Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é responsável pelo conflito entre os motoristas e as empresas transportadoras?
Os motoristas
As empresas
O Governo
Outros
Não sei
Edição Nº 224 Director: Mário Lopes Quarta, 21 de Agosto de 2019
CCDR aprova 5,2 milhões de euros em projeto estruturante para a Estação Zootécnica Nacional
Santarém vai receber o Centro de Excelência para a Agricultura e a Agro-indústria
A Estação Zootécnica Nacional (EZN-INIAV) irá evoluir para Centro de Excelência para a Agricultura e a Agro-indústria (CEAAI), visando a Valorização e Transferência de Tecnologia, enquadrada no Aviso n.º ALT20-46-2018-13 Centros de Valorização e Transferência de Tecnologia (Programa Operacional Regional do Alentejo). Consiste na recuperação, capacitação e expansão da infraestrutura tecnológica Estação Zootécnica Nacional, que permitirá a valorização e transferência de tecnologia para os setores agropecuário e agroindustrial, de forma a reunir conhecimentos e competências especializadas, alojar empresas inovadoras, dinamizar eventos de divulgação, dotando-o de mais e melhores valências e competências no suporte tecnológico e laboratorial ao desenvolvimento e exportações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Números do INE revelam subida acima dos 11 por cento nas dormidas na região
Procura turística do Centro de Portugal cresceu o dobro da média nacional em junho
O mês de junho foi extremamente positivo para a atividade turística no Centro de Portugal. Os números do INE – Instituto Nacional de Estatística, conhecidos no dia 14 de agosto, mostram que este foi o melhor mês de junho de sempre no Centro de Portugal e que a procura da região cresceu muito acima da média nacional. No total de dormidas, o mês de junho de 2019, em comparação com o mesmo mês de 2018, registou um aumento percentual de 11,4% no Centro de Portugal: tinham sido 610.021 em junho de 2018 e foram 679.658 no mesmo mês de 2019. Ou seja, verificaram-se mais 69.637 dormidas. Este aumento de 11,4% foi mais do dobro da média nacional, que se cifrou nos 5,6%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal admite estudar proposta de concessão
PCP recusa privatização das piscinas de Leiria e entrega de concessão a grupo espanhol
O PCP tomou conhecimento pela comunicação social de eventuais negociações da Câmara Municipal de Leiria, de maioria PS, com um grupo económico espanhol que, pelo agora tornado público, se prolongam no tempo, em estranho recato, e aparentam o que considera “um estádio de desenvolvimento desconcertante e preocupante. É pois com estupefação que se sabe que uma empresa com pretensões a ser uma multinacional do negócio da exploração de equipamentos vocacionados para a prática desportiva apresenta “uma proposta ao Município de Leiria para abocanhar as piscinas municipais e torná-las num instrumento de negócio lucrativo e domínio.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Greve dos motoristas de matérias perigosas e de mercadorias
Câmara do Cartaxo reuniu com proprietários e gestores de postos de combustível do concelho
Face à greve dos motoristas de matérias perigosas e de mercadorias, convocada para 12 de agosto, por tempo indeterminado, Pedro Magalhães Ribeiro convocou uma reunião com todos os operadores de combustíveis do concelho. A reunião decorreu no dia 8 de agosto, no edifício-sede do município. No concelho, o operador integrado na Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA) definida pelo governo – cujo serviço estará assegurado a 100% e o abastecimento limitado a 15 litros de combustível por viatura – é o posto de combustível do Intermarché, situado na cidade do Cartaxo, na Avenida Mestre Cid.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame decorre até domingo no Bombarral
Ministro inaugurou 36º Festival do Vinho Português e 26ª Feira Nacional da Pera Rocha
O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, inaugurou esta terça-feira, dia 6 de agosto, o 36º Festival do Vinho Português e 26ª Feira Nacional da Pera Rocha, que está a decorrer na Mata Municipal do Bombarral até dia 11. Dedicado a Abel Pereira da Fonseca, grande empresário vitivinícola do início do século XX e antigo presidente da Câmara Municipal do Bombarral, o evento abriu com um pequeno apontamento teatral que trouxe à memória as visitas regulares de Fernando Pessoa às lojas que o referido empresário tinha em Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Medida dá benefícios fiscais a privados que apostem na requalificação de edificados degradados ou devolutos
Câmara aprova projeto de reabilitação urbana da cidade de Ourém
O projeto da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) da cidade de Ourém foi aprovado por unanimidade na Reunião da Câmara de 5 de agosto. No âmbito da alteração da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Ourém, ratificada pela Assembleia Municipal a 15 de setembro de 2016, a operacionalização deste processo deu mais um passo seguro, sendo certo que terá de entrar em vigor até ao final do ano. Esta medida traduzir-se-á em benefícios fiscais para os proprietários que se decidam pela reabilitação de edificados dentro do perímetro compreendido pela ARU, em sede de IVA, IRS e IMT,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa Operacional do Centro
Centro 2020 aprova 171 projetos empresariais com um investimento de 304 milhões de euros
O Centro 2020 - Programa Operacional do Centro aprovou 171 projetos empresariais, que envolvem um investimento de 304 milhões de euros e um apoio de fundos europeus de 74 milhões de euros. Trata-se da totalidade das aprovações no âmbito do novo sistema híbrido de apoio à Inovação produtiva do Portugal 2020, onde se apoio à cabeça com fundos europeus o incentivo não reembolsável e em complemento um apoio reembolsável (empréstimo sem juros) pela banca. A dotação inicial do aviso de concurso era de 30 milhões de euros, mas de modo a aprovar todos os projetos elegíveis, a Autoridade de Gestão do Centro 2029 fez um reforço da dotação de 44 milhões de euros (147%).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No mês de outubro
Nerlei realiza missões em mercados distintos: Colômbia, Peru e Emirados Árabes Unidos
A Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria vai realizar missões em três mercados internacionais distintos em outubro. Entre 15 e 17 de outubro decorre a Missão Virtual Colômbia e Peru. Entre 25 e 30 de outubro a Missão Empresarial aos Emirados Árabes Unidos (EAU). Estas ações estão inseridas no Projeto International Business 2018-2020, promovido pela Nerlei, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 4.095.686,02 euros, dos quais 2.221.511,25 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após parecer emitido pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR)
Câmara do Cartaxo vai reunir com a Cartágua
e todas as forças políticas do concelho
Por iniciativa do presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, as forças políticas com representantes eleitos em órgãos autárquicos, quer do município, quer das freguesias, participaram numa reunião de trabalho que decorreu no dia 12 de julho, no edifício-sede do município. O autarca agendou vários temas a serem debatidos na reunião, entre os quais a posição do Município do Cartaxo no que respeita ao 3.º Adicional ao Contrato de Concessão da Exploração e Gestão dos Serviços Públicos de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais com a empresa Cartágua - Águas do Cartaxo, S.A.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Policlínica da Benedita e Farmácia Alves eleitas PME Líder 2019
A Policlínica da Benedita e a Farmácia Alves, sediadas na Benedita, no concelho de Alcobaça, foram distinguidas com o estatuto de PME Líder 2019, atribuído pelo IAPMEI. O estatuto PME Líder é um selo de reputação de empresas criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores e tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 1.120.000€ para melhoria das condições de abrigo da frota artesanal de pesca
Ministra do Mar lança obra de prolongamento do quebra-mar interior do Porto de Peniche
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu, no dia 1 de agosto, à cerimónia de consignação da empreitada do prolongamento do quebra-mar interior do porto de Peniche, com um valor próximo de 1.120.000€ e um prazo de execução de 150 dias. Esta obra, lançada pela Docapesca e cofinanciada pelo programa operacional Mar 2020, tem por objetivo melhorar as condições de abrigo das bacias de estacionamento da frota artesanal de pesca, contempla o prolongamento do quebra-mar em 140 metros e ainda a reabilitação da superestrutura já existente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo faz apelo ao Governo
CIMLT quer zonas rurais integradas na Rede
de Emergência de Postos de Abastecimento
Considerando que o que distingue a Lezíria das outras regiões do País é o setor agrícola e agroindustrial, conforme consta na Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial da Lezíria do Tejo, para o período 2014-2020 e que atualmente estamos em plena época de colheitas, o Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), em reunião realizada em 31 de julho, veio manifestar a sua preocupação com a greve motoristas de mercadorias e de matérias perigosas por tempo indeterminado, sobretudo com o seu impacto no sector primário na Lezíria do Tejo, especialmente no que respeita à agricultura e agroindústria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento organizado pelo Grupo NOV realiza-se a 9 de setembro com os principais players regionais
Primeira edição do NOV Summit em Leiria promove debate sobre inovação empresarial
O Grupo NOV, antigo Grupo Lena, vai realizar a primeira edição do NOV Summit, um evento que destaca a importância de promover o debate sobre inovação como um dos principais motores da diferenciação e desenvolvimento das empresas. O evento, que reunirá os principais players e parceiros regionais, realiza-se na tarde do dia 9 de setembro, segunda-feira, no espaço ‘FF Challenge Building’ (IC2, Barracão – Leiria).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
É preciso fazer mais e melhor se quisermos erradicar a hepatite C até 2030
Dr. Arsénio Santos
A inteligência artificial e o livre-arbítrio humano
Valdemar Rodrigues
Jogos de tabuleiro e de mesa mais populares já podem ser jogados online
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o