Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Qual foi o maior acontecimento do mês de maio?
A visita do Papa a Fátima
A conquista do tetracampeonato pelo Benfica
A vitória de Salvador Sobral no Festival Eurovisão
Edição Nº 199 Director: Mário Lopes Sábado, 27 de Maio de 2017
Em três projetos
Câmara da Batalha garante mais 100 mil euros de apoios comunitários
A Câmara da Batalha viu aprovadas três candidaturas a fundos comunitários que ultrapassam os 100 mil euros de incentivo a fundo perdido. As candidaturas aprovadas respeitam projetos diversificados em áreas como a qualificação turística, a proteção do Ambiente e o fomento de redes de cooperação internacional. Refere Paulo Batista Santos, presidente da Câmara da Batalha, que as candidaturas aprovadas “se revestem de apoios significativos, em áreas consideradas prioritárias para o Executivo, como é o caso do Turismo, da Proteção Civil e do Meio Ambiente”. O Autarca significa que a aprovação destes projetos, pelas entidades gestoras dos programas, constitui um estímulo para a Câmara Municipal da Batalha e para a execução dos projetos aprovados”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovido pela Câmara Municipal e OesteCIM
Alcobaça recebe sessão sobre o Sistema de Incentivos ao Emprego e Empreendedorismo
Na terça-feira, dia 30 de maio, pelas 10h30, no Pequeno Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, a Câmara Municipal de Alcobaça, em conjunto com a OesteCIM, irá partilhar informação relativa ao SI2E - Sistema de Incentivos ao Emprego e Empreendedorismo, um programa de fomento ao emprego e de apoio/criação de micro e pequenas empresas. Este programa visa operacionalizar os apoios ao empreendedorismo e à criação de emprego, através dos Programas Operacionais Regionais (CENTRO 2020).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém recebe Encontro com a presença do secretário de Estado da Internacionalização
Nersant promove negócios em Português
A Nersant organiza, de 22 a 24 de maio, em Santarém, o Encontro dos Negócios em Português que visa promover a realização de encontros de negócio entre empresários portugueses da Diáspora, empresários da CPLP e empresários portugueses. O objetivo do evento passa por trazer empresários de vários mercados que visem encontrar parceiros de negócio na região ou analisar eventuais oportunidades de investimento/entrada no capital em empresas da região. No âmbito deste Encontro, vai realizar-se um seminário sobre "O potencial da língua portuguesa no mundo dos negócios", onde estará presente o secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
PCP promove sessão pública com o deputado Bruno Dias sobre a Linha do Oeste
A Comissão Política Concelhia do PCP de Caldas da Rainha promove, no dia 26 de maio, sexta-feira, às 21h30, no Salão Nobre da União de Freguesias de Caldas da Rainha, Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório (Rua das Montras), uma Sessão Pública com o deputado Bruno Dias, sobre “A Linha do Oeste e o Desenvolvimento da Região”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 29 de maio
Lourinhã recebe sessão “Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E)”
A Comunidade Intermunicipal do Oeste - OesteCIM e os Grupos de Ação Local (LeaderOeste e ECOMAR) vão apresentar no dia 29 de maio, segunda-feira, pelas 15h, o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E), numa sessão de participação livre, que vai decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal da Lourinhã. De salientar, que este Sistema de Incentivos está relacionado com a constituição da Agência Ecocoast, composta pelos Municípios da Lourinhã e Torres Vedras, bem como por associações e entidades dos dois concelhos, tendo em vista o desenvolvimento sustentável das respetivas áreas costeiras, diversificação e competitividade da economia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto Amalia representa os Blue Labs no Reino Unido
Comissão Europeia selecciona projecto do IPL para mostrar a inovação na economia azul
Um projeto europeu liderado pelo Politécnico de Leiria foi selecionado pela Comissão Europeia para representar o mecanismo Blue Labs - Innovative solutions for maritime challenges no Dia Marítimo Europeu, numa sessão sobre Crescimento Azul, que decorreu dias 18 e 19 de maio, em Poole, no Reino Unido. Marco Lemos, investigador e coordenador do MARE-IPL – Marine and Environmental Sciences Centre, esteve presente na sessão com o projeto Amalia – Algae-to-MArket Lab IdeAs, que pretende transformar as algas invasoras, uma atual ameaça dos oceanos, numa oportunidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em defesa dos consumidores
Câmara do Cartaxo aprova 3.º adicional
ao contrato de concessão com a Cartágua
Pedro Magalhães Ribeiro apresentou, na reunião pública da Câmara Municipal, que decorreu no dia 15 de maio, na Ereira, a proposta para o 3.º Adicional ao Contrato de Concessão da Exploração e Gestão dos Serviços Públicos de Água e de Drenagem de Águas Residuais do Cartaxo, e que estabelece as novas condições de concessão dos serviços à Cartágua. O contrato foi aprovado por maioria com três votos a favor do PS, duas abstenções do PSD e o voto contra do único vereador do PV_MPC (Paulo varanda-Movimento pelo Cartaxo), presente na reunião. A Cartágua aceitou reduzir o tarifário e a taxa de rentabilidade do contrato firmado no mandato anterior e não alterar os prazos de pagamento da faturação aos consumidores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Feira Nacional de Agricultura aumenta parque de estacionamento e espaços de sombra
O CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, recebe de 10 a 18 de junho, a 54ª Feira Nacional de Agricultura / 64ª Feira do Ribatejo, que tem como tema “Cereais de Portugal”. Além do destaque de animação que este ano conta com cabeças de cartaz como Richie Campbell, David Antunes & The Midnight Band, Ana Moura e Ana Carolina, a organização pretende melhorar o bem-estar e a comodidade de visitantes e expositores, tendo aumentado os espaços de sombra e o parque de estacionamento em mais de 1200 lugares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Empresa Transformadora de Metais encerra
no Loteamento Industrial de Montalvo
A ETRAM – Empresa Transformadora de Metais, empresa sediada no Loteamento Industrial de Montalvo, no concelho de Constância, encerrou esta quarta-feira, dia 17 de maio, as suas instalações. A presidente da Câmara Municipal de Constância, Júlia Amorim, manifestou a preocupação da autarquia com este encerramento e esteve neste dia na empresa onde falou com o Administrador e com os trabalhadores. Solidária com os trabalhadores a autarca inteirou-se da situação, percebendo que existem salários em atraso e que já foi nomeado o Administrador da Insolvência, pelo que serão regularizadas as situações nos termos da Lei.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Única loja da cadeia alemã do concelho
LIDL de Ourém reabre com imagem renovada
O Lidl prossegue o seu investimento na modernização da rede de lojas em Portugal e anuncia a reabertura da loja de Ourém. Inaugurado em 2008, o Lidl de Ourém apresenta agora melhorias significativas permitindo aos clientes um processo de compra mais agradável e simplificado. Reforçando a aposta em proporcionar uma experiência de compra mais agradável, simplificada e conveniente a todos os seus clientes, o Lidl Portugal reabriu no dia 11 de maio a sua loja de Ourém. A cerimónia de abertura contou com a presença da presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Missão inversa decorre entre 3 e 8 de junho
Nerlei lança visita de negócios de empresários argentinos a Leiria
A Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria vai realizar, entre os dias 3 e 8 de junho de 2017 uma Missão Inversa da Argentina, com a vinda a Leiria de empresários de Olavarria, província de Buenos Aires, para reunirem com empresários da região de Leiria. Esta ação vai permitir às empresas portuguesas o contacto direto com empresas argentinas, através da realização de reuniões individuais de negócio e visitas às instalações das empresas. As empresas participantes têm nesta missão uma excelente oportunidade para iniciar ou reforçar as exportações para a Argentina.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pela abertura não autorizada da loja do Carregado
Município de Alenquer aplica coima de 80 mil euros ao Pingo Doce
O Município de Alenquer aplicou uma coima de 80 mil euros ao Pingo Doce. A coima aplicada à empresa Imoretalho – Gestão de Imóveis, remonta a atos puníveis praticados em dezembro, aquando da abertura de um espaço comercial no Carregado. À data de 29 de dezembro, esta empresa, apesar dos avisos da autarquia em data anterior quanto à impossibilidade de abertura do estabelecimento comercial devido aos atrasos verificados nas acessibilidades, optou por inaugurá-lo de forma ilegal, obtendo vantagem económica pela não detenção de licença de utilização. A licença viria a ser obtida apenas a 14 de março, data em que ficaram cumpridos todos os requisitos para o efeito, entre os quais, a finalização das obras relativas ao acesso à superfície comercial pela rotunda construída para o efeito no IC2.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Edição comemorativa e limitada
Cooperativa dos Olivicultores de Fátima lança garrafa de azeite do Centenário das Aparições
O “Azeite Fátima” surge agora numa garrafa comemorativa para uma edição limitada e numerada de 2017 garrafas. A iniciativa desta tiragem especial celebrativa do Centenário das Aparições cabe à Cooperativa de Olivicultores de Fátima, detentora da marca. A edição encontra-se à venda exclusivamente na loja do Museu do Azeite, inaugurado em instalações da Cooperativa em 2014. A Cooperativa dos Olivicultores de Fátima une-se desta forma às diversas entidades e projetos que pretendem associar-se aos Cem Anos das Aparições.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trivago inclui 5 destinos da região na lista dos 10 Destinos de Natureza e Cultura Emergentes em Portugal
Ferreira do Zêzere, Abrantes, Porto de Mós, Golegã e Alcobaça no top10 do turismo rural
O Trivago - reputado comparador online de preços de hotel - incluiu Ferreira do Zêzere, Abrantes, Porto de Mós, Golegã e Alcobaça na lista dos 10 Destinos de Natureza e Cultura Emergentes em Portugal. O concelho integra uma lista de 10 locais onde se pode desfrutar de turismo rural e “que representam de forma ímpar a profunda riqueza da Natureza e Cultura em Portugal”. Arcos de Valdevez, Mirandela, Vila Verde, Vila Nova de Foz Coa e Sertã são, para o Trivago, os outros destinos de eleição para turismo rural em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nersant promove debate sobre Os Desafios e a Aplicação da Indústria 4.0
Mira Amaral: "As PME vão entrar na revolução da indústria 4.0"
Mira Amaral foi o orador convidado da Nersant para debater "Os Desafios e a Aplicação da Indústria 4.0", na Startup Santarém. Em relação à importância desta Quarta Revolução nas PME, o antigo ministro garantiu esta quinta-feira, dia 4 de maio, que "uma PME tem de estar sempre a inovar, aliás as que sobrevivem é porque inovam, mesmo que não tenham consciência disso. Por isso, as PME naturalmente vão entrar nesta Revolução da Indústria 4.0. Mas não se trata de um ‘Big Bang’, é um processo evolutivo e natural".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeiros concursos já abriram
Centro 2020 disponibiliza 81 milhões de euros para apoio ao microempreendedorismo
O programa Centro 2020 colocou no terreno os primeiros concursos para o apoio ao microempreendedorismo. A Autoridade de Gestão do Centro 2020 contratualizou com as oito Comunidades Intermunicipais (CIM) e com os 29 Grupos de Ação Local (GAL) da Região Centro um montante de cerca 81 milhões de euros para apoiar projetos de microempreendedorismo, no âmbito do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI 2E), que tem por objetivo promover os investimentos de criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas, assumindo como prioridade o combate ao desemprego.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré:
Tribunal de Contas critica contratos-programa entre a Câmara Municipal e a Nazaré Qualifica
O Tribunal de Contas recusou atribuir o visto no seu acórdão de 16 de março de 2017 e questionou os contratos programa celebrados entre o Município da Nazaré e a empresa municipal Nazaré Qualifica. Segundo aquela entidade, “aos contratos-programa celebrados com a Nazaré Qualifica falta – manifestamente – qualquer conexão objetiva relevante ou suficiente para sugerir sequer a viabilidade da sua fusão”. Em declarações ao Tinta Fresca, Walter Chicharro adiantou que “os contratos estão cumpridos na sua totalidade” e “mesmo com a recusa de visto não há impacto negativo na Nazaré Qualifica”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Materializa transforma ideias de negócio em startups
Politécnico de Leiria e Incubadora OPEN dinamizam programa de empreendedorismo
Os futuros empreendedores podem criar a sua startup através do Programa de Incentivo ao Empreendedorismo – Materializa, promovido pelo Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto do Politécnico de Leiria CDRSP/IPL e pela incubadora OPEN – Associação para Oportunidades Específicas de Negócio, e que tem o apoio da Portugal Ventures, do Open Business Angels e do Centro de Transferência e Valorização do Conhecimento do Politécnico de Leiria. Os interessados em participar neste programa podem submeter as suas candidaturas até ao dia 10 de maio.
Esta notícia foi comentada [NumComentarios] vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
O Parque Verde de Alcobaça e o Problema Arqueológico
Ana Margarida Martinho
Declaração de aceitação da candidatura da CDU
Rogério Raimundo
Dia Mundial da Asma: Asma e Desporto
Sociedade Portuguesa de Pneumologia
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o