Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda que a "Geringonça" morreu?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 132 Director: Mário Lopes Quinta, 17 de Outubro de 2019
ALE inaugura um novo conceito de espaços de localização de empresas
Área de Localização Empresarial de Rio Maior inaugurada 11 anos depois de projectada
A 1ª Fase da Área de Localização Empresarial (ALE) de Rio Maior foi inaugurada no dia 28 de Outubro, pelo ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas. A primeira ALE do País conta já com um investimento de 11,5 milhões de euros, para 19,76 hectares de área infra-estruturada e 21 lotes, mas continuará a expandir-se até aos 65 hectares e 76 lotes. Além da ALE, foi também inaugurado o Centro de Distribuição Nobre Alimentação SA, a primeira unidade já em laboração naquela área. Estiveram presentes na inauguração Miguel Relvas, ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares; Isaura Morais, presidente da Câmara de Rio Maior; José Eduardo Carvalho, administrador da DEPOMOR e presidente da Associação Industrial Portuguesa; Rui Silva, administrador da Nobre Alimentação, além de outras individualidades locais e regionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investidor não apresentou proposta de compra devido a acção popular interposta pelo PSD
Hasta pública para alienação do Estádio
de Leiria sem compradores
Ao contrário da expectativa da maioria da Câmara Municipal de Leiria, não foi entregue nenhuma proposta de participação na Hasta Pública de Alienação do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, no dia 27 de Outubro, pelo que a solução de venda da infra-estrutura para reduzir o serviço da dívida suportada pela Câmara Municipal de Leiria e Leirisport - que, no final de Setembro, representava um encargo diário de amortizações e juros no montante de 12.632,44 euros para os cofres da autarquia - fica agora adiada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com redução das taxas de IMI, IRS e derrama para 2012
Câmara das Caldas da Rainha baixa impostos
e reforça apoios sociais
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha aprovou, no dia 24 de Outubro, em reunião de Câmara, a redução das taxas de IMI, IRS e derrama para 2012, bem como o reforço de apoios sociais. Este “alívio” da carga fiscal dos contribuintes significará um decréscimo de mais de 2.650.000 euros nas receitas do município, reforçando ainda mais a política de redução de impostos e taxas municipais já praticada ao longo dos últimos anos no concelho. A razoável situação financeira da Câmara, com um dos menores índices de endividamento a nível nacional – 30% abaixo do limite máximo – permite a adopção destas medidas numa altura tão difícil e de grande sobrecarga fiscal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 11,5 milhões de euros
Primeira Área de Localização Empresarial
do País inaugurada em Rio Maior
A primeira Área de Localização Empresarial do País vai ser inaugurada em Rio Maior, no dia 28 de Outubro, por Miguel Relvas, ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares. O investimento da 1ª fase foi de 11,5 milhões de euros. O investimento em causa demorou 6 anos a ser implementado devido ao processo de tramitação de alteração de uso do solo. A sociedade gestora, DEPOMOR, é uma sociedade comercial de capitais privados, constituída por 14 accionistas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sector da pesca artesanal pode estar em risco
Câmara da Nazaré pede audiência ao Governo por causa do sector da pesca
O Município da Nazaré vai solicitar, com carácter de urgência, uma audiência ao Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares por causa da situação do sector das pescas. O pedido de deve-se ao facto de existirem várias matérias, tuteladas por diferentes ministérios, que a Nazaré entende necessitarem de uma reacção urgente da administração central. A Câmara da Nazaré defendeu, no dia 18 de Outubro, em reunião do Executivo, a adopção de medidas de emergência para garantir a sustentabilidade do sector, bem como o equilíbrio das condições económicas e sociais de armadores, pescadores, comerciantes e consumidores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fotografia do momento foi entregue ao primeiro-ministro
Mohave Oil & Gas já conseguiu obter gás
em Aljubarrota
A empresa Mohave Oil & Gas Corporation já começou a perfurar o solo de Aljubarrota e conseguiu mesmo extrair gás durante os testes, que ainda prosseguem. O presidente da Câmara de Alcobaça aproveitou mesmo a deslocação de Pedro Passos Coelho a Leiria, no dia 15 de Outubro, para lhe entregar uma fotografia onde se vê o gás a arder no cimo da plataforma, que já alcançou os 2600 metros de profundidade, garantiu uma fonte da autarquia ao Tinta Fresca. A confirmar-se a existência de hidrocarbonetos no local, a empresa canadiana deverá investir 60 milhões de euros no concelho de Alcobaça, em ano e meio.
Esta notícia foi comentada 7 vez(es).
Intervenientes na reunião do CERL são unânimes
Resolução do problema do financiamento da economia não é fácil e exige “cumplicidade”
Os intervenientes na reunião do Conselho Empresarial da Região de Leiria (CERL), órgão consultivo da Direcção da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, que decorreu no dia 13 de Outubro, são unânimes no que se refere à questão da resolução do problema do financiamento da economia, sobretudo das empresas. É difícil, poderá ainda agravar-se, exige “cumplicidade” entre todos os agentes (governo, banca, associações empresariais, etc) mas é urgente que se faça algo, caso contrário tudo poderá estar em risco neste processo de recuperação do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 19 de Outubro
Encontro para a Competitividade do IAPMEI
tem lugar em Pombal
O IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, I.P. e a Câmara Municipal de Pombal, vão realizar a 1ª Sessão de Trabalho com Empresas do Concelho de Pombal, no âmbito da iniciativa Encontros para a Competitividade do IAPMEI, que terá lugar no dia 19 de Outubro de 2011 pelas 14 horas, na Biblioteca Municipal de Pombal. Nesta sessão de trabalho vão ser debatidos, com os empresários, um conjunto de aspectos específicos relacionados com a atractividade empresarial, num ambiente que irá facilitar a partilha de experiências e a identificação das oportunidades de crescimento das empresas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Cinco lotes do Parque Empresarial de Valado dos Frades adjudicados
Foram adjudicados cinco lotes do Parque Empresarial de Valado dos Frades, no âmbito da 2ª fase do Concurso público para a alienação de lotes da Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades, correspondente a 40.880 m2. De acordo com a Entidade Empresarial Municipal, Nazaré Qualifica, «a área adjudicada, nas duas fases de venda, corresponde a 35% do total da área disponível do Parque». Esta é uma boa notícia, num momento de dificuldades na economia nacional, pois reflecte o interesse deste investimento para as necessidades de negócio dos empresários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Henrique Neto apresentou em Leiria “Uma Estratégia para Portugal”
“O TGV de mercadorias não serve para nada”
Henrique Neto apresentou, no dia 6 de Outubro, na Livraria Arquivo, em Leiria, o seu mais recente livro intitulado “Uma Estratégia para Portugal”. A obra do empresário da Marinha Grande e ex-deputado do PS, editada pela Lua de Papel, foi apresentada pelo ex-ministro das Finanças Luís Campos e Cunha. Henrique Neto garante que Portugal não precisa de uma ferrovia com velocidade alta, uma vez que a média de velocidades na Europa neste sector de transportes é de apenas 18 km/h, já que são os problemas burocráticos a causar a morosidade na entrega das mercadorias e não a velocidade dos comboios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por causa do aumento do IVA
Nazaré reduz custos na iluminação pública desligando metade das luminárias
A Câmara da Nazaré tomou, no dia 4 de Outubro, novas medidas para reduzir a factura da electricidade com a iluminação pública. O Executivo camarário decidiu desligar uma em cada duas luminárias da iluminação pública, ficando a Marginal da Nazaré de fora da medida. Trata-se da reacção do Município à nova taxa do IVA para a energia eléctrica, que passou dos 6% para os 21%, no passado dia 1 de Outubro. “Esta alteração (taxa do IVA) traduz-se num aumento anual da despesa com energia eléctrica de cerca de 100 mil euros”, lê-se no documento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
NERLEI agenda reunião para 13 de Outubro
Conselho Empresarial da Região de Leiria reúne para debater dificuldades de acesso ao crédito
Na sequência do alerta público já efectuado em final de Junho, a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria vai convocar o Conselho Empresarial da Região de Leiria (CERL) – órgão consultivo da Direcção onde estão representadas todas as associações sectoriais do distrito de Leiria, bem como entidades e empresas representativas dos diferentes sectores de actividade – para debater a dificuldade de acesso ao crédito, o seu custo e a relação entre o sistema bancário e as empresas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cooperativa vai pagar renda de mil euros pelo aluguer de dois pavilhões
Cooperativa Agrícola e Câmara de Alcobaça assinam contrato de arrendamento por 15 anos
A direcção da Cooperativa Agrícola de Alcobaça e a Câmara Municipal de Alcobaça assinaram no dia 30 de Setembro um contrato de arrendamento, por um período de 15 anos, onde além de uma renda mensal no valor de mil euros a Cooperativa se compromete a realizar benfeitorias, nesse período temporal, no valor de 100 mil euros. Este contrato segue-se a outro, assinado em Outubro de 2001, após um período conturbado e de grandes dificuldades financeiras em que a Cooperativa Agrícola de Alcobaça teve necessidade de vender estas instalações à Câmara Municipal de Alcobaça, que contemplava a cedência gratuita das instalações à Cooperativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Os Municípios e o Orçamento de Estado 2012
António Lucas
Rejeitar o colapso de Portugal
João Paulo Costa
A política da terra queimada – o caso da venda do Estádio Municipal de Leiria
Micael Sousa
O que nós não temos mas podemos ser
António Honório
Matematim ou Latinática?
Luís Reis
A Reforma da Administração Local e o concelho de Alcobaça
Luís Félix Castelhano
A Escolha
Valdemar Rodrigues
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o