Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Leiria tem condições para ser Capital Europeia da Cultura?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 84 Director: Mário Lopes Segunda, 12 de Novembro de 2018
Investimento de 240 mil euros
Núcleo de Óbidos da Escola de Hotelaria e Turismo terá capacidade para 60 alunos
O núcleo de Óbidos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste foi inaugurado no dia 30 de Outubro, pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade. A nova escola de nível IV, com cursos pós 12º ano, representa um investimento de 240 mil euros por parte do Turismo de Portugal e de 120 mil euros por parte do Município de Óbidos. Tutelada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, a oferta resume-se a três cursos: Técnicas de Turismo, Técnicas e Gestão de Turismo e um curso de Pastelaria, que funcionará a partir de Janeiro de 2008.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Centro Escolar de Gondemaria inaugurado com Pré-Escola e 1º Ciclo
O Centro Escolar de Gondemaria, em Ourém, foi inaugurado no dia 26 de Outubro, pelo secretário de Estado da Educação, Valter Lemos. O novo edifício, situado ao lado do antigo edifício do 1º Ciclo, com o qual irá funcionar em rede, custou cerca de 500 mil euros e possui quatro salas de aula, refeitório, ludoteca e ginásio. Valter Lemos congratulou-se com o novo equipamento, considerando que a maioria das actuais escolas não correspondem ainda às necessidades dos tempos modernos, justificando o facto por ter havido até agora “alguma despreocupação da sociedade portuguesa no atendimento das crianças.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Paraíso das Crianças
Cadaval: benemérita funda casa de acolhimento de crianças vítimas de abandono e maus-tratos
Rosinda Justino, ex-emigrante em França, é a mentora da Associação Paraíso das Crianças, sediada na freguesia do Peral, no Cadaval, que visa criar uma casa de acolhimento para crianças abandonadas ou vítimas de maus-tratos. A benemérita, oriunda de uma família humilde, doou um terreno e 100 mil euros para a construção da sede e casa de acolhimento de crianças até aos 12 anos de idade. A associação já possui o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social e procura actualmente um arquitecto benemérito que elabore o projecto de arquitectura da casa de acolhimento das crianças.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Infra-estrutura vai ter 4 tanques
Câmara aprova abertura de concurso de ideias para Complexo de Piscinas da Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou na sua última reunião ordinária, realizada no dia 4 de Outubro, a abertura do concurso público internacional para a concepção do estudo prévio de arquitectura do Complexo Municipal de Piscinas da Marinha Grande. Foram aprovados os documentos do programa preliminar que estão na base do concurso de ideias, que atribuirá um prémio aos três primeiros classificados, sendo respectivamente: 10 mil euros e adjudicação do projecto ao primeiro classificado; três mil euros ao segundo; e dois mil euros ao terceiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Secretário de Estado da Educação inaugura Complexo Escolar da Gondemaria
O Complexo Escolar da Gondemaria vai ser inaugurado no dia 26 de Outubro (sexta-feira), pelas 15 horas, pelo secretário de Estado da Educação, Valter Lemos. O edifício, que resulta de um investimento municipal na casa dos 850 mil euros, conta com uma biblioteca/mediateca, sala de docentes, gabinete de atendimento, quatro salas de aula e uma sala de actividades de expressão plástica. O edifício é ainda servido por um refeitório e uma sala polivalente com balneários, pronta para a prática desportiva, sendo estes dois últimos equipamentos, juntamente com a biblioteca/mediateca, usados pelos restantes alunos da freguesia. No total o edifício ocupa 1215 metros quadrados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com as presenças de Laborinho Lúcio e Armando Leandro
CPCJ/Caldas promove I Encontro de Comissões de Protecção de Crianças e Jovens do Oeste
A Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) das Caldas da Rainha promove no dia 24 de Outubro na Escola Técnica Empresarial do Oeste, o I Encontro da CPCJ’s do Oeste. Laborinho Lúcio, antigo ministro da Justiça e actual membro do Conselho Superior da Magistratura, integrará o painel intitulado “ Criança, sujeito de Direitos”. Armando Leandro, presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, falará sobre o papel das CPCJ’s na efectivação dos Direitos das Crianças.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gala do Desporto Escolar 2007
Câmara da Marinha Grande recebe prémio
pelo Desporto Escolar
A Câmara Municipal da Marinha Grande foi distinguida com o “Prémio Autarquia”, pelo Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, durante a Gala do Desporto Escolar 2007, que decorreu no dia 11 de Outubro, na Escola Secundária José Gomes Ferreira, e que contou com a presença da ministra da Educação. A Gala do Desporto Escolar 2007 visou a atribuição de Prémios a entidades que se distinguiram no âmbito do Desporto Escolar, envolvendo seis categorias: “Aluno”, “Professor”, “Escolar”, “Internacional”, “Autarquia” e “Especial”. As distinções foram atribuídas ao nível de cada uma das cinco Direcções Regionais de Educação (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve) e Região Autónoma dos Açores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Instituto Politécnico de Tomar
Golegã inaugura Centro de Estudos Politécnicos
O novo Centro de Estudos Politécnicos da Golegã – CESPOGA foi inaugurado, no dia 9 de Outubro, pelo presidente do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), António Pires da Silva, e pelo presidente da Câmara da Golegã, José Veiga Maltez, através da assinatura de um protocolo de cooperação entre as duas instituições. O início das actividades está previsto para o mês de Novembro com dois cursos de especialização tecnológica (CET) em Gestão de Animação Turística e outro em Técnicas e Gestão de Turismo, para além de diversos seminários, workshops, ateliers e pós-graduações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Carnaval da Banda Desenhada começa dia 10 de Janeiro
O Carnaval de Torres Vedras começa a escrever mais uma página de história… aos quadradinhos. O Carnaval da Banda Desenhada começa com a construção do Monumento do Carnaval, patente a partir de dia 10 de Janeiro (início das montagens), que podem ser acompanhadas ao vivo e a cores na Praça da República, ou pela Internet em www.carnavaldetorres.com. Com 16 metros de altura, o monumento promete imortalizar e celebrar nomes tão famosos como Batman, Homem Aranha, Super Homem, Olívia Palito, Popey, Irmãos Metralha, Lucky Luke; Tin Tin, Tio Patinhas, O Coiote, Hulk, Asterix, Noddy,Mickey e Minie, entre tantos outros que marcam gerações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Promotora de Ensino e Formação de Fátima é a nova proprietária
Escola Superior de Educação de Torres Novas muda de mãos
A Escola Superior de Educação de Torres Novas (ESETN) passou formal e definitivamente, no dia 2 de Outubro para a alçada da Associação Promotora de Ensino e Formação de Fátima (APEFF), entidade formativa vocacionada para a formação ao longo da vida. “A APEFF já operava desde 1 de Setembro de 2004 com todas as condições, em contratos renovados anualmente; este é o contrato definitivo”, afirmou David Catarino. De acordo com o protocolo celebrado, apenas fica em posse da Diocese o edifício e o Alvará emitido pelo Ministério competente que, de acordo com a legislação actual é intransmissível.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Festival Nacional de Teatro de Marionetas - Marionetas na Cidade”
Treze companhias nacionais de marionetas mostram encanto do teatro de rua
A companhia S.A. Marionetas organiza, de 5 a 14 de Outubro, na cidade de Alcobaça o “Festival Nacional de Teatro de Marionetas - Marionetas na Cidade”. Esta 10ª edição conta com a presença de 13 companhias que realizarão 30 espectáculos em 10 dias espalhados por toda a cidade. Destaque para a excelente exposição que reúne o espólio da companhia nos seus 10 anos de existência a decorrer no Armazém das Artes e para a estreia de “Ben Almanzor – o feitiço do mouro no Castelo de Alcobaça”. O espectáculo da S.A.Marionetas, que recriou a lenda de Ben Almanzor feita com sombras gigantes projectadas nas paredes do Castelo de Alcobaça, teve a originalidade de ser visionado à noite do largo do Mosteiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas recebeu primeira sessão de teatro-debate
Governo Civil de Leiria leva Educação Sexual
a todo o distrito
O Governo Civil de Leiria promoveu, no dia 3 de Outubro, uma sessão de teatro-debate para cerca de 200 alunos da Escola Secundária de Raul Proença, em Caldas da Rainha. Esta sessão foi a primeira de 20 sessões de teatro-debate que o Governo Civil decidiu promover, em parceria com a Associação USINA. Esta iniciativa será levada a todos os concelhos do distrito de Leiria, possibilitando a abordagem junto dos jovens das temáticas da saúde e da sexualidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 3 a 6 de Outubro, na Nazaré
Eusébio e Cândido Barbosa na abertura da Taça da Europa de Patinagem Artística
Eusébio e Cândido Barbosa vão marcar presença na sessão solene de abertura da Taça da Europa de Patinagem Artística, que se realiza no dia 4 de Outubro (5ª feira), pelas 18 horas, no Pavilhão Municipal da Nazaré. A antiga glória do futebol nacional e a nova estrela do ciclismo do SLB são duas das personalidades que aceitaram “apadrinhar" esta prova, que Portugal acolhe entre 3 a 6 de Outubro. Em competição estarão cerca de 200 atletas, em representação de nove países europeus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Checo e húngara vencem Campeonato
do Mundo de Pentatlo Moderno de Juniores
O checo Ondrej Polivka é o novo campeão mundial de Pentatlo Moderno da categoria de juniores que decorreu nas Caldas da Rainha. Na classificação por equipas triunfou a representação da Rússia, que registou uma folgada margem em relação à Itália, segunda classificada e à Coreia, cujo desempenho lhe garantiu o terceiro lugar no pódio. Por sua vez, a húngara Adrienn Toth sagrou-se campeã do mundo de Pentatlo Moderno, apesar de ter terminado a última prova, a corrida, em 7º lugar. Tatsiana Klimovich (Bielorussia) e Lena Schoneborn (Alemanha), que se classificaram nos lugares imediatos, foram as suas mais directas adversárias. Por equipas, o título ficou na posse da Rússia, que se destacou das selecções da República Checa e da Hungria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
A escola da Calçada de Carriche
Mário Lopes
OPINIÃO
Portugal e as Migrações: “Novos e Velhos Desafios”
Henrique Tigo
O Arquitecto Eugénio dos Santos
Luís Rosa
A nova cruz alta de Fátima
D. Serafim Ferreira e Silva
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o