Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O coronavírus COVID-19 vai tornar-se um problema grave em Portugal?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 226 Director: Mário Lopes Quinta, 2 de Abril de 2020
Para assegurar o regular funcionamento das escolas
Câmara da Batalha não espera pelo Ministério
da Educação e repõe assistentes operacionais
Face à indefinição do Ministério da Educação quanto ao anunciado reforço de recursos humanos nas escolas públicas, nomeadamente ao nível da criação de mecanismos para a rápida substituição dos Assistentes Operacionais abrangidos por baixa médica, a Câmara Municipal da Batalha assumiu a imediata reposição de cinco assistentes operacionais, por restabelecimento do número de trabalhadores que, por aposentação, saíram recentemente do Agrupamento de Escolas da Batalha, sem que houvesse, até à data, autorização do Ministério da Educação para a reposição dos respetivos postos de trabalho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rui Pedrosa defendeu a importância da designação Universidade Politécnica a nível internacional
Politécnico de Leiria lidera consórcio europeu
de Universidades de Ciências Aplicadas
Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, anunciou publicamente que a instituição vai «liderar um consórcio europeu constituído por Universidades de Ciências Aplicadas com foco no desenvolvimento regional». O projeto Regional University Network envolve instituições de ensino superior de Portugal, Irlanda, Holanda, Finlândia, Hungria e Áustria, e «será suportado pela formação modular avançada promotora de mobilidade de curta duração, tendo por base hubs de inovação alimentados pela investigação de interface, com impacto no desenvolvimento regional».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa decorre sexta-feira, dia 8 de novembro, às 14h30, no Fundão
Politécnico de Leiria debate Cibersegurança na Indústria e destaca vulnerabilidades e soluções
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria organiza no dia 8 de novembro a segunda edição do Encontro para a dinamização e animação da Plataforma Espelho – TICE Indústria, onde promove o debate sobre “Cibersegurança na Indústria: tendências, vulnerabilidades e soluções”. O evento, que decorre na Sala de Imprensa do Casino Fundanense, no Fundão, sexta-feira, pelas 14h30, visa apresentar os principais desafios colocados à indústria no âmbito da cibersegurança, as formas de diagnóstico do estado de desenvolvimento da política de segurança nas pequenas e médias empresas, assim como os caminhos a seguir no futuro próximo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentadora esteve à conversa com alunos da escola básica e secundária
Catarina Furtado no Bombarral: “Não deixem que vos digam que não podem mudar o mundo”
Catarina Furtado, apresentadora de televisão, atriz e embaixadora da Boa Vontade do Fundo de População das Nações Unidas, esteve esta quarta-feira, dia 9 de outubro de 2019, à conversa com os alunos da Escola Básica e Secundária Fernão Pó, no Bombarral. Tendo com pano de fundo o livro da sua autoria “Adolescer é fácil, #só que não”, Catarina Furtado começou a conversa com os alunos e professores que lotaram o auditório da escola, falando sobre a sua experiência enquanto voluntária das Nações Unidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto U-Bike evita 17 mil kg de emissões de CO2 no distrito de Leiria
Bicicletas elétricas do Politécnico de Leiria percorrem 100 mil quilómetros
As bicicletas elétricas do Politécnico de Leiria já percorreram 100.000 quilómetros, evitando a emissão de cerca de 17.000 quilos de dióxido de carbono na atmosfera, em Leiria, Marinha Grande, Peniche e Caldas da Rainha. O projeto U-Bike já serviu, desde junho de 2018, 382 utilizadores, entre estudantes, professores, investigadores e técnicos do Politécnico de Leiria, nos seus diversos campi. Atualmente circulam no âmbito deste projeto 183 bicicletas elétricas em Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
Escola Superior de Saúde faz cordão humano em Leiria pela erradicação da pobreza
A Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria dinamiza esta quinta-feira, 17 de outubro, um cordão humano pela erradicação da pobreza. Em simultâneo será lido o “Manifesto Contra a Pobreza”. Clarisse Louro, diretora da ESSLei, explica que «a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza em 1992, há quase três décadas, no entanto ainda hoje verificamos que muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável continuam por concretizar. Esta será uma forma de manifestarmos a nossa vontade, de exigirmos, a realização efetiva destes Objetivos, por um País e Mundo mais justos». A organização prevê juntar 1.000 pessoas, entre estudantes, professores e técnicos nesta manifestação pacífica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Dia Mundial do Judo
Campeão do Mundo de Judo Jorge Fonseca “Planta uma Árvore” na Marinha Grande
O dia 28 de outubro assinala a comemoração do Dia Mundial do Judo, data do nascimento do fundador Jigoro Kano, reconhecido por muitos como o pai da Educação Física no Japão. Esta modalidade olímpica com mais de 200 milhões de praticantes em todo o mundo afirma-se como um símbolo de paixão, cooperação, entreajuda, dedicação, superação, valorização e de inclusão. O Judoca Olímpico Jorge Fonseca, Campeão do Mundo em Tóquio 2019, juntar-se-á à iniciativa “Plantando uma Árvore”, na Escola que acolhe a ação, partilhando com os jovens marinhenses a importância e os valores associados à prática desportiva e o seu percurso inspirador com os mais novos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Clara Pinto Correia fala da história das Ideias e da Ciência na ESTM perante os desafios globais
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria recebe Clara Pinto Correia para falar de “A história das ideias e a ciência perante os desafios globais”, esta terça-feira, 19 de novembro. Clara Pinto Correio é bióloga e investigadora, ficcionista e autora de mais de 50 livros. A conversa decorrerá a partir das 17h00, no auditório da ESTM, em Peniche, e a entrada é livre. Licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa, Clara Pinto Correia doutorou-se na Universidade do Porto e prosseguiu carreira universitária e de investigação no domínio da Embriologia, no Instituto Gulbenkian de Ciência e na Universidade de Harvard nos Estados Unidos da América, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sexta-feira, 18 de outubro
Escola Superior de Turismo e Tecnologia
do Mar comemora 20 anos de existência
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria assinala a 18 de outubro, sexta-feira, 20 anos de existência. O evento ocorre no seu auditório, a partir das 14h30. Na ocasião serão ainda distinguidos estudantes diplomados das primeiras licenciaturas da ESTM, professores e personalidades ligadas à Escola, que têm contribuído para a afirmar como player de excelência na sua área.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Refeições escolares locais contam com o apoio técnico de uma nutricionista
"Comer na escola é bom" foi a mensagem
do Dia Mundial da Alimentação no Cadaval
No dia 16 de outubro foi celebrado o Dia Mundial da Alimentação. Aproveitando a efeméride, a Câmara Municipal do Cadaval vem lembrar que, todos os dias, precisamos de nos alimentar de forma correta. Foi por isso que a autarquia passou, recentemente, a contar com o apoio técnico de uma nutricionista, garantindo-se que ementas e fornecimento diários são monitorizados nos refeitórios escolares. Nos refeitórios da responsabilidade do Município, o almoço, servido no Dia Mundial da Alimentação, consistiu em sopa Juliana, seguida de salada de bacalhau cozido com batata, grão, cenoura e feijão verde. Um prato com ingredientes típicos da nossa gastronomia, que permite promover e salvaguardar a Dieta Mediterrânica, segundo informa Sheila Antunes, nutricionista camarária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Visando o reforço dos laços entre a escola e as famílias
Sucesso do Projeto Origami motiva alargamento a mais escolas do concelho de Alcobaça
O ORIGAMI, projeto inovador que visa o reforço dos laços entre a escola e as famílias, está em vigor desde 2015 tendo sido originalmente implementado na EB1 de Alfeizerão com resultados muitos positivos. O sucesso da iniciativa levada a cabo pelo Município de Alcobaça, através do CAJ – Centro de Apoio a Jovens, em parceria com o Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, tem atraído cada vez mais escolas e agrupamentos, estando neste ano letivo a ser trabalhado nos seguintes estabelecimentos de ensino: EB1 de Alfeizerão – 1º ano; EB1 de São Martinho do Porto – 4º ano; EB1 de Turquel – 4º ano; EB1 de Pataias – 4º ano; Centro Escolar de Alcobaça – 1º ano; Centro Escolar da Cela – 1º ano; Centro Escolar da Benedita – 1º ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jovens irão agora transpor para o papel as ideias apresentadas
Município de Alcobaça convida jovens para discutir temáticas relacionadas com a Escola
Que estratégias devem ser colocadas em prática para intervir com os jovens e com as famílias? Quem deve realizar essa intervenção e onde? Como deve ser implementada? Estas e outras questões foram debatidas na última reunião da Equipa Multidisciplinar do Município de Alcobaça, no dia 6 de novembro, na Escola Adães Bermudes, na qual participaram representantes dos alunos dos vários agrupamentos do concelho (Agrupamentos de Escolas de Cister, S. Martinho do Porto e Benedita, Externato Cooperativo da Benedita e Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espetáculo “Rita e a Floresta dos Legumes”
Rita Redshoes trouxe à Chamusca projeto pedagógico sobre alimentação
O Município da Chamusca proporcionou aos alunos de 1.º Ciclo do Ensino Básico de todo o concelho a oportunidade de assistirem ao espetáculo “Rita e a Floresta dos Legumes”, que aconteceu na sexta-feira, dia 8 de novembro, no Cineteatro da Chamusca, com a participação da conhecida cantora Rita Redshoes. No final deste divertido e pedagógico espetáculo, a autarquia ofereceu a todos os alunos um livro de “Rita e a Floresta dos Legumes”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Provedor do Estudante do Politécnico de Leiria eleito para Comissão Executiva
Politécnico de Leiria integra Rede Portuguesa de Provedores do Estudante do Ensino Superior
Pedro de Matos Gonçalves, provedor do estudante do Politécnico de Leiria, foi eleito para a Comissão Executiva da recém-fundada Rede Portuguesa de Provedores do Estudante do Ensino Superior (RPE). A RPE foi criada como rede de reflexão participada, com o intuito de servir o melhor possível os estudantes do ensino superior, e envolve instituições de ensino superior públicas e privadas, politécnicas e universitárias. Para o provedor do estudante do Politécnico de Leiria «a Rede contribuirá decisivamente para uma ação concertada das provedorias para assegurar o integral respeito pelos direitos dos estudantes».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Ex-fumadores: vencedores incontestáveis
Dr. Alfredo Martins
O POOC e os excessos de alarmismo!!
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o