Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 171 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Junho de 2019
Administração atribui ganhos de produtividade ao funcionamento integrado dos Hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras
Centro Hospitalar do Oeste anuncia aumento de consultas e cirurgias em 2014
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) registou, em 2014, um importante aumento da atividade assistencial relativamente ao ano anterior. Os dados já apurados relativamente aos 12 meses do ano anterior demonstram um aumento de 6.101 consultas externas realizadas (mais 4,6%) e um aumento de 224 nas cirurgias realizadas (mais 4%), comparativamente com o ano de 2013. Estes resultados são decorrentes da estratégia de gestão que tem sido levada a cabo nas unidades hospitalares do CHO, após a criação do Centro Hospitalar e que resultou da fusão dos antigos Centro Hospitalar do Oeste Norte e Centro Hospitalar de Torres Vedras, em 2012.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paulo Macedo congratula-se pelo “trabalho de reconhecida qualidade” do CHL
Ministro da Saúde atribui Medalha de Ouro por Serviços Distintos a Centro Hospitalar de Leiria
«Temos grandes profissionais de saúde que mostram disponibilidade para ultrapassar as dificuldades, e dão saúde a quem está doente», destacou Paulo Macedo, ministro da Saúde, ao atribuir a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro, ao Centro Hospitalar de Leiria, como prova de reconhecimento dos serviços relevantes prestados à Saúde Pública. O anúncio foi feito quarta-feira, dia 20 de janeiro, no final da sessão solene no auditório do Hospital de Santo André, que juntou profissionais de saúde e colaboradores do CHL, e personalidades de diversas entidades da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministro da Saúde visitou unidade hospitalar de Leiria
Urgências no Hospital de Santo André têm tempo médio de espera de 1h20
O ministro da Saúde visitou, no dia 20 de janeiro, o Hospital de Santo André, em Leiria, e reconheceu que o problema do grande afluxo de doentes ao serviço de urgência dos hospitais e consequente alargamento dos temos de espera é um problema de difícil resolução, mas garante que o Governo está a adotar medidas excecionais para ultrapassar a falta de médicos, nomeadamente, o alargamento do horário dos centros de saúde e a contratação de médicos reformados. Também o Hospital de Santo André tem adotado medidas excecionais para resolver o problema das urgências, tendo conseguido, no último mês, um tempo médio de espera de 1h20.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Horário mais alargado permite um acompanhamento mais próximo do utente
Centro Hospitalar de Leiria apresenta novo espaço da Unidade de Dor
A Unidor – Unidade de Dor do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem um novo espaço para acompanhar os seus utentes, num horário mais alargado, entre as 8h30 e as 17h00. As instalações, localizadas no Hospital de Santo André (HSA), incluem três gabinetes médicos e de enfermagem, para realização de consultas de dor, tratamentos e técnicas terapêuticas, uma zona de espera dos utentes, e ainda um laboratório de Musicoterapia, que será brevemente dinamizado pela Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP)
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Unidade permitirá colmatar a atual falta de resposta
Centro Hospitalar de Leiria cria em Alcobaça
a 1ª unidade de cuidados paliativos da região
O Centro Hospitalar de Leiria foi recentemente autorizado pelo ministro da Saúde a criar e desenvolver uma unidade de internamento de cuidados paliativos. Esta unidade, que ainda está em fase de estudo, irá funcionar no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, e permitirá colmatar uma grave falta de resposta na região ao nível dos cuidados paliativos. Recorde-se que o distrito de Leiria não dispõe de qualquer cama de internamento no âmbito dos cuidados paliativos e possui um elevado índice de envelhecimento da sua população – o segundo mais alto a nível nacional, a seguir ao Alentejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de mais de 443 mil euros
Secretário de Estado da Saúde inaugura Extensão de Saúde do Vimeiro
O novo edifício da Extensão de Saúde do Vimeiro foi inaugurado no dia 5 de fevereiro, pelo secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa. A infraestrutura, que se encontra em funcionamento desde julho de 2014, é uma reivindicação do município de Alcobaça e mais um passo na melhoria dos cuidados de saúde de proximidade no concelho de Alcobaça. A obra teve um custo total de 443 mil de euros, com uma comparticipação de 400 mil euros (85%), pelo Programa Mais Centro, e de 71 mil euros (15%), pela ARSLVT. O projeto do edifício é da autoria da arquiteta Elisabete Mendes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parlamentares reuniram com administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo
Deputados do PS do distrito de Santarém acusam Paulo Macedo de querer destruir o SNS
Os deputados eleitos pelo círculo eleitoral do Distrito de Santarém reuniram, no dia 26 de janeiro, com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, no âmbito da jornada nacional do Partido Socialista em defesa do Serviço Nacional de Saúde. O encontro foi aproveitado para apurar informação sobre temas que preocupam a bancada parlamentar, nomeadamente os tempos de espera nos serviços de urgências; os tempos de espera pelas primeiras consultas; a lista de espera para cirurgia; a articulação entre cuidados de saúde primários, hospitalares e cuidados continuados; as condições de trabalho dos profissionais de saúde e o acompanhamento e acesso à medicação pelos doentes crónicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apelo dirigido ao ministro da Saúde e laboratórios farmacêuticos
Médicos internistas defendem criação urgente de plano nacional para a Hepatite C
Numa altura em que a hepatite C e o seu tratamento estão na ordem do dia, o Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado (NEDF) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) defende que é urgente e obrigatório estabelecer um plano nacional para a hepatite C para garantir a equidade de acesso ao tratamento da doença e para pôr fim às decisões individuais de cada hospital. “Não pode prever-se com segurança a evolução de cada doente, pelo que todos devem ser considerados candidatos ao tratamento, embora a dificuldade de acesso à melhor terapêutica possa impor a priorização dos mais graves”, explica o secretariado do NEDF.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro Hospitalar do Oeste e ACES Oeste Norte e Oeste Sul divulgam programa de prevenção para o período de inverno
Cuidados hospitalares e primários do Oeste com medidas de prevenção para surto de gripe
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) e os Agrupamentos dos Centros de Saúde (ACES) do Oeste-Norte e Oeste-Sul adotaram um conjunto de medidas para fazer face ao surto de gripe sazonal, no âmbito do programa de contingência dos cuidados de saúde da região Oeste para o período de inverno. No âmbito da informação para a saúde e da disponibilização de informação útil aos utentes, as três instituições têm divulgado, através de diversos meios (cartazes, folhetos, vídeos institucionais, portais da internet e órgãos de comunicação social), informação sobre a gripe sazonal, a importância da vacinação, a importância da utilização da Linha de Saúde 24.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessões de informação nas escolas assinalam Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório
Enfermeiros do Hospital de Stº André mostram às crianças o trabalho no bloco operatório
Duas equipas de enfermeiros perioperatórios do Hospital de Santo André (HSA), unidade de Leiria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), mostraram quem são e o que fazem num bloco operatório, aos alunos do primeiro ciclo de oito escolas do concelho de Leiria. As sessões de informação, que decorreram entre os dias 7 e 9 de janeiro, deram a conhecer as funções de cada um dos enfermeiros em ambiente cirúrgico, no âmbito do Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, que se assinala a 15 de fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Hospital de Dia assinala Dia Mundial de Luta Contra o Cancro
Centro Hospitalar de Leiria promove animação dedicada aos seus utentes
O Hospital de Dia do Hospital de Santo André (HSA), unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), comemorou de forma especial o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, que se assinalou esta quarta-feira, dia 4 de fevereiro. Os profissionais do Hospital de Dia promoveram para os seus utentes uma manhã animada e cheia de surpresas, que fez deste um dia diferente na vida destas pessoas e das suas famílias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Hospital de Santarém e no Centro Hospitalar do Médio Tejo
Deputados do PS de Santarém querem saber data de início do tratamento para a hepatite C
Na audição do dia 4 de fevereiro de 2015, em sede de Comissão Parlamentar de Saúde, a deputada Idália Serrão questionou o ministro da Saúde sobre um conjunto de matérias relacionadas com o estado da Saúde no distrito de Santarém, para as quais não obteve qualquer resposta. Cuidados de saúde primários em deficit e a contribuir em larga escala para o excesso de utentes e consequente aumento do tempo de espera nas urgências hospitalares; anuncio do Ministro da Saúde, na manhã da sua vinda a esta audição, de investimento de 40 milhões de euros no tratamento do cancro; obras no bloco operatório do Hospital de Santarém, foram alguns dos assuntos abordados no tempo regimental disponível para o efeito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Secretário de Estado da Saúde inaugura edifício da Extensão de Saúde do Vimeiro
O novo edifício da Extensão de Saúde do Vimeiro vai ser oficialmente inaugurado no dia 5 de fevereiro, quinta-feira, pelas 10 horas, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa. Recorde-se que o novo equipamento, que pertence à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados D. Nuno, do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, entrou em funcionamento no final do mês de julho de 2014, aguardando desde então para ser oficialmente inaugurado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria, Pombal, Batalha, Porto de Mós e Marinha Grande
40 mil utentes não têm médico de família
no ACES do Pinhal Litoral
Os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista repudiam o encerramento do polo de Famalicão, inscrito na Unidade de Saúde Familiar Global, da Nazaré. Numa outra reunião, mas com os representantes distritais da Ordem dos Médicos foi dado a conhecer problemas que condicionam a prestação dos cuidados de saúde. “Mais de 40 mil utentes não têm médico de família no ACES do Pinhal Litoral”, que abrange os concelhos de Leiria, Pombal, Batalha, Porto de Mós e Marinha Grande, alertam os profissionais de saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ACES Médio Tejo comunica decisão por e-mail
Câmara de Ourém apresenta voto de protesto contra nova redução de horários na saúde
O presidente Paulo Fonseca anunciou na reunião de Câmara de 6 de janeiro a intenção do Ministério da Saúde em reduzir os horários dos serviços de saúde no concelho de Ourém. Foi através de e-mail enviado pelo ACES Médio Tejo que a Câmara Municipal de Ourém tomou conhecimento da intenção de reduzir o horário de funcionamento das consultas de recurso no Centro de Saúde de Ourém (menos 10h/semana, ou seja, o horário de funcionamento passa a ser das 10h às 20h), e das extensões do concelho de Ourém (Olival, Rio de Couros, Seiça e Urqueira) em menos 20h/semana no total das quatro extensões.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Deputados do PS questionam Governo sobre atendimento dos utentes no Hospital das Caldas
Os deputados socialistas de Leiria questionaram, no dia 13 de janeiro, o ministro da Saúde sobre as dificuldades de atendimento no serviço de urgência do Hospital das Caldas da Rainha, com particular incidência na época de Natal e início do ano. Em pergunta ao Governo, os deputados Odete João, João Paulo Pedrosa e Jorge Manuel Gonçalves consideram que “passados mais de dois anos sobre a criação do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), o balanço sobre as condições de acesso dos utentes da região das Caldas da Rainha aos cuidados de saúde hospitalares é francamente negativo”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
População revoltada exige reabertura do Polo da Unidade de Saúde Familiar de Famalicão
Foi aprovada por unanimidade, em Assembleia Municipal, decorrida a 30 de dezembro, a moção da população de Famalicão que exige a reabertura do polo da Unidade de Saúde Familiar local em regime de permanência, encerrado desde 2011 por falta de médico e de pessoal administrativo. O documento foi apresentado pelo presidente da Junta de Famalicão, freguesia onde “corre um abaixo-assinado para resolver o problema que afeta a população que tem que se deslocar à Nazaré para ser atendida pelo médico”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Portugal 2020: uma oportunidade
Jorge Faria de Sousa
A Pirâmide de Maslow e Políticas Autárquicas
Carlos Cunha
Viver com Pacemaker
Dr. Carlos Morais
A dívida pública é um veneno letal
Joaquim Vitorino
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o