Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O coronavírus COVID-19 vai tornar-se um problema grave em Portugal?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 226 Director: Mário Lopes Quinta, 2 de Abril de 2020
Posto de atendimento aos turistas foi alvo de uma intervenção profunda que começou em agosto
Welcome Center de Leiria reabre preparado para receber visitantes de todo o mundo
A cidade de Leiria conta, a partir desta segunda-feira, dia 11 de novembro, com instalações renovadas de atendimento aos turistas. O Welcome Center de Leiria, situado no Edifício Turismo Centro de Portugal, no Jardim Luís de Camões, foi inaugurado depois de uma intervenção profunda de que foi alvo desde agosto. O resultado final resultou num posto de informação turística contemporâneo e dotado de condições de acessibilidade física e comunicacional para todos os turistas que a ele se desloquem, garantindo um acolhimento inclusivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Região abrange parte do distrito de Leiria e Oeste
Vinhos de Lisboa atingem vendas recorde
de 60 milhões de garrafas
A região dos vinhos de Lisboa deverá fechar o ano de 2019 com novo recorde de vendas, que poderá aproximar-se da fasquia das 60 milhões de garrafas de vinho, graças a um crescimento mensal de cerca de 20% ao longo deste ano. A Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa) é a entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos Regionais Lisboa e dos DOC Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos (Vinhos Generosos), Colares, Encostas d’Aire (abrange os concelhos da Batalha, Porto de Mós, Ourém, e parte dos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Leiria e Pombal), Lourinhã (Aguardentes), Óbidos e Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nersant e O Mirante distinguiram performances empresariais em Fátima
Lisoter recebe troféu "Melhor Empresa de 2018" da Nersant
A Lisoter foi a grande homenageada pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém e pelo Jornal O Mirante, na noite de 22 de outubro, em Fátima. A empresa de Ourém foi agraciada com o prémio Empresa do Ano 2018 na cerimónia de entrega do Galardão Empresa do Ano. O evento decorreu em Fátima com a presença de largas dezenas de empresários, que se juntaram à iniciativa, que tem como objetivo distinguir as melhores performances empresariais de cada ano. O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, esteve presente no evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orçamento para 2020 é superior a 20 milhões de euros
Câmara de Porto de Mós investe 7,2 milhões
na infraestruturação da ALE e no Saneamento
Foi aprovado o Orçamento para 2020 e as Grandes Opções do Plano para 2020/2023 na última reunião do Órgão Executivo. Em linha com os últimos anos, o Orçamento para 2020 é superior a 20 milhões, mais concretamente, 21.247.942€. Este Orçamento é diretamente influenciado pelos incentivos fiscais aos munícipes de Porto de Mós, que traduz uma redução de receita na ordem dos 170.000€, onde se inclui o IMI Familiar e a devolução de 1% do IRS. Este é um valor que o Executivo considera um bom investimento e que para o ano de 2021 será certamente superior, pois já foi deliberado devolver 1.5% do IRS às famílias do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda-feira, 11 de novembro, 17h00
Welcome Center de Leiria reabre no Edifício Turismo Centro de Portugal a 11 de novembro
O Turismo Centro de Portugal e a Câmara Municipal de Leiria promovem segunda-feira, dia 11 de novembro, às 17h, a sessão de reabertura do Welcome Center de Leiria, situado no Edifício Turismo Centro de Portugal, no Jardim Luís de Camões, que foi alvo de uma intervenção profunda desde agosto. O resultado final resultou num posto de informação turística renovado, contemporâneo e dotado de condições de acessibilidade física e comunicacional para todos os turistas que a ele se desloquem, garantindo um acolhimento inclusivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a 140 mil euros
Árvore de Natal gigante das Caldas da Rainha vai ter mais de 4 milhões de lâmpadas LED
A cidade das Caldas será a Rainha do Natal 2019, com uma pista de gelo ecológica, um balão de ar quente de 7 metros e um presente gigante como novidades este ano. O programa de Natal começa no dia 16 de novembro, com a inauguração das tradicionais iluminações natalícias, ao som do concerto dos Lucky Duckies e com a presença da figura tão desejada pelos mais novos - o Pai Natal. Na edição de 2019 esperam-se mais de 500 mil pessoas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 10 e 11 de outubro
Obras no Mercado Municipal de Leiria obrigam
a operação de retirada da cobertura de amianto
No âmbito da empreitada de requalificação do Mercado Municipal de Leiria, vai ser realizada a remoção da cobertura e laterais do edifício poente, uma operação que obrigará a tomar algumas medidas que terão impacto na circulação naquela zona. Atendendo aos riscos para a saúde pública associados à remoção do amianto, o empreiteiro procederá ao encerramento da via que passa entre os dois edifícios do Mercado, quer para o trânsito automóvel quer para o pedonal, nos dias 10 e 11 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com carregamento rápido
Grupo Barraqueiro testa autocarro elétrico
de 95 lugares em Torres Vedras
O Grupo Barraqueiro, em parceria com o Município de Torres Vedras, encontra-se a testar um autocarro 100% elétrico em Torres Vedras. O autocarro foi apresentado esta sexta-feira, 11 de outubro, no Centro de Educação Ambiental, numa sessão que contou com a presença de Hugo Lucas, vereador da Mobilidade, Transportes e Trânsito da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laurinda Martins, diretora operacional do Grupo Barraqueiro, e um responsável da empresa industrial francesa que desenvolveu o autocarro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Política de captação de investimento do Executivo atrai mais uma grande empresa para o concelho
EMIS Portugal instala-se na zona industrial
de Ourém e cria 90 postos de trabalho
A Câmara Municipal de Ourém conseguiu atrair mais uma grande empresa até ao concelho, no caso, a EMIS Portugal, que vai instalar-se na Zona Industrial de Ourém - Casal dos Frades. Especialista em isolamentos industriais, montagem e desmontagem de andaimes, tubagens e soldagens, a EMIS Portugal prepara-se para investir um milhão de euros na deslocação da sua sede para o concelho de Ourém, comprometendo-se a criar precisamente 90 postos de trabalho, 60 dos quais para exercer em permanência no estrangeiro e 30 para operar na unidade a implantar na Zona Industrial de Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assinalando 2 anos de mandato
Câmara da Batalha lança concursos públicos para projetos de 1,5 milhões de euros
O Executivo da Câmara Municipal da Batalha na sua reunião desta segunda-feira, dia 14 de janeiro, registou o segundo ano do atual mandato com a aprovação de concursos públicos de lançamento de novas empreitadas, por concurso público, e relativas ao projeto de Requalificação do Antigo Campo de Futebol, junto ao Mosteiro da Batalha, para Parque de Eventos “Santa Maria da Vitória” e zona de lazer, na Vila da Batalha, um investimento no valor de 1,2 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Números do INE revelam que a procura turística da região cresceu acima da média nacional em agosto
Agosto foi o melhor mês de sempre
para o turismo no Centro de Portugal
Agosto de 2019 foi o melhor mês de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal, tanto em número de dormidas e hóspedes, como nos proveitos hoteleiros. Números dados hoje a conhecer pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, relativos a agosto, mostram igualmente que a procura da região continua a crescer acima da média nacional. No total de dormidas, o mês de agosto de 2019, em comparação com o mesmo mês de 2018, aumentou cerca de 3% no Centro de Portugal: verificaram-se 1.028.850 dormidas em agosto de 2018 e estas foram 1.060.101 no mesmo mês de 2019, num crescimento de 31.251 dormidas. Este aumento de 3% superou a média nacional, que subiu 2,6%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Stand de Leiria esteve representado na Altice Arena
Investidores da Websummit visitam Leiria
para estudar o potencial da região
Um grupo de participantes na Websummit efetuou esta sexta-feira, 8 de novembro, uma visita à região, na sequência do trabalho de captação desenvolvido no stand de Leiria neste evento, uma aposta com vista à atração de investidores e promoção do concelho. Segundo os responsáveis pela participação de Leiria na Websummit, foi possível captar a atenção de diversos investidores para o potencial que esta região apresenta, naquele que é um dos maiores eventos tecnológicos do mundo, que decorreu esta semana na Altice Arena, em Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo o Anuário Financeiro da Ordem dos Contabilistas Certificados
Leiria é o Município português com o maior equilíbrio orçamental
O Município de Leiria continua a ser um dos que apresenta melhor desempenho financeiro, sendo uma referência nacional de recuperação financeira, segundo Anuário Financeiro da Ordem dos Contabilistas Certificados apresentado esta semana. Dos 308 municípios portugueses, Leiria ocupa a primeira posição no equilíbrio orçamental, indicador que permite aduzir o ajustamento da despesa à receita certa e permanente com vista à promoção da sustentabilidade financeira. Com um rácio de 59%, Leiria apresenta a melhor razão entre a despesa corrente acrescida do valor da média das amortizações e a receita corrente cobrada bruta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival Internacional de Cinema de Turismo realiza-se em Torres Vedras de 22 a 25 de outubro
Filme promocional do Centro de Portugal vence prémio do público do Festival ART&TUR
O filme “Turismo Centro Portugal – Are You Ready?” (https://bit.ly/2WnVXmi), produzido pela Slideshow para o Turismo Centro de Portugal, foi o grande vencedor do prémio do público no ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo. O festival vai ter lugar em Torres Vedras, de 22 a 25 de outubro. Pela primeira vez na sua história, o Festival ART&TUR ofereceu este ano ao público a oportunidade de votar nos melhores filmes e documentários de turismo na competição, através dos People’s Choice Awards. A votação, dividida em três categorias, decorreu no website do Festival, entre 9 de setembro e 9 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 31 de outubro a 3 de novembro
Feira de Todos os Santos e ExpoCartaxo estão de volta ao Cartaxo
Por ocasião do dia 1 de novembro, a cidade do Cartaxo recebe a Feira de Todos os Santos – uma das mais antigas feiras tradicionais do país. Este ano, a Feira de Todos os Santos vai decorrer, a par com a ExpoCartaxo, de 31 de outubro a 3 de novembro, no Pavilhão Municipal de Exposições e no Campo da Feira. As tradições ribatejanas vão voltar a andar de mãos dadas com a mostra empresarial que ocupará a área interior do Pavilhão Municipal de Exposições – este ano com decoração renovada para acolher empresários e visitantes num espaço que o Município quer ainda mais acolhedor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentação teve lugar em Aveiro
Nova Plataforma agrega todas as informações, produtos e serviços de Alojamento Local
Uma nova plataforma, que agrega informações, produtos e serviços de apoio aos empresários de Alojamento Local, foi apresentada, no dia 15 de outubro, em Aveiro, numa conferência de imprensa que teve lugar no Aveiro Rossio Hostel e que contou com as presenças de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e Teresa Cascais, diretora da Revista de Alojamento Local e da plataforma Sítio do Alojamento Local. O “Sítio do Alojamento Local”, assim se chama a plataforma, foi lançada em setembro e está disponível em www.sitiodoal.com.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alexandre Narciso (escrita), Isabel Nolasco (fotografia) e Carlos Ferreira (vídeo)
Vencedores do Discoveries Awards entregues em Óbidos no âmbito do FOLIO
Alexandre Narciso (escrita), Isabel Nolasco (fotografia) e Carlos Ferreira (vídeo) são os vencedores da 2ª edição do Discoveries Awards (que o ano passado era denominado prémio Literário Latitudes Viagens & Vantagens), que tinha como tema o Turismo de Viagens em Portugal. A entrega dos prémios aos vencedores teve lugar este sábado, dia 19 de outubro, na Casa da Música, Óbidos, no âmbito do FOLIO. Os Discoveries Awards foram lançados pela Via Verde, em parceria com o projeto Óbidos Vila Literária, para distinguir trabalhos que destacassem o melhor de Portugal e do povo português, publicados até 15 de Julho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 26 de outubro a 11 de novembro
Festas da Cidade unem cultura, gastronomia e desporto em torno da tradição de Torres Vedras
As Festas da Cidade de Torres Vedras estão de regresso, com uma vasta programação que decorre entre 26 de outubro e 11 de novembro e que promete unir cultura, gastronomia e desporto em torno da tradição. "A vinha e o vinho de Torres Vedras" é o tema do cortejo etnográfico que dará início ao programa, no dia 26, juntando nove ranchos folclóricos do Concelho em torno de uma recriação etnográfica que se irá focar em hábitos e costumes relacionados com a vinha e o vinho. O dia começa com a concentração dos ranchos junto ao Mercado Municipal, às 11h00, seguindo-se um cortejo rumo ao Pavilhão Multiusos do Parque Regional de Exposições, que, às 15h00, será palco do Encontro de Folclore do Concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ação da AHRESP foi determinante para esta decisão da Câmara Municipal.
Município de Ourém desiste da aplicação de Taxa Turística
A AHRESP saudou a decisão da Câmara Municipal de Ourém de anular a aplicação da taxa turística no município a partir de 1 de janeiro de 2020, medida que já se encontrava a ser avaliada desde 2018. A deliberação da Câmara Municipal de Ourém, de 4 de novembro, resulta do forte contributo prestado pela AHRESP, que em permanente diálogo com o Município de Ourém, e na procura das melhores soluções para as empresas dos setores que representa, sempre defendeu a não aplicação desta taxa turística, que iria gerar um impacto negativo na imagem de toda a região, e particularmente no destino turístico “Fátima”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo do INE referente a 2017
Poder de compra no município da Azambuja é
o maior na Lezíria do Tejo e 20º a nível nacional
O Concelho de Azambuja surge no primeiro (1º) lugar, entre os onze da Lezíria do Tejo, e na vigésima (20ª) posição, a nível nacional, no “Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio 2017”, agora divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística. No ano a que se refere o estudo, Azambuja mantinha-se, à semelhança de 2015, como o município com maior poder de compra da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. Azambuja atingia o valor per capita de 106,20 (sendo a média nacional, o indicador 100). No âmbito da CIMLT, Santarém surge em segundo lugar, com 101,4 pontos, ficando os restantes nove municípios abaixo da média nacional (valor 100).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Ex-fumadores: vencedores incontestáveis
Dr. Alfredo Martins
O POOC e os excessos de alarmismo!!
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o