Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é responsável pelo conflito entre os motoristas e as empresas transportadoras?
Os motoristas
As empresas
O Governo
Outros
Não sei
Edição Nº 223 Director: Mário Lopes Domingo, 18 de Agosto de 2019
Marta Temido presidiu a celebrações dos 40 anos do SNS
Ministra anuncia investimento de 20 milhões de euros no Centro Hospitalar de Leiria
«Os próximos 40 anos vão ser de grandes desafios. Conto com todos e com cada um de vós. Hoje é indiscutível que todos queremos reafirmar os princípios de António Arnaut, para um SNS que pretende ser uma forma de mudar a vida do povo português», afirmou na sexta-feira, dia 26 de julho, a ministra da Saúde, Marta Temido, nas comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde, realizadas no Centro Hospitalar de Leiria (CHL). O evento contou com a inauguração de uma exposição de fotografia e outra de desenhos no átrio principal do Hospital de Santo André.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ambos os projetos são na área da saúde respiratória
Politécnico de Leiria ganha bolsas por projetos de promoção de saúde junto da comunidade
Dois projetos de investigação do Politécnico de Leiria acabam de ser distinguidos com bolsas para a realização de projetos de promoção de saúde junto da comunidade. Ao projeto “Plataforma móvel de promoção da atividade física em pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) nos cuidados de saúde primários”, foi atribuída a Bolsa de Inovação Diagnóstica e Terapêutica Update em Medicina/Alfasigma em Cuidados de Saúde Primários. Já o Prémio atribuído pela Fundação Europeia do Pulmão/Sociedade Europeia Respiratória será usado em iniciativas que visam promover a saúde respiratória junto de três grandes grupos da comunidade: crianças, adolescentes e adultos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular alerta que “A saúde do coração não tira férias”
Campanha apela a estilo de vida saudável para prevenir a doença coronária
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a promover uma campanha de consciencialização com o mote “A saúde do coração não tira férias”. Esta iniciativa tem como objetivo alertar para a importância de manter um estilo de vida saudável também no período de férias, como forma de prevenção da doença coronária. “Hipertensão, dislipidemia, colesterol, diabetes, tabagismo, consumo de álcool em excesso, stress e sedentarismo, que leva ao excesso de peso e a alterações metabólicas, são alguns dos fatores de risco para a doença coronária. É importante consciencializar a população de que deve adotar um estilo de vida saudável como forma de prevenção”, afirma João Brum Silveira, presidente da APIC.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Joana Parreira, estudante de Fisioterapia, vai estagiar com uma equipa de referência na área
Estudante do Politécnico de Leiria recebe bolsa para estudar as displasias ósseas nos EUA
Joana Parreira, estudante da licenciatura de Fisioterapia na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, venceu a Bolsa ANDO 2019, atribuída pela Associação Nacional de Displasias Ósseas, que lhe permitirá fazer um estágio extracurricular intensivo, de duas semanas, em ambiente hospitalar, no Hospital Pediátrico Nemours/Alfred I. duPont, em Wilmington, Delaware, Estados Unidos da América, um hospital de referência internacional em displasias ósseas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fernando Sá concluiu que pacientes com tipo de enfarte MINOCA não apresentam os típicos fatores de risco
Centro Hospitalar de Leiria atribui prémio de investigação na área do enfarte do miocárdio
O Centro Hospitalar de Leiria atribuiu o Prémio de Investigação CHL 2019 – José Ribeiro Vieira ao trabalho de investigação liderado pelo cardiologista Fernando Sá, médico interno de formação específica em Cardiologia no Serviço de Cardiologia do CHL, que pretende definir as características diferenciadoras do enfarte do miocárdio sem obstrução das artérias coronárias (myocardial infarction with nonobstructive coronary arteries - MINOCA). Este tipo de enfarte do miocárdio continua a ser um enigma e um desafio para a Cardiologia, uma vez que os doentes não apresentam os típicos fatores de risco cardiovascular que no enfarte do miocárdio com obstrução das artérias são preditores da doença.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministra da Saúde também estará presente
Primeiro-ministro inaugura Unidade de Saúde Familiar do Bombarral
A inauguração da 100.ª Unidade de Saúde Familiar (USF), localizada no Bombarral e integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, terá lugar esta terça-feira, dia 16 de julho, pelas 10 horas. A cerimónia contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e da ministra da Saúde, Marta Temido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara Municipal manifesta solidariedade com os utentes
Obra de requalificação do Centro de Saúde da Marinha Grande causa transtorno aos utentes
Cidália Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, manifestou, no dia 9 de julho, preocupação pelas dificuldades com que os profissionais e utentes do Centro de Saúde se deparam, estando em causa a sua segurança e bem-estar físico e até psicológico. Por isso mesmo, informa ter remetido, no dia 4 de julho um ofício à presidente da ARS Centro com conhecimento ao diretor do ACES Pinhal Litoral e demais responsáveis do Centro de Saúde da Marinha Grande, onde solicitou a intervenção rápida daquela entidade para encontrar uma solução que permita dar continuidade à obra sem prejuízo da salvaguarda do bem-estar e da segurança quer dos profissionais quer dos utentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Serviço de Pediatria do CHL recebe voluntários que contam histórias às crianças
Nuvem Vitória encanta crianças internadas
no Hospital de Santo André
O Hospital de Santo André (HSA), unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), recebe todos os dias, entre as 19h45 e as 22h00, os voluntários da Associação Nuvem Vitória (ANV), que contam e animam histórias aos pequenos utentes internados no Serviço de Pediatria. O núcleo de Leiria conta com 80 “nuvens” voluntárias que animam, encantam e fazem sorrir os mais pequenos, através do conto e/ou representação de histórias de adormecer adequadas a cada grupo etário, que promovem o seu bem-estar e conforto ao longo da permanência no Hospital.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Doença afeta maioritariamente pessoas com mais de 70 anos
Tratamento minimamente invasivo da estenose aórtica não chega à Região Centro
a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) anunciou que os doentes com estenose aórtica, uma doença fatal que afeta pessoas acima dos 70 anos, estão ter um acesso crescente a um tratamento minimamente invasivo, mas de forma assimétrica, porque há um atraso de uma década nesta área nos hospitais públicos do centro do país, apesar de terem capacidade tecnológica e profissionais de saúde qualificados para a realização do procedimento. Este alerta surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Avós, que se assinala a 26 de julho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano foi apresentado no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha
Plano Local de Saúde da Região Oeste Norte aposta em seis eixos estratégicos
Decorreu no dia 2 de julho, no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a apresentação do Plano Local de Saúde da Região Oeste Norte, relativo ao triénio de 2019-21. A sessão foi organizada pela Unidade de Saúde Pública Zé Povinho, Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, que coordenou o processo de elaboração do Plano. Aberto ao público e bastante participado, o evento teve a apresentação do ator José Ramalho e da técnica superior de saúde Lola Monteiro, que encarnaram as personagens históricas locais do Zé Povinho e da Saloia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sindicato dos Médicos da Zona Sul
Médica ameaçada com arma de fogo no Centro da Saúde da Chamusca
O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) tomou conhecimento de uma médica de família ter sido esta segunda-feira, 8 de Julho, ameaçada com uma arma de fogo no Centro de Saúde da Chamusca, integrado no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria. O SMZS solidariza-se com a médica e repudia todos os comportamentos violentos contra os profissionais de saúde, responsabilizando diretamente este Ministério da Saúde por submeter os médicos a contínuas más condições de trabalho e por não resolver os problemas que têm permitido estas situações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município assina protocolo com a Faculdade de Medicina de Lisboa
Antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior convertido em Health Park em Torres Vedras
O edifício do antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior, situado perto do Barro, que desde 2015 está encerrado e devoluto, vai dar origem a um espaço também dedicado à área da saúde, denominado Torres Vedras Health Park for Multidisciplinary Care. Tratar-se-á de um espaço de referência dedicado à prestação de cuidados assistenciais, à formação de profissionais da saúde, ao ensino e à investigação em Medicina e em outras Ciências Biomédicas. O memorando de entendimento para a criação deste equipamento foi assinado no dia 28 de junho, no espaço do referido edifício, envolvendo a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pinhal Litoral recebe 10 novos médicos
Novos médicos especialistas iniciam funções em unidade de saúde da Região Centro
Cinquenta e quatro médicos especialistas de Medicina Geral e Familiar (MGF) assinaram hoje, 1 de julho, na Administração Regional de Saúde do Centro, os respetivos contratos de trabalho em funções públicas para o exercício de funções em unidades funcionais (unidades de saúde familiar e unidades de cuidados de saúde personalizados) dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) da região. O ACeS do Pinhal Litoral vai contar com 10 novos médicos de Medicina Geral e Familiar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pela Joint Commission International
Centro Hospitalar de Leiria volta a conquistar acreditação em segurança e qualidade
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) acaba de ver a qualidade dos seus serviços e da segurança do utente reacreditados pela Joint Commission International para o próximo triénio. No final da última auditoria focal, o auditor Paulo Neno elogiou o empenho comprometido dos profissionais do CHL, destacando que «estas visitas são a validação daquilo que vocês fazem estoicamente aqui em Leiria». O auditor recomendou à Comissão a reacreditação do CHL, que aconteceu hoje.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Considerado uma autêntica reflexão sobre a condição humana
Cadavalense Isabel Pereira Rosa fala da doença de Parkinson no seu último livro
O auditório dos Paços do Concelho do Cadaval foi, recentemente, palco da apresentação do novo romance da escritora cadavalense Isabel Pereira Rosa, intitulado “Parkinson, meu amor”. O novo trabalho da autora natural da Tojeira (Cadaval), para além de uma história de amor, é já considerado um manual da doença de Parkinson e uma reflexão sobre a condição humana. A apresentação no Cadaval da mais recente obra da escritora e docente reformada teve lugar, mais precisamente, no dia 8 de junho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coordenador para a Saúde do Grupo Parlamentar do PS
Deputado António Sales desmente ligação
a interesses privados na Saúde
Paulo Morais, presidente da associação Frente Cívica, publicou nas redes sociais uma denúncia, amplificada pelo site de confirmação de notícias ‘Polígrafo’, onde são visados como deputados "ligado a interesses privados" de grupos de Saúde, entre outros, António Sales, do PS e José António Silva, do PSD, ambos eleitos pelo distrito de Leiria. António Sales, médico ortopedista, que exerceu funções no Centro Hospitalar de São Francisco/ Grupo Sanfil, e atualmente coordenador para a Saúde do Grupo Parlamentar do PS, admite que continua a exercer a profissão de médico, conforme o registo de interesses público, que pode ser consultado na Página do Parlamento, mas desmente estar ligado a interesses privados na Saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o