Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Os espectadores de futebol devem poder regressar aos estádios?
Sim, com restrições
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 234 Director: Mário Lopes Quinta, 1 de Outubro de 2020
No sentido Tomar/Coimbra da Subconcessão Pinhal Interior
Ascendi e PRIO abrem na zona de Alvaiázere primeira Área de Serviço na A13
A Ascendi e a PRIO acabam de abrir a primeira Área de Serviço da A13. Localizada entre o Nó de Alvaiázere e o Nó com o IC8/Avelar Sul, no sentido Tomar/Coimbra, esta Área de Serviço vem garantir que os utilizadores da A13 têm acesso, sem necessitar de sair da autoestrada a combustíveis e serviços, no apoio às suas viagens. Está prevista também a exibição de um painel alusivo ao produto emblemático da região – Chícharo e, ainda em avaliação com a Direção Regional de Cultura do Centro, a exposição do espólio de achados arqueológicos que foram recolhidos durante a construção da A13, que se enquadram na tipologia de uma infraestrutura que, à época Romana, era equivalente às atuais Áreas de Serviço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Secretária de Estado do Turismo em Fátima reúne com empresários do turismo religioso
Esta quarta-feira, dia 12 de agosto, pelas 10h30, a ACISO – Associação Empresarial de Ourém-Fátima e os empresários do setor do turismo receberão, em Fátima, a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, para uma reunião de trabalho. “A ACISO manifesta, desde já, o seu grande apreço pelo interesse e disponibilidade demonstrados pela senhora secretária de Estado do Turismo para ouvir os empresários, com o objetivo de encontrar estratégias e caminhos de mitigação dos efeitos da COVID-19 no setor do turismo religioso”, refere Purificação Reis, presidente da ACISO.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Intermarché abre nova loja em Alcanede
O Intermarché, insígnia alimentar do Grupo Os Mosqueteiros, acaba de investir 1 milhão e 500 mil euros na abertura de uma nova loja em Alcanede, concelho de Santarém. A superfície comercial vai permitir a criação de 30 novos postos de trabalho na região. A nova loja do concelho de Santarém disponibiliza ainda cafetaria/pastelaria, serviço de take-away, multibanco, gás, papelaria/tabacaria, posto de combustível, lavandaria self-service, parque de autocaravanas, recarga para automóveis elétricos e parafarmácia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Pedro Magalhães Ribeiro reuniu na Fleximol com deputados Hugo Costa e Mara Lagriminha
Trabalhar para viabilizar o Plano de Recuperação da Fleximol, empresa do Cartaxo que se encontra em processo de insolvência, continua a ser o principal objetivo de Pedro Magalhães Ribeiro. Depois de na passada semana ter reunido com representantes dos trabalhadores e com o administrador de insolvência da empresa, esta manhã o autarca promoveu uma reunião de trabalho nas instalações da empresa com os deputados Hugo Costa e Mara Lagriminha. Uma reunião solicitada pelos dois deputados do Partido Socialista eleitos pelo distrito de Santarém, que contou também com representantes da administração da empresa, com o administrador da insolvência, com o advogado da empresa e com os serviços municipais de empreendedorismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a distribuição de 30 mil envelopes porta-máscaras
Câmara da Batalha lança nova campanha de apoio aos setores da restauração e hotelaria
A Câmara da Batalha vai distribuir 30 mil envelopes porta-máscaras, como reforço das medidas de segurança de clientes dos restaurantes e hotéis locais, que conhecem fortes exigência no âmbito da pandemia da COVID-19. Trata-se de uma aposta no turismo e na valorização da oferta local cultural e de natureza, uma vez que as saquetas disponibilizadas contêm informação turística que promove a divulgação dos valores naturais e culturais do Município da Batalha. O projeto também promove o uso da máscara como medida de prevenção e saúde pública, bem assim apela ao respeito pelos valores ambientais, uma vez que pretende-se minimizar a deposição das máscaras usas no espaço público.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento teve lugar na praia fluvial de Fernandaires, em Vila de Rei, com a presença da ministra da Agricultura
Castelo do Bode e núcleos do Oeste integram Estações Náuticas do Centro de Portugal
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, foi a convidada de honra da cerimónia pública de apresentação das Estações Náuticas do Centro de Portugal, que aconteceu no dia 29 de julho, na Praia Fluvial de Fernandaires, no concelho de Vila de Rei e que se encontra inserida na Estação Náutica de Castelo do Bode. As oito Estações Náuticas certificadas no Centro de Portugal são Aveiro, Castelo do Bode, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oeste (vários núcleos), Ovar e Vagos. Além destas, outras 7 Estações Náuticas estão em processo de certificação na região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Oeste Sustentável abre candidaturas ao projeto de sustentabilidade urbana “Living Streets”
A Oeste Sustentável abre a partir do dia 31 de julho de 2020, até ao dia 9 de outubro de 2020, as candidaturas para o projeto Living Streets. Os Municípios portugueses podem candidatar-se à criação de uma Living Street, transformando as ruas da sua cidade num ponto de encontro sustentável. Em Portugal, as Living Streets deverão ser implementadas entre dezembro de 2020 e outubro de 2021 e as duas candidaturas vencedoras podem obter um financiamento, para o desenvolvimento do seu projeto, no valor de vinte mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura
Ministros da Ciência e Agricultura inauguram instalações do SFCOLAB em Torres Vedras
A cerimónia de inauguração das novas instalações do SFCOLAB terá lugar no dia 29 de julho, pelas 14h00, na Estação Vitivinícola Nacional – INIAV, na localidade de Dois Portos, Torres Vedras. O momento irá contar com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, e do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes. O SFCOLAB – Associação SFCOLAB Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura será um centro gerador de soluções digitais inovadoras para a agricultura, orientado para as tecnologias de ponta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleita lista com 66 empresas do distrito de Santarém
Domingos Chambel eleito presidente da Direção da Nersant
Domingos Chambel foi eleito esta segunda-feira, dia 27 de julho, presidente da Direção da Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém. A lista liderada por Domingos Chambel foi eleita com um total de 234 votos a favor e 28 votos em branco, num total de 262 votantes, na Assembleia Eleitoral da Nersant, na segunda-feira, 27 de julho, na sede da Associação, em Torres Novas. Domingos Chambel substitui na presidência da Nersant Salomé Rafael, que cumpriu três mandatos à frente da Associação Empresarial. O empresário de Abrantes Domingos Chambel lidera uma lista constituída por 66 empresas, representadas por várias individualidades que compõem os vários órgãos sociais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PCP reclama manutenção dos direitos dos trabalhadores
SPAL continua em lay-off e prepara redução significativa do número de trabalhadores
A SPAL – Sociedade de Porcelanas de Alcobaça, S.A. – com sede em Valado dos Frades, concelho da Nazaré, está a preparar uma “grande transformação” na empresa. O PCP recorda que tem vindo a afirmar que “a crise de saúde pública provocada pela COVID-19 iria servir de pretexto para todos os atropelos aos trabalhadores, tentando o grande capital, com tais manobras, tornar intactas as suas pretensões de aumentar a exploração dos trabalhadores e ao mesmo tempo aumentar os seus lucros. Nos últimos dias mais de 180 trabalhadores (num universo de 300) têm recebido a informação de que a suspensão do seu contrato de trabalho se prolongará até final de agosto, podendo esta suspensão ser prorrogada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Além de queixa ao Ministério Público
Estaleiros Navais de Peniche impugnam
concurso para construir ferryboat elétrico
Os Estaleiros Navais de Peniche contestam o desfecho de um concurso público internacional, lançado pela Câmara Municipal de Aveiro, para a execução e construção de um ferryboat elétrico que vai passar a assegurar as travessias entre o Forte da Barra e São Jacinto. O projeto foi adjudicado ao agrupamento de empresas portuguesas formado pela Navaltagus (reparação e Construção Naval, S.A.) e pela Navalrocha (Sociedade de Construção e Reparação Navais, S.A.), após exclusão de um estaleiro holandês e Estaleiros Navais de Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado Adjunto e da Economia visitou empresa que começou com a venda de velas em Fátima
Empresa Manulena em Mira de Aire pondera investir 400 mil na área da cosmética e saúde
João Neves, secretário de Estado Adjunto e da Economia, visitou na manhã desta sexta-feira, 24 de julho, a empresa Manulena, em Mira de Aire, no concelho de Porto de Mós. Esteve acompanhado de uma comitiva que integrou o presidente do IAPMEI, Nuno Mangas; a presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, acompanhada de Neusa Magalhães; o presidente do NERLEI António Poças e os presidentes da Câmara Municipal de Porto de Mós e da Junta Freguesia de Mira de Aire, Jorge Vala e Alcides Oliveira, respetivamente
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para a construção de uma região de turismo inteligente e sustentável.
NOVA e Comunidade Intermunicipal do Oeste vão criar a primeira região inteligente do País
A Nova Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, e a Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIM Oeste) preparam-se para criar a primeira região inteligente do país. O ecossistema criado por esta parceria estratégica permite que a academia de excelência e a administração pública possam implementar modelos que ajudem o processo de tomada de decisão de políticas públicas e, simultaneamente, ajudem investidores e agentes económicos a desenvolver atividades económicas de efetivo valor acrescentado, baseado em dados factuais. O Projeto terá investimento total de um milhão de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dedicado à hortofruticultura
Câmara de Alcobaça promove sessão sobre medidas de segurança na época das colheitas
A hortofruticultura é um setor chave e prioritário para o concelho de Alcobaça, especialmente entre os meses de agosto e novembro, aquando da tradicional época da apanha agrícola. A tomada de medidas de segurança e de mitigação da propagação do novo coronavírus por parte dos empresários agrícolas é essencial para manter esta atividade com grande peso na economia local. Foi com base neste pressuposto que o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Alcobaça promoveu na tarde do dia 22 de julho, no Auditório da Biblioteca Municipal, uma sessão de esclarecimento que contou com a participação de cerca de 40 empresários do setor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Próxima Cimeira Ibérica esteve também em cima da mesa
Turismo do Centro, Porto e Norte e Castela
e Leão cooperam para fazer face à pandemia
O Turismo Centro de Portugal e as entidades congéneres das regiões vizinhas de Castela e Leão e Porto e Norte acordaram, no dia 24 de julho, numa reunião, uma série de iniciativas tendentes a fazer face à situação provocada pela atual pandemia. As iniciativas passam pelo reforço da cooperação transfronteiriça em produtos turísticos comuns às regiões, nomeadamente através de uma estruturação, promoção e valorização turística conjunta. Entre os produtos turísticos conjuntos mais relevantes destacam-se o Enoturismo, Gastronomia e Vinhos, os Lugares Património Mundial da UNESCO, o Turismo Cultural e Religioso e as Rotas Napoleónicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedro Magalhães Ribeiro enviou ofício dirigido ao ministro da Economia e à ministra do Trabalho
Insolvência da Fleximol leva edil da Câmara do Cartaxo a pedir intervenção do Governo
A situação da Fleximol – Suspensões para Veículos, SA, que este mês entrou em processo de insolvência, preocupa o Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, que, em ofício dirigido esta segunda-feira, 20 de julho, ao ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, apela ao agendamento de reunião com a presença de ambos e uma visita ao local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projetos potenciam 3 milhões de euros de investimento
Câmara de Torres Vedras lança concursos para concessão de espaços de hotel e apoio de praia
A Câmara Municipal de Torres Vedras lançou nove concursos para concessão de espaços. Em causa está o edifício das antigas “Águas Termais da Fonte Nova”, assim como vários apoios de praia e equipamentos com funções de apoio de praia na costa do concelho de Torres Vedras. A apresentação dos espaços para concessão decorreu no dia 17 de julho, no edifício das antigas “Águas Termais da Fonte Nova”, situado na Rua Santos Bernardes, em Torres Vedras. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, destacou a importância destas intervenções para potenciar a atividade turística no território, referindo que se prevê que as mesmas representem cerca de 3 milhões de euros de investimento e gerem cerca de 100 postos de trabalho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estratégia visa minimizar riscos da COVID-19 na época das colheitas
Governo apresenta a autarcas do Oeste guia
de boas práticas nas fileiras agroalimentares
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, estiveram reunidos, no dia 8 de julho, com os autarcas da Comunidade Intermunicipal do Oeste, o presidente da CIM de Leiria, representantes da CIM da Lezíria do Tejo e CIM do Médio Tejo e demais entidades, para definir a estratégia de minimização da Covid-19 nas fileiras agroalimentares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pão de frutos vermelhos é o resultado de vários anos de investigação
Pão de medronho desenvolvido por estudante do Politécnico já está disponível em Leiria
O Pão de Medronho, um produto desenvolvido nos últimos 10 anos pelo chefe de cozinha e nutricionista Rui Lopes, também estudante de mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar da Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, e membro colaborador do Centre for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare), da mesma instituição, acaba de ser disponibilizado ao público. Aquele que será o primeiro pão de frutos vermelhos, nesta fase de arranque, estará disponível nos supermercados Coviran das localidades de Telheiro, Planalto, Monte Redondo, Amor, Arrabalde e Reguengo do Fetal, no distrito de Leiria, e nas próximas semanas estará também acessível em Castelo Branco.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No edifício da Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria.
Ministro da Economia visita Espaço Empresa
e participa em conferência em Leiria
O ministro Adjunto e da Economia visita esta quarta-feira, dia 08 de julho, às 17h30, o renovado Espaço Empresa em Leiria, no edifício da Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria. Pedro Siza Vieira será o principal orador da conferência “Incentivar e Valorizar as Atividades Empresariais” que terá lugar pelas 18 h, no edifício Nerlei, em Leiria. Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, Joaquim Meneses, empresário, e António Poças, presidente da direção da Nerlei serão também oradores nesta conferência que será transmitida em direto do Facebook da Nerlei.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
CNEMA recebe Concurso Nacional de Azeite no dia 22 de julho
O Concurso Nacional de Azeites de Portugal, evento organizado pelo CEPAAL - Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo e pelo CNEMA, realiza-se a 22 de julho de 2020, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém. Este concurso tem como objetivo a distinguir lotes homogéneos de Azeite Virgem – Obtido unicamente por processos mecânicos, produzido na última campanha 2019/2020, que sejam propriedade de produtores e embaladores reconhecidos legalmente, e que sejam comercializados pelos próprios com referência comercial exclusiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido à pandemia por Covid-19
Feira mensal da Lourinhã reabre ao público após 3 meses de suspensão
Após 3 meses suspensa, decorrente da pandemia por Covid-19, reabriu esta segunda-feira, dia 6 de julho, ao público a feira mensal da Lourinhã. O vereador com o pelouro da Proteção Civil, João Serra, acompanhado pela GNR e pelos serviços municipais de Proteção Civil, deslocou-se esta manhã ao espaço para aferir as condições de reabertura, que obedeceram a um Plano de Contingência elaborado pela Câmara, bem como para transmitir confiança nesta nova fase, a feirantes, comerciantes, prestadores de serviços, clientes e público em geral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com seis ações de sensibilização em diversas freguesias do concelho de Caldas da Rainha
Fruticultores preparam a apanha da fruta com rigorosas medidas sanitárias anti-COVID-19
Com vista a informar e esclarecer fruticultores, madeireiros e outros empresários ligados ao sector primário para as boas práticas de segurança sanitária em contexto de Covid-19, a Proteção Civil Municipal das Caldas da Rainha, Autoridade de Saúde local e Juntas de Freguesia vão realizar seis ações de sensibilização em diversas freguesias do concelho. Além de outras atividades agrícolas e florestais que já decorrem, faltam poucas semanas para o arranque da campanha da apanha de fruta no concelho e, este ano, são muitos os desafios que se colocam a empresários e trabalhadores na forma de organizar os trabalhos e a logística da operação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
O CEPAE e o Museu Nacional da Floresta
Adélio Amaro
Estatuária, Memória e Democracia
Leonor Carvalho
As grandes epidemias da História
Joaquim Vitorino
Dever de informar
Carlos Bonifácio
A Pandemia… dos ignorados
Dr. Joaquim Brites
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o