Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é responsável pelo conflito entre os motoristas e as empresas transportadoras?
Os motoristas
As empresas
O Governo
Outros
Não sei
Edição Nº 213 Director: Mário Lopes Sexta, 23 de Agosto de 2019
Municípios celebram protocolos com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo
Utentes vão ter consultas de saúde oral
nos Centros de Saúde do Médio Tejo
O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, celebrou um protocolo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) no dia 18 de setembro, que define a implementação de consultas de saúde oral nos cuidados de saúde primários do concelho de Ourém. O Município de Ourém foi uma das 65 autarquias a firmar este protocolo que vai contribuir para a promoção de uma política efetiva de combate às assimetrias territoriais e sociais e promover um acesso adequado de todos os munícipes à saúde oral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de 7%
Projeto de combate à obesidade infantil reduz
nº de casos de excesso de peso na Batalha
A Câmara da Batalha, em articulação com o Agrupamento de Escolas, implementou no Ano Letivo de 2016/2017, em todas as Escolas Básicas e nos Jardins de Infância da Rede Pública, o projeto de combate à obesidade infantil “Batalha Saudável”, que envolve mais de 750 alunos. O Projeto” recorre a uma Nutricionista e procede ao levantamento e à classificação do estado nutricional dos alunos do Concelho da Batalha e aposta na promoção junto deste público, da transmissão de conhecimentos sobre a importância de uma alimentação saudável e diversificada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados da Batalha aprovaram moção em defesa de melhores cuidados de saúde hospitalar
Assembleia Municipal pede ampliação
da urgência do Hospital Santo André
Os eleitos da Assembleia Municipal da Batalha aprovaram, por unanimidade, uma moção apresentada pela bancada do PSD que preconiza o reforço do investimento na modernização e ampliação do Hospital Santo André, nomeadamente ao nível do Serviço de Urgência Geral e de expansão da Consulta Externa. Esta deliberação reforça as posições assumidas pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, que no Plano Estratégico do Centro Hospitalar de Leiria 2018/2022, sinaliza um conjunto de prioridades para o reforço e melhoria dos serviços hospitalares e acesso a cuidados de saúde na região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de um milhão de euros
Obras de remodelação do Centro de Saúde da Marinha Grande vão arrancar e durar um ano
A Câmara Municipal assinou, no dia 28 de agosto, o contrato para a remodelação do Centro de Saúde da Marinha Grande, que vai implicar um investimento de cerca de um milhão de euros. Pretende-se efetuar a remodelação parcial do atual Centro de Saúde da Marinha Grande, ao nível do piso térreo e primeiro andar, numa área de 1.549,45 m2, para a reconversão necessária à criação de novas unidades funcionais, nomeadamente Unidades de Saúde Familiar (USF) e Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com recurso à prestação de serviços até final de 2018
Deputado do PS António Sales anuncia solução para falta de médico em Évora de Alcobaça
O deputado socialista António Sales, coordenador dos deputados socialistas na Comissão de Saúde da Assembleia da República, acompanhado do presidente da Concelhia do Partido Socialista, Rui Alexandre, do vereador César Santos e do presidente da Junta de Freguesia de Évora de Alcobaça, Fernando Azeitona, e de outros destacados militantes do PS como António José Henriques, visitaram, no dia 6 de setembro, o Centro de Saúde de Évora de Alcobaça para anunciar uma solução para a falta de médico nesta freguesia do Concelho de Alcobaça, em virtude da aposentação do único médico desde o início de setembro, obrigando a população de 4500 habitantes da freguesia a deslocar-se aos Centros de Saúde do Turquel ou Vimeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Serviço permite o retorno dos doentes ao meio familiar
Centro Hospitalar de Leiria vai criar Unidade
de Hospitalização Domiciliária
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai criar uma Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD), um serviço que permite potenciar o retorno dos doentes ao seu ambiente familiar e reduzir os riscos do internamento convencional, evitando igualmente estadas desnecessárias nos serviços de internamento dos hospitais por razões alheias ao seu estado de saúde. O compromisso foi assinado pelo Conselho de Administração do CHL, representado pela vogal executiva Alexandra Borges, com o Ministério da Saúde, num evento que decorreu na passada quarta-feira, dia 3 de outubro, e a Unidade deverá estar a funcionar no primeiro semestre de 2019
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Mercado de Sant’Ana
Leiria recebe Aldeia da Alimentação Saudável este fim de semana
Nos dias 13 e 14 de outubro (sábado e domingo), o Mercado de Sant’Ana recebe a Aldeia da Alimentação Saudável, uma iniciativa organizada em parceria pelo Município de Leiria e o Hospital D. Manuel de Aguiar. Esta edição da Aldeia da Alimentação Saudável, conta com muitas e variadas iniciativas destinadas a todos, mas é ideal para ser visitada em família, tendo sido criado um espaço para os mais pequenos, repleto de atividades didáticas e bem divertidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em outubro assinala-se o mês dos Cuidados Paliativos
Centro Hospitalar de Leiria adere a movimento internacional de alerta para cuidados paliativos
Até 31 de outubro o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) assinala o mês dos cuidados paliativos, aderindo ao movimento internacional de alerta e sensibilização para este tipo de cuidados. A partir de 10 de outubro é possível visitar no hall da Consulta Externa do Hospital de Santo André (HSA) a exposição artística dedicada aos cuidados paliativos pediátricos da autoria das crianças do Jardim-Escola João de Deus de Leiria, patente até ao final do mês. Na sexta-feira, dia 12, os profissionais do CHL sensibilizam para os cuidados paliativos com t-shirts e chapéus com o mote da campanha da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos: “#porqueeuimporto”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Relatório de satisfação registou cerca de 90% de respostas Muito Bom e Bom
Doentes internados satisfeitos com qualidade do serviço do Centro Hospitalar de Leiria
Os doentes internados no Centro Hospitalar de Leiria (CHL) ao longo de 2017 revelaram grande satisfação pela qualidade do serviço prestado nesta instituição. Cerca de 90% dos inquiridos no “Questionário de Avaliação da Satisfação do Doente Internado” consideraram muito boa ou boa «a sua experiência durante o Internamento» e «a qualidade global do serviço prestado no Centro Hospitalar de Leiria», e ainda referiram que recomendariam o CHL a familiares, amigos ou colegas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Maria do Céu Machado abordará o tema da “Inovação terapêutica: na Europa e em Portugal”
Presidente do Infarmed profere conferência
no Centro Hospitalar de Leiria“
O Centro Hospitalar de Leiria recebe Maria do Céu Machado na quarta-feira, dia 26 de setembro, na sétima conferência do Centro de Investigação (CI/CHL) às 12h, no auditório do Hospital de Santo André, unidade de Leiria do CHL. A presidente do Conselho Diretivo do Infarmed abordará o tema da “Inovação terapêutica: na Europa e em Portugal”. Professora catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Maria do Céu Machado ganhou oito bolsas de investigação, dois Prémios Bial de Medicina Clínica
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de protocolo de colaboração entre a ARSLVT e o Município da Nazaré
Novo Centro de Saúde da Nazaré terá consultas de Saúde Oral
Foi assinado, no dia 18 de setembro, o Protocolo de colaboração entre a ARSLVT e o Município da Nazaré para a promoção da “Saúde Oral para todos” e que permitirá a implementação de Consultas de Saúde Oral no novo Centro de Saúde da Nazaré. “Este acordo é uma continuação da política de qualificação do território e de criação de condições de bem-estar que permitirão a obtenção de ganhos em saúde e qualidade de vida das pessoas” diz Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, que assinou o protocolo, ontem de manhã, em Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
SPMI alerta: diagnóstico e terapêutica poderão estar em risco
Baixa literacia, familiares, amigos e Dr. Google colocam em risco a saúde dos portugueses
Segundo um estudo da Fundação Calouste Gulbenkien sobre Literacia em Saúde, 38% da população portuguesa apresenta um nível “problemático” e 11% “inadequado” no que respeita a este tema. Entre os grupos com menor conhecimento em saúde estão os idosos, indivíduos com baixos rendimentos e baixos níveis de escolaridade, doentes crónicos ou com doença prolongada e ainda grandes usuários dos serviços de saúde. Nestes grupos, os níveis de literacia considerados limitados chegam mesmo a ultrapassar os 60%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito domiciliário e comunitário
Município de Azambuja entrega viatura
ao Centro de Saúde
A Câmara Municipal de Azambuja entregou, no dia 24 de agosto, uma viatura ao Centro de Saúde de Azambuja. Esta viatura, será uma mais-valia para os profissionais de saúde, permitindo o reforço da prestação de cuidados de saúde, apoio psicológico e social, no âmbito domiciliário e comunitário. De referir, que o protocolo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo através do qual o Município de Azambuja cede uma viatura ao Centro de saúde de Azambuja, foi aprovado em reunião de Câmara no dia 17 de julho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Profissionais do CHL já formaram quase uma centena e meia de colaboradores
Centro Hospitalar de Leiria acreditado por INEM para formar em Suporte Básico de Vida
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) está acreditado pelo INEM para formar os seus colaboradores em Suporte Básico de Vida (SBV). A equipa de formadores, constituída por quatro médicos e quatro enfermeiros do CHL, habilitada pelo INEM a formar em SBV, já lecionou a cerca de uma centena e meia de profissionais de todas as categorias. Dos 13 cursos de SBV ministrados desde janeiro no CHL, participaram 147 profissionais, entre enfermeiros - o grupo profissional com mais participantes -, médicos, internos de formação específica e de ano comum, técnicos de diagnóstico e terapêutica, e assistentes operacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para transporte urgente de doentes
Bombeiros de Santarém pioneiros na aquisição de Ambulância Mercedes Sprinter 319 CDI
Os Bombeiros Municipais de Santarém são pioneiros na aquisição de uma Ambulância Mercedes Sprinter 319 CDI para transporte urgente de doentes, preparada para assistência técnico-sanitária no lugar e a caminho. A nova aquisição, tem como objetivo melhorar a qualidade do Socorro prestado à população, no que respeita à Emergência Pré-hospitalar. A corporação estima que a partir da próxima semana, a nova ambulância entre em funcionamento, após receção das matrículas e da inspeção do INEM, para verificação da sua operacionalidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto “Saúde Oral Para Todos”
Centro de Saúde do Bombarral vai ter dentista
Com vista à melhoria da qualidade de vida da população, o Município do Bombarral aderiu ao projeto “Saúde Oral Para Todos”, que irá permitir, através de um protocolo de colaboração com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a criação de um consultório com médico dentista no Centro de Saúde. O referido documento foi assinado esta terça-feira, dia 18 de setembro de 2018, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, pelo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, e pelo presidente do Conselho Diretivo da ARSLVT, Luís Pisco.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em protocolo com o Ministério da Saúde
Gabinete de Saúde Oral vai ser criado no Centro de Saúde da Marinha Grande
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, assinou esta terça-feira, 18 de setembro, numa cerimónia que decorreu no Centro Cultural de Belém, o protocolo com o Ministério da Saúde para a instalação de um Gabinete de Saúde Oral no Centro de Saúde da Marinha Grande. Este protocolo, assinado também por outros 64 presidentes de Câmara de todo o país, insere-se no âmbito do programa saúde oral que pretende alargar os cuidados nesta área “a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social” como sublinhou na cerimónia o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento decorre de 10 a 12 de outubro, no auditório do HSA
XII Encontro de Enfermagem de Leiria debate sinergias enfermeiro+utente+família
O XIII Encontro de Enfermagem do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai debruçar-se sobre as forças “enfermeiro+utente+família = +saúde”, ao longo dos dias 10, 11 e 12 de outubro no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria. A discussão abordará temas como a capacitação dos utentes e família, as boas práticas nesta área, a comunicação com o utente e o uso das tecnologias para melhorar a eficácia dessa comunicação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conversa decorre dia 19 de outubro e é aberta ao público
Centro Hospitalar de Leiria discute os prós e contras das dietas atuais com os seus utentes
A Unidade de Nutrição e Dietética (UND) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) convida para uma conversa sobre as dietas da atualidade. Os estilos alimentares Mediterrânico, Vegetariano, Paleo, Detox e o Jejum Intermitente serão analisados por nutricionistas convidados, num encontro informal que pretende esclarecer as dúvidas da população. «Queremos que as pessoas se sintam “confortáveis” em falar connosco sobre os temas de alimentação que os preocupam. Para isso a UND criou um ciclo de encontros que terão o título “À conversa com…” que abordará alguns dos temas que possam de algum modo ajudar a esclarecer essas preocupações. As “Dietas da atualidade” são o primeiro tema escolhido» explica Graça Medina, coordenadora desta Unidade do CHL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto da Sonae Sierra e a Alzheimer Portugal
Café Memória sensibiliza comunidade sobre as demências e chega a Alcobaça a 27 de outubro
Depois do sucesso que o Café Memória tem tido nos últimos cinco anos, a Sonae Sierra e a Alzheimer Portugal, em parceria com a Fundação Montepio, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, lançaram uma nova vertente deste projeto para chegar às populações que vivem fora dos grandes centros urbanos: o “Café Memória Faz-se à Estrada” de forma descontraída e informal. Este projeto, itinerante, pretende chegar junto das populações, para informar e sensibilizar a comunidade sobre as demências, de uma forma descontraída e informal. Alcobaça acolhe este projeto no dia 27 de outubro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
minorsal.saúde
Estratégia alimentar de redução de sal da ARS do Centro tem taxa de cobertura perto de 100%
Uma das estratégias regionais de promoção da alimentação saudável desenvolvida pelo Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), designada minorsal.saúde, está prestes a atingir uma cobertura na ordem dos 100%, de acordo com dados do Plano Regional de Saúde (PRS) da Região Centro 2018-2020 agora divulgado (www.arscentro.min-saude.pt). Constituída pelos projetos pão.come e sopa.come, a estratégia, que visa a redução gradual do sal na confeção do pão e da sopa, tem o objetivo de melhorar os indicadores de saúde no que se refere
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
II Jornadas de Urologia de Leiria decorrem a 14 de Setembro
Urologistas do Centro Hospitalar de Leiria estreitam cooperação com cuidados primários
O Serviço de Urologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) aposta na proximidade entre os cuidados primários e hospitalares, convidando os médicos especialistas em saúde geral e familiar e os enfermeiros que prestam apoio de proximidade aos utentes a partilharem as suas visões e experiências nas Jornadas de Urologia de Leiria. A segunda edição deste encontro foca-se nos desafios do diagnóstico, tratamento e sequelas das patologias prostáticas (cancro da próstata e hiperplasia benigna da próstata), e decorre a 14 de setembro, sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h30, no auditório da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, e conta com a participação de mais de centena e meia de profissionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mário Duarte, da equipa M&B Racing, disputa o campeonato nacional de todo-o-terreno
Piloto leiriense leva projeto “Reagir” do Centro Hospitalar de Leiria a todo o País
Mário Duarte, piloto leiriense, é o embaixador do projeto Reagir – Unidos na Luta Contra o Cancro, uma iniciativa do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), no todo-o-terreno nacional. O piloto, que disputa atualmente a vitória no campeonato nacional de todo-o-terreno na categoria T8, tem levado o projeto a todas as provas em que participa, numa ação de sensibilização nacional de luta contra o cancro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Escola Superior de Saúde de Leiria
Comissão Nacional de Cuidados Paliativos e IPL firmam protocolo de colaboração
A Escola Superior de Saúde (ESSL) do Politécnico de Leiria assina esta quarta-feira, dia 19 de setembro, a partir das 11h00, um protocolo de colaboração com a Comissão Nacional de Cuidados Paliativos, que tem como finalidade enquadrar a colaboração entre o Ministério da Saúde e a Escola Superior de Saúde de Leiria, em matéria de Cuidados Paliativos e do seu desenvolvimento estratégico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
De que matéria se faz esta cidade?
Jorge Mangorrinha
Peso das mochilas não provoca escoliose
Dr. Nuno Neves
Explosão tecnológica abre a porta à inteligência artificial
Joaquim Vitorino
A Guida fugiu com um rapazola ou o pé da Luizinha Carneiro
Fleming de Oliveira
Não se esforce em demasia: dores nos pés podem ser sinal de fasceíte plantar
Drª Fátima Carvalho
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o