Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
De momento não existem Sondagens activas.
Ver Sondagens Anteriores
Edição Nº 228 Director: Mário Lopes Sexta, 5 de Junho de 2020
Na ligação entre a Comunidade Intermunicipal do Oeste e a Área Metropolitana de Lisboa
PCP questiona Governo sobre atrasos na CP nos descontos para novos passes do Oeste
O Grupo Parlamentar do PCP apresentou no dia 3 de janeiro, na Assembleia da República, uma Pergunta ao Ministro das Infraestruturas e Habitação sobre o já anunciado atraso na aplicação dos novos descontos no preço dos passes na Linha do Oeste, na ligação entre a Comunidade Intermunicipal do Oeste e a Área Metropolitana de Lisboa. Tal atraso contrasta com o que aconteceu com os operadores rodoviários cujos descontos vigoram desde 1 de Janeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Melhoria de 15,6%, face ao saldo do ano anterior
Câmara da Batalha encerra 2019 com saldo orçamental positivo de 1,3 milhões de euros
A Câmara Municipal da Batalha registou, em 2019, um montante superior a 15 milhões de euros ao nível da execução orçamental o que revela um forte esforço no investimento e encerra o ano com um saldo global transitado para 2020 no valor de 1.344.486,06€, um valor que representa uma melhoria de 15,6%, face ao saldo do ano anterior (1.163.143,61 €). Para o presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, "o ano de 2020 começa com sinais positivos quer nos indicadores de atração económica, turismo e emprego, quer na saúde financeira da Câmara que lhe permite fazer face aos grandes desafios dos fundos comunitários do Portugal 2020".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Economia
Expert Center para a Envolvente Transparente do Edifício inaugurado em Pombal
É já no dia 30 de janeiro, quinta feira, pelas 18 h, que acontece a Cerimónia de Inauguração do Expert Center para a Envolvente Transparente do Edifício, um centro de conhecimento e experiência em janelas, portas e fachadas: do orçamento à instalação. Esta é uma iniciativa pioneira em Portugal que nasce para dotar os serralheiros portugueses de competências técnicas globais, ao invés de repartida por cada um dos materiais que compõem o produto final que é colocado em milhares de casas e edifícios portugueses, seja janela, porta ou fachada. A Cerimónia de Inauguração do Expert Center para a Envolvente Transparente do Edifício é presidida pelo secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Correia Neves.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença presidente da Câmara de Pombal e do secretário de Estado Adjunto e da Economia
Expert Center para a Envolvente Transparente do Edifício inaugurado em Pombal
Diogo Mateus, presidente da Câmara Municipal de Pombal, inaugurou, no dia 30 de janeiro, o Expert Center para a Envolvente Transparente do Edifício. Na inauguração esteve também presente o secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Correia Neves. O Expert Center, localizado no Parque Industrial Manuel da Mota, nas instalações da Reynaers, é um projeto conjunto de várias marcas líderes de mercado em soluções técnicas para a construção, funcionando como um centro de formação interativo e focado na prática.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Walter Chicharro contesta criação de aeroporto em Coimbra
Nazaré defende abertura da Base Aérea
de Monte Real à aviação civil
O presidente da Câmara da Nazaré defendeu, no dia 16 de janeiro, a abertura da Base Aérea de Monte Real para uso civil. “Considero que a concretização deste projeto é fundamental para o desenvolvimento do turismo na região, bem como para o crescimento das exportações da mesma”. O ministro Pedro Nuno Santos declarou a disponibilidade do Governo para ajudar a Região na negociação com a Força Aérea para que a Base Aérea Monte Real possa receber aviões cíveis, sem comprometer a sua atual utilização militar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Turismo no Centro de Portugal cresceu 12,4% em novembro
Atividade turística na Região Centro subiu quase o dobro da média nacional
A atividade turística no Centro de Portugal registou um crescimento muito acima da média nacional em novembro de 2019. Segundo os resultados preliminares da atividade turística nesse mês, publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o aumento da procura pela região não dá sinais de abrandar. Pelo contrário, o Centro de Portugal é um destino cada vez mais preferencial para os turistas. O INE revela que, em novembro de 2019, o total de dormidas na região cresceu 12,4%, em comparação com novembro de 2018. Uma subida notável, tendo em conta que, no mesmo período, as dormidas no país aumentaram em média 7,2%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entidade Regional de Turismo destaca subida do número de visitantes e prémios conquistados durante o ano
Turismo na Região Centro cresce mais de 80% nos últimos seis anos
O ano de 2019 foi extremamente positivo para a atividade turística no Centro de Portugal e para a promoção da região enquanto destino. Os dados já existentes demonstram que 2019 terá sido o melhor ano de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal. De acordo com o INE – Instituto Nacional de Estatística, de janeiro a outubro foram contabilizados 3,58 milhões de hóspedes na região, mais 5,17% do que no mesmo período de 2018, altura em que se registaram 3,41 milhões.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeiro ano do novo regime de comparticipação dos tratamentos termais com balanço positivo
Volume de negócios no termalismo terapêutico cresceu 15% em 2019
O novo regime de comparticipação do Estado nos tratamentos termais resultou num ano de grande crescimento para a atividade terapêutica das Termas em Portugal. Esta é uma conclusão que se retira da avaliação preliminar ao primeiro ano em que a comparticipação voltou a ser possível. O volume de negócios no termalismo terapêutico cresceu 15% em 2019. O regresso das comparticipações do SNS foi decisivo, considera a Associação das Termas de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mestres foram convidados a participar nos cruzeiros científicos
Nazaré defende quotas de pesca com equilíbrio entre conhecimento científico e necessidades
O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, apelou a que não só se olhe apenas para o lado científico na definição de quotas pesqueiras e TAC. “Também tem de se olhar para o lado social”, disse o autarca relativamente à posição do Ministério do Mar, que recebeu, na passada semana, dezenas de pescadores de todo o país, que se deslocaram a Lisboa por causa dos novos limites de pesca e a falta de apoios. Walter Chicharro reforçou a preocupação da Autarquia sobre o período de defeso da sardinha, que afeta os pescadores do cerco da Nazaré
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valor ascende a 31,9 milhões de euros
Peniche é a maior lota nacional em vendas
O valor do pescado transacionado nas lotas e postos de Portugal Continental, sob gestão da Docapesca, atingiu o valor histórico de 212,3 milhões de euros em 2019, o que representa um crescimento de 3,3% em comparação com os 205,5 milhões do ano transato. O pescado transacionado atingiu assim o valor mais elevado desde que existem registos estatísticos sistematizados. A quantidade de pescado transacionado também passa de 99,7 mil toneladas em 2018 para 112,6 mil toneladas, correspondendo a um aumento de 12,7%. A lota de Peniche foi responsável por um valor de vendas de 31,9 milhões de euros, seguindo-se Sesimbra (29,4 milhões) Matosinhos (24,6 milhões) Aveiro (17,7 milhões) e Vila Real de Santo António (14 milhões).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
II Gala Empresarial de Rio Maior
Associação Empresarial e Câmara unidas
para o crescimento económico de Rio Maior
A Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior (AECRM) organizou, no dia 25 de janeiro, no restaurante Gato Preto, a sua segunda Gala Empresarial com a presença do presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, do presidente da AECRM, Sérgio Ferreira, e do deputado João Moura, entre cerca de duas centenas de participantes. Isaura Morais, atual deputada e ex-presidente da Câmara Municipal de rio Maior, não esteve presente, por se encontrar no Congresso da Associação Nacional de Freguesias. As parcerias entre a AECRM e a autarquia e os projetos para o crescimento económico do concelho dominaram as intervenções dos oradores
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protocolos contemplam a apresentação de candidaturas ao Programa Nacional de Regadios
Torres Vedras avança com aproveitamento hidroagrícola dos rios Sizandro e Alcabrichel
O concelho de Torres Vedras vai avançar com o aproveitamento hidroagrícola dos rios Sizandro e Alcabrichel. O Executivo Municipal aprovou, esta terça-feira, de fevereiro, as minutas de protocolo a celebrar com a Alcabrirega – Associação de Rega do Vale do Alcabrichel, a Sizanrega – Associação de Rega do Vale do Sizandro, a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e a Águas do Tejo Atlântico que irão permitir que a água destes dois rios seja utilizada para rega. Os protocolos garantem os estudos necessários ao desenvolvimento de uma solução técnica e de um regime de utilização comuns do uso de recursos hídricos para rega, tendo em conta os 40 km de extensão do Rio Sizandro e os 25 km de extensão do Alcabrichel. Em simultâneo será efetuada a identificação de proprietários necessária à implementação de aproveitamento hidroagrícola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Empresa Docapesca investe 270 mil euros
no Porto de Pesca de Peniche
A Docapesca lançou um concurso público para a empreitada de reabilitação do cais de descarga do porto de pesca de Peniche com o preço base de 200 mil euros e um prazo de execução de 140 dias. Foi também adjudicada, por cerca de 70 mil euros, a empreitada de repavimentação da área adjacente aos cais de descarga e lota do porto de pesca de Peniche, com um prazo de execução de 30 dias. A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. é uma empresa do Setor Empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem a seu cargo, no continente, o serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao setor da pesca e respetivos portos, dispondo de 22 lotas e 37 postos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A recolha de dados do Recenseamento Agrícola está no terreno
29% de explorações agrícolas da Região Centro já foram recenseadas
Encontra-se a decorrer o Recenseamento Agrícola 2019 (RA 2019), uma operação estatística do INE junto das explorações agrícolas. Na Região Centro, a operação é coordenada pela Delegação de Coimbra do INE. O RA 2019 tem por base um questionário sobre a exploração e práticas agrícolas, efetivo animal, máquinas e equipamentos e mão de obra agrícola, a que os produtores agrícolas têm de responder quando forem contactados por entrevistadores contratados pelo INE, devidamente credenciados e identificados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marca reforça posição na Região Centro
McDonald’s abre terceiro restaurante em Leiria
Já abriu o McDonald’s Leiria D. Dinis, o terceiro restaurante da marca no concelho de Leiria, com serviço McDrive®, aberto 24 horas por dia, durante toda a semana. Esta abertura reforça a aposta da marca na Região Centro e, em Portugal, onde já conta com um total de 174 restaurantes. O novo Restaurante, que pela primeira vez no concelho, integra serviço McCafé®, está localizado no Lis Shopping, o centro comercial junto à rotunda de Porto Moniz e é gerido por Eduardo Saragga Leal, franquiado da marca desde 1997 e que detém já cinco restaurantes McDonald’s em Leiria, Marinha Grande e Fátima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa prevê criar 40 postos de trabalho diretos
Empresa luso-americana na área do ambiente investe 6 milhões de euros no Cartaxo
A empresa BB&G – Alternative Worldwide Environmental Solutions, Lda (BB&G), representada pelos empresários Germano Araújo Carreira e David Fowler, vai construir uma unidade industrial no Valleypark - Parque de Negócios do Cartaxo. A assinatura do contrato decorreu hoje, na Câmara Municipal do Cartaxo, entre o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, o presidente do Valleypark, José Eduardo Carvalho e um dos empresários da BB&G, Germano Araújo Carreira. A instalação está prevista para o ano de 2020 e o início de funcionamento da fábrica para o 2º trimestre de 2021.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Substituindo a Renalopes
Galius assume o após venda da Renault
na Região de Leiria
A Galius, empresa do Grupo Nors, assegura a atividade de Após Venda da Renault Trucks em Leiria, desde o dia 1 de janeiro de 2020, assumindo diretamente a operação da Renalopes – Sociedade Comercial de Acessórios, Lda. A rede portuguesa de venda e após venda continuará a ser constituída por um total de 9 pontos, 2 de venda e os restantes de após venda, dos quais quatro com operação de retalho geridas diretamente pela Galius, situados em Lisboa, Porto, Santarém e agora Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cerâmica do Centro de Portugal apresenta-se à Europa
Projeto europeu visita cerâmicas de Alcobaça, Caldas da Rainha, Coimbra e Aveiro/Ílhavo
Nos dias 19 e 20 de fevereiro decorre em Portugal a quarta reunião europeia do projeto Interreg Europe CLAY com vista a conhecer a realidade cerâmica mais inovadora da região Centro de Portugal, nomeadamente nas Caldas da Rainha, Alcobaça, Coimbra e Aveiro/Ílhavo. O projeto Interreg Europe CLAY liderado em Portugal pela equipa do CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, tem como objetivo apoiar o sector cerâmico dando prioridade às novas tecnologias, fortalecendo marcas e ao desenvolvimento de novos serviços para manter as vantagens competitivas e enfrentar o desafio da globalização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Casino Online continua a evoluir com a chegada de um novo operador a Portugal
Só a CDU votou contra os Orçamentos 2020 da Câmara e dos Serviços Municipalizados de Alcobaça
Por Luís Crisóstomo e Clementina Henriques
Centro de Negócios de Alcobaça, Feira de São Bernardo e delimitação das novas ARU
Carlos Bonifácio
Mulheres portuguesas, por quem os sinos dobram
Joaquim Vitorino
Miguel Paulo: “É preciso voltar a página no PS em Rio Maior"
Miguel Paulo
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o