Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O coronavírus COVID-19 vai tornar-se um problema grave em Portugal?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 226 Director: Mário Lopes Quinta, 2 de Abril de 2020
Instalada junto à Fonte Luminosa
Leiria Cidade Natal vai ter bola multimédia
de 12 metros e espetáculo inovador no País
Uma bola de Natal com 12 metros de altura e com espetáculo de luz, cor e som é a grande novidade da edição deste ano do “Leiria Cidade Natal”, transformando a cidade do Lis num dos mais atrativos destinos para quem quer viver o Natal mergulhado num ambiente de luz e magia. Instalada junto à Fonte Luminosa, a bola, de acesso gratuito, constitui uma atração inovadora no País, tornando o Natal ainda mais especial em Leiria com dois espetáculos diários, às 17:30 e 21:30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Alcobaça vai pagar o mobiliário da nova unidade do Centro Hospitalar de Leiria
Unidade de Cuidados Paliativos de Alcobaça inicia obras de 600 mil euros em novembro
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e a Câmara Municipal de Alcobaça assinaram, no dia 24 de outubro, um protocolo de apoio financeiro, que determina que o município de Alcobaça entrega o montante de 75 mil euros ao CHL, destinado à aquisição de mobiliário e equipamento para a nova Unidade de Cuidados Paliativos, que será implementada no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO). «O investimento da nova Unidade é co-financiado pelos fundos comunitários do Programa Centro 2020, com 85% do valor elegível, e terá o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça para o apetrechamento desta valência», explicou Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 10 e 11 de outubro
Obras no Mercado Municipal de Leiria obrigam
a operação de retirada da cobertura de amianto
No âmbito da empreitada de requalificação do Mercado Municipal de Leiria, vai ser realizada a remoção da cobertura e laterais do edifício poente, uma operação que obrigará a tomar algumas medidas que terão impacto na circulação naquela zona. Atendendo aos riscos para a saúde pública associados à remoção do amianto, o empreiteiro procederá ao encerramento da via que passa entre os dois edifícios do Mercado, quer para o trânsito automóvel quer para o pedonal, nos dias 10 e 11 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inauguração decorreu no dia 22 de outubro
Clínica DaVita abre nova sala de hemodiálise
em Óbidos
A DaVita Portugal inaugurou uma nova sala de hemodiálise na Clínica DaVita Óbidos, no dia 22 de outubro. A unidade localiza-se próximo do centro histórico de Óbidos, nos Casais do Alvito, em Gaeiras. A nova sala representa a continuidade da aposta da DaVita no tratamento de excelência da insuficiência renal crónica no nosso país. A funcionar há cerca de 13 anos, a Clínica DaVita Óbidos esteve, recentemente, em obras, dispondo de infraestruturas renovadas, de equipamentos e de tecnologia das mais atuais. Emprega até 60 colaboradores, incluindo profissionais clínicos, administrativos e auxiliares de saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, 16 de novembro, no Centro Hospitalar de Leiria
Encontro nacional de Andrologia em Leiria discute reabilitação da saúde sexual masculina
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) recebe no próximo sábado, 16 de novembro, o sétimo Encontro de Andrologia, que discutirá temas sob o mote “Reabilitação em andrologia e medicina sexual”. O encontro, uma organização da Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução, com o apoio do Serviço de Urologia do CHL, contará com a participação de dezenas de especialistas de todo o País, e decorrerá no Hospital de Santo André, das 8h30 às 18h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarca da Batalha pede intervenção do secretário de Estado da Saúde
Câmara reclama junto de António Sales médico para a freguesia de São Mamede
Paulo Batista Santos, presidente da Câmara Municipal da Batalha, solicitou esta quinta-feira, uma audiência com caráter de urgência, ao novo Secretário de Estado da Saúde, António Sales, para avaliar as condições de imediata resolução da falta de médico que há longos meses afeta a população de São Mamede, no concelho da Batalha. Em causa está a necessidade de assegurar um ficheiro de 1750 utentes da USF Condestável, para a Extensão de Saúde de São Mamede (Polo II da USF Condestável), situação que considera da “maior gravidade, pela ausência de acompanhamento clínico destes utentes, situação que persiste desde o mês de junho, o que tem gerado uma forte apreensão junto das populações locais”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nova especialidade dedica-se à prevenção e tratamento da saúde renal
Centro Hospitalar de Leiria cria Serviço
de Nefrologia para cuidar de doentes renais
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criou recentemente o Serviço de Nefrologia, que «permite ao CHL disponibilizar mais uma especialidade médica aos utentes da Região, que a partir de agora podem cuidar da sua saúde renal com maior proximidade», destaca Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL. «A Nefrologia é uma especialidade médica dedicada à prevenção, estudo e tratamento das doenças renais em todas as fases da sua evolução», explica Ricardo Macau, diretor do novo Serviço de Nefrologia do CHL. A nova especialidade médica já está disponível nas três unidades hospitalares do CHL (Leiria, Pombal e Alcobaça), e foi desenvolvido com base na Unidade Funcional de Nefrologia, criada em novembro de 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jornadas de Avaliação e Prescrição em Exercício para a Saúde decorrem na ESECS
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais reúne especialistas em Exercícios para a Saúde
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria é casa, nos dias 25 e 26 de outubro, das 09h30 às 17h30, no Auditório, das Jornadas de Avaliação e Prescrição em Exercício para a Saúde, uma iniciativa dos professores do mestrado em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde e que reúne duas dezenas de especialistas de todo o País. Vão ser analisados temas como a promoção do exercício na pessoa com osteoartrose, doença óssea, esclerose múltipla, diabetes tipo 2, DPOC, na doença renal, cancro, e hipertensão arterial, na gravidez e pós parto, na gestão do peso, e para o envelhecimento ativo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Lourinhã
4º Fórum Social Intermunicipal – Lourinhã
e Torres Vedras debate a “Saúde Mental”
A 4.ª edição do Fórum Social Intermunicipal – Lourinhã e Torres Vedras decorre nos dias 9 e 10 de outubro, na Lourinhã, tendo como tema “Saúde Mental”. O evento foi apresentado no dia 7 de outubro, numa conferência de imprensa realizada no Salão Nobre do Edifício Paços do Concelho da Lourinhã. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, referiu a importância dos modelos intermunicipais, destacando que, neste caso, já são “13 anos a trabalhar em prol de uma temática que é transversal”. Carlos Bernardes realçou também a pertinência desta iniciativa enquanto plataforma que permite ouvir as comunidades e os especialistas para, assim, “dar mais robustez aquilo que são as estratégias municipais”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
Escola Superior de Saúde faz cordão humano em Leiria pela erradicação da pobreza
A Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria dinamiza esta quinta-feira, 17 de outubro, um cordão humano pela erradicação da pobreza. Em simultâneo será lido o “Manifesto Contra a Pobreza”. Clarisse Louro, diretora da ESSLei, explica que «a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza em 1992, há quase três décadas, no entanto ainda hoje verificamos que muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável continuam por concretizar. Esta será uma forma de manifestarmos a nossa vontade, de exigirmos, a realização efetiva destes Objetivos, por um País e Mundo mais justos». A organização prevê juntar 1.000 pessoas, entre estudantes, professores e técnicos nesta manifestação pacífica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Refeições escolares locais contam com o apoio técnico de uma nutricionista
"Comer na escola é bom" foi a mensagem
do Dia Mundial da Alimentação no Cadaval
No dia 16 de outubro foi celebrado o Dia Mundial da Alimentação. Aproveitando a efeméride, a Câmara Municipal do Cadaval vem lembrar que, todos os dias, precisamos de nos alimentar de forma correta. Foi por isso que a autarquia passou, recentemente, a contar com o apoio técnico de uma nutricionista, garantindo-se que ementas e fornecimento diários são monitorizados nos refeitórios escolares. Nos refeitórios da responsabilidade do Município, o almoço, servido no Dia Mundial da Alimentação, consistiu em sopa Juliana, seguida de salada de bacalhau cozido com batata, grão, cenoura e feijão verde. Um prato com ingredientes típicos da nossa gastronomia, que permite promover e salvaguardar a Dieta Mediterrânica, segundo informa Sheila Antunes, nutricionista camarária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Mundial da Coluna assinalou-se dia 18 de outubro
Campanha defende prática de exercício físico para alivio e prevenção das dores na coluna
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) está a promover uma campanha que visa alertar para os principais mitos sobre a relação da prática de exercício físico com a saúde da coluna vertebral. Esta iniciativa surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Coluna, que se assinala no dia 18 de outubro. Segundo o presidente da SPPCV, Miguel Casimiro, procurou criar-se “uma campanha que tivesse como principal foco esclarecer a população sobre qual a importância do exercício físico para a saúde das nossas costas, e qual o seu impacto nas pessoas que sentem dores nas costas ou se encontram em recuperação de uma lesão na coluna”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acordo engloba o registo e partilha de informação clínica do Serviço Nacional de Saúde
Centro Hospitalar de Leiria assina protocolo com prisão sobre cuidados de saúde a reclusos
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL), o Estabelecimento Prisional de Leiria e o Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, assinaram recentemente um protocolo de parceria que prevê o acesso e partilha de informação aos sistemas informáticos do Serviço Nacional de Saúde, no âmbito da prestação de cuidados de saúde à população reclusa, para diminuir a contração de doenças. Ao CHL compete a criação de condições adequadas e facilitação da implementação dos modelos de referenciação no Estabelecimento Prisional de Leiria, bem como o fornecimento das informações técnicas necessárias às equipas de suporte da SPMS, e a aplicação e garantia das condições identificadas pela SPMS no âmbito da cibersegurança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira edição promovida pela Unidade do Centro Hospitalar de Leiria
Jornadas do Centro Cirurgia Bilio-Pancreática aborda em Leiria tema do cancro do pâncreas
A Unidade de Cirurgia Bilio-Pancreática do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) dinamiza no dia 15 de novembro, sexta-feira, a partir das 9h00, no auditório do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, as primeiras Jornadas do Centro de Referência de Cirurgia Bilio-Pancreática, dedicadas à temática “Cancro do Pâncreas – Uma realidade que começa nos cuidados de saúde primários”, e que decorrem no Estádio Municipal de Leiria Dr. Magalhães Pessoa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Ex-fumadores: vencedores incontestáveis
Dr. Alfredo Martins
O POOC e os excessos de alarmismo!!
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o