Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Estado deve deixar de financiar escolas privadas e cooperativas?
Sim
Não
Só escolas privadas
Não sei / talvez
Edição Nº 196 Director: Mário Lopes Quinta, 27 de Julho de 2017
Autarquia já apresentou o Plano de Pormenor
Zona Industrial de Alva-Pataias avança
com fundos próprios da Câmara de Alcobaça
A Câmara Municipal de Alcobaça apresentou, na reunião de 13 de Fevereiro, o Plano de Pormenor da Zona Industrial de Alva-Pataias. Segundo Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal, o município pretende que se proceda à “desafetação da zona florestal em que está inserido o terreno” por forma a dar início ao projeto. O autarca explicou que apesar dos fundos comunitários apenas preverem uma zona industrial por concelho e Alcobaça dar prioridade à Área de Localização Empresarial da Benedita – agora denominada Zona Ecológica Responsável da Benedita (ZERB) – o município avançará com este projeto em Pataias recorrendo “a fundos próprios”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Constância contesta a decisão
CGD encerra balcão do Campo Militar
de Santa Margarida no dia 31 de março
A Câmara Municipal de Constância tomou conhecimento, através do Comando da Brigada Mecanizada, que o Balcão da Caixa Geral de Depósitos do Campo Militar de Santa Margarida, encerrará as suas portas no próximo dia 31 de março. A autarquia fez sentir de imediato a sua discordância com esta situação pelo impacto negativo que a mesma terá na vida das pessoas, tanto dos militares como da população civil que habitualmente utiliza este serviço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para poder construir um pavilhão multiusos
Assembleia Municipal aprova a dissolução
da cooperativa MercoAlcobaça
A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou por maioria, no dia 24 de fevereiro, com 31 votos a favor e três contra dos deputados da CDU¸ a dissolução da cooperativa MercoAlcobaça. A entidade que se encontrava já há alguns anos sem atividade de apoio aos pequenos produtores, mantinha um funcionário que será, segundo a autarquia, “indemnizado pelos anos de trabalho”. Paulo Inácio defendeu ser importante solucionar esta questão por forma a que “possamos iniciar o processo de construção do Pavilhão Multiusos” no mesmo espaço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na inauguração do Projeto Ribatejo Empreende
Nersant lança o desafio às Caixas Agrícolas: unam-se e apoiem o empreendedorismo
O Ribatejo deu mais um passo para o desenvolvimento do empreendedorismo na Região. Foi apresentado, no dia 3 de fevereiro, o Ribatejo Empreende, um projeto promovido pela Nersant e cofinanciado pelo Compete2020, que visa promover o espírito empresarial no Ribatejo, através da dinamização e criação de atividades e ferramentas que permitam fortalecer o ecossistema empreendedor, no sentido de fomentar a cultura empreendedora, promover a geração de ideias inovadoras, capacitar os empreendedores e os seus projetos e assim apoiar a criação de novas empresas nesta região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após o Governo ter anunciado a opção Portela + 1
PSD denuncia “desprezo do PS pela abertura da base aérea de Monte Real à aviação civil”
A Distrital de Leiria do PSD denunciou, no dia 6 de Fevereiro, “o silêncio do PS e o desprezo pela região de Leiria”, após o Governo ter anunciado a escolha da base do Montijo na opção Portela +1.Para a Distrital presidida por Rui Rocha, com esta opção, o Governo menospreza a abertura da base aérea de Monte Real à aviação civil que é uma causa que a região tem vindo a defender e que agora é esquecida pelo Executivo do Partido Socialista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“ISPO Munique 2017”
Ondas da Praia do Norte promovem a Nazaré em Feira Alemã
A Praia do Norte, da Nazaré, é um dos principais destaques da presença portuguesa na “ISPO Munique”, uma Feira internacional de artigos e moda desportiva, que decorrerá até 8 de fevereiro, em Munique, na Alemanha. O Município foi convidado pela Associação Selectiva de Moda, responsável da presença portuguesa na exposição, uma mostra de vestuário desportivo, equipamentos de escalada, equipamentos de ginástica, calçados desportivos, artigos têxteis, por ser um “destino incontornável de surf de ondas grandes a nível internacional”, área que se mostra, pela primeira vez, neste evento alemão, através da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Incubadora da NERSANT responsável por 18% das candidaturas nacionais
Startup Santarém líder nacional na submissão de candidaturas ao Vale Incubação
A Startup Santarém foi a entidade que mais candidaturas submeteu ao Vale Incubação uma das medidas lançadas em junho de 2016 no âmbito da estratégia nacional para o empreendedorismo Startup Portugal. Até 31 de janeiro, foram submetidas ao IAPMEI 120 candidaturas, tendo 22 delas sido preparadas e submetidas pela NERSANT através desta sua incubadora, que assume assim liderança nacional ao submeter 18% das candidaturas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novos órgãos sociais da CIP para 2017-2019
Presidente da Nerlei Jorge Santos reeleito
vice-presidente do Conselho Geral da CIP
Decorreram no dia 9 de fevereiro as eleições para a CIP – Confederação Empresarial de Portugal que confirmaram António Saraiva como presidente da Direção e Jorge Santos, em representação da Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria, como vice-presidente do Conselho Geral. No programa de candidatura para o triénio 2017-2019, que se rege pelo lema “Fazer acontecer o crescimento: uma agenda para a competitividade, o investimento e o emprego”, António Saraiva refere que “é tempo de desenvolver uma nova economia em que as oportunidades, o crescimento e a prosperidade são partilhados por todos e para a qual todos participam. É esse o desígnio que nos move na candidatura que aqui apresentamos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Do Atelier Modo
Arquitetos defendem Aeroporto do Tejo
na Base Aérea de Tancos
No momento em que os autarcas do Médio Tejo defendem a reabertura da Base Militar Aérea de Tancos, os arquitetos do Atelier Modo, com sede no Sardoal, imaginaram o alargamento dessa infraestrutura à utilização civil e comercial e conceberam um primeiro esboço do que seria o “Aeroporto do Tejo”. A ideia de um aeroporto civil e comercial em Tancos a que os arquitetos do Modo dão agora forma é apresentada na plataforma modoarquitectos.blogspot.com.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em pergunta ao Governo
PEV questiona precariedade dos trabalhadores subcontratados no Centro Hospitalar do Oeste
O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre as medidas que estão a ser ponderadas para resolver os problemas de precariedade com que se deparam os trabalhadores do Centro Hospitalar do Oeste. O Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” reuniu com o movimento dos trabalhadores precários do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), tendo recebido informação relativa à petição que apela à integração direta nos quadros do CHO de todos os trabalhadores precários, que o movimento realizou junto das populações locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novo conceito de loja com amplo espaço e luminosidade
Lidl renova lojas de Alenquer e Entroncamento
No âmbito da sua estratégia de modernização e renovação da rede de lojas, o Lidl reabriu ao público as lojas de Alenquer e Entroncamento, que estão agora mais espaçosas e funcionais. Integradas no novo conceito de loja Lidl, já implementado noutras zonas do País com grande recetividade por parte dos clientes, as novas lojas Lidl de Alenquer e do Entroncamento proporcionam ao consumidor uma experiência de compra mais rápida e funcional e o acesso simplificado a produtos e serviços de elevada qualidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bolsas “IPL Indústria”
Empresas entregam 27 bolsas de estudo aos melhores estudantes do Politécnico de Leiria
Quase três dezenas de estudantes do Politécnico de Leiria recebem, no dia 2 de março, quinta-feira, a partir das 17h30, no auditório 1 do edifício B da ESTG, bolsas de estudo atribuídas por 21 empresas da região de Leiria. As bolsas “IPL Indústria” distinguem os melhores estudantes que ingressaram em cursos de licenciatura do Politécnico de Leiria, e no ano letivo 2016/2017 aderiram à iniciativa 21 empresas, que entregam 27 bolsas de estudo - que correspondem à propina anual do IPL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministro da Economia visitou certame a convite da Nerlei
Participação das empresas na Feira Ambiente de Frankfurt regista balanço muito positivo
“Contactos mais direcionados”, “maior profissionalismo por parte de quem nos procura”, “contactos … mais diretos e objetivos, com uma real vontade de fazer negócios” são algumas das observações de várias empresas que participaram na feira Ambiente, dedicada à fileira casa, que decorreu entre 10 e 14 de fevereiro, em Frankfurt, Alemanha. O certame contou com uma visita do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, que aceitou o convite da Nerlei e visitou a feira tendo destacado que a fileira casa é “um setor inovador que exporta para diversos mercados e que aposta cada vez mais no design e na inovação para ser mais competitivo”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
CNEMA promove sete concursos em fevereiro para promoção dos produtos nacionais
O CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, volta a colocar em destaque os produtos portugueses ao promover várias iniciativas como os Concursos Nacionais de Sal e Condimentos (16 fevereiro), Carnes (16 fevereiro), Ervas Aromáticas (17 fevereiro), Conservas de Pescado (17 fevereiro), Licores Conventuais e Tradicionais (23 fevereiro), Chocolates Tradicionais (24 fevereiro) e Produtos de Confeitaria (24 fevereiro).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aprovado pela Câmara Municipal
Bares da Nazaré vão ter alargamento do horário de funcionamento pelo Carnaval
A Câmara da Nazaré aprovou o alargamento do horário de funcionamento dos bares do concelho da Nazaré durante o Carnaval. A dinamização do turismo e do desenvolvimento económico e cultural do Concelho estão na origem desta deliberação pela flexibilidade dos horários de funcionamento destes estabelecimentos comerciais. De acordo com a deliberação, de sexta-feira para sábado, todos os bares passarão a poder funcionar até às 4h00. Entre sábado e terça-feira, todos os estabelecimentos poderão funcionar até às 6h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ecossistema Empreendedor Nersant
Nersant apresenta resultados ímpares de apoio ao empreendedorismo à sua rede de parceiros
Mais de 1500 empreendedores recebidos, 356 novas empresas criadas e 7 milhões de euros investidos na região em apenas 4 anos. Foram estes os resultados da estratégia de apoio ao empreendedorismo levada a cabo na região pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, entre 2013 e 2016. Os resultados foram apresentados no dia 26 de janeiro, em Torres Novas, onde a associação empresarial reuniu com a rede de parceiros do seu ecossistema empreender, no total de cerca de 30 entidades presentes, nomeadamente IAPMEI, IEFP, CIMLT, CIMT, Instituto Politécnico de Santarém e Instituto Politécnico de Tomar, Garval, Clube de Business Angels de Santarém, AgroCluster Ribatejo, TagusValley, CTIC, Tagus, CGD, Caixa de Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio Geral e Novo Banco.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural
Maçã de Alcobaça lança cinco candidaturas para produção de conhecimento na fileira
A Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) está a mobilizar parceiros produtores e parceiros científicos para elaboração de plano de experimentação e investigação de novos métodos e novas técnicas de produção de Maçã de Alcobaça IGP, com foco especial na procura do reforço e aperfeiçoamento de processos inteligentes, naturais e amigas do ambiente, mas também na procura de mais eficiência e rigor para maior qualidade das maçãs, mas também da atividade e da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Portugueses dão nota acima da média a estes tipos de motorização
Quota dos veículos híbridos e 100% elétricos
já chega a 2%
Em Portugal, a quota de mercado dos veículos 100% elétricos já chega aos 0,7%, um valor bastante próximo de França (1%), país que se destaca na venda deste tipo de viaturas. No caso dos veículos híbridos, a quota de mercado em Portugal é de 1,3%. Estes valores vão ao encontro da opinião positiva que os portugueses têm destes dois tipos de motorização – híbridos (7.4/10) e 100% elétricos (7.1/10) – aos quais atribuem uma nota superior à média dos 15 países analisados no mais recente estudo do Observador Cetelem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com valores desde 6 euros/m2
Câmara aprova valores para venda de lotes
do Parque Empresarial de Tomar
Por deliberação de Câmara de 30 de janeiro foram aprovados os valores por metro quadrado dos lotes no Parque Empresarial de Tomar (PET, antiga Zona Industrial), para alienação tanto em regime de direito de superfície como em regime de propriedade plena. A Câmara Municipal recorda que o Parque Empresarial de Tomar tem uma excelente localização, num dos pontos mais centrais do país, servido directamente pela auto-estrada A13 com ligação à A23 e à A1, bem como pelo ramal de Tomar do caminho-de-ferro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para incentivar projetos da indústria 4.0 em Portugal
Siemens cria novos centros de experimentação em Leiria, Alfragide e Aveiro
A Siemens vai criar centros tecnológicos que irão apoiar o desenvolvimento de projetos destinados à indústria. Estes fazem parte da Academia Siemens 4.0, uma das medidas estratégicas apresentadas pelo Governo hoje que resultaram da iniciativa Indústria 4.0. Os I-Experience 4.0 Centers vão integrar e ligar vários elementos do processo industrial desde o desenho à produção, com vista a promover iniciativas diferenciadoras destinadas à modernização da indústria. Os primeiros estarão localizados na sede da Siemens, em Alfragide, no Instituto Politécnico de Leiria e na Universidade de Aveiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com uma desvalorização de 30% na base de licitação
Câmara de Santarém recebe propostas
para venda de imóveis até dia 3 de abril
A Câmara de Santarém informa que recebe propostas para venda de imóveis até dia 3 de abril, relativos à hasta pública para alienação de imóveis de dia 31 de janeiro que ficou deserta e que, por isso, sofre uma desvalorização de 30% na base de licitação. O programa de procedimentos está disponível na Divisão de Finanças - Secção de Património, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, para além de poder ser consultado no Portal do Município em www.cm-santasrem.pt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Raul Castro recebeu grupo de embaixadores
Câmara desafia países da América Latina a estreitarem relações empresariais com Leiria
Um grupo de embaixadores de países da América latina foi recebido na sexta-feira, 17 de fevereiro, na Câmara Municipal de Leiria, no âmbito do Fórum Empresarial Região de Leiria”, uma iniciativa da Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI), Câmara Municipal de Leiria, Instituto Politécnico de Leiria e Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL), com o objetivo de identificar interesses transversais e oportunidades de parceria entre estes países e a região. Na sessão de boas-vindas, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, destacou as potencialidades da região, em especial no campo empresarial, manifestando o desejo de aprofundamento das relações entre a região de Leiria e a América Latina.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal já aprovou 14 candidaturas
Programa “Batalha Restaura” investe mais
de 30 mil euros em 14 projetos de reabilitação
A Câmara Municipal da Batalha aprovou os primeiros projetos de reabilitação a realizar no âmbito do Programa Municipal de Apoio e Incentivo à Reabilitação Urbana e Recuperação de Edifícios do Concelho da Batalha – “Batalha Restaura”. O programa em causa resulta de uma iniciativa municipal que pretende estimular a reabilitação dos imóveis, criando este sistema de incentivos que, apesar de não financiar a totalidade das obras a realizar, permite através da concessão de apoios financeiros e/ou apoios técnicos, proceder à realização de obras no edificado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Link Lusa
Nerlei lança projeto sobre diáspora portuguesa e a promoção das exportações
A Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria vai realizar, no dia 9 de março, no Ed. Nerlei, pelas 9h30, a apresentação do projeto Link Lusa. A iniciativa conta com uma intervenção sobre “A importância da Diáspora Portuguesa como ativo estratégico para a promoção das exportações”, de José Carlos Marques, investigador e docente do Politécnico de Leiria; com testemunhos de duas empresas da região de Leiria – a AR Alumínios e a True Solutions - que iniciaram os seus processos de internacionalização em resultado de contactos com portugueses na Diáspora; e ainda está prevista uma intervenção, via Skype, do português que é empresário do sector da construção civil, em França, Valdemar Francisco.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia do Crédito Agrícola celebrado a 1 de março
Caixa de Crédito Agrícola assinala aniversário com sorteio de carro elétrico
Para assinalar o Dia do Crédito Agrícola, que se celebra a 1 de março, a instituição lança segunda-feira uma campanha, destinada a actuais e potenciais clientes, em que irá sortear um automóvel eléctrico. Entre 27 de Fevereiro e 10 de março todos os clientes, particulares ou empresariais, que abram uma conta, subscrevam/reforcem produtos e serviços financeiros do Grupo, de acordo com o regulamento do concurso, ficam habilitados a ganhar um Renault Zoe. No dia 1 de Março haverá ainda actividades diversas ao longo do dia nas Agências do Crédito Agrícola pelo País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Obama,the troubleshouter. Trump, the troublemaker
Mário Lopes
OPINIÃO
As pedras não nos traem
Jorge Mangorrinha
"Um Oeste para Jovens?"
Gonçalo Silva
Alzheimer e outras demências: como lidar com as alterações cognitivas e comportamentais
Drª Margarida Rebolo
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o