Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Governo deve fazer mais para combater as alterações climáticas?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 225 Director: Mário Lopes Domingo, 26 de Janeiro de 2020
Preenchidas 1771 vagas disponíveis na segunda fase
Politécnico de Leiria preenche 92,5% de vagas após 2ª fase do concurso nacional de acesso
O Politécnico de Leiria colocou na segunda fase do Concurso Nacional de Acesso mais 414 estudantes, preenchendo o total de vagas de 36 das suas licenciaturas. No total, contemplando os matriculados da primeira fase e os colocados da segunda fase, ingressaram no Politécnico de Leiria 1.771 novos estudantes através do concurso nacional de acesso, preenchendo 92,5% das vagas colocadas a concurso nas suas cinco Escolas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lego Lovers são convidados a visitar o evento onde não faltará animação para as crianças
Maior exposição de lego da Península Ibérica começa sábado nas Caldas da Rainha
A maior exposição Lego da Península Ibérica vai estar nas Caldas da Rainha entre os dias 21 (próximo sábado) e o dia 29 de Setembro. Serão cerca de 8 mil metros quadrados com displays diversos que vão preencher o imaginário dos visitantes. O evento, intitulado “Caldas Fan Event – For LEGO Lovers”, irá apresentar mega cidades, fantásticos cenários, vários milhões de peças distribuídas por variadas mesas temáticas, dioramas, esculturas, comboios, monumentos, entre outras novidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Taxa de ocupação de vagas em relação a 2018 cresce 4%
Politécnico de Santarém cresce mais do dobro da média nacional do ensino Politécnico
O Instituto Politécnico de Santarém disponibilizou 874 vagas para 18 cursos de licenciaturas ministradas nas Escolas Superiores Agrária, Educação, Gestão e Tecnologia, Desporto e Saúde, nos regimes diurno e pós-laboral. Nesta 1ª fase de candidatura ao Concurso Nacional de Acesso foram colocados 564 candidatos, perfazendo uma taxa de ocupação 65%, um valor que corresponde a um aumento de 4% face ao passado, e que se mantém acima do aumento verificado a nível nacional (+1,2%) e em todo o Subsistema Politécnico (+1,9%). As matrículas desta fase continuam a decorrer até ao próximo dia 13 de setembro. A estes novos estudantes juntam-se ainda os 62 estudantes internacionais já matriculados, para os quais se está a preparar um programa de integração cultural, envolvendo os Serviços de Ação Social e algumas entidades parceiras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento que ascende a mais de 2 milhões de euros
Câmara de Pombal adjudica construção do Centro Escolar da Guia
A Câmara Municipal de Pombal deliberou, no decorrer da Reunião de Câmara de sexta-feira, dia 20 de setembro, a adjudicação do Centro Escolar da Guia, num investimento que ascende a mais de 2 milhões de euros. O novo centro escolar terá 4 salas de 1º ciclo do Ensino Básico e 2 salas de pré-escolar, o que se traduzirá em capacidade para acolher 150 crianças. A obra contempla ainda a criação de biblioteca, espaços de recreio e refeitório, representando uma melhoria significativa das condições de fruição e aprendizagem para os alunos abrangidos e para toda a comunidade educativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Construção do Centro Escolar da Carvoeira avança no próximo mês
Visto do Tribunal de Contas viabiliza início de uma obra que contempla a construção de um Jardim de Infância e uma EB1 englobada na área envolvente da EB 2.3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, em Caxarias. A construção do Centro Escolar da Carvoeira terá início no próximo mês, uma vez que a empreitada já mereceu o imprescindível visto do Tribunal de Contas, do qual estava dependente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa decorre de 5 a 20 de outubro
200 mil portugueses vão aprender a programar durante a “Semana Europeia da Programação”
A sétima edição da Semana Europeia da Programação (EU Code Week) realiza-se de 5 a 20 de outubro e pretende alcançar mais de 200 mil pessoas em Portugal. A Semana Europeia da Programação é uma iniciativa organizada por voluntários, com o apoio da Comissão Europeia, que promovem a programação informática, o pensamento computacional e as competências digitais em cada um dos seus países.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa decorre quinta-feira, dia 19 de setembro, a partir das 17h00
Politécnico de Leiria acolhe novos estudantes com uma Sunset Party
O Politécnico de Leiria dá as boas-vindas aos novos estudantes com a Sunset Party 2019, quinta-feira, 19 de setembro, a partir das 17h00, nos Serviços Centrais. São esperados nesta festa de boas vindas centenas de estudantes portugueses e internacionais, oriundos de mais de 70 países. «O Politécnico de Leiria é uma instituição verdadeiramente multicultural e global, e este momento de descontração, que é já uma tradição, pretende integrar os novos estudantes e dar o pontapé de saída para um ano letivo de sucesso, ao mesmo tempo que aproxima estudantes das diferentes escolas, com diferentes origens, línguas e culturas», destaca Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Ator Ruy de Carvalho convidado na abertura
de ano letivo da Universidade Sénior
O ator Ruy de Carvalho é o convidado de abertura do novo ano letivo da Universidade Sénior da Nazaré. A sessão de boas-vindas a alunos e professores decorrerá este sábado, 5 de outubro, às 14h30, no cineteatro da vila. O artista, de 92 anos, uma das personagens da nova ficção da SIC, a novela “Nazaré”, aceitou o convite do Município para estar presente num dos atos simbólicos de início de ano escolar numa das maiores Universidades Seniores da Região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inserido no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo
Professores das Escolas de Azambuja recebem formação sobre conceito Lego EV3 Mindstorms
No âmbito do Modelo de Capacitação da CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, inserido no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PiiCie-LT), decorreu no passado dia 12 de setembro, uma sessão de formação de Introdução ao conceito da “Lego EV3 Mindstorms”, destinada aos professores dos 3 Agrupamentos do 2º e 3º ciclo, bem como, do ensino secundário de Azambuja. A formação decorreu na Escola Básica e Integrada de Azambuja, onde participaram no total 12 professores. Refira-se que houve, também, uma formação a professores do 1º ciclo, sobre o conceito “Lego WeDo 2.0”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarca destaca aposta estratégico na educação em intervenção na Assembleia Municipal de Pombal
Pedro Pimpão pede investimento na educação e requalificação da Escola Conde Castelo Melhor
O presidente da Junta de Freguesia de Pombal interveio na última sessão da Assembleia Municipal, destacando o investimento promovido na educação que deve ser encarada como uma área estratégica para o desenvolvimento da nossa comunidade, onde as autarquias locais têm vindo a assumir cada vez mais responsabilidades. No início deste ano letivo, o autarca salientou a requalificação operada no centro escolar da Fonte Nova, no decurso da interrupção letiva, reforçando o compromisso de continuarem a melhorar as condições dos 13 estabelecimentos de ensino existentes na freguesia. Esta intervenção faz jus a uma reivindicação antiga da comunidade escolar, que se regista com agrado e que surge no seguimento das intervenções já realizadas no ano letivo anterior nas escolas do Escoural e do Travasso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
7º Erasmus Mundus Joint Master Degree
ESS de Santarém recebe curso de Enfermagem de Emergência e Cuidados Críticos
O Instituto Politécnico de Santarém, através da Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS), apresenta oficialmente, a sétima edição do Curso Erasmus Mundus Joint Master Degree em Enfermagem de Emergência e Cuidados Críticos. Esta é uma iniciativa promovida pelo consórcio estabelecido entre a Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS), a Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, a Universidade de Oviedo (Espanha) e a Universidade de Napier (Escócia).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessões de receção decorrem nas Escolas no início do ano letivo 2019/2020
Politécnico de Leiria acolhe novos estudantes
O Politécnico de Leiria realiza sessões de acolhimento dirigidas aos novos estudantes que chegam pela primeira vez ao Ensino Superior, sendo algumas iniciativas alargadas aos seus familiares e amigos. Além da receção em cada Escola, estão previstas diversas atividades de acolhimento, como uma Sunset Party, no dia 19 de setembro, nos Serviços Centrais do Politécnico, walking tours, peddy papers, night runs, jogos tradicionais e jantares de convívio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Medida de apoio às famílias para o ano letivo 2019/2020
Município de Azambuja distribui Kits escolares
O Município de Azambuja volta a reforçar o apoio às famílias no ano letivo 2019/20, aumentando a oferta de diverso material escolar, destinado a todas as crianças, sem exceção, que frequentem o 1º ciclo e ensino pré-escolar da rede pública e privada/solidária. À semelhança dos anos anteriores, já foram distribuídos os kits escolares a todos os agrupamentos, escolas e jardins de infância do concelho de Azambuja e já se iniciou a distribuição dos restantes kits às IPSS (rede privada solidária). Este ano letivo foram atribuídos, no total, cerca de 1700 kits.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Louriçal – Pombal
Candidatos da CDU Leiria estão solidários
com os professores do Instituto D. João V
Os candidatos da Coligação Democrática Unitária (CDU) pelo Círculo Eleitoral de Leiria, às próximas eleições legislativas, manifestam a sua profunda solidariedade com os docentes e outros trabalhadores do Instituto D. João V, no Louriçal, concelho de Pombal, vítimas da imposição de “lay off”, pela direcção do colégio, com arbitrários cortes nos horários de trabalho e consequente redução do salário. A CDU reafirma mais uma vez o seu compromisso de lutar pela dignificação da profissão docente e pelo direito ao pleno e normal exercício da função docente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Livro tem ilustrações de Beatriz Penas
Vanda Furtado Marques apresentou “D. Fuas Roupinho, O Alcaide de Porto de Mós”
No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2019, subordinadas ao tema “Arte, Património e Lazer”, o castelo de Porto de Mós recebeu, no dia 27 de setembro, Vanda Furtado Marques e Beatriz Penas, respetivamente, autora e ilustradora do livro “D. Fuas Roupinho, O Alcaide de Porto de Mós”. A obra, que contou com o apoio do Município de Porto de Mós e da Junta de Freguesia de Porto de Mós, foi apresentada ao seu público mais direto, crianças a dar os primeiros passos no caminho da leitura, neste caso, do centro escolar de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior marca presença na sessão de abertura
Deloitte e Politécnico de Leiria assinalam abertura do programa BrightStart
A Deloitte e o Politécnico de Leiria assinalam, no dia 27 de setembro, na Biblioteca José Saramago, no Campus 2 do Politécnico de Leiria, o arranque oficial do BrightStart, um programa de aceleração de competências na área das Tecnologias Informáticas. Esta sessão vai contar com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira. A aposta da Deloitte na região de Leiria, através do programa BrightStart, representa uma inovação pedagógica disruptiva, ao criar oportunidades de formação com um processo de ensino-aprendizagem mais ativo e promotor de empregabilidade para jovens estudantes, proporcionando-lhes a resolução de casos reais em contexto empresarial, no universo tecnológico da rede da firma.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Os sete pecados mortais da “Geringonça”
Mário Lopes
OPINIÃO
Feira de São Bernardo, Casal Gregório e arranjos exteriores das antigas escolas primárias de Alcobaça
Carlos Bonifácio
10 cuidados a ter este verão para prevenir infeções nos pés
Dr. Francisco Freitas
Saiba como ganhar dinheiro nas Apostas Desportivas a longo prazo
Por PTAposta
Entenda porque a Bettilt é a melhor Casa de Apostas em Portugal
Por Bettilt
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o