Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O PS merece ter maioria absoluta nas eleições legislativas?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 219 Director: Mário Lopes Segunda, 23 de Setembro de 2019
Caos vivido no hospital de Leiria afeta população do concelho de Ourém
Distrital do PSD de Santarém pede ao Governo investimento no Centro Hospitalar Médio Tejo
A Comissão Política Distrital do PSD de Santarém repugnou, em comunicado de 25 de fevereiro, o que considera "situação dramática do Serviço Nacional de Saúde provocada exclusivamente pela irresponsabilidade e incapacidade do atual Governo de gerir os recursos existentes e de dar uma resposta digna aos cidadãos” e lembra que “a situação caótica do Hospital de Santo André em Leiria afeta também os utentes em geral do norte do distrito de Santarém e em particular do Concelho de Ourém.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Número de médicos não aumentou com o alargamento a Pombal e Alcobaça
Sindicato Independente dos Médicos alerta
para situação dramática no Hospital de Leiria
Segundo o Secretariado Regional do SIM/Centro, “a situação atual é dramática, com reflexo na qualidade do atendimento aos doentes. A falta de médicos no HSA, tem como consequência o não cumprimento do preenchimento das escalas médicas, de acordo com as normas vigentes (definidas pelo Colégio de Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos), que escassas condicionam um pior e mais lento atendimento aos doentes, com o consequente aumento do risco de agravamento de situações clínicas menos complicadas.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apoio será feito através de projeto-piloto numa 1ª fase
Governo exige resultados clínicos
para comparticipar tratamentos termais
“A conversão do projeto-piloto em definitivo dependerá da avaliação efetuada, podendo ter de haver ajustamentos, sendo de salientar que o Governo sempre reconheceu a importância da comparticipação dos tratamentos termais, razão pela qual espoletou todo o processo de estudo da matéria”. “A avaliação far-se-á com base nos resultados alcançados, incorporando componentes de custo-benefício, quer em termos clínicos, quer na redução da despesa com MCDT, medicamentos, episódios de urgência, consultas externas e internamentos, bem como o impacto no absentismo laboral”, esclareceu a ministra em resposta à questão colocada pela deputada Margarida Marques.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para grupos de risco
Aces Oeste Norte inicia consultas de medicina dentária em Alcobaça, Caldas e Óbidos
Alcobaça, Caldas da Rainha e Óbidos são os três concelhos onde, desde esta semana, os utentes dos centros de saúde locais podem usufruir de consultas de Medicina Dentária. O acesso à consulta depende da referenciação do médico de família e destinam-se prioritariamente a adultos com diabetes, doença cardíaca e oncológica e grupos vulneráveis. Com esta medida pretende-se dar resposta a uma necessidade de saúde bem identificada e essencial para o bem-estar físico, mental e social da população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo da Defesa do Consumidor avalia a experiência de utentes em 42 hospitais do País
Utentes inquiridos pela DECO dão boa nota aos serviços prestados pelo Hospital Santo André
O Hospital de Santo André (HSA), unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), obteve nota “Boa” (85 em 100) na avaliação global realizada pelos utentes inquiridos no âmbito do estudo inédito da DECO, que retrata a experiência de utentes em 42 hospitais públicos e privados do País. Na lista de classificação final dos hospitais públicos incluídos neste estudo, o CHL ocupa a 13ª posição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Deputada do PS pede ao Governo um médico prometido para extensão de saúde de Ribamar
A deputada do PS Margarida Marques perguntou à ministra da Saúde para quando está prevista a colocação de um médico de família na extensão de saúde de Ribamar, para que os “utentes possam beneficiar do acesso pleno ao Serviço Nacional de Saúde, sem discriminação”. De recordar que a freguesia de Ribamar, no concelho da Lourinhã, tem cerca de 1.550 utentes sem médico de família. Numa pergunta enviada à tutela, a parlamentar socialista eleita pelo círculo de Leiria recordou que esta extensão de saúde não atende apenas utentes residentes na freguesia, como também residentes em freguesias vizinhas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conferência assinala o Dia Mundial de Luta contra o Cancro
CHL aposta na inovação terapêutica e dimensão espiritual no tratamento de doentes com cancro
“Conviver com o cancro” foi o mote da conferência organizada pelo Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que assinalou o Dia Mundial de Luta contra o Cancro, no dia 4 de fevereiro, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria. Dirigida a profissionais, doentes e suas famílias, a conferência evidenciou a inovação terapêutica como forte aliada no tratamento para o cancro, e realçou a necessidade de acompanhar a dimensão espiritual da pessoa que lida com esta doença.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 13 de fevereiro na Praça Rodrigues Lobo
Brisas do Lis Night Run e Centro Hospitalar
de Leiria correm juntos pela luta ao cancro
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai pelo segundo ano consecutivo associar-se à Brisas do Lis Night Run para celebrar e assinalar a luta ao cancro, no âmbito do projeto Reagir 2019. Todos estão convidados, e o encontro esta quarta-feira, dia 13 de fevereiro, às 21h00 na Praça Rodrigues Lobo para depois passar pelo Hospital de Santo André, marcando esta parceria entre o CHL e o NEL (Núcleo de Espeleologia de Leiria) / Pédatleta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dança, música, canto e teatro sobem ao palco do Teatro José Lúcio da Silva no dia 16 de fevereiro
Espetáculo "Reagir 2019" convoca este sábado artistas de Leiria para a luta ao cancro
Dança, música, canto e teatro vão subir ao palco do Teatro José Lúcio da Silva este sábado, 16 de fevereiro, para o espetáculo "Reagir 219 - As Artes de Leiria na Luta ao Cancro". Com receitas a reverter para o Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), este espetáculo contará com atuações de artistas da região de Leiria, num momento em que a cultura inspira a esperança de todos aqueles que direta ou indiretamente, lutam contra o cancro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CHL associa-se às comemorações do Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório
Enfermeiros do Hospital de Santo André dão formação aos utentes sobre segurança cirúrgica
Os enfermeiros perioperatórios do Hospital de Santo André (HSA), unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), comemoraram o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório com uma ação formativa na Consulta Externa, com a distribuição e divulgação aos utentes da lista de verificação da cirurgia para o cidadão. Internamente realizou-se ainda uma sessão informativa, onde foram apresentados os objetivos e o projeto de trabalho aos enfermeiros perioperatórios, e que terminou com um momento de convívio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parceria entre a Costifoot e a Almas Industries
Academia de futebol CostiFoot de Leiria recebe Desfibrilhador DOC
A Academia de futebol CostiFoot, fundada pelo antigo guarda-redes Paulo Costinha, recebe, no dia 2 de março, às 13h30, em Carvide, Leiria, o Desfibrilhador DOC. O DOC (Desfibrilhador Operacional Conectado) é um equipamento de cardioproteção com monitorização 24 horas por dia, com ligação direta a um operacional treinado para Cruz Vermelha Portuguesa e chamada automática para os serviços de emergência e geolocalização, via GPS, do local exato da vítima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Informação do ACES Lezíria
Cartaxo vai ter dois novos médicos de família
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, que no início do mês endereçou um pedido de audiência à Ministra da Saúde, com caráter de urgência, para dar conta das preocupações da autarquia com os cuidados de saúde primários no concelho, recebeu no dia 24 de janeiro, do ACES Lezíria (Agrupamento de Centros de Saúde - Lezíria), a informação de que até março deste ano, dois novos médicos estarão a trabalhar no concelho. Pedro Magalhães Ribeiro congratula-se com a vinda de dois médicos de família "anunciada pelo ACES Lezíria. É uma notícia de enorme importância para os utentes do concelho", mas mantém o pedido de audiência à Ministra da Saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Revisão publicada na revista científica “Advances in Nutrition” elimina dúvidas
Estudo confirma não haver provas que associem os adoçantes a efeitos na microbiota intestinal
Não há evidências suficientes para que se possa associar os adoçantes não calóricos ao aumento do apetite, ingestão a curto prazo ou risco de desenvolver diabetes ou cancro. A garantia é dada por um estudo publicado recentemente na revista científica Advances in Nutrition, que fez uma revisão das evidências fornecidas através de estudos experimentais e análises clínicas sobre os efeitos dos adoçantes na microbiota intestinal. Os adoçantes não calóricos podem substituir os açúcares porque imitam o seu sabor doce, mas têm pouco ou nenhum impacto na ingestão diária de energia e são frequentemente mais doces do que a sacarose
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 10 de fevereiro, com concentração pelas 9h30 no Largo do Papa, em Leiria
Caminhada do Centro Hospitalar de Leiria desafia leirienses a viver de forma saudável
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai desafiar os leirienses a viver de forma saudável, caminhando e adotando o exercício físico nas suas rotinas do dia-a-dia. A Caminhada do CHL acontece no dia 10 de fevereiro, domingo, com concentração às 9h30 no Largo do Papa, em Leiria, e é uma das iniciativas do projeto “Reagir”, que decorre de 4 a 16 de fevereiro, e convida todos a aparecer e trazer um amigo.Dia 10 de fevereiro, com concentração pelas 9h30 no Largo do Papa, em Leiria. Para a edição de 2019 do “Reagir” estão previstas também uma corrida/caminhada no dia 13, quarta-feira, pelas 21h30, na Praça Rodrigues Lobo, em que os profissionais e amigos do CHL se juntam à Brisas do Lis Night Run, num percurso que passará pelo HSA; e a “Gala Reagir 2019”,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Genética, desporto e alimentação determinam saúde das pessoas
Conhecimento do perfil genético já permite adaptar estilo de vida aos genes de cada pessoa
Será que a alimentação que está a praticar é a mais adequada para si? Cada pessoa possui um perfil genético único, com necessidades nutricionais únicas. É por isso que um plano alimentar baseado na genética é duas a três vezes mais eficaz do que um plano convencional. E é também por esse motivo que duas pessoas que sigam o mesmo plano alimentar igual podem obter resultados diferentes. A nutrigenética tem uma explicação e, melhor ainda, a solução para a adaptação do estilo de vida à genética de cada um.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Quebrar a confiança
Luís Guerra Rosa
Morte de peixes no Rio Alcoa e encerramento de balcão bancário em São Martinho do Porto
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o