Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é responsável pelo conflito entre os motoristas e as empresas transportadoras?
Os motoristas
As empresas
O Governo
Outros
Não sei
Edição Nº 223 Director: Mário Lopes Domingo, 18 de Agosto de 2019
Câmara e IPL assinam protocolo para Freguesias de Alcobaça e Vestiaria e de São Martinho do Porto
Politécnico de Leiria estuda acessibilidades
e mobilidade urbana em Alcobaça
A Câmara Municipal de Alcobaça e o Politécnico de Leiria assinaram, no dia 17 de julho, um protocolo sobre o “Estudo e apresentação de soluções ao nível da acessibilidade na infraestrutura pedonal na União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria e na Freguesia de São Martinho do Porto e ao nível da mobilidade urbana na cidade de Alcobaça”, que irá ser realizado pelo Departamento de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) de Leiria, com coordenação do Professor João Pedro Silva. Estiveram presentes na cerimónia o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, o diretor da ESTG, Carlos Capela, e os vereadores Inês Silva e João Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeiro-Ministro esteve presente na Tecnifreza
António Costa apresenta na Marinha Grande novo Sistema de Incentivos à Inovação
O primeiro-ministro esteve apresente esta quarta-feira dia 24 de julho, na Marinha Grande, na apresentação dos resultados do primeiro concurso do novo Sistema de Incentivos à Inovação que também contou com a presença dos ministros Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e do Planeamento, Nelson de Souza. António Costa salientou que a inovação no modelo de financiamento, conjugando os instrumentos públicos com o financiamento da banca, permitiu disponibilizar 567 milhões de euros na primeira fase – 350 de subsídio direto do SI Inovação e 217 de empréstimos bancários, cuja garantia parcial e os juros são assumidos pelo Portugal 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro de Congressos de Aveiro
Turismo do Centro apresenta roteiros “Road Trips Centro de Portugal”
O Turismo Centro de Portugal vai apresentar os roteiros "Road Trips Centro de Portugal - 1 é bom, 2 é ótimo, 3 nunca é demais”, no dia 29 de julho, pelas 15h00, no Centro de Congressos de Aveiro. Os roteiros Road Trips Centro de Portugal são roteiros temáticos de descoberta e exploração da diversidade do Centro de Portugal. Recuperando o conceito de viajar de carro (“Road Trips” são “Viagens de Carro” em português), a dois, em família ou entre amigos, os roteiros desafiam os turistas a explorar e descobrir os 8 destinos da região: Ria de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria, Oeste, Médio Tejo, Beira Baixa, Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da Infraestruturas de Portugal
Governo investe 74,3 milhões na eletrificação
e modernização da Linha do Oeste
A Infraestruturas de Portugal publicou esta terça-feira, dia 23 de julho, em Diário da República dois Concursos Públicos para a execução de empreitadas no âmbito do projeto de Modernização da Linha do Oeste, que representam um investimento global estimado em 74,3 milhões de euros. As empreitadas a concurso são a Modernização do troço da Linha do Oeste entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras e a Conceção-execução da Subestação de Tração de Runa, Postos Autotransformadores e de Zona Neutra no Troço Mira Sintra-Meleças - Caldas da Rainha, da Linha do Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do Plano de Modernização e Investimento
CTT renovam Centro de Distribuição Postal
de Ourém
Os CTT iniciaram esta segunda-feira, 22 de julho, a operação no Centro de Entrega de Ourém, em instalações remodeladas, num investimento no âmbito do Plano de Modernização e Investimento (PMI) e que ronda os 90 mil euros. Este renovado Centro de Entrega, que agrupa o Centro de Distribuição Postal de Fátima e o de Ourém, mantendo todos os trabalhadores, inclui novos equipamentos e métodos de trabalho e tem como objetivo melhorar a eficiência das operações de distribuição postal e a qualidade do serviço ao cliente, reforçando a proximidade às populações e as condições de trabalho dos carteiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nova loja: terá um forte investimento que resulta em 16 novos postos de trabalho
Bricomarché abre quinta loja no distrito Leiria na Marinha da Guia
O Bricomarché, insígnia do Grupo Os Mosqueteiros, abriu no dia 18 de julho uma nova loja em Marinha da Guia, na Freguesia do Carriço, Pombal, com uma superfície comercial de 1.300m2, criando assim 16 novos postos de trabalho. Esta é a quinta loja do Bricomarché no distrito Leiria, mas a primeira com um conceito mais compacto. Esta nova tipologia de loja Bricomarché espelha de forma mais vincada o conceito de proximidade, uma vez que se trata de um ponto de venda de menor dimensão e por isso com uma oferta mais específica e assertiva para o cliente da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ordenamento de novas áreas de localização empresarial e ambiente justificam alteração
Câmara da Batalha aprova alteração do PDM
A Câmara Municipal da Batalha decidiu, por unanimidade, aprovar a proposta do Presidente da Autarquia, Paulo Santos, para desenvolver uma alteração do Plano Diretor Municipal (PDM), tendo como principais objetivos alargar as zonas de proteção ambiental nas áreas de localização empresarial da Jardoeira (Batalha) e de São Mamede. Recorde-se que no âmbito dos trabalhos desenvolvidos no Plano Estratégico do Concelho da Batalha 2020, a Câmara Municipal definiu como prioridade a melhoria das áreas de acolhimento empresarial, nomeadamente ao nível da ampliação da Zona Industrial Concelhia da Batalha (Jardoeira) e também na criação de uma nova Área de Localização Empresarial de São Mamede.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dormidas na região aumentaram 7,31% entre maio de 2018 e o mesmo mês de 2019 - quase o dobro da subida média nacional.
Turismo na Região Centro regista uma subida significativa em maio
A atividade turística no Centro de Portugal continua a crescer a bom ritmo, o que deixa antever mais um ano francamente positivo para o setor nesta região. Dados preliminares revelados hoje pelo INE, relativos ao mês de maio de 2019, confirmam a tendência de crescimento já expressa nos meses anteriores. No total de hóspedes, o mês de maio de 2019, em comparação com o de maio de 2018, registou um aumento percentual de 7,76%: tinham sido 361.211 em maio de 2018 e foram 389.230 no mesmo mês de 2019: mais 28.019 hóspedes nos estabelecimentos hoteleiros da região. Contabilizando o total de hóspedes entre janeiro e maio de 2019, estes subiram 4,99% em relação ao mesmo período de 2018 (e 10,00% em relação a janeiro-maio de 2017).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de Teresa Almeida e Hugo Vau
Atletas da Nazaré participam na campanha da Docapesca para promover consumo de carapau
Arrancou no dia 8 de julho a segunda fase da Campanha de Promoção do Carapau, iniciada em 2018, e que pretende reforçar o consumo de um dos mais abundantes peixes da costa portuguesa. A campanha é uma iniciativa do Ministério do Mar, concretizada pela Docapesca, no âmbito de um plano alargado para valorização desta espécie. À semelhança de 2018, a campanha volta a contar com conhecidos desportistas de desportos náuticos: Fernando Pimenta, campeão mundial canoagem (2018); Teresa Almeida, campeã do mundo de Bodyboard (2014); Joana Pratas, velejadora olímpica; Hugo Vau, surfista de ondas gigantes, e Francisco Lufinha, recordista mundial de Kitesurf.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alenquer
Quinta de Chocapalha lança como novidade deste verão o Chocapalha Reserva Rosé 2018
A situada em Alenquer, acaba de apresentar a novidade deste Verão, o Chocapalha Reserva Rosé 2018, o segundo rosé produzido na quinta da família Tavares da Silva. A mais recente criação da produtora de Alenquer é a expressão do terroir, fruto de um microclima proporcionado pela presença da serra de Montejunto e pela proximidade do mar. Proveniente das vinhas mais velhas da Quinta e com recurso às castas Touriga Nacional (70%) e Tinta Roriz (30%), este vinho de cor brilhante e pálida transporta em si um aroma intenso a casca de laranja, com leves notas de framboesa e bergamota. Um vinho suave, com boa textura e final fresco, ideal para acompanhar os dias quentes e as noites longas de verão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conselho Estratégico Nacional reúne na Escola Superior Agrária
Santarém recebe Convenção do CEN do PSD dedicada à Agricultura, Florestas e Alimentação
A partir das 09h30, Santarém acolhe a Convenção Nacional de Agricultura, Florestas e Alimentação do Partido Social Democrata (PSD), que contará com a participação de diversos especialistas do mundo rural. João Paulo Gouveia, porta-voz do CEN para a Agricultura, apresentará as conclusões na Escola Superior Agrária, Santarém
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rui Lopes distinguido no 4º Concurso de Ideias Agriempreende
Aluno do IPL desenvolve o Pão Medronho
e recebe prémio de inovação Agriempreende
O projeto Pão Medronho® foi premiado no mês de junho com o 3º Lugar, no 4º Concurso de Ideias Agriempreende, na Feira Nacional de Agricultura, no âmbito do Fórum de Empreendedorismo e Inovação, com a presença dos presidentes do Inovcluster, Agrocluster e, também, do presidente do IAPMEI, Nuno Mangas. Trata-se um produto desenvolvido nos últimos 5 anos, no decurso dos trabalhos de investigação do promotor Rui Lopes, estudante finalista do Curso de Licenciatura em Dietética e Nutrição da Escola Superior de Saúde, membro colaborador do Centre for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare) e estudante de Mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar da Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar, do Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Luís Mira Amaral, Luís Todo Bom e Rui Vinhas da Silva
Conselho Estratégico Nacional do PSD debate em Leiria “Economia, Trabalho e Inovação”
A Convenção do Conselho Estratégico Nacional do PSD dedicada à secção temática “Economia, Trabalho e Inovação” vai ter lugar este sábado, 29 de junho, a partir das 9h, no edifício Nerlei, em Leiria. Serão oradores Luís Todo Bom, ex-presidente da PT e porta-voz da secção temática EIT do CEN, Rui Vinhas da Silva, coordenador da secção temática EIT do CEN e Luís Mira Amaral, ex-ministro da Indústria e Professor Universitário, ex-ministro da Indústria e Professor Universitário. .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
CCC recebe seminário sobre "Os Desafios do Comércio no Oeste para o Século XXI “
O Seminário "Os Desafios do Comércio no Oeste para o Século XXI" irá realizar-se no dia 2 de julho, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, pelas 14 horas. A iniciativa é organizada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, com a participação da DGAE– Direção-Geral das Atividades Económicas e da FAERO - Federação das Associações Empresariais da Região Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sexta-feira, 28 de Junho
“Frutos - Feira Nacional de Hortofruticultura
das Caldas da Rainha divulga programa
O programa da 31ª Frutos - Feira Nacional de Hortofruticultura das Caldas da Rainha, que se realiza de 16 a 25 de Agosto no Parque D. Carlos I, vai ser apresentado esta sexta-feira, 28 de Junho, pelas 19 horas, no pequeno auditório do Centro Cultural e de Congressos,nas Caldas da Rainha. A par da componente profissional ligada ao sector agroalimentar, o certame apresenta um cartaz de concertos com grandes nomes da música portuguesa e animação constante em todos os espaços do recinto, como venda de frutas, artesanato, iniciativas ligadas à saúde e bem- estar, nutrição, actividades para as crianças, showcookings com chefs conceituados, exposições, workshops, entre muitas outras…
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira de S. Pedro é uma das maiores feiras generalistas do País
Torres Vedras recebe o maior certame agroindustrial e comercial da região Oeste
O maior certame agroindustrial e comercial da região Oeste, que se constitui simultaneamente como uma das três maiores feiras generalistas do país – a Feira de S. Pedro –, decorrerá entre os próximos dias 27 de junho e 7 de julho. Pólo de convivência habitual dos torrienses e da população do Oeste, este evento constitui-se como uma demonstração da dinâmica empresarial desta região, mantendo-se, no entanto, fiel à sua matriz inicial de caraterísticas populares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 25 de junho
Ministro do Planeamento participa no jantar - conferência do 34º aniversário da Nerlei
A Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria assinala o seu 34º aniversário, no dia 25 de junho, terça-feira, com um jantar-conferência, a partir das 19 horas, no Edifício Nerlei, em Leiria, com as presenças de Nelson de Souza, ministro do Planeamento, de José Eduardo Carvalho, presidente da Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria (AIP/ CCI) e de António Poças, presidente da Direção da Nerlei.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa Solancis recebe palestra sobre o setor da pedra
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros comemora 40º aniversário em Alcobaça
O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) comemora em 2019 os 40 anos da sua constituição com uma programação a realizar ao longo do ano e distribuída pelos concelhos abrangidos pelo parque. No concelho de Alcobaça realizar-se-á nas instalações da empresa Solancis uma palestra subordinada ao tema “Inovação tecnológica e economia circular na utilização dos recursos geológicos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Laboratório colaborativo pretende impulsionar a modernização da agricultura
IPL é um dos fundadores do Smart Farm CoLAB que traz a inovação digital à agricultura
Unidades de Investigação do Politécnico de Leiria associaram-se à criação do Smart Farm CoLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, que visa criar soluções inovadoras e automatizadas para a gestão eficiente de recursos, e para maximizar o valor acrescentado dos produtos nacionais de horticultura, fruticultura e viticultura. Prevê-se que o trabalho do laboratório colaborativo, que conta com cerca de uma dezena e meia de parceiros, entre Instituições de Ensino Superior e Empresas, tenha um forte impacto na modernização da agricultura e na economia da produção sustentável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exportações para o mercado chinês já atingem os 100 milhões de euros
IV Gala Porco d’Ouro Portugal entrega prémios do setor da suinicultura na vila de Porto de Mós
A Vila de Porto de Mós é o local escolhido para acolher a quarta edição da Gala Porco d’Ouro, o evento que distingue, anualmente, a produtividade e eficiência dos empresários do setor suinícola nacional e que este ano se realiza a 21 de junho. Na edição de 2019 são 78 os nomeados para os galardões. Ao todo são 31 os prémios a ser entregues às explorações candidatas que se distribuem em três escalões, organizados segundo a dimensão do seu efetivo reprodutor. Em termos de distribuição geográfica dos lugares do pódio das nomeações, Torres Vedras lidera o ranking com 11 indicações para prémios, seguido do concelho do Cadaval com 8 nomeações, e, por fim, Alcobaça, Palmela e Azambuja, todas com 6 nomeações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empreendedorismo escolar
Colégio de Fátima vence Fórum EmpreEscola com dispensador automático ideal para viagens
A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, realizou no dia 11 de junho, no CNEMA em Santarém, o Fórum EmpreEscola, onde deu a conhecer as melhores ideias empresariais da região, preparadas pelos alunos do Ensino Secundário com a orientação da associação empresarial. O Colégio de S. Miguel, em Fátima, venceu a Melhor Ideia Empresarial com uma máquina automática dispensadora de detergentes e champôs a colocar em locais de férias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pela Câmara Municipal e a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas
Sobral recebe encontro sobre Rentabilidade e Produtividade das Micro e Pequenas Empresas
O Encontro Temático - A Rentabilidade e a Produtividade das Micro e Pequenas Empresas vai ter lugar no dia 25 de junho pelas 18 horas, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal do Sobral de Monte Agraço. Este Encontro, com organização conjunta entre a Câmara Municipal e a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas - CPPME, é o primeiro de vários encontros e iniciativas dirigidas aos Micro, Pequenos e Médio Empresários da Região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o