Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Qual será o melhor presidente do PSD?
Rui Rio
Santana Lopes
Outro
Edição Nº 205 Director: Mário Lopes Sábado, 18 de Novembro de 2017
I Encontro Viver o Tejo reuniu 170 participantes ligados ao setor do turismo
Nersant reclama criação da Entidade Regional de Turismo do Ribatejo
O debate promovido pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, em torno do setor turístico do Ribatejo, resultou na necessidade urgente de criação da Entidade Regional de Turismo do Ribatejo. A Nersant dedicou o dia 15 de novembro inteiramente ao setor do turismo, um dos mais promissores a nível nacional. De facto, foi o potencial deste setor que motivou a associação empresarial a levar a efeito este encontro entre as empresas do setor do turismo do Ribatejo, com o objetivo de, juntos, encontrarem uma estratégia de promoção turística do Ribatejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Imposto Municipal sobre Imóveis
Câmara de Alcobaça aprova redução de IMI
para 0,350%
A Câmara Municipal de Alcobaça aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 13 de novembro, a redução do IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis de 0,365% para 0,350% a aplicar em 2018. Além do IMI, foram também aprovadas a taxa de IRS e o valor da derrama a cobrar às empresas. Quanto à taxa de IRS, o município devolve aos munícipes 3,75% arrecadando apenas 1,25%, valor igual ao ano anterior, proposta também aprovada por unanimidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputado do PSD de Santarém critica falta de transparência na gestão de fundos europeus
Duarte Marques acusa governo de discriminar concelhos de Santarém afetados por incêndios
O deputado do PSD Duarte Marques aproveitou o debate com o Ministro da Economia sobre o Orçamento de Estado (OE2018) para voltar a apelar à igualdade de tratamento entre os concelhos que sofreram com os incêndios deste verão. Duarte Marques lembrou que “o cardápio de apoios dirigidos às empresas e empresários dos concelhos de Pedrogão e de 15 de outubro são muitíssimo diferentes daqueles a que têm direito as empresas de outros concelhos como Mação, Oleiros, Fundão, Vila de Rei, Sardoal, Ferreira de Zêzere, entre outros.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valor mantém-se desde 2014
Câmara da Batalha aprova taxa mínima de IMI de 0,3% em 2018
A Câmara Municipal da Batalha aprovou em Reunião de Câmara manter a taxa no valor mínimo de 0,3% previsto na Lei do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 2018, medida que representa uma diminuição de receita estimada em 852 mil euros. Na proposta, que terá de ser aprovada pela Assembleia Municipal, determina-se ainda que seja aumentado para o triplo o valor da taxa nos prédios urbanos em ruínas, e a uma majoração em 50% da taxa de IMI aplicável aos prédios rústicos com áreas florestais em situação de abandono, como medida de prevenção aos fogos florestais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 18 de Novembro
Caldas da Rainha inaugura iluminação de Natal com 3,5 milhões de microlâmpadas em led
Caldas da Rainha já está em contagem decrescente para a inauguração das iluminações de Natal e da árvore gigante, no sábado, dia 18 de novembro, às 18 horas. É o arranque oficial do programa de animação de Natal da cidade que promete oferecer, durante sete semanas, “o melhor do Natal” e “muitos sorrisos”. Há já vários anos que o Município das Caldas da Rainha e a Associação Empresarial dos Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos (ACCCRO) desenvolvem em parceria este projecto, que tem um forte impacto no tecido socioeconómico da cidade, atraindo milhares de visitantes ao longo das várias semanas. Este ano Câmara e associação de comerciantes investiram cerca de 160 mil euros em iluminação, animação e dezenas de eventos e estimam atrair à cidade meio milhão de visitantes. A inauguração das iluminações de Natal, a 18 de novembro, é um momento muito aguardado e será assinalado com uma grande festa na Praça 25 de Abril, local onde está implantada a árvore gigante com 33 metros de altura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Profissionais e académicos reúnem-se na Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Leiria recebe seminário sobre transformação digital na indústria da construção
“Transformação digital na Indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC)” é o tema do seminário BIM Centro 2017, dinamizado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria (ESTG/IPL), em parceria com a Stratbond e a ARICOP – Associação Regional dos Industriais de Construção e Obras Públicas de Leiria, e que se realiza no dia 16 de novembro, no Anfiteatro -1.02, do edifício D da ESTG/IPL, a partir das 14h. «Nesta segunda edição pretendemos contribuir para a consolidação da relevância da metodologia BIM – Building Information Modeling na Indústria AEC, e em particular no contexto das transformações digitais inerentes à Indústria 4.0», salienta Ricardo Gomes, docente e coordenador do departamento de Engenharia Civil da ESTG/IPL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Nersant recebe primeiro-ministro caboverdiano para almoço debate com as empresas da região
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, vai realizar esta quinta-feira, 16 de novembro, em Torres Novas, um almoço-debate com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva. A iniciativa, que irá decorrer pelas 13h no Restaurante Nersant em Torres Novas, tem como objetivo promover um encontro entre as empresas da região do Ribatejo e o Governo cabo verdiano, com o objetivo de debater e encontrar soluções facilitadores de processos de cooperação empresarial entre os dois países.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de Leiria ter recebido a 1ª edição
Torres Vedras acolhe II Gala Porco d’Ouro
A cidade de Torres Vedras acolhe, no dia 24 de Novembro, sexta-feira, a segunda edição da Gala Porco d’Ouro, evento que premeia os melhores produtores suinícolas do país. No evento que analisará 37 explorações em concurso, serão entregues os galardões que premeiam os produtores que apresentam os melhores índices técnicos de produtividade prante uma audiência prevista de mais de 700 profissionais da fileira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Expositores da Moldplás satisfeitos com adesão e interesse dos visitantes à ExpoSalão
"Aqui, recebemos os clientes como se estivéssemos em nossa casa", garante a ExpoSalão, e, por isso, "é desta forma calorosa e com visível satisfação que a maioria dos 200 expositores encara esta décima edição da Moldplás - Salão de Máquinas, Equipamentos, Matérias-primas e Tecnologia para Moldes e Plásticos, que encerra as portas este sábado, pelas 20h00. A feira, uma verdadeira montra de excelência e inovação, tem registado uma grande afluência de visitantes, a maioria empresários e técnicos das indústrias de moldes e plásticos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Moldplás apresenta inovação e tecnologia
dos moldes e plásticos na ExpoSalão
A 10ª edição da Moldplás abriu portas esta quarta-feira, dia 8 de novembro, trazendo ao Centro de Exposições da Batalha (Exposalão) uma montra de excelência e inovação: máquinas, equipamentos e tecnologias para o setor dos moldes e plásticos. Com duas centenas de expositores, a feira espera um número recorde de 25 mil visitantes. "Uma vez mais, a Exposalão dá as mãos a duas das principais indústrias do País que, com o seu empenho, inovação e bem-fazer, têm levado além fronteiras o nome de Portugal", considera José Frazão, director-geral da Exposalão. A Moldplás - Salão de Máquinas, Equipamentos, Matérias-primas e Tecnologia para Moldes e Plásticos que decorre até dia 11.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 16 a 18 de Novembro, no CNEMA, em Santarém
Tecfresh’17 recebe cerimónia de prémios dos concursos de doces,aguardentes e frutos secos
A Tecfresh’17 – Feira Tecnológica para Frutas e Hortícolas, evento que se realiza no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, de 16 a 18 de novembro, vai ser palco no dia 18 da cerimónia de entrega de prémios dos Concursos Nacionais decorreram no CNEMA em outubro, como o 6º Concurso Nacional de Doces de Fruta Tradicionais Portugueses, o 2º Concurso Nacional de Aguardentes não Vínicas Tradicionais Portuguesas e o 6º Concurso Nacional de Frutos Secos Tradicionais Portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha recebe iniciativa “Viva Termas Centro” no dia 11 de Novembro
Projecto Termas Centro dinamiza 22 estâncias termais da Região Centro
No dia 11 de novembro, sábado, é a vez das Caldas da Rainha receber a iniciativa “Viva Termas Centro”. Com a assinatura do projecto Termas Centro o objectivo é garantir a dinamização das 22 estâncias termais que compõem o Centro do País, através de fins de semanas diferentes, com a promoção do que de melhor cada região tem a nível cultural, gastronómico e histórico. Destinadas a miúdos e graúdos, todas as actividades são gratuitas e garantem um dia inteiro de novas experiências.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Filme “The Guardian of Naturia” recebe Grande Prémio da Competição Nacional
Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR premeia a Região Centro
O júri internacional do 10º ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo acaba de atribuir o Grande Prémio da Competição Nacional ao filme “The Guardian of Naturia”, produzido pela “Ideias com Pernas”, com a direção de David Mendes, e que tem como objetivo promover a Pampilhosa da Serra e o Turismo de Natureza deste município da Região Centro de Portugal. O anúncio teve lugar na Gala de Prémios ART&TUR, a 3 de novembro em Vila Nova de Gaia, onde foi distinguida a excelência da produção audiovisual de Turismo, em duas competições paralelas – Nacional e Internacional – e em que estiveram a concurso 314 inscrições oriundas de 41 países.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apoio a projetos até 500 mil euros
ADAE apoia projetos de investimento ligados
à economia do mar
A ADAE - Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, no âmbito da sua Estratégia de Desenvolvimento Local da zona costeira do seu território ADAE MAR 2020, abriu no dia 15 de outubro um período de receção da candidaturas, para apoio financeiro a projetos ligados à economia do mar. Os apoios são concedidos com uma taxa mínima de 50%, sob a forma de subvenção não reembolsável e limitados a 500 mil euros, nos casos em que, simultaneamente, as operações sejam promovidas por entidades públicas e não sejam geradoras de lucro, e € 200 mil euros, nos restantes casos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Sobre o “historiador municipal” de Alcobaça, Fleming de Oliveira
Valdemar Rodrigues
A propósito da tragédia do pinhal de Leiria, 2017
José Marques Serralheiro
Carta Aberta ao Ministro da Agricultura
Vítor Graça
Poupança: Promoções e Vales de Desconto
Joana Parracho
Estima-se que 8 em cada 10 pessoas terão um episódio de lombalgia ao longo da sua vida
Dr. Manuel Tavares de Matos
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o