Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é o principal responsável pelos incêndios?
A Proteção Civil
O Governo
As alterações climáticas
A falta de limpeza das matas
A excessiva plantação de eucaliptos
Os incendiários
Outro
Edição Nº 165 Director: Mário Lopes Sábado, 19 de Agosto de 2017
Investimento de 22 milhões de euros é o maior de sempre no concelho
Ministra da Agricultura apresenta projeto
do regadio das Baixas de Óbidos
A ministra da Agricultura e do Mar esteve presente, no dia 22 de julho, em Óbidos, na apresentação do projeto do regadio das Baixas de Óbidos, um investimento público de 22,2 milhões euros. “A água é um fator crítico” para a Agricultura e, por isso, a aposta do Governo em avançar com este projeto, afirmou Assunção Cristas. Para Humberto Marques, este “é um dia extraordinariamente importante para o nosso território, para Óbidos, para o Bombarral, para a Região e para o País”. O presidente da Câmara Municipal de Óbidos recordou o muito tempo de espera dos agricultores por esta infraestrutura. “A História deste projeto circunscreve três gerações”, conta o autarca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Loja de produtos gourmet promete promover produtos agrícolas do concelho
Granja de Cister inaugurada em Alcobaça
A Granja de Cister foi inaugurada no dia 5 de julho, pela diretora regional de Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo, Elizete Jardim, e pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio. A nova loja de produtos gourmet da Cooperativa Agrícola de Alcobaça pretende ser uma âncora para os produtores agrícolas do concelho e assumir-se como uma montra do que melhor se produz no concelho, direcionada especialmente para visitantes e turistas. Os produtores selecionados pela Cooperativa comprometem-se a abrir as suas explorações aos visitantes, que a partir de agora terão à disposição três rotas de agroturismo: as rotas do vinho, do azeite e da maçã de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assunção Cristas quer rede de trabalho nacional
Ministra promete nova vida à Estação Fruteira Vieira Natividade e Mata Nacional do Vimeiro
A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, visitou no dia 11 de julho, a Mata Nacional do Vimeiro e a Estação Nacional de Fruticultura de Vieira Natividade, no concelho de Alcobaça. Acompanhada por técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a governante ficou a conhecer a diversidade florestal existente na Mata e a importância do local para o estudo e investigação das espécies, nomeadamente, de quercínias. Assunção Cristas admite também criar uma rede de trabalho para a fruticultura, que deverá ficar sedeada na Estação Fruteira Vieira Natividade. No final, Assunção Cristas participou ainda numa reunião com os autarcas do Oeste.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Secretário de Estado do Mar acredita que setor crie 15 a 30 mil postos de trabalho
Manuel Pinto de Abreu: “A economia do mar vai crescer 50% até 2020”
A Comissão Política Distrital de Leiria do PSD promoveu, no dia 9 de julho, em Alcobaça, uma conferência com o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu. A conferência “Estratégia de Fomento Industrial para o Crescimento do Emprego – 2014-2020” foi antecedida de um jantar, que contou com a presença dos deputados Feliciano Barreiras Duarte, Maria da Conceição Pereira, Fernando Marques, Pedro Pimpão, Laura Maria Esperança e Valter Ribeiro, dos presidentes das Câmaras Municipais de Alcobaça, Caldas da Rainha e Batalha, do presidente da Comissão Política Distrital, Fernando Costa, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comissão Europeia acorda parceria com Portugal em prol do crescimento e do emprego em 2014-2020
Portugal recebe 26 mil milhões de euros da UE em fundos estruturais e de investimento
A Comissão Europeia adotou um acordo de parceria com Portugal, no qual se define a estratégia para otimizar a utilização dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento da UE em todo o país. O acordo adotado no dia 30 de junho, abre caminho para o investimento de 21,46 mil milhões de euros ao abrigo da política de coesão, no período de 2014-2020 (preços correntes, incluindo o financiamento do objetivo de cooperação territorial europeia e a dotação da Iniciativa para o Emprego dos Jovens). Portugal recebe ainda 4,06 mil milhões de euros destinados ao desenvolvimento rural e 392 milhões de euros para as pescas e o setor marítimo. Uma “pipa de massa”, nas palavras de Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a adjudicação de duas unidades hoteleiras
Grupo Lena reforça internacionalização
com obras na Argélia de 60 milhões de euros
O Grupo Lena reforça a sua presença na Argélia com duas obras no valor global de 60 milhões de euros, adjudicadas pela Direção Central das Infraestruturas Militares, do Ministério da Defesa da Argélia. As empreitadas consistem na construção de uma unidade hoteleira de quatro estrelas na maior província argelina, Tamanrasset, e outra de três estrelas em Setif. Presente no mercado argelino desde 2005, o Grupo Lena conta com um portefólio de obras em diversas vertentes técnicas, tais como portos marítimos, infraestruturas hospitalares, vias de comunicação que representam mais de duzentos e cinquenta quilómetros de estradas e, mais recentemente, edifícios residenciais e parques de estacionamento. As principais obras realizadas ascendem a 117 milhões de euros, com recurso a meio milhar de colaboradores locais e quatro dezenas de expatriados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ASAE poderá atuar
Alojamento local da Nazaré sensibilizado para necessidade de proceder ao registo da atividade
A Câmara da Nazaré e a Associação de Proprietários e Inquilinos de Alojamento Particular Turístico da Nazaré efetuaram, no dia 10 de julho, uma sessão de esclarecimentos sobre as alterações legislativas aplicadas ao setor, tendo apelado aos proprietários para efetuarem o registo das unidades de alojamento particular junto dos serviços da autarquia. Em caso de incumprimento com alguns dos requisitos, a ASAE poderá aplicar uma coima que vai dos 1.000 euros aos 3.740,98 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nova pauta aduaneira angolana apresentada a empresários ribatejanos
Nersant promove sessão em Torres Novas
sobre empreendedorismo em Angola
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém realizou em Torres Novas uma sessão subordinada ao tema “Empreendedorismo em Angola”, onde foi apresentado o universo empresarial e as oportunidades de negócio deste país. Esta sessão, que contou com dezenas de empresários da região, teve como objetivo abordar as principais oportunidades de negócio em Angola para as empresas portuguesas, assim como as alterações introduzidas pela entrada em vigor da nova pauta aduaneira, que constitui um importante fator na definição da estratégia de abordagem ao mercado Angolano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante o verão
Câmara de Santarém dá incentivos à instalação de esplanadas no Centro Histórico
A Câmara de Santarém decidiu dar continuidade ao incentivo ao comércio local, efetuado nos últimos anos, relativamente à suspensão do pagamento da taxa municipal de ocupação de via pública para instalação de esplanadas no Centro Histórico, patente até dia 30 de setembro. Esta medida, que tem como objetivo incentivar a estada no Centro Histórico nos dias de Verão, é aplicada há quatro anos, de modo a incentivar a atividade económica local, através da isenção do pagamento de taxas de Ocupação de Via Pública com esplanadas, às entidades que pretendam instalá-las num espaço limite de 25 m2.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado do Mar preside ao encerramento
Made in Cister realiza conferência sobre Pescas na Nazaré
O “Made In Cister”, uma iniciativa editorial do semanário Região de Cister, realiza no próximo sábado, 2 de agosto, na Lota do Porto de Pesca da Nazaré, uma conferência sobre “Pescas”, que contará com vários oradores e com a presença do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, no encerramento dos trabalhos. Os trabalhos têm início às 16h00, seguindo-se a apresentação da “História da Pesca na Região”, por Dóris Santos (16h30); as apresentações de João Paulo Delgado, da Mútua dos Pescadores – Nazaré (16h45); Luís Silvério, da Associação de Comerciantes do Pescado (17h05) e José Apolinário, da Docapesca (17h25).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
AgroCluster Ribatejo e Inovcluster apoiam fileira do Agro-Negócio
Santarém recebe I Congresso Internacional
da Fileira do Agronegócio
O Agrocluster Ribatejo e o Inovcluster encontram-se a desenvolver um projeto de apoio à fileira Agro-Alimentar, com o objetivo de promover a inovação e a internacionalização das empresas ligadas ao agro-negócio (tecnologias e serviços associadas à envolvente de toda a fileira agroindustrial). O projeto, baseado numa rede de cooperação, com vista ao aumento da sua competitividade, está já sustentado num diretório de mais de mil empresas classificadas de acordo com uma nomenclatura específica do Agronegócio, disponível no portal www.agro-negocio.pt. No próximo mês de setembro, dias 25 e 26, vai ter lugar o "I Congresso Internacional da Fileira do Agronegócio", no CNEMA - Centro Nacional de Exposições, em Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
NERSANT abre oferta formativa para empresas com estagiários do passaporte emprego 3i
Tendo as empresas beneficiárias do Passaporte Emprego 3i a obrigatoriedade de prestar formação profissional aos estagiários que albergam, ao abrigo deste programa, a Nersant decidiu abrir uma oferta formativa adequada ao cumprimento deste requisito. Com o objetivo de possibilitar o cumprimento da obrigatoriedade das empresas beneficiárias dos Passaportes Emprego 3i, de proporcionarem formação profissional ao(s) seu(s) estagiário(s), e verificando a associação que até ao momento há um elevado número de empresas que ainda não cumpriram este requisito, a Nersant vai realizar, durante o mês de setembro, diversas ações de formação que respondem a esta necessidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo Cetelem questionou os consumidores sobre a quem recorrem para pedir dinheiro
Homens optam por pedir empréstimo na banca tradicional, mulheres preferem família e amigos
No seu mais recente estudo, o Observador Cetelem questionou os portugueses sobre a quem recorreriam caso sentissem necessidade de pedir empréstimo. Os dados revelam que a maioria dos homens (33%) recorreria à banca tradicional para pedir dinheiro emprestado, enquanto as mulheres preferem fazê-lo junto de familiares e amigos (29%). De uma forma geral, e à semelhança de 2013, a maioria dos portugueses continua a preferir pedir ajuda à banca (31%) ou à família e amigos (25%). Ainda assim, a preferência pela banca e pela família era ligeiramente mais expressiva no ano passado, uma vez que reuniam 39% e 27% das escolhas dos inquiridos, respetivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Portal Inovador
Nersant lança portal para a internacionalização das empresas do Ribatejo
Já está online o portal www.exportribatejo.com, portal criado pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, com o objetivo de alavancar os processos de internacionalização das empresas da região. O portal disponibiliza um serviço de informação online permanente sobre mercados e apoio à internacionalização de PME. As empresas associadas da Nersant já podem efetuar o seu registo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
30% dos consumidores tencionam adquirir viagens e lazer nos próximos meses
Portugueses contam gastar 770 euros nas férias fora de casa
Nem todos os portugueses pensam fazer férias fora do local de residência neste Verão, mas aqueles que o vão fazer admitem gastar, em média, cerca de 770€. Esta é uma das conclusões do mais recente estudo do Observador Cetelem, que revela ainda a diferença de valores no orçamento disponibilizado para férias entre consumidores que vão fazer férias dentro do país e consumidores que vão viajar para o estrangeiro. Aqueles que pensam ficar pelo território nacional contam gastar aproximadamente 673 euros, enquanto os portugueses que vão passar férias no estrangeiro admitem gastar mais do dobro, cerca de 1.446 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Osteoartrose afeta mais de 2 milhões de pessoas
Dr. Augusto Faustino
Porquê votar em António Costa nas Primárias do PS?
Rui Alexandre
A falta de visão tem sempre consequências!
Carlos Bonifácio
Operação Verão Seguro – Chave Direta
Capitão Pedro Miguel dos Santos Rosa
S. Pedro do Silval mudou feição, mas não a tradição!
Lúcia Serralheiro
O Fiador: Direitos e Deveres
João Poseiro
As razões do apoio a António José Seguro
João Paulo Pedrosa
Uma bengala para a coligação
Joaquim Vitorino
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o