Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Governo deve fazer mais para combater as alterações climáticas?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 227 Director: Mário Lopes Sexta, 24 de Janeiro de 2020
Autarcas contestam "condescendência com obras ilegais"
Vereadores do PSD acusam Câmara de Leiria de “tratamento de favor” à MD Engeneering
Em Setembro deste ano, a Câmara Municipal de Leiria aprovou a minuta do contrato a celebrar com a MD - Engenharia e Moldes, relativo às obrigações a serem assumidas por ambas as partes com vista à realização das obras de urbanização a levar a efeito pela empresa, de modo a viabilizar a operação urbanística, em harmonia com o estipulado na Lei. Era obrigação da empresa prestar caução de 363106,90€ e executar a rede de abastecimento de água, drenagem das águas pluviais, esgotos domésticos, eletrificação, tanto na rua confinante como na rua de acesso. Os vereadores do PSD constatam que a empresa nunca assinou a minuta deste contrato, não tem o Alvará de licença de construção e, “com a complacência da Câmara, já tem as fundações feitas e início da obra.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Número de desempregados reduzido em 7% face a 2018
Batalha termina ano com taxa de desemprego mínima de 2,3%
Segundo o último boletim com as estatísticas mensais do desemprego registado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no Concelho da Batalha, os dados relativos a novembro de 2019 apontam para uma descida de 7% do número de desempregados inscritos, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No Concelho da Batalha o total de desempregados registados é de apenas 231 pessoas e diminuiu em comparação com o mês homólogo de 2018 (-7%). A evolução, comparativamente a novembro de 2018, evidencia uma descida do desemprego nos jovens com menos de 25 anos (-9%) e expressa uma redução ainda mais acentuada na faixa etário 35-54 anos (-23%).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concentrando num espaço físico várias marcas nacionais e internacionais
Maria Castanha – Kids Rooms Design abre loja em Sobral de Monte Agraço
A Maria Castanha – Kids Rooms Design abriu portas no dia 29 de novembro em Sobral de Monte Agraço, a 45 minutos de Lisboa. A loja, que se dedica ao design e decoração de espaços infantis, prima pela diferenciação. Tapetes, papéis de parede, iluminação, mobiliário, elementos decorativos, brinquedos e peluches, há de tudo um pouco para criar e decorar o quarto perfeito para qualquer bebé, criança ou adolescente. Mas mais do que a variedade, importa referir a originalidade e os critérios de seleção das marcas representadas neste espaço. Desde candeeiros feitos de papel que são verdadeiras obras de origami a poufes de feltro que parecem seixos do rio, nesta loja encontra um leque variado de produtos escolhidos para inspirar quem a visita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Estudo Internacional do Negócio Próprio” foi realizado pela METRO
Estudo confirma importância da digitalização
na gastronomia
O “Estudo Internacional do Negócio Próprio” realizado pela METRO, da qual a Makro Portugal faz parte, confirma que a presença online dos restaurantes é um importante critério de decisão para os clientes durante o processo de escolha de um restaurante. Contudo, quando se trata de jantar na época natalícia, 50% dos inquiridos preferem restaurantes geridos pelos próprios proprietários a sistemas de catering, apesar dos restaurantes mais pequenos muitas vezes terem pouca visibilidade. Os clientes atribuem grande importância à presença de restaurantes em plataformas online e, ainda, assim muitos continuam a não ter presença digital.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município de Leiria capta novo investimento
Empresa MD Engineering investe 20 milhões
de euros em edifício na Barosa
O Município de Leiria aprovou esta sexta-feira, 27 de dezembro, em reunião de Câmara extraordinária, a minuta do contrato para a construção do novo edifício da empresa MD Engineering na Barosa, no âmbito da estratégia municipal de aposta no desenvolvimento económico e do tecido empresarial do concelho. A sua instalação representa um investimento de 20 milhões de euros e permite a fixação de 210 postos de trabalho, dos quais 50 são novos, com um plano de volume de negócios na ordem dos 60 milhões de euros até 2023.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal quer desenvolver o sector no concelho
Secretária de Estado do Turismo visita Nazaré
e promete estudar os 84 projetos apresentados
A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, deslocou-se esta sexta-feira, dia 27 de dezembro, à Câmara da Nazaré para conhecer o Plano de Turismo local para os próximos 4 anos. Numa altura em que a atividade turística continua a crescer em Portugal, Rita Marques aproveitou para conhecer as áreas onde o turismo está a inovar e que podem potenciar a atividade no concelho, e em Portugal. Dos 84 projetos apresentados pelo presidente de Câmara, Walter Chicharro, Rita Marques comprometeu-se a estudar cada um para “verificar de que forma se poderão materializar”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fim de ano vai ser muito positivo para a atividade turística
Taxa de ocupação dos alojamentos no Centro de Portugal regista forte subida no fim do ano
O fim de ano vai ser muito positivo para a atividade turística no Centro de Portugal. As taxas de ocupação médias previstas pelos empreendimentos da região evidenciam um crescimento muito elevado em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com um levantamento efetuado pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP). Para a noite de fim de ano, metade dos empreendimentos consultados está já lotado ou em vias de ficar lotado. Os principais destaques vão para a sub-região de Castelo Branco, com uma taxa de ocupação em hotelaria, na noite de 31 de dezembro, na ordem dos 91,8%. Na sub-região Oeste, a taxa ascende já a 86,6%,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dormidas registam crescimento superior à média nacional nos primeiros dez meses do ano
Número de turistas no Centro de Portugal aumenta 5% até outubro
O número de turistas na região Centro de Portugal aumentou mais de 5% no período de janeiro a outubro de 2019, em comparação com igual período do ano passado. Os resultados publicados no dia 13 de dezembro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) deixam antever que este vai ser o melhor ano de sempre para a atividade turística na região, tanto a nível de hóspedes como de dormidas e de receitas. O INE mostra que, entre janeiro e outubro, foram contabilizados 3,58 milhões de hóspedes na região, mais 5,17% que em igual período de 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
OesteCIM fala em dia histórico para o Oeste
Passes do Oeste para a Área Metropolitana
de Lisboa baixam para 70 e 80 euros
A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) e os Municípios do Oeste vão financiar novos passes já para 2020, para suportar deslocações inter-regionais entre o Oeste e a Área Metropolitana de Lisboa (AML). Os valores acordados com o Governo são de 70 euros para os passes entre os concelhos limítrofes à AML (Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) e de 80 euros para os passes dos Municípios de Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dívida total diminuiu mas de dois milhões de euros em dois anos
Câmara de Porto de Mós reduz a dívida
e aumenta disponibilidade financeira
Na sequência da última Assembleia Municipal, onde foi aprovado, sem qualquer voto contra, o Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano para o ano de 2020, ficou, também, conhecida a evolução da situação financeira da Câmara Municipal, após dois anos de mandato. Reflexo de uma gestão rigorosa, a nível financeiro, que mereceu destaque no Anuário Financeiro da Ordem dos Contabilistas, o Município de Porto de Mós mais do que duplicou o Rácio de Liquidez Imediata, isto é, aumentou 18% o montante em depósitos (disponibilidade financeira) e reduziu em 49% o montante em dívida de curto prazo. No que se refere à dívida de médio e longo prazo, também, esta reduziu em cerca de 41%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Observador Cetelem Natal 2019
Vestuário, perfumes e dinheiro são as prendas preferidas dos portugueses neste Natal
Esta é a altura em que se começa a pensar na lista de desejos e de presentes a oferecer. À semelhança dos outros anos, as peças de vestuário, os perfumes e as prendas monetárias continuam na lista dos mais desejados para receber nesta quadra. Nos presentes a oferecer, além do vestuário são mencionados produtos culturais (como livros e cd’s ). O Observador Cetelem Natal 2019 procurou descobrir o tipo de presentes que os portugueses preferem receber. À semelhança do observado em 2018, o vestuário (33%), os perfumes (30%) e as prendas monetárias (23%) estão no topo da lista de desejos dos inquiridos nacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Considerando insuficientes as quotas de sardinha, carapau e biqueirão
Município da Nazaré manifesta preocupação com sustentabilidade da pesca do cerco
O Município da Nazaré manifestou junto da tutela a sua preocupação com o futuro da pesca do cerco face à nova proposta de redução das quotas de pesca das espécies mais rentáveis para o setor. A posição surge após o conhecimento da proposta apresentada pela Comissão Europeia, nas vésperas do Conselho das Pescas (que reunirá a 16 e 17 de dezembro), que fixa para 2020 as possibilidades de pesca relativas a 72 unidades populacionais do atlântico e mar do Norte. Para a Câmara da Nazaré, as quotas fixadas pela União Europeia para espécies como a sardinha, o carapau e biqueirão são “manifestamente insuficientes”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Produto turístico integrado e em rede com os Patrimónios Mundiais do Centro
Plano de Hospitalidade Turística de Tomar vai avançar com contributo de agentes e cidadãos
Tomar vai ter um Plano de Hospitalidade Turística, que começará por uma fase de diagnóstico a que se seguirá a conceção e desenvolvimento de um programa de comunicação com vista à criação de uma estratégia de comunicação integrada e multiplataforma; de um programa de sinalética turística; e de um programa de suportes de apoio a visitação e eventos. A iniciativa integra-se numa candidatura financiada para os Municípios que integram os Lugares do Património Mundial. Este consórcio está sob a tutela da Entidade Regional Turismo do Centro, que tem como finalidade a criação de um produto turístico integrado e em rede com os Patrimónios Mundiais do Centro: Convento de Cristo, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha e Universidade de Coimbra, Alta e Sofia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrado na animação natalícia do Município
Concurso “Natal é no Comércio Tradicional” premeia consumidores na vila do Cadaval
Está a decorrer entre 1 e 31 de dezembro, na vila do Cadaval, o Concurso “Natal é no Comércio Tradicional”. Trata-se de uma iniciativa do Município do Cadaval em parceria com os estabelecimentos aderentes, que visa dinamizar o comércio tradicional na época natalícia, a fim de criar hábitos de consumo locais. Nesta primeira edição do concurso, os estabelecimentos aderentes são os que a seguir se enunciam: A Telha, Cadaval Cor, Duovisão, Flores da Carminha, João Albino, Kayné, Kontra-K, Kuka Pazza, Marymada – Loja Mundicores, Mercearia Tutti-Frutti, O Bambino, Óptica Central do Cadaval, Pátio da Serra, Pavioeste, Peixaria Golfinho e Tecalça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro vai gerir a IDECENTRO
CCDR apresenta Portal de Dados Espaciais
da Região Centro
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) apresenta esta segunda-feira, dia 9 de dezembro, o portal Infraestrutura de Dados Espaciais da Região Centro de Portugal – IDECENTRO, disponível em http://idecentro.ccdrc.pt/. O portal IDECENTRO é uma plataforma eletrónica que tem como objetivo promover e facilitar a partilha de informação espacial da Região Centro, de modo a responder às necessidades de um público alargado- administração pública, empresas, ensino, investigação e cidadãos em geral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ryanair prolonga até 2020 linha aérea Lisboa - Lourdes
Municípios de Ourém e de Lourdes estudam produtos turísticos comuns
O Clube dos Jornalistas, em Lisboa, recebeu uma conferência de imprensa, no dia 27 de novembro, organizada pela Ryanair, Aeroporto de Tarbes-Lourdes-Pyrénées e a empresa N’PY (que reúne a maioria das estações de esqui dos Altos Pirenéus) para, entre outras novidades, apresentar o prolongamento até final de 2019 e ao longo de 2020 da linha aérea entre Lisboa e Lourdes, ao contrário do funcionamento inicialmente previsto entre abril e outubro. O prolongamento desta ligação aérea é mais um incentivo à dinamização dos destinos Fátima e Lourdes e as entidades envolvidas estão a preparar produtos para os operadores turísticos locais e internacionais que integrem os dois destinos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Ministra da Agricultura quer Portugal no Top 10 dos exportadores mundiais de vinho
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, destacou esta quarta-feira, dia 4 de dezembro, durante o Fórum Anual Vinhos de Portugal, nas Caldas da Rainha, que o setor do vinho sempre acompanhou a evolução e que hoje é um importante embaixador de Portugal, “não estagnou e procurou sempre estar na linha da frente na resposta aos mais diversos desafios que temos vindo a enfrentar. Testou, adaptou, criou e cresceu – uma receita bem conseguida que, certamente, será para manter”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento "Poesia com Melodia", no próximo dia 7 de dezembro
“Viva Termas Centro” leva animação, cultura e experiências às estâncias termais da região
A rede Termas Centro vai apresentar no dia 7 de dezembro a próxima edição do ciclo de eventos de animação “Viva Termas Centro”, iniciativa que irá levar ações e iniciativas diversificadas às estâncias termais durante os anos de 2020 e 2021. Música, teatro, dança, fotografia, passeios pedestres ou de carros clássicos, showcooking e torneios desportivos são algumas das iniciativas que vão animar as estâncias termais nos próximos dois anos. As Termas das Caldas da Rainha e as Termas de Monte Real estão entre as 18 estâncias termais do Centro de Portugal. ,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Esta quarta-feira, dia 4 de dezembro
Ministra da Agricultura encerra Fórum Anual Vinhos de Portugal nas Caldas da Rainha
A ministra da Agricultura estará presente na sessão de encerramento do Fórum Anual Vinhos de Portugal (ViniPortugal), o qual decorrerá esta quarta-feira, dia 4 de dezembro, nas Caldas da Rainha. Maria do Céu Albuquerque proferirá uma intervenção pelas 17 horas na sessão de encerramento do Fórum Anual Vinhos de Portugal, que decorre esta quarta-feira, a partir das 9h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Águas do Vimeiro /Vimeiro Original realça pH alcalino com imagem renovada
A constante preocupação em responder afirmativamente às necessidades atuais dos consumidores, que se preocupam cada vez mais com o seu bem-estar e a saúde, levam a marca Vimeiro a apresentar agora no mercado uma imagem renovada para a “Vimeiro Original”, com especial destaque para as características únicas e diferenciadoras desta água: o pH alcalino e a fonte de minerais essenciais. Reconhecida em 1893 por Charles Lepierre, recebeu a categoria de Água Minero Medicinal em 1896 pelo Rei D. Carlos, é ainda hoje recordada sob o slogan “A saúde está primeiro, beba água do Vimeiro”, a Vimeiro Original representa esta essência na perfeição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria Cidade Criativa da Música oferece Natal cantado à cidade
Coro gigantesco de 300 vozes inaugura hoje Leiria Cidade Natal
Um coro gigantesco de cerca de 300 vozes vai inaugurar esta sexta-feira, 29 de novembro, às 21 horas, o Leiria Cidade Natal, com uma atuação na Fonte Luminosa logo após a inauguração da iluminação natalícia. Esta iniciativa, que celebra também a designação de Leiria, pela Unesco, como Cidade Criativa na Área da Música, junta 13 coros do concelho, que vão interpretar em conjunto dois clássicos desta quadra: Adestes Fidelis e Linda Noite.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre os dias 1 e 24 de dezembro
União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria dinamiza 24 dias de atividades de Natal
A União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV) vai organizar um programa de atividades de Natal na freguesia, entre os dias 1 e 24 de dezembro como forma de marcar "Momentos de Natal". Numa organização da UFAV, em parceria com a Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça e da Região de Leiria (ACSIA) e das escolas, IPSS, associações culturais e desportivas da freguesia, o executivo gizou um calendário recheado de atividades a pensar nos mais novos, com uma forte vertente pedagógica e de animação de rua, bem como de incentivo ao comércio tradicional e local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aplicação de entrega de refeições da Uber
Uber Eats celebra dois anos com a chegada
a Leiria e Santarém
No dia em que celebra o segundo aniversário em Portugal, o Uber Eats - a aplicação de entrega de refeições da Uber - chega a Leiria. No decorrer do mês de novembro, o Uber Eats expandiu ainda o serviço para Santarém, Paços de Ferreira, Figueira da Foz e Queijas. A chegada do Uber Eats a Leiria celebra os dois anos de atividade em Portugal. O Uber Eats ultrapassou as 30 cidades onde a aplicação está disponível. Hoje, o Uber Eats já cobre mais de 45% da população portuguesa e a rede de restaurantes parceiros cresceu de 90 para mais de 3000 em apenas dois anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mantendo o IMI numa das mais baixas taxas da região
Município do Cadaval aprovou orçamento
e taxas para 2020
Foi aprovado, na última sessão da Assembleia Municipal do Cadaval, ocorrida a 22 de novembro, o Orçamento Municipal para 2020, cujo valor financeiro ronda os 13 milhões de euros. Foi ainda aprovado o “IMI Familiar”, que prevê uma redução do valor a pagar, em função do número de dependentes no agregado familiar, e a devolução de um por cento do IRS a pagar pelos munícipes contribuintes
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso da empreitada entre Torres Vedras e Caldas da Rainha pode ser lançado nas próximas semanas
Infraestruturas de Portugal mantém calendário da modernização da Linha do Oeste
Relativamente às notícias publicadas nos últimos dias em vários órgãos de comunicação social, a Infraestruturas de Portugal esclarece que não há nenhuma suspensão ou cancelamento de qualquer obra do Ferrovia 2020, e que todos os investimentos previstos executar no âmbito do Ferrovia 2020 estão em desenvolvimento e serão concretizados até final de 2023. Apesar de alguns atrasos verificados e já esclarecidos publicamente, a IP está a realizar todos os esforços no sentido de concretizar este Programa, o maior plano de investimentos das últimas décadas na modernização da Rede Ferroviária Nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 647 mil euros
Câmara Municipal de Ourém aprova a criação da Zona Industrial de Freixianda
A Câmara Municipal de Ourém aprovou na reunião de Câmara de 18 de novembro o início do procedimento para a constituição da futura Zona Industrial de Freixianda. Com esta deliberação, aprovada por maioria com a abstenção dos vereadores da oposição, o Município está finalmente em condições de encetar a aquisição dos terrenos necessários para a nova zona industrial, num investimento de cerca de 647 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para apresentar a próxima edição da Agroglobal
Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo reúne com ministra da Agricultura
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo Pedro Magalhães Ribeiro reuniu com a ministra da Agricultura Maria do Céu Albuquerque na tarde de terça-feira, dia 19 de novembro. Nesta reunião, o autarca teve oportunidade de apresentar a próxima edição da Agroglobal, que acontece em 2020, de 9 a 11 de setembro. Acompanhado pelo Engenheiro Joaquim Pedro Torres, mentor e promotor do projeto, o presidente da Câmara promoveu este evento de cariz profissional que, durante alguns dias, torna Valada na maior montra de produtos, serviços e tecnologia ligados à agricultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iluminações de Natal irão encher as ruas de Torres Vedras e Santa Cruz de luz e cor
Mais de 60 atividades animam a época natalícia em Torres Vedras
Entre 29 de novembro e 6 de janeiro, o programa "Este Natal… Torres Vedras é sua!" celebra a época natalícia com mais de 60 atividades. Música, teatro, oficinas, dança, leitura e cinema fazem parte deste programa, que tem como objetivo incentivar as compras no comércio tradicional. Ao cair da noite, as iluminações de Natal irão encher as ruas de Torres Vedras e Santa Cruz de luz e cor. A inauguração da iluminação de Natal está marcada para dia 29 de novembro, às 18h00, na Praça da República, em Torres Vedras, onde terá início o desfile "Natal para Todos".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
DORLEI acusa autarquias do PS de incumprimento na execução das Opções do Plano e Orçamento da Despesa
PCP contesta hipotéticos êxitos financeiros
dos Municípios de Leiria e Marinha Grande
A recente divulgação pública do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2018 serviu de mote para uma campanha de propaganda do PS relativa à gestão das câmaras municipais de Leiria e da Marinha Grande. A este propósito, o PCP sublinha que o referido anuário não é uma publicação oficial, nem da tutela nem do Instituto Nacional de Estatística. Trata-se de um estudo da responsabilidade dos seus autores, colaboradores e patrocinadores que não transmite, nem poderia transmitir, um juízo oficial ou oficialmente validado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa espanhola prevê comercializar 850 GWh de energia elétrica “limpa” em Portugal em 2019
ACCIONA fornece eletricidade renovável
às fábricas da Vidrala na Marinha Grande
A ACCIONA chegou a um acordo com o Grupo Vidrala para fornecer energia elétrica de fontes renováveis às duas fábricas de embalagens de vidro em Portugal durante o ano 2020, para um volume estimado em mais de 173 gigawatts/hora (GWh). A energia fornecida à Vidrala será utilizada para cobrir o consumo de eletricidade das fábricas Gallo Vidro e SB Vidros que a empresa, com sede em Llodio (Álava, Espanha), opera na Marinha Grande. Todo o fornecimento de energia será 100% renovável, o que evitará a emissão para a atmosfera de cerca de 60 000 toneladas de CO2 durante a vigência do contrato.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Comitiva conjunta do Turismo do Centro e Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal
Turismo Centro de Portugal visitou valências turísticas do concelho de Torres Novas
Uma comitiva conjunta da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) e da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC) efetuou uma visita institucional ao concelho de Torres Novas. A visita inseriu-se na iniciativa "Na Rota do Centro", que tem como principal objetivo conhecer de forma detalhada os principais projetos na área do Turismo realizadas ou a realizar no território.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Acesso Universal aos Cuidados para a Saúde da Visão em Portugal: O que Falhou?
Dr. Raúl de Sousa
Taxa de mortalidade por doença cardiovascular: diminuição ou ilusão?
Dr. Luís Negrão
Comemorar Dezembro como o mês da Medicina Interna!
Dr. João Araújo Correia
A arritmia que pode causar um AVC
Dr. Ernesto Carvalho
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o