Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é o melhor candidato presidencial?
Ana Gomes
André Ventura
João Ferreira
Marcelo Rebelo de Sousa
Marisa Matias
Tiago Mayan Gonçalves
Edição Nº 237 Director: Mário Lopes Segunda, 30 de Novembro de 2020
Líder na Inovação no Ranking de 2017-2019 do Consumer Guidance Institute Portugal
Politécnico de Leiria é o primeiro do país no número de registos de patentes internacionais
O Politécnico de Leiria é um Líder na Inovação e assume o primeiro lugar na categoria Institutos Politécnicos segundo o ranking 2017-2019 do Consumer Guidance Institute Portugal, publicado este mês de outubro, sendo o primeiro politécnico do país com o maior número de pedidos e registos de patentes internacionais. A instituição posiciona-se no quinto lugar nacional, entre diferentes entidades públicas e privadas, nas classes de patentes de Necessidades Humanas e Engenharia Mecânica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Concurso para empreitada de reabilitação da EB de Alcanhões já está publicado
O concurso para a empreitada referente à reabilitação da Escola Básica de Alcanhões foi publicado no dia 29 de outubro, em Diário da República. A obra, no valor de 263.538,03 (acrescido de IVA à taxa legal em vigor), tem como objetivo a substituição da cobertura de fibrocimento e consequente reparação de diversas infiltrações nas salas de aulas decorrentes da idade do edifício e do estado de degradação da cobertura. Esta intervenção, com um prazo de execução de 180 dias, pretende ainda dotar o espaço de condições para acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, nomeadamente, as salas de aula e a instalação sanitária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Oração de sapiência “A Saúde dos Portugueses: Desafios” é proferida por Francisco George
Sessão solene da abertura do ano académico celebra 40º aniversário do Politécnico de Leiria
O Politécnico de Leiria vai iniciar oficialmente o novo ano letivo com a Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2020/2021, comemorativa do 40.º aniversário da instituição, agendada esta terça-feira, 3 de novembro, a partir das 15h, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Este ano, devido à situação pandémica provocada pelo novo coronavírus, apenas estarão presentes na sessão oradores e homenageados. Pedro Lourtie, presidente do Conselho Geral do Politécnico de Leiria, abre a sessão solene, às 15h00, seguindo-se as intervenções de Tânia Santos, representante das Associações de Estudantes, e de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo é apresentado no Encontro Ciência 2020, em Lisboa
Investigadores estudam potencial de alga vermelha de Peniche no tratamento do cancro
O MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, do Politécnico de Leiria, vai levar ao Encontro Ciência 2020, em Lisboa, no dia 3 de novembro, a apresentação do estudo “Da origem marinha à terapêutica - O potencial antitumoral da alga vermelha Sphaerococcus coronopifolius”, recolhida na Reserva Natural das Berlengas, em Peniche. A apresentação fica a cargo do investigador Celso Alves e centra-se no estudo do perfil químico da alga vermelha, assim como nas atividades antitumorais dos seus principais metabolitos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aluno com teste negativo foi impedida de regressar à Escola
PEV quer ver clarificadas regras de regresso dos alunos às aulas após terem Covid-19
A deputada Mariana Silva, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, questionando o Governo através do Ministério da Educação, sobre um aluno do 9.º ano da Escola EB23 Luís de Camões, em Lisboa, estar a ser impedido de regressar às aulas após ter tido covid-19, apesar de já ter sido apresentado o resultado negativo do teste. Segundo se sabe, o teste de despistagem já veio confirmar que o jovem está curado e que a mãe terá enviado, já há uma semana, os resultados laboratoriais para a diretora de turma que terá avançado que o aluno só entraria nas instalações com um "atestado de cura" passado pelo médico, não sendo suficiente o resultado do teste, contrariando as informações do médico do Centro de Saúde e da Linha SNS24.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Escola Amadeu Gaudêncio desinfetada após confirmação de aluno infetado com Covid-19
A escola básica e secundária Amadeu Gaudêncio, na Nazaré, foi alvo de uma operação de desinfeção, durante este domingo, dia 18 de outubro, após a confirmação de um caso positivo com Covid-19 entre a comunidade estudantil. A escola tem reunidas as condições higiene-sanitárias para funcionar, já esta segunda-feira, no horário regular, segundo informação prestada pelas autoridades responsáveis pelo estabelecimento. Assim, as aulas irão realizar-se normalmente, horários destinados a cada turma e cumprindo as normas de segurança em vigor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia e escolas assumem transparência dos dados
Câmara do Cartaxo divulga número de casos ativos de COVID-19 em escolas do concelho
A Câmara Municipal do Cartaxo informou, no dia 16 de outubro, que no decurso das duas últimas semanas foram confirmados quatro casos ativos de novo coronavírus SARS-CoV-2 em três estabelecimentos de ensino do concelho. Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo assegura que todas as situações estão a ser acompanhadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e pelas autoridades de saúde – que trabalham em estreita colaboração com os agrupamentos de escolas, associações de pais e encarregados de educação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com 2.015 vagas disponíveis ocupadas
Politécnico de Leiria preenche 94% das vagas após 2ª fase do concurso nacional de acesso
O Politécnico de Leiria colocou na segunda fase do Concurso Nacional de Acesso mais 431 estudantes, preenchendo o total de vagas de 38 das suas licenciaturas. No total, contemplando os matriculados da primeira fase e os colocados da segunda fase, ingressaram no Politécnico de Leiria 2.015 novos estudantes através do concurso nacional de acesso, preenchendo 94% das vagas colocadas a concurso nas suas cinco Escolas. No conjunto dos TeSP, licenciaturas e mestrados o Politécnico de Leiria tem, aproximadamente, 5.000 novos ingressos dos mais de 12.400 estudantes matriculados atualmente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orfeão de Leiria e Academia de Música de Alcobaça entre as mais afetadas
Deputada Margarida Balseiro Lopes contesta cortes no financiamento do Ensino Artístico
A deputada do PSD, Margarida Balseiro Lopes, questionou a ENSEMBLE (Associação Portuguesa de Instituições de Ensino de Música) na Assembleia da República sobre os cortes no Ensino Artístico e que ameaçam o futuro de várias instituições da Região. A deputada lembrou que a expectativa era de crescimento do Ensino Artístico Especializado, o que afinal não aconteceu. Verifica-se, antes, uma dramática realidade de cortes brutais em várias escolas. Exemplos disso são o Orfeão de Leiria, com cortes superiores a 60%, e a Academia de Música de Alcobaça. Para o PSD, esta é uma situação especialmente grave pelo momento escolhido, depois de realizadas as inscrições para o ano letivo seguinte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto SoftAware junta instituições de ensino superior de vários países da Europa
Politécnico de Leiria integra parceria europeia para promover talentos na área do software
O Politécnico de Leiria juntou-se a seis instituições do ensino superior da Europa para criar e desenvolver o SoftAware, um projeto cujo propósito passa por estabelecer uma parceria transnacional entre os principais atores responsáveis pelo crescimento dos profissionais na área da informática (IT), nomeadamente instituições de ensino superior, centros de investigação, empresários, associações profissionais, parceiros sociais, centros de formação e pequenas e médias empresas, com o objetivo de promover o desenvolvimento de talentos na área do software na Europa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto de Resolução pede ao Parlamento para aprovar recomendação ao Governo
Deputados do PSD pedem a reabilitação
da Escola Secundária de Porto de Mós
Os deputados do PSD apresentaram o Projeto de Resolução nº 692/XIV/2ª, que recomenda ao Governo que promova, com urgência, a ampliação e reabilitação da Escola Secundária de Porto de Mós do Agrupamento de Porto de Mós, deste mesmo concelho, distrito de Leiria. Na sua exposição, os parlamentares recordam que o Agrupamento de Escolas de Porto de Mós tem na sua constituição diferentes estabelecimentos de ensino entre os quais a escola sede, a Escola Secundária de Porto de Mós, um edifício com mais de 40 anos de existência. Neste agrupamento estão matriculados aproximadamente 2349 alunos, dos quais 903 pertencem ao 3º ciclo e ensino secundário, distribuídos por turmas do ensino regular e profissional, em duas escolas secundárias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior nota que “temos de aprender a conviver com o vírus”
Ministro Manuel Heitor elogia arranque do ano letivo em segurança no Politécnico de Leiria
«O Politécnico de Leiria é a prova clara que é possível ensinar e aprender em segurança, em todas as áreas: das ciências da saúde às ciências informáticas, às artes, e mais do que isso, conviver com artistas e empresários», afirmou Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no final da visita desta sexta-feira, dia 2 de outubro, ao Politécnico de Leiria. «O Politécnico de Leiria deu um exemplo impressionante a todo o país, pois foi a instituição que começou mais cedo, há quatro semanas em aulas. É uma instituição de Ensino Superior com responsabilidade, que ensina os estudantes a viver de forma responsável, mas também tem uma função pedagógica para a sociedade em geral, porque temos de aprender a conviver com o vírus.»
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Estrada Nacional Nº 1
Nuno Catita
Alcobaça e o Futuro
Rui Alexandre
Dever de informar
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o