Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O PS merece ter maioria absoluta nas eleições legislativas?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 123 Director: Mário Lopes Terça, 17 de Setembro de 2019
Crise levou alguns habitantes a regressar ao cultivo da terra
Constância vai revitalizar a Praça com venda
de legumes, frutas e outros produtos da terra
No dia 6 de Fevereiro, entre as 10h e 13h, Constância vai revitalizar a sua Praça, ou seja o antigo mercado onde eram vendidas as hortaliças, as frutas, os legumes e outros géneros produzidos nos quintais, nas hortas e nalgumas parcelas de terreno do concelho e das localidades vizinhas. Sabem aqueles que mais próximo estão da Praça Alexandre Herculano que ainda hoje há quem venha vender à praça, quase sempre dentro dos carros ou das carrinhas dos nossos dias. Já longe vai a memória dos tradicionais tabuleiros debaixo do telheiro e do apito que dava ordem para que se iniciasse a venda dos produtos tirados da terra, sempre muito frescos, ainda com o cheiro de terem sido colhidos no dia ou na noite anteriores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Está preocupado com a crise económica? Isto é consigo
Biblioteca de Tomar apresenta exposição da Universidade de Aveiro sobre literacia financeira
É o tema que nos preocupa a todos, mas a sensação que temos é que estamos pouco informados. Em plena crise económica, estar bem informado sobre as questões financeiras pode fazer toda a diferença. Daí que a Exposição Itinerante Educação +, um projecto de Literacia Financeira da Universidade de Aveiro, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, e que está patente na Biblioteca Municipal de Tomar a partir de hoje, 24 de Janeiro, até à próxima sexta-feira, 28, tenha toda a pertinência. O objectivo é ajudar-nos a todos a lidar melhor com o problema central dos nossos dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jantar organizado pelo Região de Leiria
Ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros marca presença na conferência sobre construção
“O Futuro da Construção em Portugal” é o tema central do jantar-conferência que o semanário Região de Leiria realiza no dia 27 de Janeiro, pelas 19h30, no Palace Hotel Monte Real, em Monte Real. Numa altura em que a construção parece estar num beco sem saída, o Região de Leiria promove o debate que se impõe, à procura de um novo rumo para o sector. Há alternativas, há caminhos novos por explorar, há exemplos a seguir e o jornal quer mostrá-las. São oradores neste encontro, Fernando Santo, ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros e presidente do Observatório do Imobiliário de Lisboa; Paulo Ferreira Neves, director geral da empresa WAY2b, ACE e Ricardo Gomes, presidente da AECOPS. A moderação estará a cargo de Paulo André, CEO da Lena Engenharia e Construções.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Numa sessão bastante participada
Augusto Mateus participou no workshop
“Rio Maior – Um Território Competitivo”
A sala de reuniões da Câmara Municipal de Rio Maior acolheu no dia 15 de Janeiro um workshop denominado “Rio Maior – Um Território Competitivo”. Este workshop foi a primeira das duas sessões públicas agendadas pela autarquia para este mês de Janeiro, as quais têm como objectivo dinamizar a participação em torno da estratégia de desenvolvimento de Rio Maior que permita consolidar uma visão partilhada sobre os principais desafios que o futuro poderá trazer ao concelho, quais os percursos a optar face a estes desafios e que acções devem ser implementadas, de forma articulada, para seguir o percurso definido, tendo em consideração o posicionamento estratégico do território a nível regional e nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos
Empresa Plio promove conferência sobre "Liderança e Gestão de Equipas"
A empresa Plio promove, no dia 5 de Fevereiro, das 10h às 13h, a conferência Liderança e Gestão de Equipas, no Convento São Miguel das Gaeiras, Óbidos. Pretende-se reunir especialistas e profissionais do sector da gestão de empresas, directores, colaboradores e chefes de equipa, num dia dedicado à reflexão e discussão de questões como liderar de forma eficaz em tempos difíceis, motivando todos os agentes envolvidos para a consecução dos objectivos comuns.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Bloco de Esquerda denuncia despedimentos
na Companhia Nacional de Fiação e Tecidos
A Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas esteve até Junho de 2010 em situação de lay-off. Segundo o Bloco de Esquerda, esta empresa tem uma dívida para com os trabalhadores de cinco subsídios de férias e de natal, assim como o salário de Dezembro de 2010 e, recentemente, a empresa propôs aos trabalhadores a rescisão do contrato de trabalho por mútuo acordo, sem que ao menos tenha garantido o pagamento da divida que tem para com aqueles ou mesmo a indemnização que lhes é devida em caso de despedimento. Os trabalhadores, naturalmente, não aceitaram.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
NERLEI liderou protestos na região de Leiria
ERSE foi sensível à contestação das empresas
e alterou tarifas de gás natural
Na sequência da contestação generalizada às tarifas de gás natural decididas em Junho de 2010, protesto que a nível regional foi liderado pela NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) decidiu rever as tarifas do ano gás 2010-2011 nos consumidores industriais com consumos superiores a 10.000 m3, procedendo à fixação excepcional das tarifas. A NERLEI congratula-se com o resultado obtido após um processo de negociação entre as partes envolvidas e pela solução encontrada que permite, em simultâneo, minorar os prejuízos para as empresas e manter os princípios da estabilidade regulatória.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para fomentar o desenvolvimento empresarial
Instituto Politécnico de Leiria cria programa
de Formação para Executivos
Com o objectivo de desenvolver individualmente líderes capazes de agir numa sociedade em constante mutação e na qual o valor é criado através do conhecimento e as capacidade das pessoas para abraçar desafios, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) criou o programa de Formação para Executivos, sob o lema “O Poder das Pessoas”. Trata-se da integração de um conjunto de cursos em áreas nucleares de uma organização e do capital humano e intelectual, onde se inserem, tais como: 6 Sigma, Open Innovation, Web Marketing, Executive Coaching, Business Intelligence & Data Mining, Private Banking e Matemática para Executivos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Agência de Desenvolvimento Regional do Oeste organiza seminário sobre Regeneração Urbana
A Agência de Desenvolvimento Regional do Oeste – ADRO irá organizar o seminário “Oportunidades na Regeneração Urbana”, que terá lugar no Teatro-Cine de Torres Vedras no próximo dia 27 de Janeiro, pelas 14 horas. Este seminário, que pretende fomentar a troca de ideias e a divulgação de soluções para as áreas mais antigas das cidades portuguesas, surge na sequência da apresentação por parte da CIP – Confederação Empresarial de Portugal do estudo intitulado “Fazer Acontecer a Regeneração Urbana”, assim como das anunciadas medidas governamentais nesta área, a apresentar, através de uma iniciativa legislativa, durante o primeiro trimestre de 2011.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jaime Quesado apresenta livro ”O Novo Capital”
Basílio Horta profere conferência “Os Novos Desafios da Economia Portuguesa”
A Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria, em colaboração com a Media XXI – Consulting, Research & Publishing, vai realizar no dia 27 de Janeiro, pelas 18h30, no Edifício Nerlei, uma conferência subordinada ao tema Os Novos Desafios da Economia Portuguesa. Basílio Horta, presidente da AICEP, será o principal orador desta conferência, seguindo-se a apresentação do livro O Novo Capital, da autoria de Jaime Quesado. A sessão irá ainda contar com presença de José Vieira (Presidente da Nerlei), Nuno Mangas (Presidente do IPL) e Paulo Faustino (Professor Universitário e Editor).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paiva de Carvalho adere a iniciativa do Correio da Manhã
Governador Civil de Leiria assina Petição
pela criminalização do enriquecimento ilícito
O Governador Civil de Leiria, Paiva de Carvalho, assinou, no dia 12 de Janeiro, a Petição pela criminalização do enriquecimento ilícito, patrocinada pelo jornal Correio da Manhã. "O titular de cargo político ou equiparado que, durante o período de exercício das suas funções ou nos três anos seguintes à respectiva cessação, adquirir, por si ou por interposta pessoa, quaisquer bens cujo valor esteja em manifesta desproporção com o seu rendimento declarado para efeitos de liquidação do imposto sobre o rendimento de pessoas singulares e com os bens e seu rendimento constantes da declaração, aditamentos e renovações, apresentados no Tribunal Constitucional, nos termos e prazos legalmente estabelecidos, é punido com pena de prisão de 1 a 5 anos", lê-se na petição, disponível na Internet.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Ministro da Economia inaugura fábrica
de mobiliário Lourini
O ministro da Economia, Vieira da Silva, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém, Moita Flores, visitaram a fábrica Lusocolchão e inauguraram a nova fábrica da marca Lourini, unidade do grupo empresarial de mobiliário JJ Louro Pereira. A empresa é um dos maiores empregadores do distrito de Santarém, ocupando uma posição de liderança no fabrico de mobiliário, sofás e colchões, com uma forte exportação, para o mercado internacional. Trata-se de mais uma unidade de fabrico de sofás da marca "Lourini". A fábrica, que está equipada com as mais recentes tecnologias e vocacionada para o mercado internacional, tem uma capacidade empregadora para cerca de 160 pessoas, estando já a funcionar a 40%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parque Tecnológico de Óbidos
Várzea da Rainha Impressores celebra escritura de lote
A escritura de compra e venda do lote onde a empresa Várzea da Rainha Impressores vai instalar-se, no Parque Tecnológico de Óbidos, foi celebrado no dia 6 de Janeiro de 2011, no Cartório Notarial de Óbidos. Segundo Zita Seabra, presidente do Conselho de Administração desta empresa de print on demand, a celebração da escritura “é um passo importante” para a Várzea da Rainha Impressores (VRI), uma vez que vai permitir, em breve, a construção do novo edifício, “com instalações mais consentâneas com aquilo que a empresa necessita”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral
Câmara aprova actualização dos preços de água para consumo, saneamento e resíduos sólidos
A Câmara Municipal do Bombarral aprovou, na reunião do dia 23 de Dezembro, a actualização dos tarifários/preços de água para consumo, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos. Esta actualização decorre e assenta num estudo económico/financeiro realizado por uma empresa externa, de acordo com as directivas legislativas e regulamentares. De acordo com a autarquia, “o objectivo é irmos ao encontro do maior equilíbrio possível na relação entre a receita e a despesa. A directiva da ERSAR e a própria lei das Finanças Locais, apontam para a necessidade desse equilíbrio, devendo os municípios aproximar os rácios da despesa aos da receita até 2014, data da convergência.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vereador José Vítor Silva fez as contas
Bombarralenses vão pagar mais 60% na factura de água
A Câmara Municipal do Bombarral aprovou nos últimos dias de 2010 um agravamento das tarifas de água e saneamento. Com os votos contra dos vereadores do Partido Socialista, o executivo social-democrata aumentou a factura da água para 2011 em sessenta por cento, mas com casos em que esses agravamentos vão chegar aos 170 %. A principal explicação deste aumento deve-se à aplicação de uma tarifa fixa mensal de 5,40 € que afectará todos os consumidores, independentemente do seu consumo de água. Os consumidores mais afectados serão os de menores recursos, como aqueles que têm um menor consumo de água. E "estranhamente, os consumidores que consumam mais de 21 metros cúbicos mensais, verão a sua factura desagravada, pagando menos do que desembolsavam em 2010."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de 20 mil passaram pela vila medieval
Óbidos Vila Natal atrai turistas estrangeiros
“A edição de 2010 do Óbidos Vila Natal (OVN) foi a mais curta de todas, mas acolheu o maior número de visitantes/dia, mais de 120 mil pessoas”, disse José Parreira, administrador da Óbidos Patrimonium, empresa municipal organizadora. O evento inaugurou no dia 10 de Dezembro de 2010 e decorreu até 2 de Janeiro de 2011. Segundo o responsável, “foi também a edição com mais visitantes estrangeiros, calculando-se que na última semana tenham passado por Óbidos mais de 20 mil cidadãos de outros países, nomeadamente de Espanha, Itália, França, Inglaterra, Alemanha e Brasil”. O Bar de Gelo foi uma das grandes atracções do OVN, superando em muito as melhores expectativas da organização. Por este espaço, passaram até ao momento, 3200 visitantes. O Bar continuará aberto aos fins-de-semana durante todo o mês de Janeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para aumentar rendimento dos pescadores
Nazaré defende criação de zona exclusiva
para pesca do anzol
A Câmara Municipal da Nazaré vai voltar a defender junto das entidades competentes, em particular a Direcção-Geral das Pescas, a criação de uma zona exclusiva para a pesca do anzol. Esta pretensão, assumida por pescadores, armadores e outras entidades ligadas ao sector, foi já apresentada à tutela, mas a ausência de qualquer resposta levou o executivo municipal, reunido no dia 30 de Dezembro, a aprovar uma proposta no sentido de insistir no pedido. A comunidade piscatória da Nazaré pretende ver criada uma zona exclusiva para a pesca do anzol, de carácter sazonal (Abril a Setembro, devido às condições marítimas e climatéricas adequadas para a actividade).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o impulso das energias renováveis
Portugal exporta três milhões de euros
de electricidade em dois dias
Em apenas dois dias, Portugal conseguiu um encaixe de 3 milhões de euros através da exportação de electricidade, com base na produção de energias renováveis. Nos dias 29 e 30 de Dezembro, o país exportou mais de 60 GW a um preço médio de 42 euros MW. Só durante o mês de Dezembro, Portugal já exportou mais de 250 GW, permitindo que 2010 seja o ano da década com saldo comercial mais favorável, segundo dados da REN. Ainda de acordo a REN, em 2010, 52% da electricidade consumida em Portugal teve origem em fontes renováveis e endógenas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Notas da campanha
Mário Lopes
OPINIÃO
Um Candidato a Presidente da República e Dois Candidatos à Segunda Volta
Jorge Esteves de Carvalho
Cavaco Silva: uma candidatura por Portugal
Paulo Batista Santos
Com Fernando Nobre a Presidente, Portugal será Diferente
Henrique Pinto
A candidatura de Francisco Lopes
Ricardo Miguel
Apoiar Manuel Alegre: Uma questão de dignidade e coerência
José Peixoto
A Carne do Bacalhau é Amarelada
Valdemar Rodrigues
Inauguração da Casa da Cultura de Mira de Aire: uma prioridade ou um elefante branco?
Por Aires de Miro
O Turismo no actual contexto económico
David Catarino
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o