Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Governo deve tomar medidas mais enérgicas para conter a pandemia?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 168 Director: Mário Lopes Sexta, 30 de Outubro de 2020
Mais 900 mil euros em relação a 2013
Câmara de Alcobaça aprova orçamento
de 36,9 milhões de euros
O Executivo municipal de Alcobaça aprovou, no dia 27 de outubro o orçamento para 2015, no valor de 36,9 milhões de euros, com os votos favoráveis dos eleitos do PSD, Paulo Inácio, Herminio Rodrigues e Inês Silva, as abstenções dos vereadores socialistas José Canha e Eugénia Rodrigues, e do vereador do CDS, Carlos Bonifácio, e o voto contra da vereadora da CDU, Vanda Marques. Também o orçamento dos Serviços Municipalizados foi aprovado por maioria, com os votos favoráveis do PSD e CDS, as abstenções do PS e o voto contra da CDU.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para poder pagar salários e serviços inadiáveis
Município da Nazaré solicita apoio transitório
de 8,2 milhões de euros
A Câmara Municipal da Nazaré aprovou, com os votos da maioria socialista, um pedido de apoio transitório no valor de 8,2 milhões de euros, e que tem por base a “necessidade urgente de verbas que permitam ao município fazer face ao pagamento atempado de salários, serviço da dívida e, acima de tudo, manter o fornecimento de serviços essenciais à população”, explicou a autarquia. De acordo com a Câmara, na ausência deste apoio, há o risco de não conseguir fazer face àquelas despesas essenciais, já que as receitas previstas entre setembro deste ano e abril de 2015 totalizarão 3.938.685 euros, mas as despesas ascenderão a 6.174.444 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dívida total é 4,8 vezes superior à receita
Câmara do Cartaxo aprova recurso a apoio
de urgência de 11 milhões de euros
A Câmara Municipal do Cartaxo, na reunião extraordinária de dia 31 de outubro, aprovou o recurso ao regime transitório de urgência, previsto no Fundo de Apoio Municipal (FAM), para autarquias que se encontrem em situação de rutura financeira e impossibilitadas de cumprir pontualmente as suas obrigações. Pedro Magalhães Ribeiro apela à união das forças políticas em prol da credibilização do município junto de credores e instituições públicas que permita estabilidade financeira no futuro. O Cartaxo, com uma dívida apurada em dezembro de 2013 próxima dos 54 milhões de euros e valor médio da receita cobrada de 11 milhões, apresenta dívida total 4,8 vezes superior à receita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para ultrapassar barreiras burocráticas associadas à criação da Área de Localização Empresarial
Associação de Empresários da Benedita pede ajuda ao Presidente da República
No âmbito da visita do Presidente da República a uma empresa da Benedita, a Associação de Empresários da Benedita (ADEB), congratula ambos pela iniciativa. No entanto, lamenta que, apesar dos reconhecimentos sucessivos das empresas da região, continue à espera de uma Zona Industrial, que permita um crescimento organizado das empresas beneditenses. “Infelizmente, devido às sucessivas promessas ( após a compra do terreno há mais de nove anos) as nossas empresas têm baseado o seu crescimento numa incerteza que lhe limita as decisões para um futuro competitivo”, refere a ADEB, que é presidida pelo antigo vereador Bruno Ribeiro Letra.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Presidente da República integra empresas do concelho de Alcobaça no Roteiro para uma Economia Dinâmica
Cavaco Silva elege Solancis e CEIA
como exemplo de capacidade empresarial
No âmbito do Roteiro para uma Economia Dinâmica, o presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, visitou no dia 13 de outubro, duas empresas do concelho de Alcobaça, que mostram grande capacidade empregadora: a Solancis, na Benedita e o CEIA – Centro Equestre Internacional de Alfeizerão. A visita teve como objetivo dar a conhecer o tecido das PME’s com elevado potencial de crescimento. O Presidente foi acompanhado pela esposa, Maria Cavaco Silva, e pelo secretário de Estado da Economia, entre outros membros do Governo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Abertura da 37ª loja no distrito de Lisboa
Meu Super abre em Alenquer
O Meu Super, franchising alimentar da Sonae MC abriu no dia 16 de outubro a primeira loja em Alenquer, concretizando assim mais um significativo contributo para o desenvolvimento económico e social da região. Com 90m2, e uma vasta gama de produtos, a loja Meu Super Alenquer, vem reforçar a estratégia de expansão da insígnia. Procurando uma maior proximidade com os clientes, o Meu Super conta agora com 114 lojas, distribuídas por 17 distritos de Portugal continental.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro do design e da engenharia
Design Center - Semana do Design da Marinha Grande decorre até sábado
O Design Center – Semana do Design da Marinha Grande está a decorrer até 11 de outubro, no centro tradicional da cidade. O certame exibe projetos de inovação e discute soluções para o futuro da indústria e do design. A entrada é gratuita. A inauguração do certame ocorreu no dia 3 de outubro, na Casa da Cultura e foi participada por mais de uma centena de pessoas, entre as quais a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), o presidente da Câmara; o presidente da Assembleia Municipal, a vice-presidente do Ayuntamiento de San Ildefonso La Granja, vereadores da Câmara, representantes dos parceiros, entre outras entidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coimbra
Agência Espacial Europeia lança incubadora
de empresas em Portugal
O Instituto Pedro Nunes, de Coimbra, vai gerir e implementar em território nacional o centro de incubação de empresas da Agência Espacial Europeia (ESA). O objetivo é apoiar empresas que apliquem tecnologia do Espaço na Terra em setores como saúde, energia, transportes, segurança e vida urbana. A partir do dia 5 de novembro, passa a existir em Portugal o Business Incubation Center da Agência Especial Europeia (ESA BIC Portugal), que visa promover a criação de startups no domínio da transferência de tecnologia espacial para outros setores, como saúde, energia, transportes, segurança e vida urbana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Manuel Terreiro e Adega Coop. do Cartaxo premiados como Empresário e Empresa do Ano
A Expocartaxo, que decorreu no Pavilhão Municipal de Exposições, promoveu um dia dedicado ao tecido empresarial do Concelho. Para além do Dia Aberto às Empresas, iniciativa que levou instituições, autarcas e comunicação social, a conhecer a Verso Move, a Agrotécnica e a Quinta Casal do Conde, foram ainda entregues prémios que distinguiram o Empresário e a Empresa do Ano 2013 - tudo no dia 31 de outubro. Os prémios referem-se ao trabalho desenvolvido em 2013 e este ano foram entregues a Manuel Terreiro, como Empresário do Ano e à Adega Cooperativa do Cartaxo, como Empresa do Ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na reunião de 4 de novembro
Município de Azambuja mantém valores de IMI, Derrama e TMDP
O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, em sessão ordinária no dia 4 de novembro, as propostas relativas à fixação de taxas de IMI, Derrama e Direitos de Passagem a liquidar em 2015. Assim, no próximo ano, os valores do Imposto Municipal sobre Imóveis manter-se-ão em 0,80%, para os prédios rústicos, e em 0,40%, para os prédios urbanos; o valor da Taxa Municipal de Direitos de Passagem, aplicada às empresas que oferecem serviços de telecomunicações eletrónicas a clientes finais na área do Município, será de 0,25%; e o valor da Derrama, a aplicar sobre o lucro tributável sujeito a imposto relativo ao rendimento de pessoas coletivas (IRC) , continuará a ser de 1,5%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Casa das Peles promove passagem de modelos no dia 1 de novembro
ExpoCartaxo mostra dinâmica empresarial do concelho de 30 de outubro a 02 de novembro
A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém vai voltar a organizar a ExpoCartaxo, mostra do tecido empresarial deste concelho que se realiza a par da tradicional Feira dos Santos, iniciativa do município local. O certame realiza-se de 30 de outubro a 02 de novembro. O certame tem como objetivos promover o tecido empresarial e a capacidade económica do concelho do Cartaxo e da região, assumir-se como o principal encontro anual das empresas do concelho, bem como pretende ainda criar um espaço de lançamento, promoção e divulgação de produtos e serviços desta região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
OesteCIM recusa restrição do Programa Leader a Municípios de Baixa Densidade
O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Oeste, OesteCIM, reunido a 23 de outubro último, deliberou por unanimidade tornar pública a sua grande preocupação pelo movimento que começa a surgir no sentido de vir a desenvolver-se um mapa territorial para a aplicação no futuro do programa comunitário conhecido por “Programa Leader”, fazendo-o coincidir com o mapa dos Municípios de Baixa Densidade. Os autarcas do Oeste consideram que tal desenho ou opção será inaceitável por desigual, uma vez que inúmeros municípios que não são de baixa densidade têm áreas ou freguesias de caracter rural e de baixa densidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação empresarial apoiou a candidatura de 100 projetos ao PAECPE
Nersant prevê 1,8 milhões de investimento
com a criação de novas empresas no Ribatejo
Sendo o incentivo ao empreendedorismo e à inovação uma das atividades da Nersant, esta associação empresarial tem vindo a apoiar os desempregados da região a criar o seu próprio emprego. Este apoio, totalmente gratuito, tem ocorrido sobretudo no enquadramento do PAECPE - Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego do Instituto do Emprego e Formação Profissional e para o qual a associação é entidade acreditada para a prestação deste serviço. Só este ano, a associação já apoiou a elaboração de 100 candidaturas a este programa, num investimento previsto que ronda 1 milhão e 800 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parque Tecnológico de Óbidos
Arrisca C 2014 – Concurso premeia melhores Ideias e Panos de Negócio
O lançamento da 7ª edição do Arrisca C, Concurso de Ideias e Planos de negócio, onde o Parque Tecnológico de Óbidos participa enquanto jurado, vai decorrer no próximo dia 10 de outubro, a partir das 15h00, no espaço Lounge da Casa das Caldeiras, perto da Associação Académica de Coimbra. O Arrisca C é um concurso que visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas ou apoiar o desenvolvimento de novos produtos /serviços de empresas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CCISP organiza II Fórum Internacional na ESTG
Leiria recebe reunião entre politécnicos portugueses e universidades polacas
O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) organiza, de 11 a 14 de outubro, o II Fórum Internacional CCISP/KRPUT, que junta representantes das universidades tecnológicas polacas, membros do KRPUT – Konferencja Rektorów Polskich Uczelni Technicznych, dos institutos politécnicos membros do CCISP, e ainda representantes de empresas portuguesas com atividade na Polónia, e empresas polacas com atividade em Portugal, entre outros convidados ligados ao ensino superior, às empresas e à sociedade civil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Portugal 2020” com verba de 25 mil milhões de euros
Associação Bombarral Sustentável esclarece empresários sobre os fundos comunitários
O Auditório Municipal do Bombarral acolheu no dia 26 de setembro uma sessão de esclarecimento sobre a temática dos fundos comunitários “Portugal 2020”. Promovida pela Associação Bombarral Sustentável, a iniciativa teve por finalidade esclarecer os empresários do concelho acerca dos apoios que poderão obter junto da União Europeia no período entre 2014 e 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orientada pela Psiquatro/Tempos Brilhantes
Município da Nazaré promove formação e coaching em empreendedorismo
A Junta de Freguesia da Nazaré recebe no dia 22 de outubro uma sessão de esclarecimento sobre o Programa de formação e coaching em empreendedorismo para desempregados ou pessoas em situação de transição. Este programa tem como objetivo desenvolver competências ao nível do empreendedorismo aos participantes, para que possam iniciar um processo de mudança no sentido de criar uma empresa, posto de trabalho, novos objetivos ou um novo projeto de vida, contribuindo, desse modo, para o desenvolvimento local e da própria região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão ABC Moçambique centra-se nos setores do agroalimentar e da metalomecânica
Nersant traz AICEP ao Ribatejo para esclarecer internacionalização para Moçambique
No dia 28 de outubro, a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém e a AICEP vão levar a efeito em Santarém, a sessão "ABC Moçambique", que pretende facultar informação às empresas sobre os processos de internacionalização para Moçambique. A sessão irá abordar estes processos para os setores agroalimentar e da metalomecânica. As indústrias eletro e metalomecânica portuguesa, bem como a indústria agroalimentar nacional, podem vir a ter oportunidades de negócio interessantes em território moçambicano, dada a necessidade que este país sente em relação a este tipo de serviços.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
JSD da Área Oeste reuniu com a Associação
de Horticultura do Oeste
A JSD Regional Lisboa-Área Oeste reuniu, no dia 25 de Outubro, com o presidente da Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO), Eng.º António Gomes, na sede da Louricoop, na Lourinhã. Entre os temas discutidos, estiveram as dificuldades sentidas pelos produtores para o escoamento dos produtos (muito devido ao embargo imposto pela Rússia aos produtos provenientes da União Europeia), a recente intempérie que afetou cerca de 500 hectares de produção hortícola, a lacuna existente na área da investigação e desenvolvimento ao serviço do setor, a necessidade de formação profissional e a promoção da marca "Produto do Oeste".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
105 empresas estrangeiras já confirmadas
no Nersant Business 2014
A 3.ª edição do Nersant Business, encontro internacional de negócios promovido pela Nersant, está a chegar novamente ao Ribatejo. A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, está neste momento a organizar a 3.ª edição do Nersant Business, iniciativa pioneira em Portugal e que se tem afirmado no país como um ponto de encontro entre empresários portugueses e estrangeiros. Na primeira edição, que aconteceu em 2012, estiveram na região delegações de seis países, sendo esse número alargado para 10 delegações estrangeiras na edição passada. Este ano, o evento já tem formalmente inscritos 14 países, num total de 105 empresas presentes, e aguarda ainda a formalização da inscrição de outros países que já manifestaram interesse em estar presentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Azambuja aprovou Plano de Atividades e Orçamento para 2015
Orçamento do Município da Azambuja cresce 1,5% em 2015
O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, em sessão extraordinária, o Orçamento para o ano 2015 e as Grandes Opções do Plano (2015/2018) que incluem o Plano de Atividades Municipais e o Plano Plurianual de Investimentos. O Orçamento do Município para o próximo ano é de 13.345.746 milhões de euros, contra 13.145.726 milhões em 2014. Na conjuntura atual que ainda é de grande constrangimento financeiro, e a par do esforço de consolidação das Finanças Municipais, as prioridades de investimento para o ano 2015 são os sectores da Educação, do Ambiente e Saneamento, da Modernização Administrativa e Reorganização dos Serviços, e das Relações com as Juntas de Freguesia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
D.Dinis, Business School
Murteira Nabo deixa 10 recomendações
para o sucesso na internacionalização
O economista Murteira Nabo foi o convidado para a Aula Aberta de lançamento do Mini-MBA promovida pela D.Dinis, Business School, que se realizou no dia 6 de outubro, no Edifício NERLEI, em Leiria. O Senior Partner da SAER falou sobre o tema “Internacionalização da Economia: Desafios e Riscos”, partilhando a sua longa experiência na área da economia e política, nomeadamente enquanto ex-presidente não executivo da Galp Energia, ex-presidente executivo da PT ou ex-ministro do Equipamento Social. Além de partilhar a sua visão sobre a atual situação global e os riscos que ameaçam a economia, as empresas e os países, o economista partilhou ainda dez recomendações para o sucesso na internacionalização:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
Escola Superior de Desporto realiza Dia Aberto do Conhecimento em Gestão do Desporto
No dia 04 de Novembro, terça-feira, às 09:00h horas vai ter lugar o Dia Aberto do Conhecimento em Gestão do Desporto, a realizar no Auditório da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Esta iniciativa, parceria entre a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior e IAPMEI, pretende dar a conhecer os centros de conhecimento e competências da Escola Superior de Desporto de Rio Maior na integração com os modelos de negócio, inovação e internacionalização das PME´S portuguesas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Último fim de semana do mês recebe feira franca e mostra empresarial
Pavilhão Municipal de Exposições recebe Feira de Todos os Santos e Expocartaxo 2014
De 30 de outubro a 2 de novembro, o Cartaxo recebe a centenária Feira de Todos os Santos e a mostra empresarial Expocartaxo 2014. A feira franca vai trazer ao Cartaxo as bancas coloridas dos vendedores de fruta da época, os carrinhos de venda de castanhas assadas e os tabuleiros repletos de frutos secos, numa feira que marca o início do outono, mas onde também se podem comprar ferramentas, doces tradicionais ou as roupas quentinhas a preços mais "em conta", para o inverno que se aproxima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Sócrates, a Troika e os informáticos: não há governos maus!
Mário Lopes
OPINIÃO
Mulheres em idade avançada são mais afetadas pelo AVC
Dr.ª Maria Teresa Cardoso
As Caldas numa Rede de Cidades Termais?
Jorge Mangorrinha
Estenose lombar afeta 10% da população
Dr. Paulo Pereira
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o