Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 171 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Junho de 2019
No valor de 4,8 milhões de euros
Governo aprova apoio financeiro transitório
de urgência à Câmara Municipal do Cartaxo
A Câmara Municipal do Cartaxo viu publicado, no dia 6 de janeiro, em Diário da República, o Despacho que aprova um apoio financeiro transitório de urgência (ATU) no valor de 4,8 milhões de euros, sob a forma de empréstimo da Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF). O FTU destina-se a municípios que se encontrem em situação de rutura financeira. Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, explicou que o ATU "destina-se exclusivamente ao pagamento de salários, a garantir a prestação de serviços públicos essenciais e ao cumprimento do serviço da dívida".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa a exclusão do Turismo do Centro da promoção de Portugal na revista Monocle
Alcina Gonçalves responde à indignação dos autarcas do Oeste: agora é tarde, Inês é morta!
A ex-vereadora da Câmara Municipal de Alcobaça e atual empresária na área do turismo Alcina Gonçalves reagiu às noticias que deram conta da indignação de alguns autarcas do Oeste sobre a não inclusão da Região Centro do País e consequentemente da Região Oeste numa publicação internacional sobre Turismo, a Monocle, com publicidade paga pelo Turismo de Portugal. Sócia da empresa Lux Invicta – Turismo, Cultura e Património, admite que o Turismo do Centro tem razão em estar indignado, mas, “quanto aos autarcas do Oeste, é demasiado tarde para indignação. Deviam ter-se indignado antes da publicação da Lei 33/2013 que estabelece um novo regime jurídico para as regiões de Turismo, lei esta que coloca o Oeste no Centro.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programador júnior
Parque Tecnológico de Óbidos arranca com novo curso que promete emprego em 3 meses
Após o sucesso da última edição, o Parque Tecnológico de Óbidos e a Alphappl lançam um novo programa de formação "Be a Developer", destinado a recém-licenciados, estudantes do 12º ano, desempregados, ou a quem pretende requalificar as suas competências e ingressar no mercado de trabalho na área das novas tecnologias, como programador júnior, após 3 meses de formação. Passado apenas um mês do término da formação, dos 13 "recrutas" que participaram na primeira edição, 6 estão já empregados e 7 estão em fase de recrutamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trânsito vai ser interrompido no local durante duas horas para carga e descarga
Exposição do Grupo Iberomoldes mostra modelo de carruagem à escala real
A Câmara Municipal da Marinha Grande irá proceder a uma interrupção de trânsito no troço na Rua Bernardino José Gomes, junto à Praça Guilherme Stephens, no próximo dia 2 de fevereiro (segunda-feira), entre as 15h00 e as 17h00, para descarga do modelo de uma carruagem de comboio em tamanho real. No dia 02 de março, entre as 10h00 e as 12h00, ocorrerá novo corte de trânsito, para recolha do protótipo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais almoça com empresários no dia 4 de fevereiro
Paulo Núncio apresenta em Leiria novidades fiscais do Orçamento de Estado 2015
A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria vai receber no dia 4 de fevereiro (quarta-feira), o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, num almoço-debate com empresários, que decorrerá pelas 13h00, no Edifício NERLEI. Paulo Núncio vem falar sobre as novidades do Orçamento do Estado de 2015 nomeadamente da Reforma do IRS, temática que afeta todos os cidadãos, sobretudo as suas decisões de consumo e por essa via também a atividade empresarial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto pioneiro
Escola Profissional da Nazaré inicia formação especializada para o mercado brasileiro
A Escola Profissional da Nazaré assinou um protocolo de cooperação com a empresa Club do RH Networking Corporativo, sediada no Brasil. O objetivo desta formação, que será realizada nas instalações da EPNazaré, é qualificar e certificar empresários e profissionais de hotelaria, turismo e eventos do mercado brasileiro, que terão ainda a oportunidade de conhecer a Nazaré, enquanto produto e destino turístico. Esta iniciativa, para este público-alvo específico, assenta num projeto exclusivo e pioneiro, em parceria com o Club do RH Networking Corporativo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por unanimidade
Câmara do Cartaxo pede autorização para aceder ao fundo transitório de urgência
A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou, na reunião de dia 19 de janeiro, solicitar autorização à Assembleia Municipal para contrair empréstimo junto da Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), até ao valor de 4,8 milhões de euros, que terá uma taxa de juro prevista, correspondente ao custo de financiamento da República Portuguesa para o prazo máximo de 6 anos, acrescido do spread de 0,15%, e será contraído no âmbito de apoio transitório de urgência (ATU), que se destina a municípios em situação de rutura financeira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marca dinamarquesa entregou à Arfai & IGM e Jomazé o “Supplier Award”
Empresas de Alcobaça distinguidas
com prémio de melhor fornecedor
Pelo segundo ano consecutivo, a empresa de cerâmica Arfai & IGM recebem o prémio do melhor fornecedor atribuído pela Kähler Design, que visa distinguir o trabalho e o e espírito de compromisso das empresas durante o último ano. A cerimónia de entrega do prémio decorreu dia 20 de Janeiro, nas instalações da Arfai & IGM, na presença de todos os colaboradores e da equipa de compras da marca dinamarquesa de acessórios de decoração. O Prémio foi igualmente atribuído ao parceiro estratégico da Arfai & IGM, a Jomazé. A cooperação estratégica e o forte alinhamento entre ambas as empresas terão sido fundamentais para o cumprimento dos objetivos definidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De curto prazo
Assembleia Municipal da Nazaré aprova empréstimo de 600 mil euros
A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou, na sessão de 30 de dezembro, um empréstimo de curto prazo, com 18 votos a favor do PS, PSD e GCI e MPT, 4 votos contra, da CDU e do movimento Nazaré Viva, e a abstenção do Bloco de Esquerda. O empréstimo no valor de 600 mil euros, visa aliviar a tesouraria da Câmara Municipal, muito pressionada na último ano devido à existência de penhoras quase diárias, devendo o reembolso total, a realizar em prestações mensais, estar concluído dentro de um ano. Espera-se que a entrada em vigor do PAEL - Programa de Apoio à Economia Local, no valor de 20,9 milhões de euros, que aguarda visto do Tribunal de Contas, possa normalizar a situação financeira na autarquia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jantar-debate com secretário de Estado do Desenvolvimento Regional realiza-se no dia 11 de fevereiro
Nersant apresentou sistemas de incentivos empresariais a 800 empresas do Ribatejo
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, levou a efeito esta semana, um road show distrital, onde apresentou os sistemas de incentivos ao investimento empresarial disponíveis no âmbito do Portugal 2020. Cerca de 800 empresários estiveram presentes nas reuniões, tendo ficado a conhecer as linhas gerais dos sistemas de incentivos que estão para chegar. A realização destas sessões culmina num jantar-debate com empresas da região e onde vai estar presente o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de convidado pela instituição
Paulo Fonseca aceita vice-presidência da Câmara Comércio e Indústria Portugal-Turquia
Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém, foi convidado pelo presidente da Câmara de Comércio Portugal – Turquia, Rui Paias Couto, para ocupar o cargo de vice-presidente desta associação. O convite foi aceite e anunciado aos membros da Câmara, na última reunião do executivo. Para o autarca, este convite é muito honroso e simboliza “o reconhecimento de um trabalho de vários anos na senda da internacionalização do Município de Ourém” concretizada com a “implementação de uma consciência global que hoje é fundamental para os Povos, as empresas e as instituições públicas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sistema Integrado de Informação das Autarquias Locais
Cartaxo melhora indicadores financeiros e paga mais dívida em 2014
De acordo com informação enviada ao Sistema Integrado de Informação das Autarquias Locais (SIIAL) o Cartaxo pagou mais 74% de dívida, em 2014, do que tinha pago em 2013. No ranking de municípios que mais dívida pagaram, publicado pelo Diário de Notícias, o Cartaxo aparece em terceiro lugar no país – com mais 10,9 milhões de euros pagos. O presidente da Câmara confirma os números e afirma que “pagámos mais 10,9 milhões de euros de faturas que aguardavam há anos” e “pela primeira vez em 10 anos reduzimos o endividamento total”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Portugal será o país anfitrião
Ministra da Agricultura apoia presença lusa
na feira internacional Fruit Logística Berlin 2015
O Ministério da Agricultura e do Mar, a Portugal Fresh e a Lidl Portugal convidam a conhecer o trabalho desenvolvido em conjunto no setor hortofrutícola e na exportação de produtos genuinamente portugueses, como é o caso da Pera Rocha. Neste encontro, será ainda apresentado pela primeira vez o programa da feira internacional Fruit Logística Berlin 2015, onde Portugal será o país anfitrião. O encontro realiza-se esta quinta-feira, dia 29 de janeiro às 15h, na Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval, e conta com a presença da ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, do presidente da Portugal Fresh, Manuel Évora, e do Diretor Geral de Compras da Lidl Portugal, Pedro Monteiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
INOV.POINT
Tecnopolo do Vale do Tejo promove concurso de projetos empresariais
Até 13 de fevereiro está a decorrer o 3º Concurso de Projetos Empresariais INOV.POINT. Esta iniciativa do TAGUSVALLEY – Tecnopolo do Vale do Tejo pretende reforçar o tecido empresarial da região e incentivar o surgimento de iniciativas empreendedoras de base tecnológica no Médio Tejo. O concurso destina-se a ideias de negócios nos setores Agroalimentar, da Metalomecânica, Energia e Tecnologias de Informação e Comunicação. Podem concorrer pessoas singulares, maiores de 18 anos, bem como coletivas constituídas há menos de três anos, com objetivo de explorar um projeto inovador ou de base tecnológica com aplicabilidade no mercado, a implementar no Médio Tejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Jantar-conferência
Embaixatriz dos Estados Unidos promove
em Leiria programa Connect to Success
A empresa aps promove um jantar conferência, no dia 16 de janeiro, a partir das 19h30, no Matilde Noca Restaurante, nos Marrazes, em Leiria, com a presença da embaixatriz Kim Sherrie Sawyer e de elementos da Embaixada dos Estados Unidos em Portugal, com vista à divulgação do programa Connect to Success e à promoção de oportunidades de negócio com os Estados Unidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande – concelho industrial: uma marca de referência
Câmara Municipal da Marinha Grande aprova Programa de Apoio ao Investimento Industrial
A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou na sua reunião de 22 de janeiro, o Programa de Apoio ao Investimento Industrial (PAII) para o ano de 2015, que prevê a isenção ou redução de taxas municipais e prazos reduzidos de apreciação das operações urbanísticas relativas a unidades industriais. Num momento em que se registam inúmeras dificuldades económicas e sociais e em que, cada vez mais, é importante criar incentivos à criação de postos de trabalho, a Câmara Municipal da Marinha Grande entende que não pode ficar indiferente à realidade, cabendo-lhe nas vertentes em que pode intervir adotar medidas que facilitem e promovam o investimento privado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mira Amaral e Augusto Medina presentes em Torres Novas
Nersant debate “Oportunidades de negócio e financiamento à inovação e internacionalização”
A NERSANT recebe sessão da AIP no dia 22 de janeiro, pelas 09h30 Mira Amaral e Augusto Medina vão explicar "Oportunidades de Negócio e Financiamento à Inovação e Internacionalização" em Torres Novas. A NERSANT- Associação Empresarial da Região de Santarém e a AIP - Associação Industrial Portuguesa vão realizar no dia 22 janeiro, em Torres Novas, uma sessão de esclarecimento sobre "Oportunidades de Negócio e Financiamento à Inovação e Internacio- nalização" para os mercados de Angola, Brasil e Cabo Verde. Mira Amaral e Augusto Medina vão intervir na sessão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria promove sessões de capacitação
Leiria procura empreendedores
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós, no âmbito da promoção do empreendedorismo no território, estão a desenvolver mais uma edição das sessões de capacitação, destinadas a apoiar os empreendedores que pretendam construir, trabalhar e concretizar ideias de negócio. Assim, está agendada uma sessão em Leiria na Biblioteca Afonso Lopes Vieira, nos dias 27 e 28 de janeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No ano de 2014
Câmara Municipal da Azambuja reduz dívida
em cerca de 12%
A Câmara Municipal de Azambuja concluiu o ano 2014 com resultados que considera muito positivos no que se refere à gestão económica e financeira. A dívida global da autarquia – onde se inclui o passivo da empresa municipal EMIA, entretanto extinta – foi reduzida em cerca de 12%, situando-se no final de 2014 abaixo dos 17,5 milhões de euros, contra os 20 milhões que rondava um ano antes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município apresentou uma estimativa de receita prevista de 11,3 milhões de euros
Batalha apresenta taxa de execução orçamental próxima dos 95%
Em 2014, de acordo com a informação da execução orçamental disponível, o Município da Batalha apresentou uma taxa de execução orçamental na ordem dos 95%, para uma estimativa de receita prevista de 11,3 milhões de euros apresentada no Orçamento Municipal do ano transato, o que representa uma melhoria de 3% face ao ano de 2013. A Lei de Finanças Locais estabelece como regra orçamental uma taxa de 85% de execução da receita prevista no orçamento respetivo, pelo que se regista o cumprimento do requisito legal e uma excelente performance orçamental, só possível com o nível de ajustamento da programação do orçamento à receita efetiva própria determinada no cálculo dos fundos disponíveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Situação financeira do Município de Óbidos
Humberto Marques anuncia comissão técnica para baixar taxas e impostos
O presidente da Câmara Municipal de Óbidos anunciou que vai ser criada uma comissão técnica para analisar todas as taxas e impostos. Será uma comissão “suprapartidária e independente, para verificar a possibilidade de baixar as taxas e impostos, sem colocar em causa as boas contas, nem mesmo a supressão das necessidades do concelho, a partir de novos investimentos”, revelou. Humberto Marques, que falava na sessão solene do Feriado Municipal, que se realizou no passado dia 11 de janeiro, acredita “que a população do nosso concelho nos pediu, e continua a pedir, que façamos obras e que tenhamos boas contas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo previsões do Observador Cetelem
Portugal pode ser em 2015 o país com maior crescimento no mercado mundial automóvel
O mais recente estudo do Observador Cetelem revela que Portugal é o país que apresenta um maior crescimento no mercado de veículos particulares novos (VPN) e, de acordo com as previsões, continuará a sê-lo em 2015. Este ano, o mercado nacional deverá chegar às 150 mil unidades e apresentar um crescimento de 7,1%, aumento bastante superior aos restantes países analisados. No top de países com previsão de maior crescimento em 2015 estão, depois de Portugal, a China e a Holanda com variações de 5,6% e 5,1%, respetivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Observador Cetelem analisa o mercado mundial automóvel
Taxa de motorização muito próxima da saturação em Portugal e na Europa
Com uma taxa de motorização média de 582 veículos ligeiros por 1.000 habitantes em 2012, o mercado automóvel europeu encontra-se próximo da saturação, à semelhança do que acontece nas restantes zonas desenvolvidas. Em Portugal, onde a taxa de motorização é de 540 veículos por 1.000 habitantes, a tendência é para manter o equipamento, fenómeno que tem sido favorecido pela resistência do crescimento económico. Estas são conclusões do mais recente estudo do Observador Cetelem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do PEPAL
Município de Sobral de Monte Agraço abre candidaturas para estágios
No âmbito do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL), o Município de Sobral de Monte Agraço, submeteu a sua candidatura com 6 estágios nas seguintes áreas: Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Electrotécnica, Ação Social, Turismo e Administração Local; aguardando ainda a aprovação dos mesmos. O Programa de Estágios Profissionais na Administração Local destina-se a jovens à procura do primeiro emprego ou que sejam desempregados à procura de novo emprego; com 29 anos de idade inclusive e que possuam uma qualificação superior (licenciatura).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ação decorre dia 13 de janeiro
NERLEI organiza workshop para capacitar empresas a potenciar as vendas em feiras
A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria realiza no dia 13 de janeiro de 2015, pelas 9h00, no Edifício NERLEI, em Leiria, um workshop subordinado ao tema “Como Ter mais Sucesso de Vendas em Feiras”. A sessão terá como formadores técnicos especializados e tem como objetivo capacitar as empresas a terem melhores resultados nas suas participações em feiras nacionais e internacionais. Com um total de 8 horas de formação, das 9-13h e das 14-18h, este será um workshop muito prático e focado nas metodologias e ações que melhores resultados trazem nos períodos antes, durante e pós feira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Observador Cetelem divulga estudo sobre intenções de consumo para o Natal
Só 19% dos portugueses esperam pelos saldos para comprar presentes
O estudo do Observador Cetelem sobre as intenções de compra dos portugueses no Natal revela que a maioria dos consumidores não esperou pela época de saldos para comprar os presentes. Face a 2013, o número dos que esperam pelos saldos diminuiu, tendo passado dos 33% para os atuais 19%. Tal como no ano passado, são as mulheres que apresentam o hábito mais vincado de aguardar pelas promoções pós-Natal: 26% contra 12% dos homens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleitos recentemente novos órgãos sociais
Adega Cooperativa da Vermelha busca novos mercados
Após recentemente ter elegido os novos órgãos sociais, a Adega Cooperativa da Vermelha, agora liderada por Rui Soares, está atualmente empenhada em alcançar novos mercados internacionais e, ao mesmo tempo, em consolidar os mercados onde já está inserida. Como resultado do ato eleitoral interno levado a efeito a 23 de novembro último, com base em duas listas candidatas, a Adega Cooperativa da Vermelha (ACV) tem como novo presidente da direção Rui Soares (Sobrena), também vereador da Câmara municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Portugal 2020: uma oportunidade
Jorge Faria de Sousa
A Pirâmide de Maslow e Políticas Autárquicas
Carlos Cunha
Viver com Pacemaker
Dr. Carlos Morais
A dívida pública é um veneno letal
Joaquim Vitorino
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o