Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Estado deve deixar de financiar escolas privadas e cooperativas?
Sim
Não
Só escolas privadas
Não sei / talvez
Edição Nº 201 Director: Mário Lopes Sexta, 28 de Julho de 2017
Documento foi aprovado por todos os partidos
Plano Estratégico de Desenvolvimento das Caldas da Rainha prevê 111 projetos até 2030
Criar um concelho mais forte, mais atrativo, mais desenvolvido e com melhor qualidade de vida para quem cá vive e quem nos visita é, segundo Tinta Ferreira, presidente da Câmara de Caldas da Rainha, o objetivo do PED – Plano Estratégico de Desenvolvimento de Caldas da Rainha 2030, que foi apresentado no dia 24 de julho. A sua identidade, através das Termas e da Cerâmica, bem como a sua diversidade territorial e confluência de um espaço litoral que ao mesmo tempo é urbano e rural, constituem ferramentas essenciais para o desenvolvimento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com 1,5 milhões de euros de fundos europeus
Aprovada candidatura de ampliação da área
de localização empresarial da Batalha
A Comissão Diretiva do Centro 2020 (Programa Operacional Regional do Centro) deliberou na sua reunião de 12 de julho de 2017 aprovar a candidatura que o Município da Batalha submeteu relativamente à Expansão da Área de Localização Empresarial (ALE) da Batalha, no lugar da Jardoeira, um investimento total de 1,7 milhões de euros, com uma taxa de comparticipação FEDER de 85%. A candidatura foi submetida no âmbito do Programa Centro 2020 e ao Aviso Centro-53-2016-01 – Apresentação de Candidaturas de Operações de Acolhimento Empresarial – Apoio à Localização de Empresas, tendo obtido a pontuação máxima no critério da capacidade de instalação e atração de empresas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
CDRSP/IPL e Grupo Vangest discutem o futuro das tecnologias de microfabricação
O Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Politécnico de Leiria (CDRSP/IPL) dinamiza esta quinta-feira, 27 de julho, às 18 horas, mais uma edição do ciclo de seminários Manufacturing a Better Future, sobre tecnologias de microfabricação. Trata-se de uma organização conjunta com a Advanced Tool Technology (ATT), empresa do Grupo Vangest, que partilhará a sua visão e experiência em inovação nesta área.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da direcção da Cooperativa Agrícola de Alcobaça publica livro sobre cooperativismo
Granja de Cister assinala o 3º aniversário
com lançamento de livro e showcooking
Manuel Castelhano, presidente da direcção da Cooperativa Agrícola de Alcobaça apresentou, no dia 8 de Julho, na Granja de Cister, em Alcobaça, o seu livro “Capital Social”, a partir de uma pós-graduação sobre cooperativismo na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A sessão contou com um convidado especial, o Chef Luís Lavrador, primeiro doutorado em Portugal em Gastronomia e cozinheiro da Seleção Nacional de Futebol, que confeccionou alguns petiscos para os presentes, a partir das referências gastronómicas existentes na Bíblia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Vila de Aljubarrota recebe Feira Internacional
de Antiguidades de 28 a 30 de julho
A vila de Aljubarrota vai receber de 28 a 30 de julho a 2ª Feira Internacional de Antiguidades. Mais de 200 feirantes, colecionadores e antiquários oriundos de Portugal, Espanha, França e Bélgica, irão invadir as ruas da vila e disponibilizar, durante os três dias do certame, antiguidades, colecionismo e velharias. Além das antiguidades pode contar também com animação tradicional e espaços de tasquinhas e petiscos. O evento é uma organização conjunta dos colecionadores Carlos Henriques e José Manuel Dias, da Junta de Freguesia de Aljubarrota e do Município de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Retorno da Euro Winners Cup para a economia do concelho estimada em 3,3 milhões de euros
A Euro Winners Cup, evento desportivo organizado pelo Município da Nazaré e a FIFA, de 28 de maio a 4 de junho, gerou retorno para a economia do concelho, com a mediatização alcançada nos diversos media. A competição desportiva esteve presente em 62 órgãos de comunicação, que geraram 191 notícias, nove transmissões em direto e seis em diferido. Esta presença mediática desencadeou mais de 25,5 milhões de impressões e ocupou um espaço editorial avaliado em 3,3 milhões de euros, valor que representa o potencial de retorno do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vinhos do concelho conquistaram dois prémios “Grande Medalha de Ouro” e dois “Medalha de Ouro”
Cadaval recebe sessão de entrega de diplomas do 16º Concurso “La Selezione del Sindaco”
A sessão de entrega de diplomas referentes ao 16º Concurso “La Selezione del Sindaco” vai decorrer esta quarta-feira, dia 19 de julho, pelas 15h00, no auditório dos Paços do Concelho do Cadaval. A entrega tem por base aquele evento internacional italiano, que distinguiu, recentemente, quatro vinhos produzidos neste concelho, respetivamente com dois prémios “Grande Medalha de Ouro” e dois “Medalha de Ouro”. A sessão contará com a presença do presidente da Câmara Municipal do Cadaval, José Bernardo Nunes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em contraciclo com a Região Oeste
Balança comercial do concelho de Alcobaça mantém-se positiva em 33 milhões de euros
No primeiro quadrimestre de 2017 a balança comercial do concelho manteve-se positiva apesar da descida registada no contexto nacional e do Oeste. De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística recolhidos pelo Observatório Social do Município de Alcobaça, o concelho registou, nos primeiros quatros meses do corrente ano, uma balança comercial positiva de quase 33 milhões de euros, ao passo que na região Oeste ocorreu um decréscimo na ordem dos 77 milhões de euros (ver gráfico em baixo).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação assinou protocolo com Grupo Crédito Agrícola
Nersant consegue 64 milhões de euros com
5 linhas de crédito para empresas associadas
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, assinou hoje em Lisboa, um protocolo com o Grupo Crédito Agrícola, que vai permitir às suas empresas associadas ter acesso a condições preferenciais de produtos e serviços bancários. O protocolo, já em vigor, tem ainda à disposição cinco linhas de crédito, que representam no total 64 milhões de euros para as empresas associadas da Nersant.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prado Karton
Deputado do BE reúne com trabalhadores
de empresa de Tomar declarada insolvente
O deputado do Bloco de Esquerda, Carlos Matias, eleito pelo distrito de Santarém, vai reunir este sábado, 15 de julho com os trabalhadores da Prado Karton, uma empresa de Tomar que pediu insolvência e tem nos seus quadros 72 trabalhadores. A administração da empresa decidiu avançar com o pedido de insolvência da sociedade, depois de ter falhado a apresentação de um plano de recuperação. A Prado Karton tem nos seus quadros 72 trabalhadores. Em comunicado a administração da empresa garante que está já assegurado o pagamento dos salários do mês de Junho e salienta ainda o “empenho exemplar dos trabalhadores no processo de tentativa de revitalização da empresa”. O deputado Carlos Matias vai assim encontrar-se com os trabalhadores da Prado Karton, por forma a inteirar-se da situação laboral das mais de sete dezenas de pessoas que dependem dos salários da fábrica de produção de papel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Empresa Municipal Nazaré Qualifica aliena 13 lotes da ALE de Valado dos Frades
A Empresa Municipal Nazaré Qualifica abriu novo procedimento para a alienação de 13 lotes da Área de Localização Empresarial (ALE) de Valado dos Frades. Os lotes a concurso identificam-se com os números: 2,4,6,8,15,16,17,18,19,20,21,29 e 32. As candidaturas deverão ser entregues/rececionadas no Edifício dos Paços do Concelho da Nazaré até às 17h00 do dia 27 de julho. Os interessados neste procedimento devem consultar a documentação disponível em www.nazarequalifica.pt e www.cm-nazare.pt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apesar de ser dos concelhos com maiores reservas de água
Alenquer tem a 4ª fatura da água mais cara
do País
Os dados revelados pela revista da DECO no seu número de Julho/Agosto, disponíveis em www.deco.proteste.pt/tarifas-agua, revela que Alenquer tem a quarta fatura da água mais cara do país. A DECO realizou simulações para dois cenários, com consumos mensais de 10 m3, e de 15 m3,e incluiu as tarifas de saneamento de águas residuais, e de resíduos sólidos urbanos. Em ambos os cenários Alenquer é o quarto município com a fatura mais elevada, com montantes que atingem os 422 euros anuais, e os 590,8 euros anuais, respectivamente, sem incluir IVA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento decorre sexta-feira, dia 14 de julho, às 17h30, no Edifício Nerlei
V Encontro IPL - Indústria reúne parceiros para debater “Os desafios da Indústria na Era 4.0”
O próximo Encontro IPL – Indústria, nesta sua quinta edição subordinado ao tema “Os desafios da Indústria na Era 4.0”, contará com a presença de Maria Fernanda Rollo, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A iniciativa, organizada em conjunto pelo Politécnico de Leiria, a Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI) e a Associação Nacional de Indústria de Moldes (CEFAMOL), decorre já esta sexta-feira, dia 14 de julho, pelas 17h30 e juntará numa mesa redonda personalidades como António Mira, da Siemens Portugal, Gilberto Landim, da Key Plastics Portugal, Jorge Portugal, da COTEC Portugal, Paulo Almeida, da Associação Empresarial de Portugal, e Paulo Pinto, da La Redoute Portugal e Espanha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a abertura de novas lojas
Leroy Merlin anuncia criação de mais de 300 novos postos de trabalho para Leiria e Loulé
A Leroy Merlin, que prossegue a implementação do seu plano de expansão em Portugal, está a preparar a abertura de duas novas lojas, localizadas em Loulé e Leiria. Neste âmbito, a empresa de Bricolage, Construção, Decoração e Jardim vai criar mais de 300 novos postos de trabalho nestas duas regiões, estando para isso à procura de colaboradores, para diversas áreas, que pretendam integrar um desafio profissional de desenvolvimento contínuo numa empresa líder, distinguida por dois anos consecutivos pelo Índice de Excelência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município vai enviar projeto à DGPC para parecer final
Projeto do Hotel no Mosteiro de Alcobaça espera parecer da DGPC para iniciar a obra
A Câmara Municipal de Alcobaça organizou, no dia 7 de julho, uma reunião entre a Visabeira, o arquiteto Souto Moura, os elementos da vereação, bem como representantes da sociedade civil local e a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), para dar a conhecer os trabalhos de arqueologia realizados no Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, bem como o projeto final do hotel e as acessibilidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 7 a 9 de Julho
Granja de Cister comemora 3º aniversário com conferência, livro, showcooking e passeio
A Granja de Cister, projecto da Cooperativa Agrícola de Alcobaça, celebra o 3º aniversário nos dias 7, 8 e 9 de Julho. Três anos de promoção da região de Alcobaça através do produto agroalimentar de qualidade. O programa inclui, no dia 7 de Julho, sexta-feira, o Jantar Conferência ‘Liberdade e Cidadania’, com o historiador Rui Rasquilho, no dia 8 de Julho, sábado, a apresentação do Livro ‘Capital Social – Um futuro nas Cooperativas Agrícolas’ e Palestra e Showcooking ‘A linguagem sagrada dos alimentos, ingredientes que iremos precisar’ e, no dia 9 de julho, domingo, o Passeio cultural ‘Alcobaça antes e depois de Cister’, que encerra com uma Ginja de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival Internacional da Bicicleta, Equipamentos e Acessórios e Salão de Ciclismo Profissional
CNEMA recebe Festival Bike Portugal
de 6 a 8 de Outubro
A 14ª edição do Festival Bike Festival Bike Portugal – Festival Internacional da Bicicleta, Equipamentos e Acessórios e Salão de Ciclismo Profissional, decorre de 06 a 08 de Outubro no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e promete ser, uma vez mais, o centro das atenções do sector. O evento é o espaço privilegiado para conhecer as novidades do mercado e um ponto de encontro para todos aqueles que de forma profissional, desportiva ou de lazer se encontram ligados a este ramo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Real Abadia Congresso & Spa Hotel distinguido pelo Luxury Travel Guide Awards
O Real Abadia Congresso & Spa Hotel, em Alcobaça, acaba de ser distinguido pelo Luxury Travel Guide Awards 2017, na categoria de Luxury Hotel & Spa of the year 2017 e viu renovada, pela quarta vez, a sua certificação Green Key. O Luxury Travel Guide Awards 2017 visa distinguir as empresas turísticas que, por todo o mundo, se destacam na sua área de atividade e que cumprem os rigorosos critérios estipulados e avaliados por profissionais internos da organização, in locco. A apreciação destes profissionais é feita sem que a unidade seja informada previamente pelo que só as empresas que se distinguem nos vários parâmetros avaliados serão convidados a fazer parte do catálogo publicado todos os anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Anúncio do ministro Capoulas Santos durante a sessão de esclarecimento sobre o projeto
Governo abre concurso para o projeto
de modernização do Regadio da Cela
Já foi publicado em Diário da República, na passada semana, o anúncio da abertura de concurso para a realização da primeira fase da obra do projeto de modernização do Regadio da Cela. O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura, Floresta e Desenvolvimento Rural durante a sessão pública de divulgação e debate sobre o projeto de modernização do Perímetro de Rega da Cela. Segundo Capoulas Santos, o investimento comunitário de 10 milhões de euros a ser implementado numa área de mais de 450 hectares, será executado em três fases e a sua conclusão está prevista para a primavera de 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Os meus sobressaltos e as minhas preocupações!
Carlos Bonifácio
O AVC é um ataque cerebral, prevenível e tratável!
Drª Elsa Azevedo
Portugal à beira do sucesso em tecnologia de ponta
Joaquim Vitorino
Festivais de verão: Conheça os seus direitos
Joana Parracho
Não adiemos a esperança
Victor Gil
AVC: como regressar ao dia a dia passo a passo?
Drªa Ana Matias
A Asma em números
Dr. João Fonseca
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o