Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Como classifica o nível da pandemia em Portugal?
Normal que haja surtos pontuais
Anormal e a culpa é do Governo
Anormal e a culpa é do comportamento das pessoas
Não sei
Edição Nº 232 Director: Mário Lopes Sexta, 7 de Agosto de 2020
Inaugurações devem ocorrer no 1º trimestre de 2021
Centro de Saúde da Nazaré e Centro Escolar de Famalicão com obras quase prontas
O novo Centro de Saúde e o último Centro Escolar do concelho da Nazaré ficarão concluídos este ano, podendo a sua utilização começar a ser feita dentro de poucos meses. Os trabalhos do novo Centro de Saúde da Nazaré estão previstos terminar a 31 de maio, estando previsto que os arranjos exteriores durem cerca de dois meses. Este equipamento substitui um edifício pré-fabricado, instalado como provisório desde a década de 1980. Irá acolher a Unidade de Saúde Familiar (USF) Nazareth e USF Global, bem como os serviços da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) e Unidade de Saúde Pública (USP).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Adquiridos pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria
Município de Pombal distribui 285 tablets aos Agrupamentos de Escolas
O Município de Pombal distribuiu, no dia 29 de maio, aos Agrupamentos de Escolas do concelho 285 tablets, adquiridos pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, no âmbito do PIICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar. Este é um apoio adicional para colmatar as necessidades criadas no contexto da pandemia de COVID-19, com a adoção do ensino à distância. De recordar, que o Município de Pombal já tinha distribuído 100 computadores e 100 routers pelos alunos identificados pelos Agrupamentos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto Erasmus + “YoungMob” conta com equipa europeia envolvendo quatro países
Aplicação de docentes do Politécnico de Leiria incentiva jovens ao bom uso do smartphone
Alzira Marques, Neuza Ribeiro e Susana Rodrigues formam a equipa de professores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Politécnico de Leiria, membros do CARME - Centre of Applied Research in Management and Economics, que participa num projeto europeu Erasmus +, liderado pela Universidad de Burgos com o objetivo de ajudar os jovens dos 10 aos 15 anos a fazerem um bom uso do smartphone, através do desenvolvimento de uma aplicação (app) inovadora. Esta app permite a pais e professores identificar o nível de adição dos jovens ao smarphone, e, simultaneamente, acompanhar os mais novos através de um tutor virtual, presente na aplicação, que os aconselhará sobre boas práticas a seguir.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Research on Sustainable and Intelligent Manufacturing é o tema em debate nos dias 4 e 5 de junho
Conferência internacional online do Politécnico de Leiria reúne cientistas de todo o mundo
O CDRSP – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto, do Politécnico de Leiria, vai realizar, nos dias 4 e 5 de junho, uma conferência internacional online, sob o tema “Research on Sustainable and Intelligent Manufacturing” (RESIM), que irá reunir cientistas de todo o mundo. A iniciativa online resulta da reorganização do evento, motivada pelos constrangimentos criados pela pandemia da COVID-19, que teria lugar em Espanha, na cidade de Barcelona, e que está a cargo da equipa de especialistas informáticos do CDRSP, responsável por recriar em ambiente virtual todos os aspectos planeados na versão original.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protocolo de colaboração já foi assinado
Politécnico de Leiria vai iniciar doutoramentos conjuntos com o ensino superior irlandês
«Mesmo neste contexto de pandemia, reforçamos a ideia de que a ciência e o conhecimento não têm fronteiras, e são ambos completamente dependentes da realização de redes internacionais que promovem a multidisciplinaridade e a multiculturalidade», afirmou Rui Pedrosa, na cerimónia de assinatura de protocolo de colaboração com o Athlone Institute of Technology (AIT) e o Limerick Institute of Technology (LIT), instituições de ensino superior da Irlanda, para disponibilização de programas de doutoramento conjuntos. A formalização das parcerias foi concretizada na quinta-feira, dia 21 de maio, pelos representantes das três instituições de ensino superior, e contou com participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e com a participação, a partir de Dublin, da ministra do Ensino Superior da Irlanda, Mary Mitchell O’Connor, por videochamada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do ministro Manuel Heitor
Politécnico de Leiria recebeu conferência
sobre os desafios do mundo pós-COVID
«Como é que a capacidade de adaptação a esta crise pode ser usada como oportunidade numa fase seguinte?». Foi com esta questão que Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior iniciou a sua intervenção e justificou a pertinência do programa nacional “Skills 4 Pós-Covid”, na sessão de apresentação que teve lugar esta quinta-feira, dia 21 de maio, na Biblioteca José Saramago do Politécnico de Leiria. «Há novas oportunidades associadas à eventual necessidade de estimular uma maior soberania europeia e reduzir a dependência externa, nomeadamente do Oriente, mas há também outros processos, como a dependência da economia portuguesa, do turismo, que demorará mais tempo a adaptar-se», considera o ministro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 21 de maio, na Biblioteca José Saramago
Politécnico de Leiria recebe programa nacional Skills 4 pós-Covid - competências para o futuro
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, preside esta quinta-feira, dia 21 de maio, no Politécnico de Leiria, à apresentação do projeto “Skills 4 pós-Covid – Competências para o Futuro”, uma iniciativa promovida pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES), em articulação com a OCDE, e em colaboração com as instituições de ensino superior, que visa reforçar e valorizar a resposta conjunta dos sistemas de ciência e ensino superior aos desafios impostos pela COVID-19. A sessão decorre às 15h30 na Biblioteca José Saramago, no Campus 2 do Politécnico de Leiria, e conta com transmissão em streaming.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2ª fase de desconfinamento
Alunos do 11º e 12º anos da Escola Secundária Amadeu Gaudêncio regressaram às aulas
A segunda fase do desconfinamento começou e foi marcada pelo regresso às aulas presenciais dos alunos do 11º e 12º anos da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio. 60 alunos estão inscritos neste nível de ensino (ensino público), dos quais 45 regressaram esta segunda-feira, dia 18 de maio, às aulas presenciais, de acordo com as normas definidas pelo Governo para o funcionamento das atividades letivas. As turmas foram repartidas por salas e com horários desfasados. O objetivo é inviabilizar a concentração dos alunos, professores e do pessoal não docente no recinto escolar, bem como no período mais frequente das deslocações escola-casa-escola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Consórcio junta Politécnicos para o concurso especial de ingresso no ensino superior
Politécnicos da Região Centro criam exames únicos para o ensino profissional e artístico
Os Politécnicos da Região Centro criaram um consórcio para o concurso especial de ingresso no ensino superior para titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e dos cursos artísticos especializados. Os Politécnicos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Tomar e Viseu, acordaram, no dia 14 de maio, a criação de um consórcio que irá permitir aos estudantes do ensino profissional e artístico utilizar a mesma "prova específica" no acesso aos cinco Politécnicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministros da Educação e da Defesa Nacional visitaram a Escola Secundária Madeira Torres
Ministério da Educação entrega equipamentos de proteção individual (EPI) em Torres Vedras
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visitaram a Escola Secundária Madeira Torres na manhã desta quarta-feira, 13 de maio. A visita decorreu no âmbito da distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI) por parte do Ministério da Educação, de forma a promover o regresso às atividades letivas presenciais em segurança. O momento contou com a presença de elementos do Exército Português, que procederam à entrega de equipamentos de proteção individual. A Escola Secundária Madeira Torres será um ponto de distribuição destes equipamentos para outros estabelecimentos de ensino.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministros da Educação e da Defesa Nacional visitam hoje a Escola Secundária Madeira Torres
Governo entrega equipamento de proteção individual a Escola de Torres Vedras
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho deslocam-se esta quarta-feira, dia 13 de maio, às 14h30, a Torres Vedras. Os membros do Governo irão visitar a Escola Secundária Madeira Torres, uma das escolas do país que irá receber equipamento de proteção individual (EPI) do Ministério da Educação, para um regresso às atividades letivas presenciais em segurança, contando com a presença das Forças Armadas para distribuição neste estabelecimento de ensino.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aos três Agrupamentos de Escolas
Município da Marinha Grande equipa escolas com 200 tablets e 44 computadores
A Câmara Municipal da Marinha Grande entregou 200 tablets e 44 computadores aos três Agrupamentos de Escolas do Concelho da Marinha Grande, que serão cedidos a famílias que não dispõem de equipamento informático possam ter acesso ao ensino à distancia. Para este âmbito, a presidente da Câmara, Cidália Ferreira, assinou um contrato de comodato com cada um dos Agrupamentos de Escolas, para a cedência do equipamento informático.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral
Município do Bombarral entrega 148 tablets
ao Agrupamento de Escolas Fernão do Pó
O presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, entregou esta quarta-feira, dia 6 de maio, ao diretor do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, professor Emanuel Vilaça, os primeiros tablets e routers de acesso à Internet, do conjunto de 148 tablets e 98 routers adquiridos pela autarquia, num investimento superior a 24,5 mil euros. O Município concretizou, assim, o compromisso de garantir que nenhum aluno do concelho fique impedido de frequentar as aulas à distância por não ter um equipamento tecnológico adequado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Cuidados a ter com a postura em situação de teletrabalho
Dr. Francisco Oliveira Freitas
A importância do uso racional dos antibióticos
Dr. Ricardo Jorge Silva
Entrar na primavera com bons olhos
Dr. Raúl Sousa
Sugestões de viagem pela nossa região no verão
Por Andrew Balza
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o