Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Governo deve tomar medidas mais enérgicas para conter a pandemia?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 238 Director: Mário Lopes Segunda, 23 de Novembro de 2020
Fundação “la Caixa” financia projeto do ciTechCare
Politécnico de Leiria vai estudar impacto social da prevenção e controlo de infeção de Covid-19
O ciTechCare – Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde do Politécnico de Leiria obteve financiamento para o projeto “O impacto social da Prevenção e Controlo de Infeção nas estruturas residenciais para idosos durante a crise de Covid-19”. Sónia Gonçalves Pereira, investigadora do Politécnico de Leiria, e Catarina dos Santos Marques, estudante de doutoramento, viram o seu projeto ser um dos três selecionados pelo Observatório Social da Fundação “la Caixa”, num concurso que pretende apoiar projetos de investigação que contribuam para obter dados sobre o impacto social da pandemia Covid-19 na sociedade portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lista contém atualmente 18 dos 30 concelhos da região
Mais concelhos do Médio Tejo, Oeste, Lezíria e Leiria podem integrar hoje a lista sanitária
O número de concelhos da região que integram a lista sanitária do Governo com mais de 240 novos casos de COVID-19 nos últimos 14 dias – atualmente são 18 – pode aumentar este sábado, dia 21 de novembro, por determinação do Conselho de Ministros. Só no Médio Tejo há seis concelhos com mais de 200 casos ativos. Abrantes (262), Alcanena (229), Entroncamento (318), Ourém (655), Tomar (390) e Torres Novas (311). No Oeste, Torres Vedras (243), Alcobaça (161), Caldas da Rainha (105) e Peniche (104) já ultrapassam a centena de casos ativos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Surto fez subir números do concelho para 228
Torres Vedras apresenta 35 casos ativos
de COVID-19 em trabalhadores agrícolas
A 18 de novembro, o concelho de Torres Vedras registava 228 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Existiam 85 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 608 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde. O Concelho apresentou 31 novos casos confirmados e 8 novos casos recuperados. De salientar o cluster de casos de COVID-19 associados a trabalhadores agrícolas, que apresenta 35 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, registando três novos casos confirmados. Todos os casos ativos associados a este cluster pertencem à União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parceria do Município com a RedeLAB
Novo Centro de Testes Rastreio COVID-19 abre em Sobral de Monte Agraço
O Centro de Testes Rastreio COVID-19, em Sobral de Monte Agraço, está a funcionar desde o dia 16 de novembro, junto ao Mercado Municipal, numa parceria do Município com a RedeLAB, e funcionando em plena articulação com as Autoridades de Saúde, para melhor servir a população do concelho que necessite de ser testada. A Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço relembra que os testes serão realizados apenas aos cidadãos sinalizados pelas autoridades competentes para o efeito, não sendo o Município responsável por essa gestão. Assim, os munícipes que registem sintomas da doença provocada pela infeção pelo novo coronavírus devem contactar a Linha SNS 24.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Máscaras de uso social reutilizáveis
Torres Novas inicia distribuição de máscaras
(2ª fase) no dia de 23 de novembro
O Município de Torres Novas irá iniciar a segunda fase de distribuição à população de máscaras de uso social reutilizáveis que decorrerá de 23 de novembro a 4 de dezembro. Cada cidadão tem direito a uma máscara. Para tal, tem de se encontrar recenseado ou ser residente numa das freguesias do concelho. O levantamento será efetuado através da apresentação do original do documento de identificação ou atestado de residência. A fim de desaconselhar a deslocação generalizada das pessoas ou a aglomeração nos locais de entrega das máscaras, permite-se que cada cidadão possa proceder ao levantamento de máscaras por conta de outrem, desde que se faça acompanhar dos documentos mencionados, referentes a cada cidadão para o qual se pretende levantar a máscara.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Casos crescem agora também no Oeste Norte
Região Oeste ultrapassa os mil casos ativos
de COVID-19
O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste já ultrapassou os mil, tendo atingido os 1059 no dia 16 de novembro. Os concelhos que integram o distrito de Lisboa continuam a concentrar a grande maioria dos casos (68%), com destaque para Alenquer (345), Torres Vedras (174), Arruda dos Vinhos (80), Cadaval (49), Lourinhã (38) e Sobral de Monte Agraço (36). A novidade é o crescimento de casos também na zona norte, nos seis concelhos do Distrito de Leiria, com Caldas da Rainha e Alcobaça a aproximarem-se da centena de casos cada (97), seguidos de Peniche (71), Nazaré (39),e Óbidos (19) e Bombarral (14).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De um total de 311
Concelho de Tomar regista 54 novos casos
de Covid-19 na semana de 9 a 15 de novembro
A Comissão do Posto de Comando Municipal de Operações de Proteção Civil de Tomar reuniu, no dia 16 de novembro, para efetuar o balanço semanal da realidade epidemiológica no concelho bem como para acompanhar ativamente as situações detetadas em lares e na comunidade em geral relativamente à problemática do Coronavírus. Tal como tornado público este domingo, está a ser acompanhada a situação epidemiológica na Escola Secundária Santa Maria do Olival que determinou, como medida de contenção da propagação do vírus, o seu encerramento e a transição para o regime de aulas não presencial a todas as turmas, até 29 de novembro, com reavaliação posterior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lista sanitária integra mais 8 concelhos da região
Concelho da Batalha foi o único da região a sair da lista dos concelhos com risco elevado
Com base na Resolução do Conselho de Ministros n.º 96-B/2020, que prorroga a declaração da situação de calamidade, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, a partir das 00h00 de dia 13 de novembro, o Concelho da Batalha deixou de fazer parte da lista dos concelhos com risco elevado. Desta forma, passará a vigorar o regime de medidas descritas na Resolução do Conselho de Ministros n.º 92-A/2020, aplicáveis a todos os concelhos a nível nacional, que a seguir se elenca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Escola Secundária Santa Maria do Olival passa a regime de aulas não presencial
Dada a situação epidemiológica na Escola Secundária Santa Maria do Olival, que determinou o isolamento profilático de sete turmas e face à possibilidade de transmissão em ambiente escolar, foi autorizado pela Diretora Geral da Saúde, a transição para o regime de aulas não presencial a todas as turmas. Este regime terá início no dia 16/11/2020 e termina a 29/11/202, com reavaliação posterior. A Câmara Municipal de Tomar alerta para a necessidade de cumprimento da Regra dos 5, como forma de contenção da COVID-19, evitando a sua propagação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha foi o único concelho da região a sair
8 concelhos da região reforçam lista de risco da COVID-19 decretada pelo Governo
Abrantes, Alcanena, Almeirim, Coruche, Ourém e Salvaterra de Magos, no distrito de Santarém, e Alvaiázere e Ansião, no distrito de Leiria, são os oito novos concelhos a integrar a lista de risco da COVID-19 decretada pelo Governo esta quinta-feira, dia 12 de novembro. Da anterior lista de 121 concelhos apenas saem sete, entre os quais o Município da Batalha, que registou uma redução significativo do número de infetados na última semana. A nova lista sanitária – que integra concelhos com 240 ou mais casos de COVID-19 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias - contém agora 191 municípios a nível nacional, que abrangem a maior parte do território do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa farmacêutica foi fundada em 2015 pelo português Carlos Monteiro
BioJam coloca no mercado diagnóstico rápido de COVID-19 e Gripe num só teste
A BioJam acaba de lançar no mercado um único dispositivo médico para diagnóstico de COVID-19 e Gripe. Depois de lançar os testes rápidos de antigénico NADAL® COVID-19 Ag, a BioJam coloca agora no mercado o teste NADAL® COVID-19 Ag+Influenza A/B que permite, em apenas 15 min e com uma só amostra recolhida via zaragatoa, diagnosticar possíveis casos de COVID-19 e Gripe, cujos sintomas acabam por ser muito semelhantes. Esta é uma ferramenta de diagnóstico que surge numa altura em que, segundo especialistas, há riscos de se cruzarem ao mesmo tempo uma ‘onda’ de COVID-19 com uma 'onda' de gripe.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Face aos números crescentes da pandemia
BE pede reforço da capacidade de resposta
no Centro Hospitalar do Médio Tejo
O Bloco de Esquerda manifesta a sua profunda preocupação pelos números crescentes da pandemia e pela capacidade de resposta instalada no Centro Hospitalar do Médio Tejo, quer para doentes COVID 19, quer para os doentes com outras patologias. O encerramento das urgências básicas de Torres Novas e Tomar no período noturno a que se junta as dificuldades evidentes de muitos Centros de Saúde, no inverno e em plena época de gripe, têm que suscitar preocupação sobre a capacidade de resposta de uma Urgência médico-cirúrgica (Abrantes) que já tinha sérios problemas antes da pandemia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Equipamento permite reduzir pedidos de exames a prestadores externos
Centro Hospitalar de Leiria já realiza TAC Cardíaca e Angiografia Coronária por TAC
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) já realiza a Tomografia Computorizada (TAC) Cardíaca e a Angiografia Coronária por TAC, o que permite um estudo mais adequado de muitos doentes, bem como reduzir a realização de outros exames mais complexos e de maior desconforto para os doentes. Este exame, executado com muito baixo risco para o doente e rápido na sua realização, é hoje um dos métodos de imagem mais importantes em Medicina Cardiovascular.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados do PSD eleitos pelo distrito questionam o Ministério da Saúde
Região de Leiria só tem metade dos delegados de saúde ao serviço
A falta de profissionais de saúde está também a atingir o distrito de Leiria. Numa pergunta à ministra da Saúde, esta quarta-feira, os deputados do PSD pelo distrito estimam que a região estará a funcionar com metade dos médicos delegados de saúde em efetividade de funções. Hugo Patrício Oliveira, Margarida Balseiro Lopes, Pedro Roque, Olga Silvestre e João Marques citam uma notícia veiculada por jornal regional que revela que “dos 10 delegados de saúde que fazem parte do serviço do Pinhal litoral (Pombal, Batalha, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós), quatro estão de baixa, um estará de férias e com pedido de exoneração”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para prestar apoio emocional aos seus profissionais e à população
Centro Hospitalar de Leiria abre serviço para promover saúde mental no contexto Covid-19
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai prestar apoio emocional aos seus profissionais e à população que sinta que a sua saúde mental e o seu equilíbrio emocional estão a ser afetados pelo atual contexto da pandemia de Covid-19. Esta medida pretende contribuir para o restabelecimento do bem-estar da população e dos profissionais, e impedir que as pessoas mais afetadas pelo isolamento social e pela incerteza da situação atual, que poderão evidenciar situações de ansiedade, insegurança, medo e desesperança, desenvolvam patologias mentais mais graves, ou entrem em burnout (stress profissional).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com abertura de um posto temporário de atendimento de Serviço Social
Centro Hospitalar de Leiria atualiza Plano de Prevenção e Controlo de Infeção por Covid-19
Devido ao contexto epidemiológico atual, e na sequência da atualização do Plano de Contingência no âmbito da Prevenção e Controlo de Infeção por Covid-19 do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), nomeadamente o procedimento de acesso às instalações do CHL por não profissionais, o Conselho de Administração do CHL deliberou na sua reunião de 4 de novembro a abertura de um posto temporário de atendimento de Serviço Social, dedicado ao atendimento ao cidadão/utente e/ou familiar, junto à entrada principal do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, a partir do dia 9 de novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por proposta do Conselho Regional do Centro
Ampliação do Hospital de Leiria considerado investimento estruturante para a região Centro
Por iniciativa conjunta e inédita das Comunidade Intermunicipais da região Centro, o Conselho Regional do Centro aprovou, no dia 4 de novembro, uma proposta de investimentos estratégicos para a região que considera estruturante o projeto de beneficiação e ampliação do Centro Hospitalar de Leiria (Hospitais Santo André, Pombal e Alcobaça), projetos a incluir no Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PRR). Por iniciativa da Comunidade Intermunicipal da região de Leiria, a beneficiação do Hospital de Leiria foi considerado um dos 8 projetos âncora para a região Centro, que assim reclama maior participação na gestão e execução do PRR.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para os novos espaços de Gastrenterologia e de Pneumologia
Delegação Distrital da Anafre oferece material médico-cirúrgico ao Centro Hospitalar de Leiria
A Delegação Distrital de Leiria da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) ofereceu esta terça-feira, dia 3 de novembro, ao Centro Hospitalar de Leiria (CHL) equipamento médico-cirúrgico que será utilizado nos novos espaços ampliados dos Serviços de Gastrenterologia e de Pneumologia no Hospital de Santo André (HSA). A oferta inclui duas mesas mayo hidráulicas, um suporte para fixar um monitor multiparâmetros a um ventilador e uma marquesa tripartida elétrica, no valor total de 3.166,93 euros, resultado de uma campanha de angariação de fundos, destinada à aquisição de material médico-cirúrgico para o CHL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Testes foram negativos e só três foram inconclusivos
Município de Ourém testa os funcionários
à COVID-19 após 4 casos positivos
Tendo tido conhecimento, na última sexta-feira, 30 de outubro, de quatro casos positivos para Covid-19 no seio do Edifício-sede do Município de Ourém, a Câmara Municipal acionou de imediato o seu plano de contingência, procedendo em conformidade com as orientações emanadas pela Autoridade de Saúde Local, e em plena articulação com o Serviço de Proteção Civil de Ourém. A autarquia já procedeu à desinfeção de locais de trabalho e promoveu a testagem de dirigentes, funcionários e demais colaboradores: 178 testes negativos e 3 inconclusivos, num universo de 181 pessoas testadas
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Proteja-se da COVID-19. Proteja-se da pneumonia
Dr. Paulo Paixão
Iluminação do Parque Verde, passadiços na Baia de S. Martinho do Porto e lotes para habitação
Carlos Bonifácio
Viver com a demência em tempos de COVID: conselhos para quem cuida
Teresa Castanho
Diabetes: um inimigo silencioso
Dr. Manuel Portela
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o