Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 170 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Junho de 2019
Programa Centro 2020
Fundos comunitários para a Região Centro já estão aprovados pela Comissão Europeia
A Comissão Europeia aprovou, no dia 12 de dezembro, o Programa Operacional da Região Centro - Centro 2020 - para o período 2014-2020. O Centro 2020 terá uma dotação de 2.155 milhões de euros, dos quais 1.751 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e 404 milhões de euros do Fundo Social Europeu (FSE). Este valor representa um acréscimo de 27% face ao atual período de programação (2007-2013) e corresponde a um valor de 925 euros por habitante da Região Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comparticipação FEDER, com 85% de investimento elegível
Município da Batalha contratualiza 1,5 milhões de euros em projetos comunitários
O Município da Batalha outorgou com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro contratos de financiamento para três projetos que envolvem uma comparticipação de 1,5 milhões de euros. A comparticipação financeira, assegurada pelo FEDER, é de 85% do investimento elegível e os projetos em causa referem-se à valorização ambiental da margem nascente do Rio Lena - Parque ecológico e parque de estacionamento periférico de apoio intermodal ao Centro Histórico da Vila, Eixo Circular ao Rio Lena e parque de autocarros para apoio do centro histórico turístico da Vila da Batalha e, ainda, requalificação paisagística da zona envolvente ao campo de futebol sintético.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paulo Inácio recusou proposta da CGD de redução de spread
Município de Alcobaça negoceia dívida de 34 milhões da construção dos Centros Escolares
O Município de Alcobaça recusou uma proposta da CGD – Caixa Geral de Depósitos para reduzir o spread sobre a dívida dos Centros Escolares de Alcobaça e Benedita e o Pavilhão de Évora de Alcobaça. A informação foi avançada por Paulo Inácio em reunião de câmara de 9 de dezembro, em resposta a Rogério Raimundo sobre a situação do Pavilhão de Évora e o impasse para a sua abertura. Recorde-se que a dívida em causa ronda os 34 milhões de euros, aos quais acrescem juros de mora e despesas da entidade credora Caixa Geral de Depósitos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Visita à fábrica de ginja
Ministra da Agricultura visita “Frutóbidos”
e enaltece capacidade de inovação
“Tive a oportunidade de visitar, com alguma profundidade, uma empresa de excelência, que nos traz um produto de excelência, baseado nas nossas raízes, nas nossas tradições, com uma receita conventual.” Foi desta forma que Assunção Cristas falou, ontem, dia 10 de dezembro, da empresa Frutóbidos, que produz licor de ginja e que alargou, agora, a produção para outras áreas, como produtos alimentares e cosmética. A ministra da Agricultura enalteceu a “enorme vontade de inovar e de diversificar os produtos” desta fábrica do concelho de Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministra da Agricultura ainda não pagou verba do Regadio da Cela que deveria ter avançado este ano
Projetos de regadio classificados de prioritários ou dependentes "do dinamismo do setor”
O projeto do Regadio dos Campos da Cela, no valor de 7 milhões de euros, que pretende potenciar um dos melhores solos da Região Oeste e do País, continua a aguardar que o Governo disponibilize a verba cuja candidatura ao PRODER para a reabilitação do aproveitamento hidroagrícola da Cela foi aprovada no início do ano. Assunção Cristas, ministra da Agricultura, aamite que “temos o plano estratégico dos regadios aprovado, uns estritamente prioritários e o caso do regadio do Vale do Lis é um deles”, mas “quanto a outros regadios vai depender um pouco do dinamismo do setor. Temos neste momento em Óbidos um regadio em marcha e os outros dependem do dinamismo do setor, mas nós temos verba no regadio para os apoiar.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Agência tem sede em Leiria e atua a nível nacional e internacional
Midlandcom completa 10 anos de atividade
com carteira de clientes consolidada
A Midlandcom – Consultores em Comunicação, Lda., assinalou, em novembro, 10 anos de atividade, com uma carteira de clientes consolidada e abrangência nacional, e recentemente apostando no mercado internacional. António José Laranjeira, diretor-geral da Midlandcom, salienta um percurso marcado por um «crescimento moderado mas seguro, e uma presença marcante no mercado». Criada em 2004, a Midlandcom tem sede em Leiria, e escritório em Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um dos maiores empregadores do distrito de Santarém
Faleceu o empresário e benemérito Joaquim José Louro Pereira
Joaquim José Louro Pereira faleceu esta quarta-feira, dia 31 de dezembro. O empresário de Amiais de Cima, que há vários meses lutava contra a leucemia, era um dos maiores empregadores do distrito de Santarém, ocupando uma posição de liderança no fabrico de mobiliário, sofás e colchões, com uma forte exportação para o mercado internacional, detendo as marcas Lusocolchão e Lourini. Foi distinguido pelo Presidente da República, pelo seu sentido empreendedor, com o grau de comendador na Classe de Mérito Industrial, e pelo Município de Santarém, com a Medalha de Ouro da Cidade. A Câmara Municipal de Santarém decretou três dias de luto municipal, nos dias 31 de dezembro, 1 e 2 de janeiro
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Volume de negócios triplicou em três anos
Região Centro tem 46 empresas gazela
A Região Centro tem 46 empresas gazela. Esta é uma das conclusões de um estudo efetuado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) que, pelo terceiro ano consecutivo, identifica este tipo de empresas. Mais de 71% das empresas gazela da Região Centro encontram-se concentradas em quatro setores de atividade económica, que correspondem às atividades da construção (19,6%), comércio, indústria transformadora e transportes e armazenagem, com 17,4% cada.O volume de negócios das empresas gazela 2014 da Região Centro cresceu de forma significativa (287%) entre 2010 e 2013.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara critica "cheque em branco" que foi passado à Cartágua no anterior mandato
Câmara do Cartaxo recusa aumento de 5%
no preço da água proposto pela Cartágua
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, propôs ao Executivo, na sua reunião de dia 15 de dezembro, "não aprovar a proposta de revisão de tarifário, para o ano de 2015, conforme apresentada pela empresa concessionária", tendo proposto também, enviar à Cartágua uma proposta de tarifário alternativa, formulada pelos serviços municipais, que contém apenas o aumento obrigatório de acordo com a inflação - Índice Harmonizado de Preços no Consumidor, conforme definido pelo Instituto Nacional de Estatística, que é de 1,66%. A proposta foi aprovada com os votos a favor do Partido Socialista (PS) e do Partido Social Democrata (PSD) e com as abstenções do Paulo Varanda-Movimento pelo Cartaxo (PV-MPC).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dar a conhecer o projeto Paris-Ásia a potenciais fornecedores e clientes
NERLEI recebe apresentação de investimento de empresário da Diáspora
A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria realiza no dia 19 de dezembro, no Edifício NERLEI, pelas 9h, o Encontro de “Investimento da Diáspora – Apresentação do Projeto Paris-Ásia Business Center”, conforme programa. O Paris-Ásia Business Center é um polo de atividades empresariais que se desenvolve numa área de 200.000 m2 integrando uma multiplicidade de atividades internacionais. Localizado a 20 minutos do centro de Paris e a 5 minutos do Aeroporto Charles De Gaulle, apresenta-se como um verdadeiro ponto de encontro e de promoção de trocas comerciais entre o ocidente e o oriente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante a Passagem de Ano
Câmara da Nazaré abre concurso público para venda de bebidas no areal da Praia
Está aberto o concurso público para a ocupação de oito lugares/stands para a venda de bebidas no areal da Praia da Nazaré durante o evento “Passagem do Ano 2014-2015”. A deliberação para a abertura do Concurso foi tomada no último Conselho de Gerência da Nazaré Qualifica, E.M, Unipessoal, Lda, realizado a 24 de novembro. As propostas devem ser entregues até às 17 horas do dia 15 de dezembro, realizando-se o ato público de abertura das propostas no dia 16, às 15 horas, na Biblioteca Municipal da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovidas pela CSIA e Câmara Municipal
Auditório de Biblioteca Municipal de Alcobaça recebe Jornadas de Empreendedorismo
As Jornadas de Empreendedorismo irão decorrer no Auditório de Biblioteca Municipal de Alcobaça no dia 15 e 16 de Dezembro. A Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça e Região de Leiria (ACSIA) classifica a ação de grande importância para os empresários, nomeadamente, o Financiamento aos Pequenos Negócios da parte da manhã e Licenciamento e a Fiscalização da parte da tarde no dia 15, com um painel de oradores de maior importância, onde se destaca a representante da ASAE, Maria de Lourdes Gonçalves, e da DGAV, Miguel Lamela. No dia 16, falar-se-á de Turismo e Desenvolvimento local, com a presença de um painel de oradores da maior importância para o financiamento, licenciamento e novos desafios no Turismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Empresarial dinamiza medida Vida Ativa
Nersant inicia formação para desempregados em toda a região
No âmbito do Vida Ativa, medida do Instituto do Emprego e Formação Profissional que tem como objetivo integrar os desempregados inscritos nos centros de emprego, em ações de formação profissionalizantes, a Nersant vai arrancar com a dinamização destes cursos, já em dezembro. A Nersant celebrou no dia 25 de novembro, um Acordo de Cooperação com o IEFP para desenvolver um conjunto de ações integradas na Medida Vida Ativa, em toda a região do Ribatejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Frutóbidos, Amoreira
Ministra da Agricultura visita fábrica de Ginja d’Óbidos
A ministra da Agricultura visita esta quarta-feira, dia 10 de dezembro, na Amoreira, concelho de Óbidos, a fábrica “Frutóbidos”, produtora da famosa ginjinha de Óbidos. Assunção Cristas vem visitar aquela unidade industrial que, segundo a Frutóbidos, é “pioneira na produção do tradicional licor de ginja d’Óbidos”. Ainda segundo aquela empresa, a Frutóbidos “orgulha-se de ter obtido as certificações ISSO 9001, ISSO 22000 e Unidade Produtiva Artesanal Reconhecida”.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Seminário decorre na Nersant em Torres Novas
Mira Amaral explica portunidades de negócio e financiamento à inovação e internacionalização
A Nersant- Associação Empresarial da Região de Santarém e a AIP – Associação Industrial Portuguesa vão realizar no próximo mês de janeiro, em Torres Novas, uma sessão de esclarecimento sobre as "Oportunidades de Negócio e Financiamento à Inovação e Internacionalização" para os mercados de Angola, Brasil e Cabo Verde. Mira Amaral é um dos convidados a intervir na sessão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nersant Business 2014
Encontro internacional de negócios da Nersant originou 2,5 milhões de euros de exportações
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, acaba de fazer o balanço do Nersant Business 2014, encontro internacional de negócios realizado na região entre os dias 24 e 26 de novembro e que abrigou a realização de mais de 1100 reuniões de negócio entre empresas portuguesas e estrangeiras. O valor das exportações ascende já a mais de dois milhões e meio euros. Após a realização do Nersant Business, a Nersant efetuou um inquérito de satisfação a todas as empresas estrangeiras presentes no evento, com o objetivo de perceber o impacte do evento na região do Ribatejo, mas também de assegurar, nas próximas edições, um evento mais eficaz para os negócios das empresas da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Frio pode agravar sintomas da DPOC
Dr. Nuno Pires
Filhos do Descontentamento
Joaquim Vitorino
Transplante lamelar de córnea. A mudança radical de um paradigma
Prof. Joaquim Neto Murta
O Bacalhau e o Natal, uma tradição feliz e saudável!
Mensagem de Natal da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior
Isaura Morais
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o