Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Como classifica o número de turistas estrangeiros em Portugal?
Excessivo
Bom
Insuficiente
Não sei
Edição Nº 210 Director: Mário Lopes Segunda, 25 de Junho de 2018
Unidade do Centro Hospitalar de Leiria
Alunos de Artes do 12º ano decoram Consulta Externa de Pediatria do Hospital de Pombal
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) acaba de inaugurar as novas pinturas da Consulta Externa de Pediatria do Hospital Distrital de Pombal (HDP). A obra de arte é um projeto dos estudantes da turma de Artes do 12.º ano da Escola Secundária de Pombal, que ao longo de três meses mas com um projeto desenvolvido durante todo o ano letivo desenharam e pintaram nas paredes do hospital. Bilhota Xavier, diretor do Serviço de Pediatria do CHL, não hesitou em classificar a agora renovada área da consulta como «um espaço de arte, mais amigável», agradecendo aos jovens «o espírito de solidariedade». Na inauguração das decorações estiveram presentes, além de Bilhota Xavier, diversos membros da equipa da consulta de Pediatria, Fernando Mota, diretor do Agrupamento de Escolas de Pombal, e Ana Sêco, professora coordenadora do projeto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projecto de Resolução foi apresentado na Assembleia da República
BE pede ao Governo reforço e restruturação das urgências do Centro Hospitalar do Médio Tejo
O deputado Carlos Matias e restante Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda elaboraram um .Projecto de Resolução que apresentaram na Assembleia da República, no dia 30 de maio, que recomenda ao Governo o reforço e a restruturação do serviço de urgências do Centro Hospitalar do Médio Tejo. O BE recorda que nos últimos anos e em diversos momentos, a Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital de Abrantes, integrada no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), entrou em rotura e que a reorganização do Centro hospitalar do Médio Tejo, em 2012, levou a uma substancial redução das valências existentes em Torres Novas e em Tomar e à concentração de serviços no polo de Abrantes
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Destino turístico escolhido pelo Ministério da Saúde
Plano de Contingência Saúde Sazonal do Verão 2018 apresentado na Nazaré
A Direção-Geral da Saúde apresentou esta sexta-feira, dia 22 de junho, na Nazaré, o Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Verão 2018, que estará em vigor até ao final de setembro. A iniciativa contou com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo; da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, e do presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro. O presidente da Câmara, Walter Chicharro, agradeceu a escolha da Nazaré para a realização desta ação, que reforça a imagem de que “de um destino que está na moda”, também por força do desporto e de medidas que visam a promoção da segurança da população durante todo o ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Unidade do Centro Hospitalar de Leiria
Hospital Distrital de Pombal inaugura nova decoração na Consulta Externa de Pediatria
O Hospital Distrital de Pombal (HDP), unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), inaugura esta quarta-feira, dia 20 de junho, às 16h00, a nova decoração do espaço da Consulta Externa de Pediatria, um projeto concretizado por alunos da Escola Secundária de Pombal do 12º ano Turma C. «À semelhança do Hospital de Santo André, em Leiria, e do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, quisemos humanizar e tornar mais bonita e confortável a área da consulta externa destinada às crianças, através da decoração das paredes com novas pinturas, que ajudem as crianças e adolescentes e seus acompanhantes a encontrar um ambiente mais amigável e dissuasor dos muitos medos ainda hoje associados aos cuidados de saúde», explica Bilhota Xavier, diretor do Serviço de Pediatria do CHL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto de bem-estar no trabalho foi o que assegurou mais votos
Criação de ginásio vence Orçamento Partilhado do Centro Hospitalar de Leiria
Os colaboradores do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) elegeram o ginásio como a sua ideia favorita no âmbito do Orçamento Partilhado, uma iniciativa pioneira nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde. O projeto foi o mais votado, e será executado no segundo semestre de 2018. Depois de várias semanas de campanha interna, estiveram a votos 12 ideias, tendo o ginásio, um projeto submetido pela Comissão de Humanização, conseguido 119 votos. O projeto foi uma ideia do Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Imagem, de imediato apoiada pelo Conselho de Administração, que disponibilizou 20 mil euros mais IVA para a ideia mais votada pelos colaboradores. A campanha foi intensa e dinâmica, e votaram cerca de 500 colaboradores ao longo de uma semana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Centro de Investigação do CHL lança debate sobre multi-resistência antimicrobiana
"Resistir até morrer. Ou matar? - o multi-problema da multi-resistência antimicrobiana" é o mote da conferência do Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria (CI/CHL), que decorre no próximo dia 21 de junho, às 12h00, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria. Sónia Gonçalves Pereira é a oradora convidada desta sessão. Licenciada em Biologia, no ramo da Microbiologia, e mestre em Geociências, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Sónia Pereira é docente no Instituto Politécnico de Leiria. É doutorada em Microbiologia Clínica pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, e investigadora no grupo de pesquisa de micobatérias moleculares e microbiomas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Benedita inaugura Unidade de Diálise
É já no dia 16 de junho, sábado, pelas 10h30, que o Centro Médico de Diálise da Benedita será inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio. Estão convidadas várias individualidades, empresariais e políticas. A Unidade do Grupo H Saúde, que integra a Policlínica da Benedita, nasce após um estudo que mostrou a necessidade de implementação de um centro de diálise. Do estudo conclui-se um número elevado de utentes a fazer diálise num raio de 15km. São mais de 80 os utentes identificados no referido estudo, razão essa que levou à criação do centro, para o bem-estar das pessoas e uma economia de transportes, evitando assim custos e essencialmente a garantia do bem-estar daquelas que têm de realizar de 60 a 100 km, três vezes por semana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sensibilização dentro e fora de portas para apoiar os utentes com esta doença auto-imune
Centro Hospitalar de Leiria quer ser o primeiro hospital amigo do doente celíaco
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) quer ser o primeiro hospital amigo do doente celíaco. Para o efeito, o CHL acaba de lançar o projeto “CHL 1º hospital amigo do doente celíaco” que prevê ser uma plataforma de sensibilização para os profissionais de saúde e para a comunidade, além de constituir-se como um apoio para os seus doentes celíacos, e de garantir que em todos os serviços de qualquer das unidades do CHL, o doente celíaco tem à disposição alimentos aptos à sua condição, e encontra profissionais que entendem a sua patologia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
BE solidário com enfermeiros
Enfermeiros do Hospital de Santarém em greve três dias contra falta de profissionais de saúde
Os enfermeiros do Hospital de Santarém decidiram fazer uma paralisação de três dias, em protesto contra a falta de profissionais nesta unidade de saúde. Segundo o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), existem vários problemas associados à falta destes profissionais: “a diminuição do rácio por turno, o aumento exponencial do trabalho extraordinário, a abolição dos descansos, a não substituição de ausências por maternidade, por doença e ausências definitivas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ação decorre até quinta-feira, em São Bento
Politécnico de Leiria rastreia a obesidade
em crianças no município de Porto de Mós
Estudantes e docentes da Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria abrem “guerra” à obesidade infantil, com uma ação de sensibilização a decorrer em São Bento, Porto de Mós, com crianças do primeiro ciclo de escolaridade. A atividade de “avaliação antropométrica das crianças do primeiro ciclo do ensino básico residentes no concelho de Porto de Mós” prevê rastrear 882 crianças. A ação decorre no âmbito da Semana da Educação, uma iniciativa do Município de Porto de Mós, que conta com a colaboração dos estudantes e docentes da licenciatura em Dietética e Nutrição da ESSL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Hospital de Santo André
Encontro de Doença Celíaca do CHL ensina a viver sem glúten
O doente celíaco está no foco do I Encontro de Doença Celíaca do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que decorre quinta-feira, dia 7 de junho, no auditório do Hospital de Santo André, unidade de Leiria do Centro Hospitalar de Leiria. O período da manhã destina-se essencialmente a profissionais de saúde, mas os utentes estão convidados a assistir aos painéis da tarde, onde se inclui a apresentação de projetos relacionados com o doente celíaco, seguindo-se um workshop de culinária, onde serão partilhadas receitas isentas de glúten, pela mão da Associação Portuguesa de Celíacos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio anual promove o desenvolvimento da atividade científica dentro da instituição
Centro Hospitalar de Leiria lança “Prémio
de Investigação CHL - José Ribeiro Vieira”
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) lançou o “Prémio de Investigação CHL – José Ribeiro Vieira”, que distingue trabalhos de investigação realizados na instituição, e visa estimular a atividade científica do CHL. O novo galardão é dirigido aos profissionais do CHL, autores de trabalhos publicados em revistas científicas com peer review e fator de impacto atribuído e publicamente conhecido, publicados no ano civil anterior ao que o prémio se refere.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Abrangendo todo o concelho
Unidade de Saúde Familiar Vitrius já iniciou actividade na Marinha Grande
A Unidade de Saúde Familiar Vitrius, instalada no Centro de Saúde da Marinha Grande, iniciou na sexta-feira, 11 de maio, a sua atividade, garantindo resposta assistencial a cerca de 14000 utentes, dos quais 1903, na sua maioria crianças e jovens, passaram a ter médico de família atribuído. A USF Vitrius, a 8.ª USF integrada no Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, é coordenada pela médica Delfina Jesus Carvalho, e reúne uma equipa multiprofissional constituída por 8 médicos, 8 enfermeiros e 5 assistentes técnicos, num total de 21 profissionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Como Entidade Pública Empresarial
Governo integra o Centro Hospitalar do Oeste no sector Empresarial do Estado
A Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista congratulou-se esta sexta-feira pela aprovação em Conselho de Ministros de 10 de Maio de 2018 do Decreto-Lei que integra o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) no sector Empresarial do Estado como Entidade Pública Empresarial (EPE) O CHO é composto por três unidades Hospitalares situadas nas Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, servindo cerca de 300 000 utentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Das "crises" do estado-empresa e da empresa-estado
Valdemar J. Rodrigues
O pólen e o Centro de “Boas Vindas” no Mercado Municipal
Carlos Bonifácio
Não gosto de “certa” linguagem…
Fleming de Oliveira
Doença mental aumenta dependência do tabaco
Drª Tânia Silva
Pressão arterial alta é fator de risco para o enfarte
Dr. Pedro Farto e Abreu
Fumadores têm maior risco de desenvolver demência
Manuela Morais
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o