Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com o reinício das aulas em regime presencial?
Sim
Sim, mas só com turmas reduzidas
Não, só à distância
Não, sistema misto
Não sei / talvez
Edição Nº 229 Director: Mário Lopes Domingo, 20 de Setembro de 2020
Rita Marques quer conhecer produtos turísticos
Secretária de Estado do Turismo visita Região Centro de Portugal durante dois dias
A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, vai efetuar uma visita a territórios do interior do Centro de Portugal nos dias 27 e 28 de fevereiro, quinta e sexta-feira. A visita será acompanhada por uma delegação do Turismo Centro de Portugal, incluindo o seu presidente, Pedro Machado, além de elementos do gabinete da Secretaria de Estado e do Turismo de Portugal. Esta deslocação (programa aqui) de dois dias tem como principal objetivo permitir à governante conhecer de forma aprofundada alguns dos produtos e projetos turísticos mais relevantes, em curso ou previstos para estes territórios. Esta quinta-feira, dia 27, a comitiva visita o Entroncamento, Vila Nova da Barquinha, Torres Novas, Sardoal, Castelo Branco e Fundão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Digital Expor Open Day”
Município de Leiria lança estratégia
de atração de investimento na área digital
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, afirmou esta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, que o Município de Leiria está a desenvolver uma estratégia de atração de investimento de empresas de base tecnológica, de que são exemplos a criação de um Centro de Negócios no Topo Norte do Estádio Municipal vocacionado para empresas TICE (Tecnologia, Informação, Comunicação e Energia) e a instalação da Startup Leiria no piso superior do edifício Mercado Municipal, após as obras de reabilitação em curso naquele espaço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarcas do Oeste reúnem nas Caldas com a ministra Ana Abrunhosa e secretário de Estado Carlos Miguel
Governo e autarcas do Oeste reúnem para acelerar a execução dos fundos do PT2020
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, e os Autarcas da Comunidade Intermunicipal do Oeste estiveram reunidos esta quinta-feira, 20 de fevereiro, na sede da OesteCIM, nas Caldas da Rainha. A reunião de trabalho teve início pelas 21 horas e, ao longo de três horas, debateu-se a melhor forma para acelerar a execução dos fundos do PT2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Proposta foi aprovada na Assembleia da República
Termas Centro congratula-se com continuidade das comparticipações dos tratamentos termais
A rede Termas Centro saudou, no dia 10 de fevereiro, a aprovação, na Assembleia da República, de uma proposta que visou o prolongamento da comparticipação do Estado nos tratamentos termais. Uma aprovação que permite aos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) continuarem a prescrever estes tratamentos a quem deles necessita, situação que estava suspensa desde o início do ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento previsto é de 165 milhões de euros
Câmara de Pombal dá parecer positivo
a localização de novo parque eólico
A Câmara de Pombal deliberou, na reunião do dia 27 de fevereiro, dar parecer favorável à localização de um novo parque eólico, a instalar nas freguesias de Vila Cã, Abiul e União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze. O parque, com uma potência total de 28MW, contempla a instalação de 7 aerogeradores e uma subestação e um investimento previsto de 165 milhões de euros. Estes investimentos têm um efeito positivo na sustentabilidade energética e ambiental, mas também na criação de emprego no concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Hasta pública divulgada junto de agentes turísticos
Município de Pombal arrenda antigos edifícios escolares para fins turísticos
O Município de Pombal promove, na terça-feira, dia 10 de março, uma sessão pública de apresentação do procedimento de hasta pública para arrendamento de edifícios escolares para fins turísticos, na qual participará o presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado. A sessão, que terá lugar pelas 18h30, no Café Concerto, é uma oportunidade para o público em geral com interesse em conhecer esta oportunidade de investimento, bem como os incentivos existentes à atividade turística.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para proteção dos habitats marinhos no pico “Gonçalves Zarco”
Governo coloca em consulta pública proposta de medidas de regulação da pesca em Peniche
Decorre até 26 de fevereiro a consulta pública de regulamentação que restringe o uso de certas artes de pesca, exceto aparelhos de linhas e anzois, numa área ao largo de Peniche designada por Pico “Gonçalves Zarco”. Esta proposta apresentada por uma associação sediada na área de influência desta zona de pesca foi objeto de parecer positivo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA), que considera tratar-se de uma zona com grande produtividade e biodiversidade, nomeadamente de ocorrência de esponjas e corais, organismos sujeitos a níveis elevados de proteção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira etapa da iniciativa “Termas Centro em Duas Rodas” acontece nos dias 7 e 8 de março
Médicos vão descobrir rede das Termas Centro em passeios de moto
Cerca de três dezenas de médicos, adeptos de passeios de moto, vão participar na primeira etapa da iniciativa “Termas Centro em Duas Rodas”, promovida pela rede Termas Centro no âmbito do seu ciclo de animação das estâncias termais. A iniciativa, realizada em parceria com o Clube Médico de Mototurismo, vai levar um total de 35 participantes – entre médicos e outros profissionais da saúde – a descobrir, ou redescobrir, as Termas de Luso e as Termas da Curia, com passagem também pelas Termas de Vale da Mó. Um jantar no Grande Hotel de Luso e uma visita ao Museu do Vinho da Bairrada, na Anadia, são outros momentos altos do programa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2019 foi o melhor ano de sempre para a atividade turística na região
Centro de Portugal ultrapassou as 7 milhões
de dormidas de turistas em 2019
Os resultados preliminares da atividade turística no país em 2019, divulgados no dia 14 de fevereiro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), comprovam que o ano passado foi o melhor de sempre para o Centro de Portugal nos principais indicadores: dormidas, hóspedes e proveitos. No indicador do número total de hóspedes, entre janeiro e dezembro de 2019, o Centro de Portugal recebeu 4.124.057 hóspedes, que tinham sido 3.895.612 no mesmo período de 2018. Ou seja, num ano a região foi visitada por mais 228.445 hóspedes – uma subida de 5,9%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para acompanhar as freguesias de Coimbrão, Marinha Grande e Vieira de Leiria
Gestora do Programa MAR 2020 visita Leiria
e Marinha Grande
A Gestora do Programa Operacional MAR 2020, Dina Ferreira, esteve reunida na Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE), no dia 18 de fevereiro, com o objetivo de acompanhar a execução do Grupo de Ação Local, conhecer o território e conhecer também as dificuldades e constrangimentos sentidos na promoção da economia do mar na região. Nesta breve deslocação, a Gestora ainda visitou as praias do Pedrogão e da Vieira de Leiria, onde se inserem os projetos candidatados à Estratégia ADAE MAR 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Localizados contiguamente à Zona Industrial da Guia
Município de Pombal promove hasta pública
de 12 hectares para construção industrial
A Câmara Municipal de Pombal, em Reunião Extraordinária realizada no dia 18 de fevereiro, deliberou submeter à aprovação da Assembleia Municipal o Programa de Procedimento de Hasta Pública para alienação de terrenos que perfazem a área 121.850m2, localizados contiguamente à Zona Industrial da Guia, integrando área Industrial. Os terrenos, cujo preço base de licitação é de 639.712,50€ (5,25€/m2), serão alienados conjuntamente, destinando-se à construção de uma unidade industrial de grande dimensão, fim para o qual foram recentemente adquiridos pelo Município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aplicação de entrega de refeições da Uber
Uber Eats estreia em Torres Vedras e chega a mais de 40 cidades
A partir desta quarta-feira, 12 de fevereiro, o Uber Eats - aplicação de entrega de refeições da Uber - está disponível em Torres Vedras. Desde o início do ano que o Uber Eats expandiu ainda o serviço para Vila Real e São João da Madeira a par do início da operação em Águeda previsto para amanhã, dia 13 de fevereiro. A seleção de restaurantes do Uber Eats em Torres Vedras inclui opções favoritas como o Restaurante Midi, Frangokilo e Organik com cobertura inicial do serviço na freguesia de Torres Vedras e Matacães. Além da parceria com a McDonald’s, estão também disponíveis opções de eleição como, Pans & Company, Pizza Hut, Joshua's Shoarma Grill, Mr. Pizza, Vitaminas, Telepizza, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
ACISO e Politécnico de Leiria renovam protocolo de cooperação
A ACISO – Associação Empresarial de Ourém-Fátima e o IPL – Instituto Politécnico de Leiria renovaram, no dia 6 de fevereiro, o acordo específico de cooperação estabelecido no âmbito do protocolo de colaboração formalizado em março de 2010. O momento protocolar decorreu nos Serviços Centrais do IPL, no início da reunião do Conselho de Gestão Alargado da instituição de ensino. Os termos desta parceria institucional passam essencialmente pela promoção de dinâmicas e funcionalidades técnicas inerentes à realização dos VIII Workshops Internacional de Turismo Religioso”, que terão lugar a 5 e 6 de março em Fátima e a 7 de março na Guarda.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coronavírus com reflexos na atividade turística
AHRESP alerta para quebras no setor turístico
e apela a medidas de apoio às empresas
A AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal pretende sensibilizar a Secretaria de Estado do Turismo e todo o Governo para a necessidade de se começar a trabalhar em medidas específicas para as empresas do Alojamento e da Restauração, que se deparam já com os efeitos do Coronavírus. Apesar de não se conhecerem casos confirmados no nosso país, as empresas do alojamento turístico e da restauração e bebidas começam já a sentir os primeiros sinais provocados pelo novo Coronavírus, com registo de contração e mesmo cancelamento de reservas já efetuadas, o que exige que se antecipem medidas específicas de apoio a estas atividades, nomeadamente ao nível financeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Criadores de produtos regionais biológicos juntam-se no Arena Shopping de Torres Vedras
Mercadinho do Oeste regressa com 3ª edição
a decorrer já este fim de semana
O Mercadinho do Oeste está de regresso ao Arena Shopping. A iniciativa mais apetecível e saudável organizada no local chega novamente aos corredores do centro comercial envolvendo mais uma vez inúmeros produtores regionais e outras referências nacionais, para continuar o incentivo a um comércio mais justo e a um estilo de vida mais sustentável e saudável. Naquela que será a 3ª edição do certame, a decorrer nos próximos dias 7 e 8, os projetos 5essentia, produção natural de spirulina e Aromas de Guidintesta, produção de chás e infusões, são as novidades do evento deste mês.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Marcha lenta 2 – IP/Governo 0
Nuno Catita
Impacto da humidade na sua saúde
Dr Bartolome Beltran
Cancro e fumo do tabaco: dicas para deixar de fumar
Dr. Paulo Vitória
Novo Coronavírus provoca epidemia com desfecho imprevisível
Dr. Alfredo Martins
A reabilitação do Mercoalcobaça
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o