Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a exploração de lítio em Portugal?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 224 Director: Mário Lopes Segunda, 16 de Dezembro de 2019
Junta de Freguesia de Pombal empenhada no bem-estar e felicidade das crianças
Alunos de Pombal vão ter aulas de Educação para a Felicidade
As crianças que estudam na freguesia de Pombal vão ter sessões de educação para a felicidade já neste ano letivo 2019/2020. Esta novidade será introduzida no âmbito das atividades de enriquecimento curricular e vai abranger os alunos que frequentam o primeiro e segundo ano do primeiro ciclo do ensino básico das escolas da freguesia de Pombal. Esta iniciativa surge no seguimento da evolução da disciplina de desenvolvimento pessoal promovida no ano letivo anterior nas escolas da Freguesia e que teve um impacto muito positivo no seio da comunidade escolar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
27 cursos de licenciatura completaram todas as vagas
Politécnico de Leiria coloca 1611 estudantes
na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso
O Politécnico de Leiria coloca 1.611 novos estudantes nas suas licenciaturas, resultado da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior. «Estamos satisfeitos com os resultados da primeira fase, em que o Politécnico de Leiria colocou mais 45 estudantes que no ano letivo anterior. Estamos confiantes que nas restantes duas fases, bem como com os concursos e regimes especiais, este será o quarto ano consecutivo de crescimento do Politécnico de Leiria», destaca Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
smartOCEAN é uma infraestrutura tencológica e de acolhimento empresarial focada na economia do mar
Parque de Ciência e Tecnologia do Mar vai ser construído em Peniche em 2020
Vai nascer em Peniche um Parque de Ciência e Tecnologia do Mar - smartOCEAN que pretende concretizar o desígnio do mar, promovendo a exploração sustentável dos recursos marítimos. A infraestrutura tecnológica de acolhimento empresarial focada na economia do mar deverá começar a ser construída em 2020, e é um projeto da Câmara Municipal de Peniche, da Docapesca, do Politécnico de Leiria e da Biocant.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano para ano letivo 2019/2020 aprovado no Conselho Municipal de Educação e Executivo Municipal
Cartaxo aprova plano de transportes escolares por unanimidade
O Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2019/2020 foi aprovado, por unanimidade, pelo executivo municipal, em reunião descentralizada que decorreu, no dia 5 de agosto, na sede do Rancho Folclórico da Freguesia da Lapa. Com a alteração do Parque Escolar Municipal – com a abertura do Centro Escolar de Pontével – e, com as alterações legislativas introduzidas em janeiro de 2019, tornou-se necessária a revisão da rede de transportes escolares existente, de forma a garantir que todas crianças e jovens em idade escolar, se possam deslocar gratuitamente para o estabelecimento de ensino que frequentam, no caso em que este se encontre a mais de 3 km de distância da sua residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Simpósio Internacional de Produtos Naturais Marinhos e Congresso Europeu de Produtos Naturais Marinhos
Politécnico de Leiria organiza conferências mundiais sobre produtos naturais marinhos
O Politécnico de Leiria traz pela primeira vez a Portugal o evento que congrega o XVI Simpósio Internacional de Produtos Naturais Marinhos (MaNaPro) e o XI Congresso Europeu de Produtos Naturais Marinhos (ECMNP), duas mais importantes conferências mundiais na área dos produtos naturais marinhos. O evento realiza-se entre os dias 1 a 5 de setembro, em Peniche, e contará com a participação de mais de 220 investigadores de 35 países, provenientes de todos os continentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para os alunos do 1º ciclo do ensino básico
Refeições escolares de alunos de escalão A e B suportadas a 100% pelo Município de Pombal
Os alunos com o escalão B da ação social escolar do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Pombal terão a partir deste ano letivo as suas refeições escolares suportadas a 100% pelo Município. Num apoio que era já atribuído aos alunos com escalão A, esta medida representa um investimento municipal anual de 132 mil euros. A proposta foi aprovada na última reunião de Câmara e introduz este ano a novidade da comparticipação a 100% das refeições aos alunos com escalão B, apoio que abrange igualmente os alunos provenientes de famílias numerosas com alunos nos dois escalões (A e B).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arte e tecnologia são áreas em destaque
Formação para pessoal docente e não docente marca a abertura do ano letivo em Tomar
“Em Tomar a aprender” é nome genérico do encontro de abertura do ano letivo que vai juntar, dia 9, educadores e professores, e dia 10 de Setembro o pessoal não docente do concelho de Tomar, numa iniciativa do Município e do Centro de Formação de Professores “Os Templários” em parceria com os agrupamentos de escolas Nuno de Santa Maria e Templários, Escola Profissional de Tomar e Instituto de Emprego e Formação Profissional. Na segunda-feira, dia 9, a sessão decorrerá no Cine-Teatro Paraíso, com sessão de abertura às 10 horas da manhã, seguindo-se uma mesa redonda alusiva ao tema “Escola criativa, alunos criativos”, com a presença de João Mil Homens, representante em Portugal da Singulary University, e de Sara Brighenti, subcomissária do Plano Nacional das Artes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Politécnico de Santarém prepara lançamento da obra
Escola Superior de Desporto de Rio Maior vai construir uma Residência de Estudantes
A construção da Residência de Estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém, com capacidade de 100 camas e área bruta de construção de 2.133,35 m2, está prevista no campus desta Escola, tendo sido por diversas vezes adiada a sua construção. Atualmente, esta residência integra a 1ª Fase do Plano de Intervenção para a Requalificação e Construção de Residências de Estudantes, conforme DL n.º 30/2019, de 26 de fevereiro e destina-se a satisfazer a procura de alojamento para alunos carenciados e complementar a oferta da cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos - ano letivo 2018/ 2019
Investimento em refeitórios escolares de Óbidos resulta num aumento de cinco mil refeições
Do investimento que a Câmara Municipal fez nos refeitórios escolares do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos resultou maior certificação dos cozinheiros, e um aumento de cinco mil refeições no ano letivo 2018/ 2019. A preocupação na promoção da saúde e prevenção da doença, por parte do Município de Óbidos levou a que tivesse sido criada uma estratégia que tem por base um programa de nutrição. Despertar nas crianças e jovens a atenção para os alimentos que ingerem diariamente e investir ao nível da qualidade das refeições servidas em contexto escolar, foram grandes preocupações deste
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
FabLab de Porto de Mós já é uma realidade
Município de Porto de Mós cria laboratório de prototipagem e fabricação digital
O Município de Porto de Mós aposta na inovação e no empreendedorismo ao criar um laboratório aberto onde a tecnologia avançada está à disposição de todos de forma a este conseguir materializar os seus projetos assim como encontrar novas soluções para projetos criativos ou empresariais. O FabLab de Porto de Mós é um laboratório de prototipagem e fabricação digital de iniciativa municipal, com acesso a equipamento de prototipagem rápida e/ou digital a todos os interessados sejam estudantes, investigadores, empreendedores, inventores ou cidadãos comuns.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de quase 60 mil euros chega a todos os níveis de ensino, do 1.º ao 12.º ano
Município da Chamusca reforça apoios a alunos com nova medida Vale Educação
Para o próximo ano letivo de 2019/2020, o Município da Chamusca deliberou atribuir Vales Educação aos alunos do concelho que frequentem o ensino básico e secundário (do 1.º ao 12.º ano). Estes vales podem ser convertidos na compra de material escolar, livros de fichas ou outros bens que sejam adquiridos nos estabelecimentos aderentes à medida. Esta medida substitui assim o habitual apoio que o Município da Chamusca já proporcionava às famílias através da oferta dos livros de fichas e de manuais escolares aos alunos que não beneficiavam desse apoio por parte do Ministério da Educação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 7 de outubro, no Mercado Sant’Ana,
Estudantes da ESAD exibem trabalhos em Leiria de Ilustração e Produção Gráfica
Os estudantes do curso técnico superior profissional em Ilustração e Produção Gráfica, da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria dão a conhecer os seus trabalhos na exposição “Ilustres 18.19”. A inauguração decorreu no sábado, dia 27 de julho, na Galeria Manuel Artur dos Santos, no Mercado Sant’Ana, em Leiria, e estará aberta ao público até dia 7 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com coordenação de Helena Rocha, da equipa de Filipe La Féria
Conservatório de Fátima inicia curso de Teatro Musical
O Conservatório de Música e Artes do Centro vai abrir, este ano letivo 2019/2020, o Curso de Teatro Musical, que conta com a coordenação de Helena Rocha, da equipa de Filipe La Féria. Este novo curso surge após o sucesso dos vários projetos apresentados pelo CMAC e da vontade demonstrada pelos alunos neste género musical. O curso de teatro Musical será ministrado todos os sábados à tarde, devendo para isso os interessados, realizar uma prova de admissão, no dia 14 de Setembro, a partir das 14:00. os interessados devem submeter, quanto antes, uma inscrição no site oficial do CMAC em www.cmac.pt
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
É preciso fazer mais e melhor se quisermos erradicar a hepatite C até 2030
Dr. Arsénio Santos
Jogos de tabuleiro e de mesa mais populares já podem ser jogados online
Por Bruno Gomes
A inteligência artificial e o livre-arbítrio humano
Valdemar Rodrigues
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o