Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Os espectadores de futebol devem poder regressar aos estádios?
Sim, com restrições
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 234 Director: Mário Lopes Quinta, 1 de Outubro de 2020
CTESP são Cursos Técnicos Superiores Profissionais
Politécnico de Tomar e Insignare criam TESP
de Gestão em Ourém
A Insignare e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) anunciam a possibilidade de realização de um curso superior, nível 5, denominado TESP, na área da Contabilidade e Gestão, já para este próximo ano letivo 2020/2021, a realizar nas instalações da Escola Profissional de Ourém. Este anúncio ocorre na sequência de uma série de iniciativas desencadeadas pela Câmara Municipal de Ourém, no sentido de promover e instalar o Ensino Superior no concelho de Ourém. Assim, a disponibilidade de salas e instalações técnicas condignas, levou o IPT a efetuar todos os esforços para dar cumprimento ao Anúncio de Diário da Republica 2033/2018, de 14 de Fevereiro, onde já constava essa possibilidade, pelo protocolo então assinado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ciclos de estudo reconhecidos pela Ordem dos Enfermeiros conferem título de especialista
Politécnico de Leiria abre três novos mestrados na área da Saúde
Enfermagem Comunitária – Área de Enfermagem de Saúde Familiar, Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e Enfermagem Médico-Cirúrgica – Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, são os novos mestrados da Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria. Reconhecidos pela Ordem dos Enfermeiros e conferindo o título profissional de enfermeiro especialista, estes cursos irão decorrer durante o próximo ano letivo 2020/2021 e as candidaturas podem ser formalizadas até ao dia 31 de agosto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais 109 vagas que no ano anterior
Politécnico de Leiria abre 2.025 vagas
para cursos de licenciatura do novo ano letivo
O Politécnico de Leiria vai abrir um total de 2.025 vagas nos seus cursos de licenciatura para o ano letivo 2020/2021, mais 109 que no ano anterior. Destas vagas, 1.915 serão por via do Concurso Nacional de Acesso e as restantes 110, estarão disponíveis em 20 cursos de licenciatura, para os estudantes do concurso especial de ingresso no ensino superior para titulares de curso de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande deixará de ter escolas com amianto
Câmara Municipal assina acordo para remoção
de amianto na EB 2/3 Alberto Nery Capucho
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, assinou um acordo de cooperação com o Estado Português para a remoção de amianto na Escola EB 2/3 Alberto Nery Capucho, numa cerimónia que decorreu no dia 27 de julho, em São Pedro de Sul. Esta parceria com o Governo “vai permitir a realização de uma obra através da qual deixaremos de ter amianto nas escolas do nosso concelho, dando assim um passo muito importante na saúde pública da nossa comunidade educativa. Temos realizado vários acordos com o Estado Português, para requalificação de escolas dos 2º e 3º ciclos do concelho, que resultam em claro benefício para toda a comunidade educativa e com os quais muito me congratulo”, destaca a presidente Cidália Ferreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aulas começam em novembro nas Caldas da Rainha
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste estreia curso para termas e SPA
Estão abertas as inscrições para o primeiro Curso de Turismo de Saúde e Bem-Estar, que o Turismo de Portugal estreia no ano letivo 2020/2021, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha. Com o início das aulas marcado para novembro, este Curso de Especialização Técnica tem como objetivo dotar profissionais com competências técnicas de gestão para o desempenho de funções em estabelecimentos termais, SPA e outras unidades de saúde e bem-estar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De alunos da Escola de Saúde do Politécnico de Leiria
Câmara da Nazaré recebe sessão de entrega
de Certificados de Curso de Licenciatura
Dois alunos da Escola de Saúde do Politécnico de Leiria, residentes no concelho da Nazaré, receberam, no dia 25 de julho, os seus certificados de conclusão do curso de licenciatura numa sessão solene que decorreu nos Paços do Concelho da Nazaré. Este ano, atendendo à situação sanitária que o país atravessa, a cerimónia não pode realizar-se nos moldes habituais, uma vez que tal implicaria a concentração de um elevado número de pessoas no mesmo espaço, bem como a sua deslocação para Leiria, estando estas atividades desaconselhadas em termos de saúde pública.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa educativo pretende aproximar jovens da realidade das Forças Armadas e de Segurança
Bombarral adere a programa do Referencial
de Educação para a Segurança, Defesa e Paz
O Município do Bombarral, representado pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Nuno Vicente, formalizou, esta terça-feira, dia 21 de julho, a cooperação com os ministérios da Defesa e da Educação com vista a implementação do programa educativo do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz. A cerimónia simbólica de entrega dos protocolos celebrados entre as entidades do Governo e as câmaras do distrito de Leiria, teve lugar na cidade leiriense, com a presença do ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, da secretária de Estado da Educação, Susana Amador, do secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho e da secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atividades de I&D decorrem com o apoio da Fundação para Ciência e Tecnologia
“Verão com Ciência” do Politécnico de Leiria dinamiza ações de formação e investigação
O Politécnico de Leiria vai proporcionar quatro ações de formação e investigação, com a oferta de 49 bolsas de investigação, no âmbito do programa “Verão Com Ciência” promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a Direção Geral do Ensino Superior (DGES). A iniciativa decorre entre os meses de julho e outubro co quatro programas que decorrem na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), em Leiria. Os programas serão dinamizados pelas unidades de investigação MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente; CITUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo; IT – Instituto de Telecomunicações e LSRE/LCM – Laboratório de Processos de Separação e Reação/Laboratório de Catálise e Materiais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Construção do Pavilhão Desportivo de Alcanede já arrancou
Ricardo Gonçalves, presidente do Município de Santarém e Manuel Joaquim Vieira, presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, entre outros membros autarcas locais visitaram, no dia 17 de julho, os trabalhos que estão a ser efetuados para a construção do Pavilhão Desportivo da Escola Básica 2,3 de Alcanede. Esta obra que teve início no dia 01 deste mês é de extrema importância para a comunidade escolar e desportiva de Alcanede.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Astronomia e arte poética em Constância
Planetário Ptolomeu do Jardim-Horto de Camões realiza Observação do Céu Noturno
Nas noites de 31 de julho e de 21 de agosto vai ser possível observar o céu com versos d’Os Lusíadas por perto no magnífico cenário do Planetário de Ptolomeu do Jardim-Horto de Camões em Constância. As ações, integradas no programa Ciência Viva no Verão 2020, resultam de uma parceria entre o Centro Ciência Viva de Constância e a Associação da Casa-Memória de Camões e serão dinamizadas pelo astrónomo Máximo Ferreira e pela professora de Português e camonista Ana Maria Dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Gym2beKind” promove treino de competências sociais dos estudantes da ESSLei com jogos de tabuleiro
Projeto do Politécnico de Leiria vai integrar
as Academias Gulbenkian do Conhecimento
O projeto “Gym2beKind”, do Politécnico de Leiria, acaba de ser selecionado para integrar a iniciativa Academias Gulbenkian do Conhecimento, da Fundação Calouste Gulbenkian, após aprovação positiva por avaliação de júri. Ao integrar as Academias Gulbenkian do Conhecimento, o “Gym2beKind”, que tem como objetivo desenvolver competências sociais e permitir o treino ativo e inovador das competências de comunicação dos estudantes da Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria, com recurso a jogos de tabuleiro modernos e dinâmicas/simulações de grupo, garante assim a sua continuidade por via do financiamento agora obtido no valor de 28 550 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pão de frutos vermelhos é o resultado de vários anos de investigação
Pão de medronho desenvolvido por estudante do Politécnico já está disponível em Leiria
O Pão de Medronho, um produto desenvolvido nos últimos 10 anos pelo chefe de cozinha e nutricionista Rui Lopes, também estudante de mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar da Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, e membro colaborador do Centre for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare), da mesma instituição, acaba de ser disponibilizado ao público. Aquele que será o primeiro pão de frutos vermelhos, nesta fase de arranque, estará disponível nos supermercados Coviran das localidades de Telheiro, Planalto, Monte Redondo, Amor, Arrabalde e Reguengo do Fetal, no distrito de Leiria, e nas próximas semanas estará também acessível em Castelo Branco.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
ESTM arranca com mestrado em Gastronomia no próximo ano letivo
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria vai ter um novo Mestrado em Gastronomia, que arranca já no ano letivo 2020/2021. As candidaturas decorrem até ao dia 22 de julho e podem ser realizadas online, no site da instituição. O novo ciclo de estudos da ESTM aposta numa formação especializada que visa responder às necessidades resultantes da constante evolução da área da gastronomia e restauração.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
O CEPAE e o Museu Nacional da Floresta
Adélio Amaro
Estatuária, Memória e Democracia
Leonor Carvalho
As grandes epidemias da História
Joaquim Vitorino
Dever de informar
Carlos Bonifácio
A Pandemia… dos ignorados
Dr. Joaquim Brites
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o