Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O peso excessivo das mochilas escolares é um problema grave para as crianças?
Sim
Não sei / talvez
Não
Edição Nº 197 Director: Mário Lopes Quinta, 23 de Março de 2017
Concelho foi excluído do roteiro para operadores turísticos franceses
Concelhia do CDS de Alcobaça acusa Turismo do Centro de afastar turistas franceses
O presidente da Comissão Concelhia do CDS/PP de Alcobaça pediu explicações ao Turismo do Centro depois de ter tomado conhecimento em reunião de Câmara, a 3 março, da realização de um roteiro promocional na região para operadores turísticos franceses promovidos supostamente pelo Turismo do Centro que contemplou praticamente todos os concelhos da região, mas que deixou de fora Alcobaça, com os inerentes prejuízos que daí advêm para o sector turístico a nível local. O roteiro decorreu ente 11 e 14 de março, estando previstas visitas a monumentos e equipamentos turísticos a concelhos muito próximos de Alcobaça, entre os quais Torres Vedras, Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha, Nazaré, Porto de Mós, Batalha, Fátima e Tomar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Membros do PSD na Comissão de Agricultura do Parlamento visitaram o Distrito de Leiria
Deputados do PSD questionam corte
no financiamento para o regadio da Cela
Os membros do PSD na Comissão de Agricultura da Assembleia da República, Nuno Serra e Maurício Marques, em visita ao distrito de Leiria no dia 20 de março, alertaram para a possibilidade de falta de verba para o Regadio da Cela. A obra que já teria sido aprovada em âmbito do PRODER poderá agora não avançar devido à alteração do Governo para o Programa PDR que atualmente não contempla o Regadio da Cela como projeto a avançar. Além do Regadio da Cela, poderão também estar em causa investimentos de privados, como o CAC em Leiria e unidades de investigação como a prevista para a Estação Vieira Natividade em Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para promoção de produtos regionais ou locais
Nazaré e Azores Airlines celebram protocolo
O Município da Nazaré e a Azores Airlines celebraram, no dia 16 de março, um acordo que irá promover a visibilidade do concelho, e de toda a sua oferta, nas ligações aéreas da transportadora portuguesa. “Este acordo é muito importante. Temos muito interesse em estar junto das populações. Queremos projetar a empresa, mas também queremos criar condições aos Municípios e aos seus trabalhadores, através da aplicação de preços mais acessíveis”, explicou Paulo Menezes, Presidente do Conselho de Administração da Sata Internacional – Azores Airlines, SA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“No Oeste é que está a qualidade de vida”
Turismo do Centro dedicou sexta-feira na BTL
à Comunidade Intermunicipal do Oeste
O Turismo do Centro e os seus 100 municípios estão presentes na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa até 19 de março. O evento que reúne e pretende divulgar as melhores ofertas a nível de turismo em Portugal conta assim com a presença da maior região do país. Sol, mar, serra, gastronomia e património mundial fazem parte do leque diversificado desta região que vai desde Aveiro até ao norte do Distrito de Lisboa. No dia 17 de março, o Turismo do Centro dedicou a tarde à Comunidade Intermunicipal do Oeste e ao que de melhor esta região tem para oferecer.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com 60 espaços promocionais de municípios e 30 de empresas da região
Turismo do Alentejo e Ribatejo apresenta maior stand da BTL
O Turismo do Ribatejo e Alentejo marca presença na edição 2017 da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa com o maior stand do evento. São 1215 m2 que recebem 60 espaços promocionais de municípios e 30 de empresas da região. A região que tem como embaixadores Jorge Corrula, Paula Neves e Sìlvia Rizzo aposta na campanha “Desligue” para promover uma região muito abrangente e diversificada onde as praias, a gastronomia e a natureza cativam quem a visita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 19 de março
Alcobaça promove-se na BTL com património, praias e gastronomia
O Município de Alcobaça marca presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa que decorre até 19 de março. O município está presente no stand da Oeste CIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste, com o Museu do Vinho em parceria com o Parque dos Monges. Inês Silva, vereadora da Cultura, justificou a presença do município na BTL dado ser “importante promover o património e a região em conjunto com os restantes municípios do Oeste” mas também “destacar alguns dos pontos fortes do concelho” como o património, as praias e a gastronomia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Região de Leiria uma oferta turística com tudo incluído
Comunidade Intermunicipal de Leiria presente na BTL
A CIMRL – Comunidade Intermunicipal de Leiria também marca presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, até 19 de março. No stand desta entidade, o visitante pode ficar a conhecer a gastronomia da região de Leiria¸ a diversidade cultural e desportiva, o seu património sob o lema “Região de Leiria uma oferta turística com tudo incluído”. No dia 17, a animação ficou a cargo do grupo batalhense “Gaitilena” e do grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior Rotary Club de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Distinguidas pelo IAPMEI
Crédito Agrícola de Pombal homenageia 27 empresas PME Líder e PME Excelência
O Crédito Agrícola de Pombal homenageou, no dia 17 de março, as empresas suas clientes que obtiveram os estatutos de PME Líder e PME Excelência 2016. A cerimónia decorreu na Quinta do Ti Lucas, em Pombal. Das 221 empresas Clientes do Crédito Agrícola distinguidas pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal pelo contributo para a competitividade e crescimento da economia portuguesa, as 27 que são clientes do Crédito Agrícola de Pombal foram homenageadas pela instituição financeira numa cerimónia que reuniu cerca de 130 pessoas. Destaque para a presença dos presidentes da Câmara Municipal de Pombal e de Penela, e de um representante do IAPMEI.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença da presidente da Câmara Municipal Anabela Feitas
Lidl Portugal reabre loja de Tomar com novo conceito de loja
O Lidl prossegue o processo de renovação da sua rede de lojas em Portugal e celebra a reabertura da loja de Tomar, que se apresenta agora com uma nova imagem proporcionando uma melhor experiência de compra. Mais espaçosa, moderna e funcional, a loja vem oferecer ao cliente uma compra simplificada e áreas sociais otimizadas para tornar o trabalho diário dos colaboradores mais confortável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 5 de abril de 2017, às 10h00
Alfeizerão acolhe primeiro leilão público
de cavalos
O evento realiza-se no Centro Equestre Internacional de Alfeizerão (CEIA) e tem como objetivo promover raças de cavalos classificadas. O Leilão de Cavalos ocorre a 05 de abril, pelas 10h00, em Alfeizerão, e é a primeira iniciativa organizada em parceria entre a LEILOSOC Market Partners® e o CEIA. A inscrição de equinos, que decorre até 24 de março, é aberta a todos os proprietários e criadores, e é responsabilidade do CEIA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Exposalão
Expocasião - Feira de Veículos Usados e Semi Novos decorre de 24 a 26 de março na Batalha
Decorre de 24 a 26 de março de 2017 na Exposalão, Batalha, a EXPOCASIÃO - Feira de Veículos Usados e Semi Novos (ligeiros de passageiros e ligeiros de mercadorias). Segundo dados do Banco de Portugal, os portugueses fizeram mais contratos de crédito para automóveis usados do que para automóveis novos em novembro de 2016. Face a novembro de 2015, o número de novos contratos de crédito para automóveis usados aumentou em 42.3%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Médio Tejo promove empreendedorismo tecnológico
High School Innovation Summit volta em abril ao Parque Tecnológico do Vale do Tejo
Depois do sucesso do ano passado, que contou com a presença de mais de 300 alunos, o High School Innovation Summit (HSIS) volta em Abril à cidade de Abrantes. Este evento surge como um concurso de ideias de produtos e serviços inovadores. Todos os interessados têm até ao dia 5 de abril para formalizar a sua candidatura (individual ou em grupos de três elementos), sendo os finalistas selecionados no dia 10 do mesmo mês. O concurso e a consequente atribuição de prémios terão lugar no dia 19 de abril, no Parque Tecnológico do Vale do Tejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano e dos Planos de Ação de Reabilitação Urbana
Centro 2020 investe 60 milhões de euros
em regeneração urbana
O programa Centro 2020 aprovou, até ao momento, 115 projetos de regeneração urbana, que envolvem um investimento público municipal de 60 milhões de euros, com um apoio de fundos europeus de cerca de 46 milhões de euros. No âmbito da política de cidades, o Portugal 2020 prevê apoios para os centros urbanos de maior dimensão, através dos PEDU - Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano, e para os centros urbanos complementares, através dos PARU - Planos de Ação de Reabilitação Urbana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cerâmica atinge máximo histórico de 701 m€ e Cristalaria chega aos 82 m€
2016 foi ano de recordes para exportações
de Cerâmica e Cristalaria Nacionais
Se dúvidas houvesse estão dissipadas, pois 2016 foi mesmo o melhor ano de que há registo para as exportações de produtos cerâmicos e de cristalaria. O valor das exportações na Cerâmica ascendeu a 701 milhões de euros, o mais elevado de sempre. A Cristalaria não fica atrás. Neste setor, as exportações nacionais cresceram 12,3% e alcançaram também o seu máximo histórico, movimentando 82 milhões de euros. Após a crise económica mundial de 2008-2009, as exportações portuguesas de cerâmica conseguiram crescer de uma forma sustentada. Só em 2016 ultrapassaram os 701 milhões de euros, o que corresponde ao valor mais elevado de sempre, representando uma variação de 6,3% face a 2015
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarcas garantem que obras excedem as expectativas eleitorais
Município de Ourém investe 900 mil euros
em requalificação de estradas
A Câmara Municipal de Ourém tem em desenvolvimento um conjunto de obras de alguma envergadura, que visam dotar, a zona norte do Município, em sede de investimento público, de idênticas oportunidades aos restantes locais do concelho, face às necessidades constatadas e à implementação de políticas abrangentes e inclusivas, que a todos possam servir e beneficiar. Em ano de grande exigência orçamental e face à ausência de resposta eficaz e em tempo útil, da administração central, tem sido a Câmara Municipal a liderar os investimentos a promover na esfera do Município, desde as obras relacionadas com as comemorações do Centenário das Aparições de Fátima, aos projetos de investimento no restante concelho,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo da NERLEI foi apresentado segunda-feira
Sector TICE em Leiria está numa fase inicial mas tem muito potencial para se afirmar
“O sector TICE (Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica) em Leiria encontra-se ainda numa fase inicial, sendo necessária a construção de alicerces que viabilizem o seu desenvolvimento. As empresas têm pequena dimensão, e deverão colaborar por forma a crescer no mercado doméstico e internacional”. Esta é a principal conclusão do estudo da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria apresentado no dia 6 de março, e que reforça a ideia do potencial que a Região tem para formar um cluster TICE.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com financiamento de assistência financeira no valor de 52 milhões de euros
Plano de Ajustamento Municipal do Cartaxo já tem visto do Tribunal de Contas
O Plano de Ajustamento Municipal (PAM) do Cartaxo integra um financiamento de assistência financeira, no valor de 52 milhões e 035 mil euros, pelo prazo de 30 anos exclusivamente para pagamento de dívida. Este valor será recebido pelo Município em tranches, durante os próximos 24 meses - empréstimo do Fundo de Apoio Municipal (FAM). O serviço da dívida, que é agora de 4 milhões e 600 mil euros, passará a ter um valor máximo de 2 milhões e 600 mil euros. O peso dos juros em orçamento, que em 2014 é de 6 milhões de euros, será drasticamente reduzido, ficando abaixo de 1 milhão já em 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Refeitório do Mosteiro de Alcobaça
V Workshop Internacional de Turismo Religioso termina 1º dia com jantar em Alcobaça
O V Workshop Internacional de Turismo Religioso realiza-se nos dias 9 e 10 de março de 2017 em Fátima. O workshop tem como objetivos promover uma bolsa de contactos de negócio entre os participantes; promover internacionalmente Portugal enquanto destino privilegiado de Turismo Religioso e reforçar a importância do Turismo Religioso no contexto do setor turístico mundial. O evento é destinado aos operadores turísticos internacionais e nacionais e aos empresários do setor da hotelaria e turismo. O primeiro dia do workshop termina com um jantar no refeitório do Mosteiro de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Odete João, António Sales e José Miguel Medeiros
Deputados do PS criticam entrada ao serviço de automotoras obsoletas na Linha do Oeste
Os deputados do PS eleitos por Leiria, Odete João, António Sales, José Miguel Medeiros, numa Pergunta ao Governo, referem que a retirada das automotoras “592” que operavam nesta via, substituindo-as por outras obsoletas e menos confortáveis, veio degradar o serviço prestado, com atrasos sistemáticos e supressão frequente de comboios. Os avanços alcançados com a alteração de horários, a ligação direta a Coimbra e o efeito de rede no acesso à linha do Norte são agora perdidos com a destruição da fiabilidade do serviço prestado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Melhor Turismo 2020
Nersant lança projeto formação-ação financiado para o turismo em parceria com os municípios
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém vai dinamizar a partir do presente mês de março, um conjunto de ações de sensibilização respeitantes ao projeto Melhor Turismo 2020, que permite às empresas deste setor beneficiar de formação-ação com um financiamento de 90%. As ações, que vão decorrer em parceria com os Municípios, vão realizar-se em Vila Nova da Barquinha, dia 14 de março, no Sardoal dia 21 e em Alpiarça no dia 28 de março. Em abril, a Nersant apresenta o projeto dia 4 no Entroncamento, e dia 11, em Alcanena.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nova loja aposta no reforço de proximidade e em nova organização
AKI reinaugura loja de Leiria
O AKI reinaugurou a sua loja de Leiria, de forma a reforçar do seu conceito de proximidade junto dos leirienses e atualizar a nova imagem da marca. O espaço renovado foi apresentado, no dia 2 de fevereiro, por Mafalda Silva, diretora da loja, com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Parceiros e Azoia, José Carlos Matias Filipe. Com um investimento de 500 mil euros, a renovada loja AKI Leiria apresenta uma reorganização dos departamentos, onde os produtos estão arrumados por uso para que a compra seja fácil, rápida e totalmente em linha com o que clientes precisam. Os produtos mais procurados nas lojas do AKI estão disponíveis à entrada ou no início do respetivo departamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comandante do Regimento de Engenharia de Espinho e Presidente Valdemar Alves visitaram a obra e fizeram balanço
Terraplanagem da futura Área de Localização Empresarial de Pedrógão Grande avança
O presidente do Município de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, e o comandante do Regimento de Engenharia nº3 de Espinho (RE3), Coronel Fausto Couto, visitaram, no dia 22 de Fevereiro, a obra de terraplenagem da futura Área de Localização Empresarial de Pedrógão Grande (ALE). O presidente Valdemar Alves fez-se acompanhar pelo vice-presidente José Graça, pelo vereador Bruno Gomes e pelo chefe de Divisão, José Lopes, da mesma forma que o Comandante do Regimento de Engenharia nº3 de Espinho se fez acompanhar pelo seu núcleo duro do RE3 e do oficial responsável local da obra, “a mais importante e grandiosa no momento e uma das principais deste Regimento” – opinião várias vezes repetida pela comitiva militar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Enterprise Europe Network” e “Programa Erasmus para Jovens Empreendedores”
Iniciativas europeias para empresários e jovens vão ser apresentadas no Cadaval
O Centro de Informação “Europe Direct Oeste” e o “CLDS 3G Melhor Cadaval”, em parceria com o Município do Cadaval, organizam, dia 7 de março (terça-feira), pelas 14h00, no auditório da Câmara, uma sessão de apresentação de duas iniciativas europeias – uma rede de apoio a empresas e um programa para jovens empreendedores. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição, que pode ser feita online. A apresentação da Enterprise Europe Network (EEN) e do Programa Erasmus para Jovens Empreendedores estará a cargo da AIP – Associação Industrial Portuguesa, que constitui um dos Pontos de Contacto Nacionais das duas referidas iniciativas europeias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa Reabilitar para Arrendar
Câmara da Batalha e Instituto da Habitação
e da Reabilitação Urbana assinam protocolo
O Município da Batalha assinou no dia 22 de fevereiro, um protocolo com o IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, para a implementação do programa ‘Reabilitar para Arrendar - Habitação Saudável’ em todo o concelho, mas com especial enfase nas áreas urbanas da Batalha e de Reguengo do Fetal, que visa a reabilitação de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos, destinados sobretudo a arrendamento habitacional. O programa prevê financiamentos até 90%, com um prazo de pagamento até 15 anos com seis meses de carência de capital. A taxa de juro é fixa, de 2,9%. A única garantia exigida é a hipoteca do imóvel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município apresentou dados estatísticos do concelho referentes a 2016
Taxa de desemprego no concelho de Alcobaça baixa para 6,4%
O Município de Alcobaça apresentou no dia 15 de fevereiro os dados estatísticos do concelho de Alcobaça relativamente a áreas como a balança comercial do concelho, a natalidade e a distribuição de riqueza. Os dados apresentados fazem parte do observatório social do concelho e tem como base números de entidades oficiais como o INE. Estiveram presentes na conferência de imprensa que se realizou no pequeno-auditório do Cine Teatro de Alcobaça, o presidente da autarquia Paulo Inácio e os técnicos Nélio Gomes e Milton Dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Crianças aprendem a fazer Sumol
Sumol naugura Espaço Interativo na Unidade Industrial de Pombal
A SUMOL+COMPAL inaugurou, no dia 1 de março, o Espaço Interativo Sumol, situado na fábrica de Pombal, onde ensina os mais novos a fazer a bebida refrescante portuguesa mais famosa e revelou aos mais novos a “fórmula secreta” da bebida refrescante portuguesa mais famosa, que já conta com mais de 60 anos de história! A inauguração contou com mais de 60 crianças entre os 5 e os 12 aos de idade, filhos de colaboradores, que tiveram a oportunidade de ver, sentir, cheirar e fazer pela primeira vez o seu próprio Sumol, com polpa de laranja.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o