com efeito imediato, a permanência de acompanhantes de doentes nos serviços dos seus hospitais. A medida visa diminuir os riscos de contágio à comunidade pela pandemia do COVID-19. Recorde-se que o CHL já tinha suspendido as visitas nos seus serviços de internamento desde o passado dia 8 de março.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Além de 10 casos suspeitos
Concelho de Torres Vedras conta com 7 casos confirmados de doença COVID-19
No contexto da atual situação de pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a situação epidemiológica no país permanece em evolução e importa informar a população da evolução da pandemia a nível local. Neste momento, o número de casos no concelho de Torres Vedras subiu de quatro para sete casos confirmados de doença COVID-19, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Existem, ainda, 10 casos suspeitos, que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para aquisição de material médico e ventiladores
Câmara de Alcobaça doa 50 mil euros
para o Centro Hospitalar de Leiria
Em sede de reunião de Câmara Municipal de Alcobaça, realizada esta segunda-feira, dia 23 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o executivo aprovou por unanimidade uma proposta do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, de doação do montante de 50 mil euros para o Centro Hospitalar de Leiria, com vista à aquisição de material médico, designadamente, de ventiladores. "A falta de equipamento médico nas unidades de saúde é uma situação grave que nos motiva a agir rapidamente com vista a mitigar ao máximo este problema. Agora mais do que nunca, temos a obrigação de apoiar o Serviço Nacional de Saúde para que os seus profissionais continuem a salvar vidas", afirma o edil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
COVID-19
Caldas da Rainha cria hospitais de campanha como prevenção
Caldas da Rainha vai passar a contar com o apoio de dois hospitais de campanha para prevenir e acautelar a capacidade de resposta hospitalar ao surto de coronavírus. O Município, em articulação com o Centro Hospitalar do Oeste e Autoridade de Saúde Local, e com o apoio de outras entidades públicas e até empresas privadas, preparou dois hospitais de campanha. Um ficará localizado no Pavilhão da Mata, pela proximidade ao hospital, e estará disponível na quarta-feira; o segundo está instalado no edifício do Centro de Alto Rendimento do Badminton (CAR) e já se encontra em condições de funcionamento, se houver essa necessidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dados de 23 de março
Torres Vedras tem quatro casos confirmados
de doença COVID-19 e sete casos suspeitos
No contexto da atual situação de pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a situação epidemiológica no país permanece em evolução e o Município de Torres Vedras informou, no dia 3 de março, a população da evolução da pandemia a nível local. O concelho de Torres Vedras conta, neste momento, com quatro casos confirmados de doença COVID-19. Os cidadãos em causa encontram-se a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. No concelho existem também sete casos suspeitos, que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para controlo das autoridades de saúde e de proteção civil
Câmara de Pombal reforça importância de lista de pessoas em quarentena
O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Mateus, reforçou, no dia 23 de março, a importância de existir uma lista atualizada de pessoas em quarentena, administrativa ou clínica, para controlo das autoridades de saúde e de proteção civil. Para o Município de Pombal, é urgente que as autoridades tenham acesso a toda a informação, no sentido de garantir o cumprimento das medidas de quarentena e de isolamento e de rapidamente intervir no sentido de prevenir possíveis cadeias de contágio, situação que ganha especial relevância com o regresso ao país de vários cidadãos e a existência de pessoas em quarentena por contacto conhecido com linhas de contágio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
78 casos estão em vigilância ativa
Número de infetados com o coronavírus
no concelho de Santarém sobe de 5 para 11
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Santarém informou às 20 h deste domingo, dia 22 de março, que o número de pessoas infetadas com o coronavírus COVID-19 no concelho subiu de 5 para 11, havendo ainda a registar 78 casos de vigilância ativa. A PSP e a GNR, no âmbito das diretivas indexadas ao Estado de Emergência, iniciaram em contínuo, rondas para aferir do cumprimento das regras, nomeadamente, os aglomerados de pessoas em espaços públicos e comerciais. O SMPC solicita às Juntas de Freguesia sensibilização junto da população, de forma a apelar ao cumprimento da legislação em vigor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil foi ativado a 17 de março
Cadaval não tem qualquer munícipe infetado com COVID-19
Foi ativado no dia 17 de março, no Cadaval, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, no seguimento de deliberação tomada pela Comissão Municipal de Proteção Civil da Cadaval. Providenciar, através de uma resposta concertada, as condições e os meios indispensáveis à minimização dos efeitos da pandemia COVID-19 é o principal intuito desta medida. Até agora, o Cadaval não tem qualquer munícipe infetado, havendo, contudo, sete casos em vigilância ativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
COVID-19
Nazaré disponibiliza contentor com balneário
a equipas médicas e de enfermagem
A Câmara da Nazaré disponibilizou, este sábado, dia 21 de março, ao Centro Hospitalar do Oeste (CHO), um contentor equipado com balneário destinado às equipas médicas ao serviço de combate à pandemia do Coronavírus. “Trata-se de uma ação englobada num trabalho conjunto de Municípios que compõem a Oeste CIM. Ao disponibilizar este equipamento, a Nazaré dá o seu apoio a médicos, enfermeiros e demais profissionais do CHO, profissionais que estão na primeira linha ataque a esta pandemia, provocada pelo Covid-19”, diz Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cortes nos salários, despedimentos, lay-off, banco de horas, alteração de horários e funções e férias forçadas
DORLEI do PCP denuncia atropelos a direitos dos trabalhadores a pretexto do COVID-19
A Direção da Organização Regional de Leiria (DORLEI) do PCP, reunida no dia 21 de Março de 2020 na Marinha Grande, analisou a situação social e política, marcada pela evolução do surto epidémico da COVID-19 e pelas suas graves consequências no plano da saúde pública, social e da economia. Abordou as linhas de resposta e intervenção do Partido neste quadro e discutiu a preparação do XXI Congresso do Partido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comissão Municipal extraordinária avaliou medidas do estado de emergência
Plano Municipal de Contingência COVID 19 do Cartaxo prevê avisos sonoros nas ruas
O presidente da Câmara informou a Comissão que os serviços municipais estão desde dia 16 de março encerrados para atendimento presencial, “foram criados contactos telefónicos diretos para todos os serviços de atendimento. Foram criados canais digitais para continuarmos a responder às solicitações de pessoas, comerciantes, empresas e instituições, pelo que se encontram “já cumpridas as medidas anunciadas”, passando o município a reforçar ainda mais “o caráter excecional de qualquer atendimento presencial, que apenas se efetua mediante marcação prévia”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Medidas para combater o COVID-19
Câmara de Pombal investe 800 mil euros para apoiar famílias e mitigar efeitos da pandemia
A Câmara Municipal de Pombal reuniu, no dia 20 de março, extraordinariamente, para avaliação da situação causada pela pandemia de COVID-19. Na reunião, foi decidido, por unanimidade, adotar as seguintes medidas extraordinárias para apoio às famílias e para mitigar os efeitos sociais da situação:As medidas aprovadas têm um impacto financeiro estimado de 800 mil euros nos próximos 3 meses. A Câmara Municipal decidiu ainda que as próximas reuniões acontecerão em videoconferência. O executivo municipal foi também unânime no apelo à população para que cumpra as orientações da Direção-Geral de Saúde e das autoridades em geral, bem como no agradecimento aos funcionários municipais que têm assegurado o funcionamento dos serviços públicos essenciais e o reforço da resposta às necessidades da população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da prevenção e mitigação do COVID-19
Municípios do Oeste unem-se para desinfetar ruas e espaços públicos
No âmbito da prevenção e mitigação do COVID-19, os 12 Municípios da Região Oeste deram início à ação de desinfeção de espaços públicos exteriores com maior concentração de pessoas. Tendo por base as recomendações da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade de Saúde Local, os Municípios do Oeste estão a promover uma campanha de desinfeção em locais onde se verifica maior tráfego pedonal: superfícies comerciais, postos de combustível, farmácias, centro de saúde, forças de segurança, multibancos, cafés, quiosques, contentores para deposição de resíduos sólidos urbanos, paragens de autocarro, entre outros espaços que, na atualidade e neste contexto epidémico, são mais suscetíveis de passagem de munícipes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
COVID-19: evolução da situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras
Concelho de Torres Vedras regista quatro primeiros casos de doença COVID-19
A situação de pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e a evolução da situação epidemiológica em Portugal fazem aumentar a probabilidade de ocorrência de casos em todo o território nacional e fizeram aumentar consideravelmente o número de casos suspeitos em Torres Vedras./ No concelho de Torres Vedras foram confirmados esta quinta-feira, 19 de março, os quatro primeiros casos de doença COVID-19. Tratam-se de três adultos e uma criança, que se encontram a ser devidamente acompanhados pelas autoridades de saúde. A Proteção Civil de Torres Vedras apela para que seja mantida a serenidade e para que sejam cumpridas todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde e das demais autoridades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para evitar o contágio por COVID-19
Centro Hospitalar de Leiria aumenta restrições para proteção de utentes e profissionais
Devido ao contexto epidemiológico atual, caracterizado pelo elevado risco de contágio pelo novo coronavírus (COVID-19), a Task Force COVID-19 do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) atualizou o seu plano de contingência com novas medidas restritivas para proteção de utentes e profissionais. As novas medidas, já comunicadas aos profissionais do CHL, incluem a restrição de acessos, sendo agora o acesso ao CHL (profissionais/utentes) realizado unicamente pelas entradas principais, com exceção dos utentes da Consulta Externa que poderão manter esta entrada para acesso à mesma.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
COVID-19
Espaço público de Santarém alvo de desinfeção e higienização
A Câmara Municipal de Santarém e as Juntas de Freguesia do Concelho de Santarém iniciaram hoje a desinfeção e higienização do espaço público, como medida para conter a propagação do COVID-19. Numa iniciativa conjunta entre a Câmara, Juntas de Freguesia e alguns agricultores do Concelho de Santarém, os trabalhos de desinfeção e higienização iniciaram-se esta sexta-feira, dia 20 de março, privilegiando os locais de maior permanência de pessoas, nomeadamente zonas com supermercados, farmácias, quiosques, hospitais e centros de saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Medida tem efeito a partir das 7h00 de dia 19 de março
Centro Hospitalar de Leiria mede temperatura de colaboradores, utentes e acompanhantes
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai fazer a monitorização da temperatura corporal de colaboradores, utentes e acompanhantes, no âmbito do Plano de Prevenção do COVID-19. A medida tem efeito a partir das 7h00 de 19 de março, quinta-feira. Esta medida enquadra-se num conjunto de procedimentos de rastreio da sintomatologia sugestiva da infeção por COVID-19, de forma a prevenir a transmissão e propagação do vírus, e abrange todas as pessoas que acedem aos edifícios do CHL, quer sejam colaboradores (internos, externos e trabalhadores ao serviço de empresas prestadoras de serviços), utentes e acompanhantes/cuidadores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para a Unidade de Hospitalização Domiciliária
Centro Hospitalar de Leiria e Grupo NOV firmam protocolo para oferta de viatura
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e o Grupo NOV vão assinar um protocolo para a oferta pela LPM – Comércio Automóvel, S.A. (empresa do Grupo NOV) de uma viatura ligeira de passageiros para a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do CHL. O protocolo será assinado no dia 24 de março, pelas 10h00, no CHL, com a presença do Conselho de Administração do CHL, com a equipa da Unidade de Hospitalização Domiciliária, do presidente do Conselho de Administração da LPM, e da presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No valor de 840 mil euros
Câmara de Leiria põe funcionários em casa
e lança medidas de apoio social e económico
A quase totalidade dos colaboradores do Município de Leiria vai trabalhar a partir de casa, em regime de teletrabalho, uma medida tomada esta segunda-feira pelo Executivo Municipal, que anunciou ainda um pacote de apoios de cariz económico e social que totalizam mais de 840 mil euros. Estas medidas, que não colocam em causa a prestação dos serviços municipais essenciais, resultam da forte determinação assumida pelo Município em aumentar o patamar de proteção da população face à propagação do coronavírus e de ajudar a atenuar o impacto negativo que esta situação de emergência em saúde pública está a acusar junto dos agentes económicos e do associativismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homem está internado no Hospital de Santa Maria
Primeiro caso de coronavírus na região
é das Caldas da Rainha
O primeiro caso de COVID -19 na região é das Caldas da Rainha, mais exatamente da freguesia de Santa Catarina. Segundo a Comissão de Utentes do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), o homem, com cerca de 60 anos, foi transportado pelos Bombeiros Voluntários da Benedita para o Hospital de Santa Maria, tendo sido diagnosticado posteriormente como positivo. Por essa razão, quatro dos bombeiros desta corporação do concelho de Alcobaça entraram esta segunda-feira, dia 16 de março, em quarentena.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apesar de até agora não haver nenhum caso de contaminação por coronavírus
Tenda junto às urgências reforça capacidade do Hospital de Santo André
O Hospital de Santo André está a montar uma tenda junto às urgências para ampliar a capacidade de receber doentes. Neste momento, e até agora, a tenda não é ainda necessária, mas com o recrudescimento da epidemia prevê-se que possa vir a ser útil, daí esta medida preventiva. A ideia é criar condições para ter circuitos de encaminhamento de doentes com sintomas compatíveis com a contaminação por coronavírus, de forma a salvaguardar a segurança dos outros doentes que têm que acorrer ao hospital.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Nuvem Vitória vai estar ausente do voluntariado hospitalar de vido ao risco do COVID-19
Dormir protege o sistema imunitário
No Dia Mundial do Sono, que assinalou esta sexta-feira, 13 de março, a Associação Nuvem Vitória apresentou os resultados de um inquérito lançado na plataforma QueroDormir. O questionário, criado para determinar o nível de sonolência da população e onde participaram mais de 2 mil pessoas, avaliou a probabilidade de uma pessoa adormecer em diferentes momentos do dia: sentada a ler, a ver televisão ou como passageiro de um transporte, por exemplo. Dormir as horas recomendadas ajuda o sistema imunitário a manter-se forte, o que ajuda na proteção de problemas de saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em articulação com os Municípios e com as autoridades locais de saúde
Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria define estratégia de prevenção ao COVID-19
No seguimento das decisões do governo, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, em articulação com os Municípios e com as autoridades locais de saúde, decidiu avançar com uma estratégia de prevenção intermunicipal ao COVID-19. Nesse sentido, serão adotadas a suspensão ou cancelamento de eventos organizados pelos Municípios, em especial de carácter cultural, desportivo e recreativo; Indeferir o licenciamento de eventos que coloquem em risco a população, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS); Suspensão do funcionamento de equipamentos municipais de carácter desportivos, culturais e similares; Suspensão das feiras e mercados de levante e não alimentares; Encerramento de sanitários públicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
COVID-19
Câmara de Alcobaça cria página na Internet sobre o novo coronavírus
Devido às atuais restrições e contingências relativas ao novo coronavírus, a Câmara Municipal de Alcobaça criou uma página na Internet para que possa acompanhar toda a informação mais atualizada sobre os cuidados a ter e as ações governativas que estão a ser desenvolvidas tanto no plano nacional como municipal. Caso apresente sintomas ou suspeite que possa estar infetado(a), a DGS sublinha que deve ligar para a linha SNS 24 – através do número 808 24 24 24 – e informar sobre a sua situação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
IPL suspende aulas presenciais e implementa atividades letivas online
Politécnico de Leiria não tem conhecimento
de infetados com o COVID-19 na região
De acordo com determinações do Governo, que esta quinta-feira, 12 de março, em Conselho de Ministros, aprovou um conjunto de medidas extraordinárias e de caráter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus/Covid-19, que inclui a suspensão de todas as atividades letivas e não letivas com presença de estudantes em todas as instituições de Ensino Superior, com efeitos a partir de segunda-feira, dia 16 de março, o Politécnico de Leiria comunica a seguinte atualização ao seu plano de contingência com a adoção das seguintes medidas:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Medidas adicionais de prevenção - COVID-19
Estádio, pavilhões,piscinas, sanitários públicos, museus e biblioteca fecham na Marinha Grande
Na sequência do Plano de Contingência para o COVID-19, face à evolução dos acontecimentos e das orientações da Direção Geral de Saúde (DGS) e considerando a decisão governamental de encerramento das escolas e a situação epidemiológica, a Câmara Municipal da Marinha Grande decidiu, no dia 13 de março, com efeitos imediatos, encerrar os seguintes Espaços Públicos: Estádio Municipal, Pavilhões, Piscinas, Museus, Biblioteca, Arquivo Municipal, Centro de Recolha Oficial e sanitários públicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Mundial do Sono assinala-se a 13 de março
Jovens e mulheres apresentam níveis mais elevados de sonolência
Para assinalar o Dia Mundial do Sono – 13 de março - a Associação Nuvem Vitória apresenta dados de um estudo sobre a sonolência dos portugueses. Mais de 2 mil pessoas responderam ao inquérito, lançado pela Associação Nuvem Vitória na plataforma QueroDormir, que determina o nível de sonolência da população. Neste questionário, as pessoas avaliaram a probabilidade de adormecer em diferentes momentos do dia: sentadas a ler, a ver televisão ou como passageiro de um transporte, por exemplo. Nível de sonolência dos inquiridos está no limite do saudável, jovens são os mais afetados. Mulheres também referem mais sonolência do que os homens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
COVID-19
Câmara de Leiria cancela todos os eventos municipais até 3 de abril
O Município de Leiria decidiu esta quinta-feira, 12 de março, cancelar todos os eventos públicos municipais agendados até ao dia 03 de abril, uma medida de cariz preventivo relacionada com o surto do COVID-19 que atingiu o nosso país. Esta medida surge na sequência da recomendação do reforço de medidas de contenção efetuada pela Direção Geral de Saúde, abrangendo eventos culturais, desportivos, sociais. Os teatros municiais continuam em funcionamento, mas serão suspensas as atividades de programação própria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Com esta reorganização, caso haja um caso positivo, podemos manter os serviços a funcionar”
Câmara Municipal de Óbidos reorganiza serviços para fazer face ao COVID-19
Devido ao surto de Coronavírus em Portugal (COVID-19), e depois de várias reuniões com as autoridades de saúde, a Câmara Municipal de Óbidos vai, a partir de amanhã, 13 de Março, proceder a alterações no funcionamento interno dos seus serviços, para que, em caso de haver uma pessoa com diagnóstico positivo ao vírus, os serviços municipais possam continuar a ser assegurados, não prejudicando os restantes munícipes. Foi decidido, e com o acordo dos colaboradores, que cerca de 50 por cento dos funcionários de cada serviço municipal continuam a trabalhar nos respectivos edifícios camarários, sendo que os restantes elementos trabalharão em outros espaços municipais, ou a partir de casa, caso haja essa possibilidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
38ª edição com novas datas ainda por definir
Festival Música em Leiria adiado para evitar risco de contágio pelo COVID-19
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes comunicou esta quarta-feira, dia 11 de março, que a 38.ª edição do Festival Música em Leiria, que iria decorrer entre os dias 20 de março e 25 de abril, foi adiada para novas datas a definir. A medida surge em linha com as orientações dadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), como forma de prevenção perante o risco de contágio pelo novo coronavírus (COVID-19). A organização do Festival Música em Leiria está a acompanhar a situação e em contacto permanente com as entidades de saúde para, em conjunto com as autarquias, com os seus parceiros e com os artistas, articular novas datas que permitam a realização dos espectáculos em segurança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por não haver nenhum elemento da comunidade educativa infetado com o COVID-19
Politécnico de Leiria não suspende atividades letivas e de investigação
O Politécnico de Leiria acompanha a situação relativa ao COVID-19 em contacto permanente com as autoridades competentes, estando a tomar todas as diligências numa atitude de responsabilidade social, mantendo uma cultura de tolerância mútua e respeito pelo próximo. Neste momento, não se registam casos de infeção por COVID-19 entre estudantes, professores, investigadores e técnicos do Politécnico de Leiria. Por tudo isto, em linha com o comunicado do CCISP e do CRUP, tendo em conta que à data de hoje não existem razões conhecidas de saúde pública que aconselhem o encerramento, o Politécnico de Leiria não irá suspender as suas atividades letivas e de investigação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara suspende eventos em espaços municipais entre 12 de março e 5 de abril
Câmara de Tomar aciona medidas preventivas para travar surto de COVID-19
Tendo em conta o princípio da prevenção, e a proporcionalidade entre o essencial e o complementar, a Câmara Municipal de Tomar anunciou um conjunto de medidas preventivas, que poderão, contudo, ser alteradas com o evoluir da situação. Estas medidas anunciadas na manhã desta quarta-feira, dia 11 de março, em conferência de Imprensa pelo executivo liderado por Anabela Freitas, foram tomadas no seguimento da reunião da Comissão Municipal da Proteção Civil, decorrida anteriormente nesta mesma manhã.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por determinação do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça
Celebração do 1º Aniversário do Parque Verde cancelada devido ao risco do COVID-19
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, após auscultação das Autoridades de Saúde locais, determinou o cancelamento das atividades previstas para o próximo dia 21 de março, no âmbito das comemorações do 1º Aniversário do Parque Verde e do Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Agricultura 2020, onde se destacava o concerto dos HMB. Além disso, determinou, desde já, a suspensão da programação do Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro bem como das atividades extraordinárias da Biblioteca Municipal de Alcobaça ficando esta somente aberta para utilização individual dos munícipes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Adriano Maranhão foi o primeiro caso de um cidadão português infetado com o novo coronavírus
Nazareno infetado com Covid-19 teve alta hospitalar no Japão e chega amanhã a Lisboa
Adriano Maranhão, o primeiro caso de um cidadão português infetado com o novo coronavírus, que terá contraído no navio de cruzeiro Diamond Princess, atracado há semanas no Japão, chega esta terça-feira, dia 10 de março, por volta das 12h00, ao aeroporto de Lisboa. Os resultados das novas análises deram negativo e o nazareno recebeu alta hospitalar no Japão, encontrando-se, atualmente, a caminho de Portugal. Partirá às 14h00 portuguesas (23h00 do Japão) de Yokohama para Tóquio de onde embarcará para Lisboa, via Dubai. A chegada a Lisboa está prevista para as 12h00 de terça-feira, dia 10 de Março.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em utentes e profissionais
Centro Hospitalar de Leiria restringe visitas
para prevenir contágio pelo novo Coronavírus
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) restringiu as visitas aos seus pacientes internados, devido ao atual grau de ameaça da epidemia causada pelo Coronavírus. Esta medida, entre outras, insere-se nos mecanismos de prevenção que são agora atualizados e entra em vigor já este dia 8 de Março, domingo. O Conselho de Administração do CHL justifica a adoção de mais medidas preventivas tendo em conta que existe, “neste momento, um risco moderado a elevado de importação de casos de Coronavírus e, não obstante as medidas que venham a ser implementadas no âmbito do Plano de Contingência”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Aprender a viver com o coronavírus
Mário Lopes
As doenças raras em Portugal e o papel da Medicina Interna
Dr. Paulo Castro Chaves
Em Portugal, ser raro… não é raro
Dr. Joaquim Brites
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o