Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Governo deve tomar medidas mais enérgicas para conter a pandemia?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 236 Director: Mário Lopes Sexta, 30 de Outubro de 2020
Complementaridade de competências permite o desenvolvimento de projetos inovadores
Politécnico e Centro Hospitalar de Leiria apostam em Hub de Inovação em Saúde
O Politécnico de Leiria e o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) reafirmaram, no dia 29 de setembro, numa sessão protocolar, a sua cooperação com a aposta crescente no Hub de Inovação em Saúde, sito no campus 5 do Politécnico de Leiria, que reúne um espaço para investigação e partilha de conhecimento, utilizado por professores e investigadores do Politécnico e por profissionais de saúde do CHL. «Temos aqui uma plataforma de inovação em saúde, que tem sido determinante na área da formação, investigação e inovação. Muitos profissionais do CHL são nossos professores, investigadores e supervisores de estágios, o que é uma mais-valia imensa», salientou Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Instituição opta por diversificar as atividades de integração dos novos estudantes
Politécnico de Leiria suspende praxe académica presencial neste novo ano letivo
O Politécnico de Leiria reforçou e diversificou as estratégias de integração dos novos estudantes, de modo a proporcionar que estes estudantes tenham atividades que permitam o conhecimento institucional e para que a sua adaptação ao contexto académico de ensino superior seja uma prioridade da instituição neste arranque do ano letivo. Neste contexto, foi também decidida a suspensão da realização de atividades de praxe académica presencial neste novo ano letivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deliberações da Reunião de Câmara de 22 de setembro
Câmara de Azambuja aprova apoio de 23 mil euros aos três Agrupamentos de Escolas
O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na reunião ordinária do dia 22 de setembro, os protocolos de colaboração que asseguram aos 3 Agrupamentos de Escolas do Concelho um apoio municipal superior a 23 mil euros. À semelhança dos anos letivos anteriores, haverá uma verba para cada turma de pré-escolar e de 1º ciclo, destinada a material didático, num total de 12.810,00 euros. O protocolo para 2020/2021 terá, entretanto, um subsídio extra para aquisição de equipamentos de proteção individual e produtos desinfetantes, no âmbito do combate à pandemia Covid-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
32 cursos de licenciatura completaram todas as vagas disponíveis
Politécnico de Leiria coloca mais 275 alunos que no ano letivo anterior
O Politécnico de Leiria aumenta o número de estudantes colocados relativamente ao ano passado com 1.886 colocados nas suas licenciaturas, resultado da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior. «Estamos muito satisfeitos com os resultados da primeira fase, em que o Politécnico de Leiria colocou mais 275 estudantes que no ano letivo anterior. Este resultado vem reforçar a ideia do Politécnico de Leiria como uma das instituições públicas de ensino superior de referência em Portugal», salienta Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o mote “Aprendizagens para o Futuro”
Plano de Atividades Educativas do Município
de Alcobaça aposta no ensino à distância
O Plano de Atividades Educativas do Município de Alcobaça foi apresentado no dia 24 de setembro à comunidade educativa e no dia seguinte à comunicação social, no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro. O documento de planeamento inclui, em função de uma gestão do tipo participativo, as temáticas e consequentes ações de formação que possibilitam, à comunidade educativa, desenvolver e cimentar ferramentas assim como implementar estratégias / metodologias para fazer face às problemáticas com as quais nos deparamos diariamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Susana Serrano Rodrigues é a nova diretora-executiva da Escola de Negócios de Leiria
D. Dinis Business School tem nova diretora
e passa a designar-se Leiria Business School
A D. Dinis Business School actualizou e simplificou o seu nome e imagem associando-o à Cidade de Leiria, deixando para trás a designação D. Dinis. Assume assim a designação Leiria Business School. A nova diretora-executiva da Escola de Negócios de Leiria, Susana Serrano Rodrigues irá conduzir a Escola nesta nova etapa de reebranding. Susana Rodrigues é Doutorada em Gestão Estratégica pela Universidade de Wolverhampton no Reino Unido. É professora na ESTG/Politécnico de Leiria. Tem estado envolvida na coordenação e desenvolvimento de projetos financiados nacionais e europeus, de formação, de investigação e para a competitividade empresarial e colaborado com empresas e municípios na apresentação de soluções estratégicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra cofinanciada pela União Europeia através do programa Alentejo/2020
Requalificação da Escola Básica de Vila Nova da Rainha já arrancou
Os trabalhos de requalificação e refuncionalização da Escola Básica, Jardim de Infância e espaços exteriores de Vila Nova da Rainha já começaram. Trata-se de uma obra prevista na Carta Educativa Municipal, num investimento da Câmara de Azambuja de 855 mil euros, e que se enquadra na estratégia da autarquia que dá prioridade máxima à área da Educação. Através de uma candidatura ao programa Alentejo 2020/Portugal 2020, o município conseguiu um cofinanciamento da União Europeia, pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, de 556 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal investiu 50 mil euros em obras de requalificação e mobiliário e material didático
Primeira sala de ensino pré-escolar público arranca no Cartaxo com o novo ano letivo
A primeira sala de ensino pré-escolar público da freguesia do Cartaxo está pronta para receber as primeiras 25 crianças. As inscrições ultrapassaram a oferta disponível, explicou o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, que quer “abrir mais uma sala de ensino pré-escolar no Cartaxo, já no próximo ano letivo”. O investimento da Câmara Municipal em obras de requalificação e aquisição de mobiliário e material didático rondou os 50 mil euros. Para além da sala de ensino pré-escolar, a Escola Básica José Tagarro passa a contar com uma nova sala polivalente, uma nova sala Snoezelen, novo mobiliário no refeitório comum e instalações sanitárias renovadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Única freguesia sem centro escolar
Câmara de Pombal investe 1,5 milhões de euros na construção de Centro Escolar na Pelariga
O Município de Pombal vai investir cerca de 1,5 milhões de euros na construção do Centro Escolar da Pelariga, a única freguesia que ainda não possui nenhum centro escolar. Na sua última reunião, o Executivo Municipal deliberou lançar a concurso público a referida empreitada que propõe o prazo de execução de 450 dias. Para a vereadora da Educação, o novo estabelecimento de ensino pretende “assegurar a igualdade de oportunidades de educação pré-escolar e de ensino a todas as crianças e alunos”, salientando que “todas as freguesias do concelho ficarão, entretanto, equiparadas com novas infraestruturas e equipamentos inovadores”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No arranque do ano escolar
Câmara da Batalha cede materiais de proteção
e transfere 70 mil euros para o Agrupamento
A Autarquia da Batalha procedeu à distribuição de diversos materiais de proteção, medição da temperatura e de limpeza nas diversas escolas do agrupamento e transferiu um montante de 70 mil euros para a gestão da escola no âmbito do acordo de descentralização de competências aprovado pelos órgãos da escola. Para o presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, “é muito importante que tudo esteja preparado e nas melhores condições de segurança para o início do ano letivo, num tempo bastante desafiante para toda a comunidade educativa”. “O Agrupamento de Escolas conta com o total empenho do município no apoio à retoma das atividades escolares, sempre focalizados na qualidade das aprendizagens e este ano também na proteção da saúde dos alunos e de toda a comunidade escolar”, adianta o autarca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola Secundária de Porto de Mós e Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos
Deputados do PSD visitam escolas do distrito de Leiria no arranque do ano letivo
Depois de uma semana dedicada ao arranque do novo letivo, os deputados do PSD terminam o roteiro de auscultação da comunidade escolar com uma visita a escolas do distrito de Leiria, estando prevista visitas à Escola Secundária de Porto de Mós, no dia 14 setembro, às 9h e ao Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, no dia 15 setembro, às 10h. Para o PSD, o Governo planeou tarde o ano letivo e tem andado sempre atrasado na concretização de várias medidas indispensáveis para o bom funcionamento das escolas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia lança medidas excecionais para o novo ano letivo
Escolas de Torres Vedras enfrentam COVID-19
com reforço de 178 assistentes operacionais
A Câmara Municipal de Torres Vedras apresentou, no dia 8 de setembro, um conjunto de medidas que serão implementadas durante o próximo ano letivo, no âmbito da COVID-19. Estas medidas visam apoiar as escolas do Concelho na minimização do risco de transmissão da doença em contexto escolar. A sessão de apresentação, que decorreu na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, da vice-presidente e vereadora da Educação, Laura Rodrigues, e do delegado de Saúde do ACES Oeste Sul, Nuno Rodrigues.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prevenção da COVID-19, Apoio às Famílias, Comunidade Educativa e investimento nas Escolas são as prioridades.
Município de Abrantes investe cinco milhões
de euros no ano letivo 2020-2021
A Câmara Municipal de Abrantes anuncia que vai manter a educação como um pilar fundamental da sua estratégia e, assim, efetuar um investimento próximo dos cinco milhões de euros no ano letivo 2020-2021. Na Receção aos professores realizada no dia 10 de setembro, em Abrantes, o presidente da Câmara Municipal, Manuel Jorge Valamatos clarificou que “a educação é um pilar de tal forma importante para Abrantes, que nos últimos dez anos investimos perto de 30 milhões em infraestruturas e numa série de outras coisas como apoios às famílias, atividades extracurriculares ou transporte escolar. Pelo contexto que vivemos e, para este ano letivo, demos prioridade à tomada de todas as medidas possíveis perante a COVID-19."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atividades letivas têm início no dia 17 de setembro
Orfeão de Leiria aluga sala gigante no Estádio Municipal para garantir distanciamento social
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OLCA) prepara-se para regressar às atividades letivas presenciais, seis meses depois de ter sido decretado o primeiro estado de emergência em Portugal, que obrigou à suspensão das aulas em regime presencial e a uma adaptação dos docentes e estudantes ao ensino à distância. O início das aulas de música e dança, agendado para o próximo dia 17 de setembro, marca o regresso de alunos e professores à instituição, estando garantido o cumprimento de todas as normas de segurança da Direção-Geral de Saúde (DGS).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir do dia 14 de setembro
Câmara da Batalha oferece testes serológicos à Covid-19 a professores e funcionários escolares
No dia 14 de setembro serão retomados os testes serológicos ao covid-19 abertos à população, com prioridade nos primeiros dias para os docentes e funcionários das escolas da Batalha, antecipando a abertura do ano letivo previsto para o dia 17. A Batalha vai iniciar a partir da próxima segunda-feira testes ao coronavírus covid-19 a professores e funcionários do 1º,2º,3º Ciclos e do secundário, no âmbito das medidas preventivas disponibilizadas pelo Município da Batalha e em colaboração com um conhecido laboratório nacional especializado em testes serológicos ao SARS-CoV-2.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 600 mil euros
Ministra da Coesão Territorial visita obras de retirada do amianto em escolas de Almeirim
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, deslocam-se a Almeirim para visitar as obras de retirada do amianto em duas escolas do concelho. A visita acontece esta segunda-feira, dia 7 de setembro, às 16h30, na escola EB 2/3 Febo Moniz, em Almeirim. Os governantes e o presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, seguem depois para a escola EB 2/3 de Fazendas de Almeirim.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira reunião já ocorreu
Grupo de trabalho para a Covid-19 vai acompanhar início do ano letivo em Leiria
A abertura do novo ano letivo no contexto Covid-19 está a ser acompanhada em Leiria por um grupo de trabalho multidisciplinar, com a participação do Município, representantes dos agrupamentos escolares e do ensino privado, Delegada de Saúde e Proteção Civil, criado com o objetivo de garantir as melhores condições para o regresso dos alunos às aulas. Esta sexta-feira, dia 4 de setembro, decorreu uma reunião deste grupo de trabalho, com a participação das vereadoras da Educação do Ambiente e Saúde e da Educação do Município de Leiria, Ana Esperança e Anabela Graça, respetivamente, em que foram abordados vários temas relativos às preocupações e medidas a tomar no sentido de tornar a abertura do ano letivo o mais segura possível.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para professores, auxiliares de ação educativa e transportes escolares
Município de Azambuja prepara novo ano letivo com ações sensibilização para a Covid-19
O Município de Azambuja promoveu, no dia 2 de setembro, três ações de sensibilização para as questões relacionadas com a Covid-19 destinadas às auxiliares de ação educativa e à equipa de transportes escolares da Câmara Municipal. Estas ações realizaram-se uma em cada Agrupamento de Escolas, envolvendo assim as auxiliares dos estabelecimentos de ensino de todo o concelho. De referir que estão, igualmente, a decorrer ações de sensibilização, em formato online mas com os mesmos objetivos, dedicadas aos professores dos três agrupamentos – Alto de Azambuja (dia 3 de setembro), Vale Aveiras (dia 8) e Azambuja (dia 9).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Dia Mundial do Coração
Dr. Luís Negrão
Como se preparar para as pandemias pós-pandemia: riscos para a saúde da visão
Dr. Raúl de Sousa
Hepatites crónicas e a importância do diagnóstico precoce
DR. Arsénio Santos
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o