Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda que a "Geringonça" morreu?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 213 Director: Mário Lopes Terça, 15 de Outubro de 2019
OesteCIM pede reunião urgente com o ministro da Agricultura
Conselho Intermunicipal do Oeste quer apoios do Governo para perdas na produção de fruta
A Comunidade Intermunicipal do Oeste solicitou o agendamento de uma reunião urgente junto do Ministério da Agricultura, face aos avassaladores prejuízos verificados no setor agrícola da região Oeste, resultantes de um conjunto inusitado de eventos meteorológicos. Reunidos em Conselho no dia 6 de setembro, os municípios da Comunidade Intermunicipal do Oeste deliberaram enviar um ofício ao ministro da Agricultura, Capoulas Santos, alertando para os nefastos efeitos verificados num setor tão decisivo e estratégico para a economia regional e nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro Cultural e de Congressos
Congresso Empresarial do Oeste vai decorrer no dia 3 de outubro nas Caldas da Rainha
O Congresso Empresarial do Oeste vai decorrer no dia 3 de outubro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, subordinado ao tema “O Oeste na Estratégia 2030”. A sessão de abertura contará com as presenças do presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, do presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Pedro Folgado, e da presidente da Faero - Federação das Associações Empresariais da Região Oeste, Ana Maria Carneiro Pacheco. Consulte aqui o programa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Considerando que há movimentos diários para a capital
Distrital de Santarém do PSD quer alargar passe social de Lisboa até ao Entroncamento
O PSD coloca em cima da mesa uma proposta que pretende alargar a coroa do passe social da Área Metropolitana de Lisboa até ao Entroncamento. Tendo em conta que milhares de habitantes no distrito de Santarém se deslocam diariamente para Lisboa, mas que atualmente pagam o triplo do preço por um passe em relação a concelhos que distam apenas 10 km de distância, a proposta do PSD pretende acabar com esta discriminação e estimular a utilização de transporte público. Por exemplo, um habitante da Azambuja paga de passe 55 euros, mas se for do Cartaxo, 12 km ao lado, já paga 134 e, de Santarém, 161 euros sem esquecer que como são passes fora da AML não podem ser combinados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Seminário terá lugar na ESTG
Politécnico de Leiria debate os impactes
dos incêndios sobre os recursos hídricos
O departamento de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria dinamiza, no próximo dia 18 de outubro, um seminário dedicado ao tema “Incêndios florestais & atividades económicas – Impactes sobre os recursos hídricos”, em colaboração com o Núcleo Regional do Centro e a Comissão Especializada de Hidráulica Fluvial da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH). Esta iniciativa, que terá lugar na Biblioteca José Saramago do Politécnico de Leiria, a partir das 10h00, realiza-se um ano após os incêndios florestais que deflagraram na região Centro, a 15 de outubro de 2017.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 1,5 milhões de euros
Câmara da Marinha Grande abre concursos
para ampliação da Zona Industrial
A Câmara Municipal tem abertos os concursos públicos para as fases 1 e 2 da ampliação da Zona Industrial da Marinha Grande (ZIMG) e rede viária da saída norte, o que irá representar um investimento global de cerca de 1,5 milhões de euros. A ZIMG abrange uma área de 66,3 ha, dos quais 57,55 ha consolidam os 59 lotes existentes, sendo que 57 se destinam à implantação de indústria. Com a aquisição de 13,69 ha de terreno é intenção do município marinhense proceder, a curto/médio prazo, à construção de novos lotes industriais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Imposto Municipal sobre Imóveis
Assembleia Municipal de Alcobaça aprova redução de IMI para 0,340%
A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou na sua reunião de 29 de setembro, a redução de 0,010% na taxa de IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis, fixando assim a taxa em 0,340% para o ano de 2019. A medida foi aprovada por maioria com dois votos contra da bancada da CDU que considerou “que a autarquia tinha condições para fixar já este ano o IMI na taxa mais baixa”. Além do IMI, foram também aprovadas a taxa de IRS e o valor da derrama a cobrar às empresas. Quanto à taxa de IRS, o município devolve aos munícipes 3,75% arrecadando apenas 1,25%, valor igual ao ano anterior. Em relação à derrama, aprovou-se a fixação da taxa da derrama em 1% para empresas com rendimentos inferiores a 150 mil euros e 1,5% para empresas com rendimentos superiores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Informação do Relatório do Conselho de Finanças Públicas
Seis indicadores financeiros mostram evolução positiva das Contas do Município do Cartaxo
Com base numa análise dos resultados do 1º Semestre de 2018 do Município do Cartaxo, podemos concluir que apesar de ser um município endividado e com a obrigatoriedade de recorrer ao FAM, uma vez que a sua dívida é mais de 300% superior à média das receitas correntes liquidas dos últimos três exercícios, podemos hoje afirmar de forma inequívoca que a situação financeira e económica do município hoje é melhor do que aquela que foi encontramos em outubro de 2013.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Missão Empresarial decorre entre 22 e 27 de setembro
Nerlei leva nove empresas à Colômbia
e aos Emirados Árabes Unidos
Entre 22 e 27 de setembro a Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria realiza uma Missão Empresarial aos Emirados Árabes Unidos (EAU). As cinco empresas que integram esta Missão Empresarial desenvolvem atividades nos sectores de: Louça metálica; Queijos, vinhos e azeites; Design gráfico, web design, marketing digital, suporte informático; Material eléctrico, industrial e doméstico; Fabricação de moldes metálicos e prestação de serviços na área dos moldes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Parque Verde vai ter o dobro do tamanho atual
e albergar área empresarial digital
A segunda fase do Parque Verde de Alcobaça vai ser apresentada muito em breve, em resultado da cedência do domínio público da urbanização Nova Alcobaça para o Município. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, o Parque Verde vai ter quase o dobro do tamanho atual, uma vez que se vai estender para norte do futuro posto da GNR, por detrás da empresa Decatlon, acrescentando mais 4 a 5 hectares aos atuais 7 a 8, tornando-se um dos maiores da região. “Temos estado em diálogo com os arquitectos da Nova Alcobaça e espero que nas próximas semanas já seja apresentado um projecto na Câmara”, revelou o presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Empresa Balbino & Faustino reforça exportação instalando-se nos Estados Unidos da América
A empresa Balbino & Faustino, de Alcobaça, acaba de reforçar a sua estratégia de crescimento, que passa pela exportação e pelo fortalecimento da sua presença em mercados estratégicos, nomeadamente nos Estados Unidos da América, com a criação da Balbino & Faustino USA, Inc.. Com sede em Ohio, a Balbino & Faustino USA, Inc. mantém os valores de sucesso comprovado, praticados em Portugal, mas com uma identidade gráfica própria e adaptada, que pretende comunicar diretamente com o mercado norte-americano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Este domingo, dia 14 de outubro
BE organiza em Santarém conferência internacional sobre a Política Agrícola Comum
O Bloco de Esquerda organiza este domingo, dia 14 de outubro, em Santarém uma importante conferência Internacional sobre a PAC - Política Agrícola Comum. A iniciativa que se realiza na Casa do Brasil terá a presença da eurodeputada Marisa Matias, do deputado Carlos Matias, de vários especialistas oriundos de França e do Estado Espanhol, de várias Associações de Agricultores de todo o País assim como a presença do partido Podemos, de Espanha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No valor de 2,4 milhões de euros
Fundação para a Ciência e Tecnologia aprova candidatura de laboratório em Torres Vedras
Smart Farm Colab – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura é um dos 20 projetos de investigação aprovados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que irá obter financiamento ao longo dos próximos cinco anos. 2.390.145 euros foi o valor de apoio solicitado na candidatura liderada pelo Município de Torres Vedras, que visa criar, direta e indiretamente, emprego científico e qualificado. O laboratório, que será localizado nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho – IVV, será um centro gerador de soluções digitais inovadoras para a agricultura, orientado para as tecnologias de ponta e centrado nas áreas hortícola, frutícola e vitícola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pela primeira vez
Câmara de Porto de Mós devolve 1% de IRS
às famílias do concelho
Decorreu quinta-feira, dia 13 de setembro, o início da segunda ronda das reuniões descentralizadas, de volta à freguesia de São Bento. No que diz respeito à ordem de trabalhos da referida reunião, destaca-se a aprovação da devolução inédita de 1% da participação do IRS às famílias do concelho e que se traduz na devolução às famílias de cerca de 134.000,00€. Esta medida vai ao encontro da estratégia definida pelo Executivo de devolver até ao final do mandato um total de 2% às famílias, garantindo assim que a boa saúde financeira do Município sirva para um benefício direto na carteira dos seus munícipes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazar+e
Nazaré Qualifica vai alienar 11 lotes da Área de Acolhimento Empresarial de Valado dos Frades
A empresa Municipal Nazaré Qualifica abre um novo procedimento para a alienação de onze lotes da Área de Acolhimento Empresarial (AAE/ALE) de Valado dos Frades. As candidaturas deverão ser entregues/rececionadas no edifício dos Paços do Concelho da Nazaré até às 17h00 horas do dia 10 de outubro de 2018. Constituída por 29,64 ha, divididos por 34 lotes, a AAE apresenta-se como um loteamento destinado à instalação de unidades empresariais para comércio, indústria e serviços, e outros equipamentos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Matos Fernandes vai estar na Sessão de Abertura
Ministro do Ambiente presente no Congresso Empresarial do Oeste
No âmbito do Projeto Promoção do Espírito Empresarial na Região Oeste, a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), vai promover o Congresso Empresarial do Oeste, a realizar no dia 03 de outubro de 2018, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. A iniciativa tem como tema principal “O Oeste na Estratégia 2030” e resulta da Parceria entre a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) e a FAERO – Federação das Associações Empresariais da Região Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa da Comissão Europeia
CCDR do Centro vence Prémio Europeu de Promoção Empresarial com Empresas Gazela
A iniciativa de promoção das empresas Gazela da região Centro, promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), foi hoje distinguida com o Prémio Europeu de Promoção Empresarial, na categoria de “Desenvolvimento do ambiente Empresarial”. Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial são uma iniciativa da Comissão Europeia (coordenada em Portugal pelo IAPMEI), que visa distinguir boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Walter Chicharro convidado do Surf Out Portugal certame dedicado aos negócios do surf
“O canhão submarino da Nazaré é um ativo
que mais ninguém tem no mundo"
O mediatismo das ondas portuguesas e a alavancagem do turismo a um fenómeno desencadeado pelo surf foram alguns dos tópicos da participação de Walter Chicharro na “Surf Talks” de encerramento da Surf Out Portugal, evento que decorreu no fim de semana de 15 e 16 de setembro, no Estoril, por iniciativa dos irmãos Patrick e Salvador Stilwell, surfistas desde crianças. O presidente do Município da Nazaré foi convidado para falar do papel da autarquia nas mudanças verificadas na economia local desde que a terra passou a ser uma referência para o surf mundial, sobretudo depois do estabelecimento do primeiro recorde mundial (2011),
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo
Ministro da Economia abre em Tomar
Nersant Business 2018
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, preside na segunda-feira, dia 15 de outubro, à sessão de abertura do Nersant Business 2018 - Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo. O fórum internacional de negócios organizado pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, conta este ano com a participação de 36 países. A sessão de abertura do Encontro, que volta este ano a realizar-se no Hotel dos Templários em Tomar, acontece pelas 09h30 da próxima segunda-feira, com a presença de todos os representantes empresariais dos 36 países presentes, bem como de muitas das empresas nacionais inscritas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No 1º Semestre de 2018
Câmara da Batalha aumenta o investimento
em 13% face a 2017
A Câmara Municipal da Batalha na execução financeira relativa ao 1º Semestre de 2018 apresenta uma situação financeira muito favorável, cujos principais indicadores revelam uma evolução positiva, com exceção da autonomia financeira, que ainda assim apresenta um valor acima dos 70%. Por exemplo, o indicador de “liquidez geral” passou de 2,54 (31/12/2017) para 3,07 em 30/06/2018, valor este que atesta a boa capacidade financeira do município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a saída antecipada do PAEL
Câmara de Santarém reduz taxa de IMI e aplica IMI Familiar
A Câmara de Santarém aprovou, no dia 17 de setembro, em Reunião do Executivo, uma descida do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar em 2019, fixando a taxa em 0,438 e a adoção do IMI Familiar. Nos últimos anos, a autarquia esteve obrigada a cobrar os impostos pelo valor máximo, uma imposição do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), que aderiu em 2012. Com a saída antecipada deste programa, o Município de Santarém pode reduzir a taxa de 0,45 aplicada desde 2017.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a substituição de 35% das luminárias do Concelho
Câmara de Santarém poupa cerca de 243 mil euros por ano com tecnologia LED
A Câmara de Santarém iniciou no início deste mês de setembro a substituição de 35% das luminárias do Concelho por LED, que vai permitir uma poupança de cerca de 243 mil euros por ano. As zonas de intervenção resumem-se a diversos locais de consumo um pouco por todo o Concelho, nomeadamente, nas freguesias de Abitureiras da Abrã, Achete, Amiais de Baixo, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, Alcanede, Alcanhões, Almoster, Arneiro das Milhariças, Azoia de Cima e Tremês, Casével e Vaqueiros, União de Freguesias da Cidade de Santarém (Marvila, Ribeira Santarém, S. Salvador e S. Nicolau), Moçarria, Pernes, Póvoa da Isenta, Romeira e Várzea, São Vicente do Paúl e Vale de Figueira e Vale de Santarém, num total de 158 Postos de Transformação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia pondera queixa à ERSE
Câmara da Batalha devolve faturas à EDP
por erros na faturação da iluminação pública
A Câmara Municipal da Batalha no âmbito do processo interno de controlo de faturação e consumos da iluminação pública - 2.º trimestre de 2018, identificou situações graves de duplicação de valores faturados por parte do fornecedor EDP Serviço Universal, S.A., uma empresa constituída e detida na totalidade pela EDP Distribuição – Energia, S.A., entidade concessionária de distribuição de energia elétrica em Baixa Tensão. Em causa estão valores de faturação superiores a 300 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dois concelhos têm 12 mil hectares de vinha
Guia de Enoturismo de Torres Vedras e Alenquer apresentado no dia 31 de agosto
A apresentação do Guia de Enoturismo de Torres Vedras e Alenquer terá lugar esta sexta-feira, dia 31 de agosto, às 18 horas, no Largo de São Pedro, em Torres Vedras. Com uma área total de vinha de 11.885 hectares, Torres Vedras e Alenquer viram reconhecida a importância da vinha e do vinho na região e na vida das suas populações, fruto do trabalho de adegas cooperativas, quintas produtoras e de milhares de pequenos agricultores, através do prémio “Cidade Europeia do Vinho 2018”, distinção atribuída pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN) aos dois concelhos ao longo deste ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 1 e 2 de setembro no Centro Cultural e de Congressos
2ª Feira Internacional de Cutelaria Artesanal recebe nas Caldas cuteleiros de todo o mundo
A tradição secular da cutelaria artesanal está a renascer nas Caldas da Rainha, que já é a capital deste ofício. A prová-lo, nesta segunda edição, Caldas da Rainha recebe, dias 1 e 2 de setembro, a Feira Internacional de Cutelaria Artesanal, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, com entradas gratuitas e cuteleiros de cinco países. O certame, que ocorre a cada dois anos, conta com expositores de Portugal, Espanha, França, Rússia e Brasil, que esperam receber visitantes do mundo inteiro, reforçando o setor e dando a conhecer a arte tradicional. No domingo haverá um sorteio de peças de cutelaria entre os visitantes. O ambiente vai ser de cortar à faca!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Taxo e Taberna do Gaio vão integrar o Guia
de Restaurantes Certificados do Ribatejo
António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT Alentejo e Ribatejo) trouxe ao Cartaxo, no dia 4 de outubro, dois diplomas que certificam dois restaurantes – o Taxo e a Taberna do Gaio. Resultado do processo de certificação iniciado no ano passado pela ERT Alentejo e Ribatejo, os diplomas distinguem os dois restaurantes em duas classificações diferentes – o Taxo na categoria Restaurante Contemporâneo e a Adega do Gaio, na categoria Restaurante Familiar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa de apoio a projetos de empreendedorismo na área do turismo e promoção de produtos endógenos
Tourism Up promove oficina em Porto de Mós
Os Territórios Criativos e o Turismo de Portugal são promotores do Tourism Up, um programa de aceleração de âmbito nacional desenhado para apoiar projetos de empreendedorismo nas áreas do turismo e promoção de produtos endógenos, preferencialmente em territórios de baixa densidade e/ ou afastados dos grandes centros urbanos. O programa disponibiliza 5000€ em prémio monetário. As candidaturas ao Tourism Up podem ser efetuadas através da inscrição numa das 30 nas oficinas do roadshow que se irão realizar de norte a sul do país. A será no dia 8 de outubro, pelas 9h30, no Espaço Jovem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Feira Nacional de Hortofruticultura 2018 fecha em clima de contentamento geral
Terminou em ambiente de contentamento geral a edição deste ano da Frutos 2018 – Feira Nacional de Hortofruticultura das Caldas da Rainha, que decorreu no Parque D. Carlos I, entre os dias 17 e 26 de Agosto, adiantou a organização, a cargo da Câmara Municipal. O certame terminou este domingo, 26 de agosto, e as várias entidades envolvidas na organização da feira mostraram-se satisfeitas pela forma como tudo decorreu, com o presidente da autarquia caldense, Tinta Ferreira, a afirmar que “os objectivos em matéria de visitantes e receitas foram atingidos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Concurso Wine Discoveries recebe 18 projetos nas áreas do enoturismo, viticultura e enologia
A fase de inscrições do concurso Wine Discoveries - Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras terminou, no dia 15 de agosto, com 18 candidaturas apresentadas, das quais 11 são ideias de negócio aplicáveis na área do Enoturismo, quatro na área da Viticultura e três na área da Enologia. O concurso avança agora para segunda fase em que serão selecionados os dez projetos finalistas que vão participar num curso intensivo de empreendedorismo. Na apresentação final, em novembro, serão apurados os três primeiros classificados que irão receber um prémio monetário de 10.000, 3.500 e 1.500 euros, respetivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lezíria + Sustentável encerra na Chamusca com presença do Secretário de Estado do Ambiente
Nersant e CIMLT promovem projeto financiado para a criação de negócios mais sustentáveis
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém e a CIMLT - Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, dinamizaram na região o projeto financiado Lezíria + Sustentável, que teve como objetivo dinamizar ações no âmbito da economia circular e encontrar soluções para a criação de negócios mais sustentáveis. O encerramento aconteceu na Chamusca, no dia 3 de outubro, em parceria com o Eco Parque do Relvão e com o Município da Chamusca, no âmbito da sessão Agendas Locais para a Gestão de Recursos. O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, foi o convidado de honra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pela primeira vez
Assembleia Municipal de Porto de Mós aprova devolução de 1% do IRS a famílias do concelho
A Assembleia Municipal de orto de Mós desta sexta-feira, 28 de setembro, analisou as contas relativas ao primeiro semestre do presente ano. Foi apresentado o relatório do Revisor Oficial de Contas, que mereceu uma análise favorável, tendo em conta a diminuição da Dívida de Médio e Longo Prazo, no valor de 651.513,99€, e de Curto Prazo, no valor de 262.931,75€, totalizando uma redução de 914.445,74€ em relação a igual período de 2017.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Orçamento Municipal para 2019
Câmara da Batalha mantém taxa mínima do IMI e aprova isenção de IMI para lojas com história
As lojas com história reconhecidas pelo Município da Batalha ficarão isentas de IMI e as despesas de conservação e manutenção serão consideradas em 110% no apuramento do lucro tributável, uma possibilidade prevista na lei do Orçamento do Estado para 2018 e que a autarquia decidiu aplicar a cerca de uma dezena de lojas de interesse histórico e cultural, já identificadas à Direção Regional de Cultura do Centro para integração no inventário nacional dos estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em 0.05%
Câmara Municipal de Ourém aprova redução
da taxa de Derrama em 2019
A taxa geral de Derrama para 2019 vai sofrer uma redução de 0.05% no Município de Ourém, de acordo com a deliberação tomada por unanimidade na reunião de Câmara de 17 de setembro. Neste contexto, a taxa fixa-se em 1,10% sobre o lucro tributável sujeito e não isento de imposto sobre o IRC e as entidades com volume de negócios igual ou inferior a 150 mil euros continuam isentas. Esta redução da taxa geral de Derrama reflete a intenção já manifestada pelo executivo camarário de anualmente diminuir a taxa em 0,05%, ou seja, em 2021 fixar a taxa em 1,00%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pela Associação Eco Parque do Relvão, Município da Chamusca e Nersant
Especialistas nacionais debatem na Chamusca economia circular e cooperação local e regional
“Agendas Locais” é o tema do Fórum organizado pela Associação Eco Parque do Relvão, pelo Município da Chamusca e pela Nersant, a decorrer no dia 3 de outubro, no Cine-Teatro da Chamusca. O Município da Chamusca organiza, em conjunto com a Associação Eco Parque do Relvão (AEPR) e a Nersant, a segunda edição do Fórum “Agendas Locais 2018 – Gestão de Recursos”, um evento nacional que vai juntar diversos especialistas nacionais para debaterem 4 temas centrais: o papel dos agentes locais na transição para a economia circular; modelos de cooperação regionais; comunidades de energia; fatores de competitividade regionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arrisca C - Concurso de Ideias e Planos de Negócio
Arquiteto e designer de Alcobaça ganha prémio com “Móvel ao Quadrado”
O Projeto “Móvel ao Quadrado” foi o vencedor do Prémio Arrisca C – Ideia de Negócio na 9ª edição do Concurso de Ideias e Planos de Negócio - Arrisca C, o único concurso nacional dirigido a jovens estudantes do Ensino Superior, Secundário e Técnico-Profissional e um dos mais ambiciosos programas na área do empreendedorismo e inovação a nível nacional. As candidaturas à 10ª edição do Arrisca C já estão a decorrer e terminam dia 4 de novembro em www.arrisca-c.pt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresário é fundador do grupo Bel
Marco Galinha inspira jovens na sessão
de apresentação do concurso Epo Big Idea
Marco Galinha entusiasmou um auditório repleto com cerca de 150 jovens da Escola Profissional de Ourém, que durante hora e meia não arredaram pé para ouvir e falar com o empresário. A sessão de apresentação do concurso Epo Big Idea, que decorreu na Escola Profissional de Ourém, no dia 4 de outubro, deu a motivação para se perceber a sua importância. O padrinho da iniciativa, deu como exemplo a aposta do Grupo Bel, com o foco em centros de investigação e inovação para perceber o mundo em mudança e para capacitar as equipas nas várias áreas de atividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orador convidado analisa o papel do Ensino Superior na investigação, inovação e competitividade
Mira Amaral participa na aula inaugural do mestrado em Gestão do Politécnico de Leiria
Mira Amaral é o orador convidado da aula inaugural da quinta edição do mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, que decorre no dia 17 de setembro, às 19h, no anfiteatro 1 do edifício D da ESTG, em Leiria. “Investigação, inovação e competitividade empresarial – o papel do Ensino Superior” é o mote da aula, aberta a toda a comunidade. Esta é uma formação avançada em Gestão, que pretende formar quadros empreendedores, desenvolver a ligação com o tecido empresarial, regional e nacional, e promover a transferência de conhecimento avançado nas áreas de Gestão para as organizações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de 150 vendedores
Feira Semanal da Nazaré com reordenamento em curso
Está em curso a reorganização da Feira Semanal da Nazaré, que se realiza às sextas-feiras, no período da manhã, junto do Bairro dos Pescadores. O ajustamento do espaço e a localização de cada feirante, assim como o enquadramento da Feira num recinto surgem como medidas de gestão do Pelouro destes mercados de rua. “O espaço da feira e das bancadas de cada vendedor irá ficar delimitado, devidamente licenciado, e afastado das vias de entrada e saída do bairro, desobstruindo as passagens para a circulação de pessoas e veículos, nomeadamente os de emergência”, diz a vereadora Regina Piedade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nersant e Portugal Ventures dinamizam sessão de esclarecimentos dia 11 de setembro
Startup Santarém promove sessão sobre apoios até 1 milhão de euros a empresas
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém e a Portugal Ventures, juntam-se para apresentar na região a Call For MVP, que pretende apoiar projetos nas áreas de Digital e Engineering & Manufacturing, até 1 milhão de euros. A sessão acontece dia 11 de setembro, pelas 15h00, na Startup Santarém. A Nersant, enquanto parceira da Portugal Ventures, está disponível para apoiar as empresas do Centro e Alentejo na preparação e qualificação dos seus projetos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para servir cerca de 14 mil novos lares e empresas
Fibra de última geração da Vodafone Portugal chega a Peniche
A Vodafone Portugal anuncia que acaba de chegar com o seu serviço de fibra de última geração a Peniche, onde cerca de 14 mil novos lares e empresas têm agora acesso à melhor experiência de telecomunicações em Portugal. Esta expansão insere-se no compromisso assumido pela Vodafone de levar a sua rede de fibra ótica a quatro milhões de famílias e empresas, permitindo à população de Peniche ter maior liberdade de escolha e garantindo o acesso de todos aos benefícios da economia digital, os quais só poderão ser completamente assegurados com recurso às potencialidades tecnológicas que as redes de nova geração permitem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
De que matéria se faz esta cidade?
Jorge Mangorrinha
Peso das mochilas não provoca escoliose
Dr. Nuno Neves
Explosão tecnológica abre a porta à inteligência artificial
Joaquim Vitorino
A Guida fugiu com um rapazola ou o pé da Luizinha Carneiro
Fleming de Oliveira
Não se esforce em demasia: dores nos pés podem ser sinal de fasceíte plantar
Drª Fátima Carvalho
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o