Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Qual dos partidos vai perder mais deputados nesta eleição para o Parlamento Europeu?
PDR
PS
PSD
BE
CDS
CDU
Edição Nº 218 Director: Mário Lopes Sexta, 24 de Maio de 2019
Autarquia prepara novos projetos para 2019 e candidata-se a fundos europeus
Câmara da Batalha reativa Área de Localização Empresarial de São Mamede
Apenas duas semanas depois de conhecido o novo aviso do Programa Operacional do Centro (Centro 2020), para apresentação de candidaturas de infraestruturas de acolhimento empresarial - AVISO N.º CENTRO-53-2018-19, publicado no passado dia 10 de dezembro, a Câmara deu início aos trabalhos de atualização dos estudos da Zona Industrial de São Mamede, um projeto interrompido desde 2006, e que o Município da Batalha pretende agora dinamizar, “porque é sustentável e existe uma forte procura de novas localizações empresariais”, refere o autarca Paulo Batista Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município da Nazaré reforça ação de promoção em feiras de turismo
Nazaré participa em Madrid na FITUR a maior feira do setor turístico na Europa
O Município da Nazaré vai reforçar a sua ação promocional na FITUR, a maior feira do setor na Europa, que decorrerá de 23 a 27 de janeiro, em Madrid (Espanha). Trata-se do certame temático europeu que acolhe o maior número de visitantes (profissionais e público em geral) e representações de países. Os dados referem que em 2018 estiveram presentes 10.190 empresas expositoras e representados 165 países/regiões, que receberam a visita de 140.120 profissionais e 110.860 potenciais turistas à procura de novos destinos para férias e lazer (público em geral), tendo acolhido 7.856 jornalistas, responsáveis pela comunicação da oferta ali presente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do Programa Nacional de Investimento 2030
Batalha reclama nó de ligação do IC9 à A1
em São Mamede
O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) tem como objetivo ser o instrumento de planeamento do próximo ciclo de investimentos estratégicos e estruturantes de âmbito nacional, para fazer face às necessidades e desafios da próxima década e décadas vindouras. Recorde-se que o Governo apresentou na Assembleia da República o Plano Nacional de Investimentos até 2030, tendo agendado a sua discussão para o próximo dia 31 de janeiro, através da apresentação de um projeto de resolução do Partido Socialista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nersant junta-se à AIP e AEP na divulgação do Finance for Growth
Ministro Adjunto e da Economia apresenta
em Santarém projeto de capacitação para PME
A Nersant - Associação empresarial da Região de Santarém acolhe na região a apresentação do Finance for Growth, programa de informação e capacitação da AIP - Associação Industrial portuguesa e da AEP - Associação Empresarial de Portugal que visa sensibilizar as PME para o mercado de capitais e para outras fontes de financiamento. O projeto vai ser apresentado no Santarém Hotel, na capital de distrito, no dia 7 de fevereiro, com a presença do ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em resposta a notícia veiculada pelo Jornal de Leiria
Câmara da Marinha Grande desmente ser obstáculo ao desenvolvimento empresarial
A Câmara Municipal da Marinha Grande desmentiu, no dia 11 de janeiro, as notícias veiculadas na quinta-feira pelo Jornal de Leiria relativamente à ligação entre este município e os seus empresários. “Contrariamente à informação veiculada, não há uma maioria de empresários que acusem os técnicos da Câmara Municipal da Marinha Grande de falta de vontade de ajudar e de serem um entrave à evolução industrial do concelho. Nem sempre é possível conformar 100% das necessidades dos empresários com as exigências legais que temos que cumprir e os técnicos da Câmara Municipal da Marinha Grande são exemplares no cumprimento das suas funções”, refere a edilidade em comunicado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença dos ministros Maria Manuel Leitão Marques e Pedro Siza Vieira
Governo apresenta em Alvaiázere concurso para a revitalização do Pinhal Interior
A sessão de apresentação do concurso Parcerias para o Impacto para a Revitalização do Pinhal Interior terá lugar esta sexta-feira, dia 11 de janeiro, às 15h, no Centro Municipal de Cultura de Alvaiázere. A sessão contará com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e do Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira. O concurso, que estará aberto até dia 28 de fevereiro de 2019, vai destinar 1 milhão de euros a projetos de inovação social que contribuam para a revitalização dos 19 municípios do Pinhal Interior, os mais afetados pelos incêndios de 2017.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constituída pelas Grandes Opções do Plano, Mapa de Pessoal e Orçamento
Assembleia Municipal da Marinha Grande aprova proposta de Orçamento para 2019
A Assembleia Municipal da Marinha Grande aprovou, no dia 20 de dezembro a proposta de Documentos Previsionais para o ano 2019, constituída pelas Grandes Opções do Plano, Mapa de Pessoal e Orçamento. A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, congratula-se com a aprovação dos Documentos Previsionais para 2019 que denotam “a preocupação do executivo em dar continuidade ao plano de atividades municipal e plano de investimentos decorrentes, cuja execução orçamental no ano 2018 foi superior à dos anos anteriores, numa preocupação com a melhoria das condições do nosso Concelho”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empreitada relativa à quarta parte da ampliação da Zona Industrial está concluída
Zona Industrial da Marinha Grande já tem saída norte em funcionamento
Encontra-se concluída a empreitada relativa à quarta parte da ampliação da Zona Industrial da Marinha Grande (ZIMG) e rede viária da saída norte, o que representou um investimento de cerca de 200 mil euros. Os trabalhos foram adjudicados por cerca de 180 mil euros. Esta empreitada surgiu da necessidade de criar uma saída a norte da ZIMG, cuja construção ocorreu em 1992 a sul do aglomerado da Marinha Grande, em Casal da Lebre, e que detinha uma única saída dos seus 59 lotes, na Rua de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Solução à base de algas aumenta a durabilidade de maçãs processadas
IPL e IPT integram INOV C 2020 para projetos inovadores em Portugal
Uma solução à base de algas aumenta a durabilidade de maçãs processadas. Este projeto visa a otimização do processo de desidratação do extrato e a determinação do seu tempo de prateleira. O projeto, em desenvolvimento no Politécnico de Leiria foi um dos 15 contemplados com uma Bolsas de Ignição financiados pelo INOV C 2020, um projeto suportado por fundos do FEDER que pretende alavancar ideias de empreendedorismo e inovação na região centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fundos disponíveis vão ser utilizados para dotar de meios financeiros novos projetos para 2019
Batalha encerra o ano de 2018 com um saldo orçamental positivo de 1,2 milhões de euros
A Câmara Municipal da Batalha registou em 2018 um montante superior a 15 milhões de euros ao nível da execução orçamental, o que revela um forte esforço no investimento, e encerra o ano com um saldo global transitado para 2019 no valor de 1.163.143,61 €, conforme o mapa de fluxos de caixa e o Resumo Diário de Tesouraria do dia 28/12/2018. Tendo em conta a sua especificidade no que se refere à utilização do saldo pela administração local, esta componente da receita pode ser disponibilizada para o cálculo dos fundos disponíveis e utilizada pela Câmara Municipal da Batalha para dotar de meios financeiros novos projetos para 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Saldo vai ser usado em investimentos infraestruturais solicitados pelas Juntas de Freguesia
Câmara de Porto de Mós com saldo positivo em 2018 superior a 2,5 milhões de euros
Na reunião de Câmara desta quinta-feira, 17 de janeiro, ficou conhecido publicamente o saldo orçamental referente ao ano de 2018. Com um nível de Execução Orçamental em linha com os anos transatos, com o incremento do IMI Familiar e com uma redução de dívida, aproximadamente, de 470 mil euros em relação a 2017, o Município conseguiu passar para o ano de 2019 um saldo de 2.524.110,50€. Segundo a edilidade, “este saldo demonstra, no essencial, a boa gestão que o Executivo Municipal de Porto de Mós tem seguido desde que tomou posse, cumprindo desta forma o seu compromisso de imprimir uma nova dinâmica ao concelho, seja ao nível cultural como infraestrutural, e ao mesmo tempo gerir com maior eficiência os recursos financeiros disponíveis.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Política da administração passa pelo fecho de balcões
Município de Sobral de Monte Agraço contesta intenção de encerramento da Loja dos CTT
Realizou-se no dia 16 de janeiro, uma reunião ordinária da Câmara Municipal, na qual o presidente da Câmara Municipal, José Alberto Quintino manifestou a total oposição face ao encerramento do posto de CTT em Sobral de Monte Agraço. Na senda do encerramento de dezenas de Lojas dos CTT, um pouco por todo o país, foi manifestado ao Município, por parte da administração dos CTT, a intenção de encerrar a Loja CTT de Sobral de Monte Agraço. O Executivo considera que as alterações profundas na lógica de funcionamento deste serviço público decorre, essencialmente, da desresponsabilização do estado central que, por decisão de vários governos e em várias etapas, concretizou-se para privados a gestão de um serviço público essencial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Reunião em Castelo Branco afina estratégia comum para o interior do país
Coesão do território junta Turismo do Centro e Secretaria de Estado da Valorização do Interior
O Turismo Centro de Portugal e a nova Secretaria de Estado da Valorização do Interior reuniram-se em Castelo Branco, na segunda-feira, dia 20 de janeiro, num encontro muito produtivo e em que ficou evidente a sintonia de estratégias. Na reunião, Pedro Machado e Jorge Loureiro, da direção do Turismo Centro de Portugal, apresentaram os contributos decisivos que o Turismo pode fornecer à estratégia da Secretaria de Estado. Ao longo do encontro ficou patente que as duas entidades perseguem um objetivo comum: a valorização dos territórios mais afastados dos centros de decisão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com apoio de fundos europeus
Câmara da Batalha investe 1,7 milhões de euros no Plano Municipal de Reabilitação Urbana
«O Plano Municipal de Obras de Reabilitação da Batalha é um referencial dos principais investimentos de reabilitação urbana da Vila da Batalha promovidos pela Câmara Municipal no horizonte do ano 2020, data em que se assinala 520 anos da criação da Vila da Batalha. Recorde-se que parte significativa das obras aqui apresentadas estão enquadradas na Área de Reabilitação Urbana da Vila da Batalha e são complementares ao Plano de Ação de Regeneração Urbana da Batalha (PARU), candidatado pelo Município ao Portugal 2020, aprovado e contratualizado, com mais de 2 milhões de euros de financiamento comunitário para projetos em curso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após nova atualização de dados do setor segurador
Seguradoras pagam 101 milhões com 38 mil sinistros registados na tempestade Leslie
A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) fez um novo apuramento dos danos cobertos por contratos de seguro, em consequência da tempestade Leslie, que assolou Portugal entre os dias 12 e 14 de outubro de 2018. De acordo com o inquérito promovido pela APS, junto das empresas de seguro suas associadas, registaram-se mais de 38.000 sinistros cobertos por apólices de seguros, a que corresponde um valor agregado de danos de 101 milhões de euros, dos quais mais de 60 milhões já se encontram efetivamente pagos, e o restante está provisionado, aguardando informação necessária ao processamento das indemnizações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desafios e objetivos apresentados a parceiros da região
Cutelarias de Santa Catarina e Benedita lançam parcerias para reforçar cluster mundial
Afirmar o seu posicionamento como principal cluster de cutelarias a nível nacional é o grande objetivo das oito empresas da região que em maio de 2018 se juntaram para criar a marca “Cutelarias de Santa Catarina e Benedita”. No âmbito desta associação empresarial informal, as cutelarias pretendem agora desenvolver e cimentar parcerias com entidades oficiais e centros de formação e de investigação com vista a partilhar dificuldades e promover objetivos e potencialidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apenas 21 órgãos de comunicação social foram contemplados
CCDR aprova 227 mil euros de incentivos para a comunicação social da região centro
A Comissão de Acompanhamento dos Regimes de Incentivo à Leitura de Publicações Periódicas e dos Incentivos do Estado à Comunicação Social na Região Centro aprovou, no dia 14 de janeiro, 21 candidaturas, relativas a 2018, que representam um investimento de 415 mil euros e uma comparticipação do orçamento de Estado de 227 mil euros. Na Região Centro, 60 publicações beneficiam do Incentivo à Leitura de Publicações Periódicas, sendo que 26 beneficiam de majoração por se encontrarem em territórios da baixa densidade e duas referem-se a informação especializada. Em 2018, o montante de comparticipação validado aos operadores postais foi de 1,2 milhões de euros, correspondendo a 7,5 milhões de exemplares expedidos (97,3% para território nacional).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Legumes produzidos no concelho podem juntar-se ao Cabaz
Município e Pescadores da Nazaré estudam criação de Cabaz de Peixe
O Município e a Associação de Armadores e Pescadores da Nazaré iniciaram conversações com vista à criação de um “cabaz de peixe”, semelhante ao que existe em outros concelhos portugueses com atividade piscatória. O objetivo da proposta de criação de um cabaz de peixe fresco, pescado na costa pelas embarcações locais, a que poderão juntar-se os legumes produzidos pelo concelho, “é criar circuitos curtos de venda por intermédio e apresentar um preço mais competitivo para o comprado”, explica Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Fundo Social Europeu
Portugal Inovação Social destina 1 milhão
de euros para revitalizar o Pinhal Interior
A Portugal Inovação Social abriu, no dia 8 de janeiro de 2019, um concurso ao abrigo do instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, que vai destinar 1 milhão de euros a projetos de inovação social que contribuam para a revitalização dos 19 municípios do Pinhal Interior, mais afetados pelos incêndios de 2017. Este concurso insere-se nas ações previstas no Programa de Revitalização do Pinhal Interior e tem como objetivo reforçar as ações de desenvolvimento daquele território, criando na região um programa de incentivos ao desenvolvimento de iniciativas de inovação e empreendedorismo social. Estas iniciativas deverão propor soluções inovadoras e replicáveis, que visem a resolução e mitigação de problemas sociais nas áreas da saúde, educação, justiça, proteção social, inclusão e emprego.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dados do Observador Cetelem revelam
28% dos portugueses vão aproveitar os saldos e gastar em média 179 euros nas compras
Até fevereiro decorre a época de saldos e cerca de 28% dos portugueses inquiridos pelo Observador Cetelem pretendem aderir, fazendo algumas compras para si ou comprar presentes de Natal tardios e a preços mais económicos. Em média contam gastar 179 euros. Os tradicionais saldos de inverno têm início logo após o Natal e este ano são 28% os portugueses que vão aproveitar para fazer algumas compras pessoais (25%) ou de presentes de Natal tardios (3%); um crescimento de 3 pontos percentuais face a igual período do ano passado. Importa relembrar que estes valores têm vindo a crescer de forma sustentada nos últimos anos, se em 2014, este número não ultrapassou os 19%, em 2015 chegou aos 20% e em 2016 atingiu os 23%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CEO da La Redoute Portugal
Paulo Pinto assume presidência da D. Dinis Business School
A Escola de Negócios de Leiria que tem como fundadores promotores a Nerlei (Associação Empresarial da Região de Leiria) e o Instituto Politécnico de Leiria conta com um novo presidente do conselho da administração, nomeado pela Nerlei. Paulo Pinto, CEO da La Redoute Portugal, além de presidente da D. Dinis Business School é ainda vice-presidente da ACEPI – Associação para a Economia Digital, membro da direção da Nerlei, sócio-fundador da Start-up Leiria. Orador em diversos seminários sobre a temática do comércio digital e presentemente integra o corpo docente da Formação de Executivos da Nova SBE.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 09 de janeiro
Município de Leiria promove hasta pública
para atribuir espaços do Mercado Municipal
A Câmara Municipal de Leiria promove, no dia 09 de janeiro de 2019, pelas 9h30 horas, na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Leiria, uma “hasta pública para atribuição de espaços do Mercado Municipal de Leiria”. O edital pode ser consultado no sítio do Município na Internet.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
O Governo do descaso
Mário Lopes
OPINIÃO
A Hipoteca do Futuro pelos Foguetes do Presente
Tiago Carrão
O novo Programa Estratégico de Reabilitação Urbano (PERU)
Carlos Bonifácio
Mudar Alcobaça, mas para melhor
Luís Guerra Rosa
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o