Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Qual dos partidos vai perder mais deputados nesta eleição para o Parlamento Europeu?
PDR
PS
PSD
BE
CDS
CDU
Edição Nº 215 Director: Mário Lopes Segunda, 20 de Maio de 2019
Desenvolvimento da atividade turística justifica nova alteração
Município do Cartaxo altera Plano Diretor Municipal pela oitava vez
O Município do Cartaxo deu início ao período de discussão pública da 8.ª Alteração ao Plano Diretor Municipal (PDMC), cujo Relatório de Fundamentação e Parecer da CCDR-LVT pode ser consultado junto dos serviços municipais ou no site do Município. Promover o desenvolvimento económico, permitindo a criação de novas empresas e negócios, neste caso ligados à atividade turística, é o principal objetivo da alteração proposta pelo Município. A proposta de alteração já obteve parecer positivo da CCDR-LVT – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. O aviso publicado em Diário da República no final de outubro, determina que período de discussão pública decorre durante trinta dias, terminando a 17 de dezembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados do PSD acusam Governo de asfixiar financeiramente a instituição
Instituto Politécnico de Leiria pode paralisar se Governo não pagar 600 mil euros em atraso
Dezoito deputados do PSD manifestam preocupação pelas dificuldades manifestadas recentemente pelos órgãos de gestão deste Instituto Politécnico recordando que foi afirmado publicamente que o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) poderá ter de “bloquear todas as aquisições de bens e serviços” até ao final do ano se não receber o devido reforço financeiro do Estado. Este alerta, partilhado pelo próprio presidente do IPL, consubstancia-se nas dotações orçamentais em atraso, nomeadamente faltarem ao IPL cerca de 600 mil euros relativos ao reforço das despesas imputadas ao Instituto Politécnico de Leiria fruto das alterações legislativas efetuadas pelo Governo. Esta verba em falta decorre apenas do cumprimento do Estado do Acordo de Legislatura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Oferta hoteleira dispara no concelho
Tomar lidera aumento na procura de visitantes portugueses na Airbnb
Tomar é o destino nacional com um maior crescimento na procura por parte dos viajantes portugueses através da plataforma Airbnb, segundo dados revelados recentemente. O concelho tem um aumento de 94%, à frente de Braga (67%) e Ponte de Lima (60%), revelou a autarquia. Números que vêm comprovar a dinâmica do movimento turístico e em particular o incremento das dormidas. O concelho de Tomar conta neste momento com 122 estabelecimentos de alojamento local, a que aquela plataforma se dedica, que correspondem a uma oferta superior a mil lugares. Destes, 43 entraram em funcionamento já este ano, mais de um terço do total.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com capacidade de processar 10 milhões de kg de fruta
Produtores de Maçã de Alcobaça criam consórcio industrial na ALE do Valado
Três organizações de produtores de Maçã de Alcobaça IGP, concretamente a Campotec SA, a Frutalvor CRL e a Narcfrutas CRL e um especialista e uma entidade também da produção com competências na área do I&D, desenvolveram em conjunto um projeto industrial para processamento preferencial de Maçã de Alcobaça IGP. Tem como o objectivo principal produzir alimentos saudáveis a partir de maçã e outros produtos agrícolas produzidos pelos seus membros. E como objectivo secundário utilizar e aproveitar a fruta feia mas de igual qualidade interna, que o mercado em fresco descarta cada vez mais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
AIRO promove nas Caldas da Rainha
1º Congresso sobre Alojamento Local
A AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste promove o primeiro congresso realizado em Portugal sobre Alojamento Local, no dia 11 de dezembro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha Face ao apoio às atividades empresariais e de entre inúmeros empreendedores e empresários que a AIRO tem apoiado do setor do turismo este é um evento necessário à região e ao país na dinamização da atividade e esclarecimento aos empresários. Neste sentido, no período da manhã deste dia, a AIRO irá dinamizar uma sessão com cerca de 30 empresários e empreendedores do setor do turismo. Esta ação é no âmbito do Tourism Startup Program um programa de aceleração dinamizado pela AIRO em parceria com o Turismo de Portugal, OesteCIM e ESTM/IPL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marca reforça plano de expansão
Loja Worten chega a Porto de Mós com mais tecnologia e serviços
A Worten chega a Porto de Mós oferecendo uma experiência de loja enriquecedora, com uma vasta oferta de produtos tecnológicos e serviços especializados. Inaugurada no dia 13 de dezembro, a Worten está agora mais próxima dos habitantes da vila de Porto de Mós e das populações residentes no distrito de Leiria, apresentando as principais tendências de mercado em primeira mão e o melhor da tecnologia, sempre ao melhor preço. Neste novo espaço, com 300 m2, o cliente também pode contar com um atendimento personalizado e especialista por parte de uma jovem equipa composta por oito vendedores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valor de 0,75 para empresas com um volume de negócios anual inferior a 150 mil euros
PSD contesta aplicação da derrama a pequenas empresas e comerciantes tomarenses
A maioria socialista do executivo camarário de Tomar aprovou a introdução de uma taxa do imposto municipal derrama em 2019 com um valor de 0,75 para empresas com um volume de negócios anual inferior a 150 mil euros, ou seja, a esmagadora maioria das empresas instaladas no concelho. O PSD manifesta, em comunicado, o seu desacordo com o fim da isenção até agora em vigor, pois “para além do impacto financeiro que terá junto das PME e comerciantes tomarenses, é um sinal que contraria aquela que deveria ser a atuação municipal junto do tecido empresarial: incentivar e apoiar.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aveiro, Castelo de Bode - Médio Tejo, Ílhavo, Murtosa, Oeste e Vagos
Federação europeia certifica Estações Náuticas do Centro de Portugal
Seis estações náuticas localizadas no Centro de Portugal receberam, no dia 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, a importante certificação Estação Náutica de Portugal. A certificação foi entregue durante o Business2Sea/Fórum do Mar, encontro de três dias que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. A partir de agora, as estações náuticas de Aveiro, Castelo de Bode - Médio Tejo, Ílhavo, Murtosa, Oeste (esta em vários núcleos) e Vagos estão certificadas de forma oficial, integrando uma rede nacional e internacional de oferta turística náutica de qualidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Costa
Primeiro-ministro visita hoje aproveitamento hidroagrícola das baixas de Óbidos e Amoreira
O primeiro-ministro visita esta sexta-feira, 9 de novembro, o aproveitamento hidroagrícola das baixas de Óbidos e Amoreira. António Costa preside à sessão de Consignação da Empreitada da Rede de Rega do Bloco da Amoreira Óbidos | Bombarral, nos Paços do Concelho do Bombarral, na qual estará também presente o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural Luís Capoulas Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orçamento de 15,8 milhões de euros mantém o investimento estrutural definido para o concelho
Câmara Municipal de Pedrógão Grande aprova “orçamento de rigor”
As Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2019 do Município de Pedrógão Grande foram aprovadas por maioria no dia 31 de outubro, com os votos favoráveis dos eleitos do PS e abstenção dos eleitos do PSD. Em relação ao Orçamento, no valor de 15,8 milhões de euros, realce para o facto de representar um aumento da receita corrente relativamente ao ano anterior de 1,36%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Obras no perímetro de rega da Cela avançam
a bom ritmo
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, testemunhou na manhã de sexta-feira, 7 de dezembro, o ritmo avançado dos trabalhos da primeira fase de requalificação do perímetro de rega da Cela, uma obra com um orçamento global de 10 milhões de euros, adjudicada pelo Ministério da Agricultura com recurso a fundos comunitários. A primeira fase incide sobre a rede de rega seguindo-se a melhoria das acessibilidades, a criação de um açude e de uma rede elevatória. O perímetro de rega da Cela tem uma extensão de 20 km, 8 dos quais estão já intervencionados no âmbito do respetivo projeto de requalificação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na antiga Escola Prática de Cavalaria
Ampliação do Centro de Inovação Empresarial de Santarém aprovada pelo Alentejo 2020
Foi aprovada mais uma candidatura, ao Alentejo 2020, do Município de Santarém, para a requalificação e adaptação de um edifício permitindo a ampliação do Centro de Inovação Empresarial de Santarém (CIES) no montante de 117 841,08 (financiado pelo FEDER a 85%). Com a prossecução deste investimento o CIES contará com novos espaços: 12 salas de incubação com áreas a variar entre 10,42 e 29,58 m2; 1 auditório com capacidade de 80 lugares; 2 salas de formação com capacidade de 30 pessoas/sala e será uma resposta à procura crescente de novos espaços de incubação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarca convida comerciantes para reunião de trabalho
Câmara propõe criação da Associação
de Comerciantes do Concelho do Cartaxo
Para encerrar o ciclo de reuniões que decorreram este ano em todas as freguesias, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo volta a convidar comerciantes para trabalho conjunto. Balanço das oito reuniões, freguesia a freguesias, criação da Associação de Comerciantes do Concelho do Cartaxo e animação de Natal, vão estar na ordem de trabalhos da reunião. Pedro Magalhães Ribeiro convidou os comerciantes de todo o concelho para uma reunião de trabalho a decorrer no Centro Cultural, no dia 20 de novembro, terça-feira, às 21h00. Na ordem de trabalhos estarão a criação de uma associação de comerciantes do concelho, a recolha de propostas para a construção de um programa de animação de Natal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego
Auditório da Batalha recebe apresentação
da nova fase do programa de apoio SI2E
A apresentação pública do balanço da primeira fase do SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, bem como o lançamento da segunda fase do referido programa terá lugar sexta-feira, 23 de novembro, às 17h no Auditório Municipal da Batalha. O SI2E é um programa que visa estimular o surgimento de iniciativas empresariais e a criação de emprego em territórios de baixa densidade e, por essa via promover, o desenvolvimento e a coesão económica e social do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No edifício que foi sede do CRIO - Centro de Recuperação Infantil Oureense
Nersant e Município Oureense celebram contrato de empreitada para a Startup Ourém
A Câmara Municipal de Ourém celebrou no dia 7 de novembro, o contrato de empreitada de obras públicas referente ao início dos trabalhos para a criação da Startup Ourém, parceria entre a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, e o Município. Recorde-se que a Nersant e o Município de Ourém assinaram no dia 20 de junho um protocolo de colaboração para a criação da Startup Ourém, estrutura de apoio ao empreendedorismo que terá como objetivo atrair e instalar neste concelho, novos projetos empresariais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Colóquio Ibero-americano de Património Cultural do Vinho
Especialistas internacionais focam importância do enoturismo no Museu do Vinho de Alcobaça
Uma das conclusões extraídas do Colóquio Ibero-americano de Património Cultural do Vinho, no dia 10 de novembro, no Museu do Vinho de Alcobaça, sob o tema “Enomemórias & Enoturismo: Os Territórios Culturais do Vinho. Paisagem, Museus, Comunidade” foi que os diversos agentes envolvidos no setor (entidades governamentais, produtores e operadores turísticos) devem saber trabalhar em concertação para valorizar e rentabilizar o chamado enoturismo, dado ser o vinho um dos maiores patrimónios nacionais. Outra conclusão foi que esta vertente do setor turístico, em exponencial crescimento a nível global, depende da capacidade e no investimento na preservação do património vinhateiro que cada região consegue realizar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal cria Programa Revitalizar e Rejuvenescer
Torres Vedras aprova benefícios fiscais
para jovens que adquiram imóveis nas ARU
O executivo municipal de Torres Vedras aprovou, no dia 14 de novembro, em Reunião de Câmara, o Programa Revitalizar e Rejuvenescer – PR2. Este programa visa atrair jovens para as Áreas de Reabilitação Urbana – ARU do concelho de Torres Vedras, através do alargamento dos incentivos fiscais ao nível do Imposto Municipal sobre Imóveis - IMI, do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis - IMT e das taxas urbanísticas. Os benefícios abrangem os indivíduos entre os 18 e os 35 anos que adquiram prédios urbanos que sejam objeto de ações de reabilitação, em zonas do concelho de Torres Vedras já reconhecidas, ou a ser reconhecidas, como ARU.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto OesteSustentável com evitando 3,59 ton de CO2
Iluminação LED permite à ESAD em Caldas da Rainha poupar mais de mil euros por ano
A OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, em parceria com o IPL no âmbito do projeto “LEDifícios do Oeste” conduziu à instalação de lâmpadas LED na Escola Superior de Artes e Design, em Caldas da Rainha. Através desta medida, 11 dos municípios do Oeste já possuem edifícios dotados de equipamentos de iluminação eficientes. Esta intervenção permite uma poupança estimada de 8657 kWh/ano, evitando cerca de 3,59 tonCO2 em emissões e representando assim uma poupança anual 1164,10 euros para o Município de Caldas da Rainha e uma redução de 63% nos custos correspondentes com eletricidade tendo um retorno do investimento municipal na ordem dos 15 meses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Avisan 2018
Santarém recebe Exposições Internacionais de Cães e Gatos
A Avisan 2018 – Exposição Nacional de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios, certame que decorre entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, vai ser palco de Exposições Internacionais de Cães e Gatos. A 25ª Exposição Canina Nacional de Santarém e a 19ª Exposição Canina Internacional de Santarém decorrem a 01 e 02 de dezembro, respetivamente. A 8ª Exposição Internacional de Gatos de Santarém realiza-se a 01 e 02 de dezembro e é organizada pelo Clube Português de Felinicultura, único órgão reconhecido oficialmente em Portugal, detentor do Livro de Origens Português e membro da Federação Internacional Felina – FIFe, maior órgão Felino a nível mundial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com ofertas para clientes nos dias 15 e 17 de novembro
Bricomarché reabre nas Caldas da Rainha
O Bricomarché das Caldas da Rainha reabre no próximo dia 15 de novembro com um novo conceito de loja, mais adaptado às necessidades dos seus clientes. A loja do Bricomarché das Caldas da Rainha vai festejar a reabertura com todos os seus clientes através de duas ofertas surpreendentes. No dia 15 deste mês, todos os clientes que realizem compras nesta superfície comercial serão surpreendidos com a oferta em talão da totalidade do valor do IVA dos produtos adquiridos. No dia 17 de novembro, por cada 100€ de compras a loja irá oferecer 20€ em talão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 23 de novembro
Centro Cultural da Nazaré recebe palestra sobre “Economia / Turismo – Marca Praia do Norte”
O Município da Nazaré e o Centro de Comunicações da CCOceanos realizam na sexta-feira, dia 23 de novembro, às 18h00, no Centro Cultural da Nazaré, a 3ª. Palestra LiveStream. Dedicada ao tema “Economia/Turismo – marca Praia do Norte”, a comunicação deste miniciclode debates relacionados com os oceanos, com curadoria da jornalista Nysse Arruda, contará com os oradores Walter Chicharro, Cristina Luz, Pedro Pisco e Dino Casimiro. Entrada livre no Centro Cultural da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Candidatura da Zona de Desenvolvimento Económico de Alcanede já foi aprovada
O Município de Santarém viu aprovada mais uma candidatura ao Alentejo 2020, no domínio da Competitividade e Internacionalização, para o Projeto “Zona de Desenvolvimento Económico de Alcanede”. O valor elegível apurado (987.281,20) tem uma comparticipação FEDER no montante de 839.189,02. A candidatura “Zona de Desenvolvimento Económico de Alcanede” preconiza um investimento localizado no Norte do Concelho de Santarém numa área de intervenção de aproximadamente 56,5ha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campanha conta com Hugo Vau, Fernando Pimenta, Francisco Lufinha, Joana Pratas e Teresa Almeida
Campeões de modalidades náuticas promovem em Peniche o consumo de carapau
Hugo Vau (surfista de ondas gigantes), Fernando Pimenta (campeão do mundo em canoagem), Francisco Lufinha (kitesurf), Joana Pratas (vela) e Teresa Almeida (bodyboard) deslocam-se esta quarta-feira, 21 de novembro pelas 14h00, à Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) de Peniche, onde falará com os alunos sobre a sua experiência desportiva e a importância do pescado na dieta alimentar. A visita insere-se na Campanha de Promoção do Consumo de Carapau, uma iniciativa da Docapesca, que está a percorrer várias escolas de todo o País, com a participação de cinco campeões de modalidades náuticas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
A vacinação reduz o número de casos e de mortes por pneumonia
Dr. Vasco Barreto
Posição do CDS sobre os documentos previsionais do Municipio de Alcobaça para 2019
Carlos Bonifácio
Pela Conclusão da IC3/A13
Tiago Carrão
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o