Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é responsável pelo conflito entre os motoristas e as empresas transportadoras?
Os motoristas
As empresas
O Governo
Outros
Não sei
Edição Nº 223 Director: Mário Lopes Domingo, 18 de Agosto de 2019
Câmara e IPL assinam protocolo para Freguesias de Alcobaça e Vestiaria e de São Martinho do Porto
Politécnico de Leiria estuda acessibilidades
e mobilidade urbana em Alcobaça
A Câmara Municipal de Alcobaça e o Politécnico de Leiria assinaram, no dia 17 de julho, um protocolo sobre o “Estudo e apresentação de soluções ao nível da acessibilidade na infraestrutura pedonal na União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria e na Freguesia de São Martinho do Porto e ao nível da mobilidade urbana na cidade de Alcobaça”, que irá ser realizado pelo Departamento de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) de Leiria, com coordenação do Professor João Pedro Silva. Estiveram presentes na cerimónia o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, o diretor da ESTG, Carlos Capela, e os vereadores Inês Silva e João Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da secretária de Estado Adjunta e da Educação
Governo assina Acordo para a Requalificação da Escola Secundária do Cartaxo
A secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, irá presidir esta terça-feira, dia 30 de julho pelas 11 horas, nos Paços do Concelho do Cartaxo, à cerimónia de assinatura do Acordo de Colaboração para a Requalificação da Escola Secundária do Cartaxo, a qual contará com a presença do presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a organização das jornadas pedagógicas
Secretário de Estado da Educação encerra ano letivo no Agrupamento de Escolas de Cister
O Agrupamento de Escolas de Cister marcou o encerramento do seu ano letivo, no dia 22 de julho, com a organização das jornadas pedagógicas «Pensar Cister - do 54 ao 55: um universo de oportunidades». Tratou-se de uma iniciativa inscrita no âmbito do programa Erasmus + (KA1) «Aprender para Incluir - Projeto de Capacitação de Recursos Humanos», cuja candidatura resultou na aprovação de 18 mobilidades de professores e técnicos, a levar a cabo no decurso do próximo ano letivo, tendo em vista o desenvolvimento de um plano de formação contínua.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa Municipal CRESCER MAIS visa alargar a oferta de creches e medidas de apoio à natalidade
Batalha aprova medidas de apoio à infância
e promoção da natalidade
A Câmara Municipal da Batalha aprovou esta segunda-feira, 22 de julho, apenas com a abstenção do Partido Socialista, um programa ambicioso de apoio à educação na infância e de promoção da natalidade, através de 4 medidas concretas. A primeira medida passa por assegurar a gratuitidade sem obrigatoriedade de frequência dos estabelecimentos de infância (0-3 anos) das redes privada e solidária (não inclui alimentação, transportes, complementos horários ou outros serviços). A segunda medida garante o pagamento de um IAS (em 2019 de 435,76€) a todas as grávidas num pagamento único no último mês de gravidez, com o objetivo de facilitar os investimentos relativos à chegada do novo membro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha
Alunos da ESAD participam em residência artística de ilustração na Batalha
Quatorze alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), orientados pelo Professor Marco Correia, participam de 22 a 27 de julho, na Batalha, numa residência artística. A iniciativa, que envolve a concretização de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Leiria, o Mosteiro da Batalha / Direção Geral do Património Cultural e a Câmara Municipal da Batalha, visa facultar aos alunos daquela unidade de ensino competências e experiências associadas à ilustração científica e ao desenho técnico, com especial incidência quanto ao Mosteiro da Batalha e aos seus motivos arquitetónicos e técnicos. Os estudantes explorarão, também, diversos espaços urbanos e naturais do Concelho da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com duração de 3 semestres letivos
ISLA de Leiria leciona Curso Técnico Superior em Assessoria e Gestão da Informação
O ISLA de Leiria tem aprovado um novo Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) em Assessoria e Gestão da Informação. A conclusão do CTeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível 5, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional. Esta formação dá acesso direto a um curso de licenciatura no ISLA com creditações (equivalências).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria In – Semana da Indústria decorre de 8 a 13 de julho
Jovens de todo o País chegam ao Politécnico
de Leiria para descobrir a Indústria e a região
São mais de 50 os jovens estudantes do ensino secundário e profissional que chegam a Leiria já no próximo dia 8 de julho para participar na sexta edição da semana temática Leiria In – Semana da Indústria, uma organização do Politécnico de Leiria e da Fórum Estudante e dos seus parceiros. O Leiria-in promete uma semana cheia de atividades ligadas à robótica, à computação e ao mundo da indústria, em várias áreas. A iniciativa, que se realiza entre os dias 8 e 13 de julho na região de Leiria, inclui visitas a 19 empresas e indústrias locais e regionais, workshops, atividades culturais, desportivas e o conhecimento transversal da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trabalho efetuado pelo Município e diferentes agentes educativos que atuam no território foi reconhecida
Alcobaça passa a integrar a Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO
Após uma candidatura elaborada durante o 1.º trimestre de 2019, que defendia e demonstrava o trabalho efetuado pelo Município e pelos diferentes agentes educativos que atuam no território, Alcobaça foi reconhecida no passado dia 28 de junho, pela UNESCO, como Membro da Rede das Cidades de Aprendizagem. Nas palavras da UNESCO, a Rede integra cidades capazes de responderem às necessidades de aprendizagem dos seus cidadãos de utilizar os recursos de forma mais eficaz e assim proporcionar oportunidades de aprendizagem, de promover a igualdade, a justiça social, manter a coesão social e de criar uma prosperidade sustentável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Curso profissional irá funcionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria
IPL abre curso de Tecnologias Informáticas
em parceria com a Deloitte
O Politécnico de Leiria vai abrir um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Tecnologias Informáticas. O TeSP conta com o apoio da Deloitte, que financia com uma bolsa mensal os estudantes admitidos no curso, que irá funcionar já no próximo ano letivo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), e que será apresentado formalmente esta quarta-feira, 3 de julho, a partir das 18h00, no auditório 2 da ESTG.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rui Lopes distinguido no 4º Concurso de Ideias Agriempreende
Aluno do IPL desenvolve o Pão Medronho
e recebe prémio de inovação Agriempreende
O projeto Pão Medronho® foi premiado no mês de junho com o 3º Lugar, no 4º Concurso de Ideias Agriempreende, na Feira Nacional de Agricultura, no âmbito do Fórum de Empreendedorismo e Inovação, com a presença dos presidentes do Inovcluster, Agrocluster e, também, do presidente do IAPMEI, Nuno Mangas. Trata-se um produto desenvolvido nos últimos 5 anos, no decurso dos trabalhos de investigação do promotor Rui Lopes, estudante finalista do Curso de Licenciatura em Dietética e Nutrição da Escola Superior de Saúde, membro colaborador do Centre for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare) e estudante de Mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar da Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar, do Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria
Politécnico de Leiria analisa a resolução
de problemas de matemática na infância
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria recebe na próxima terça-feira, 2 de julho, a partir das 9h00, no auditório 1, da ESECS do Politécnico de Leiria, o seminário “Resolução e formulação de problemas em matemática nos primeiros anos”, para sensibilizar a comunidade educativa, particularmente professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e estudantes da formação inicial de professores, para a importância da resolução e formulação de problemas em contextos diversificados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
"Colaborar faz toda a diferença!" encerra ciclo formativo para professores de Leiria
Irá decorrer na quarta-feira a terceira e última sessão dos Encontros Formativos, iniciativa direcionada para a classe docente do concelho e que decorreu ao longo de todo o ano letivo. Marcado para as 14:30, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), o evento tem como mote “Colaborar faz toda a diferença!” e conta com a participação de Rui Marques, presidente do Instituto Padre António Vieira, e de José Carlos Sousa, Diretor de Serviço Projetos Educativos da Direção-Geral de Educação, e com a moderação da professora Antónia Barreto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira fase de candidaturas decorre até 14 de julho
Politécnico de Leiria abre novo mestrado em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde
O Politécnico de Leiria aposta em novo mestrado em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde, que decorrerá na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, e terá vagas abertas já para o próximo ano letivo. O mestrado decorre em regime pós-laboral, e pretende dar resposta à necessidade premente de promover a atividade e o exercício físico enquanto impulsionadores de qualidade de vida, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
EB1 de Alfeizerão foi a primeira escola do concelho a adotar este projeto educativo inovador
Município de Alcobaça implementa projeto Origami com resultados muito positivos
A EB1 de Alfeizerão foi, em 2015, a primeira escola do concelho de Alcobaça a implementar o projeto Origami, uma iniciativa do Município, através do Centro de Atendimento a Jovens, que proporciona a aquisição de competências sociais e emocionais, complementares ao sistema oficial do 1º ciclo do ensino básico. Depois de quatro anos de implementação, pais e alunos juntaram-se, no dia 11 de junho, na sala de aula, para assinalar o fecho de um ciclo e o sucesso do projeto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Laboratório colaborativo pretende impulsionar a modernização da agricultura
IPL é um dos fundadores do Smart Farm CoLAB que traz a inovação digital à agricultura
Unidades de Investigação do Politécnico de Leiria associaram-se à criação do Smart Farm CoLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, que visa criar soluções inovadoras e automatizadas para a gestão eficiente de recursos, e para maximizar o valor acrescentado dos produtos nacionais de horticultura, fruticultura e viticultura. Prevê-se que o trabalho do laboratório colaborativo, que conta com cerca de uma dezena e meia de parceiros, entre Instituições de Ensino Superior e Empresas, tenha um forte impacto na modernização da agricultura e na economia da produção sustentável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empreendedorismo escolar
Colégio de Fátima vence Fórum EmpreEscola com dispensador automático ideal para viagens
A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, realizou no dia 11 de junho, no CNEMA em Santarém, o Fórum EmpreEscola, onde deu a conhecer as melhores ideias empresariais da região, preparadas pelos alunos do Ensino Secundário com a orientação da associação empresarial. O Colégio de S. Miguel, em Fátima, venceu a Melhor Ideia Empresarial com uma máquina automática dispensadora de detergentes e champôs a colocar em locais de férias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Criados pelas 13 turmas do 1.º ciclo do ensino básico
440 alunos apresentam projetos no âmbito do “Empreendedorismo nas Escolas CIMRL”
Cerca de 440 crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do concelho apresentam, nos dias 18 e 19 de junho, no Teatro Miguel Franco, as propostas desenvolvidas no âmbito do projeto “Empreendedorismo nas Escolas CIMRL”. No primeiro dia, às 10 h, os dez grupos do pré-escolar falam sobre as ideias apresentadas em sede do programa educativo “As Aventuras do Horácio”. "A Aventura do Gaspar” foi o mote para os trabalhos criados pelas 13 turmas do 1.º ciclo do ensino básico, que, no dia 19, são mostrados às 09h30, 14h30 e 18h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Semana de atividades decorre entre 1 e 5 de julho e as inscrições já estão abertas
Academia de Verão do IPL está de regresso e abre as portas aos estudantes do secundário
A Academia de Verão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria está de regresso de 1 a 5 de julho, destinada a todos os estudantes do ensino secundário da região de Leiria, que podem experimentar “estudar” no ensino superior e conhecer mais de perto o seu curso preferido. Na edição deste ano estão disponíveis 11 programas de atividades, que procuram estimular as áreas científicas e tecnológicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra terá um custo total de 4,4 milhões de euros
Executivo Municipal de Torres Vedras aprova projeto para Escola Básica do Ramalhal
O projeto de construção da Escola Básica do Ramalhal foi aprovado na reunião do Executivo Municipal de terça-feira, dia 11 de junho. A escola terá seis salas de aula para o 1º ciclo, três salas de atividades para jardim de infância e, ainda, espaços de apoio como sala de música, sala polivalente, refeitório com copa, biblioteca e espaços administrativos. O complexo terá, ainda, uma área de recreio exterior, um pavilhão desportivo, um parque de estacionamento e uma zona para tomada e largada de crianças. A obra terá um custo total de 4,4 milhões de euros e tem um prazo de execução estimado de 24 meses a partir da data de adjudicação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 23 de julho
Biblioteca Municipal de Leiria cria condições especiais para alunos estudarem para exames
Durante o mês de junho e julho a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, proporciona as melhores condições para os estudantes se preparem para os exames do ensino secundário e universitário. Com uma média diária de 250 alunos, a BMALV criou o Espaço Exame, na sala polivalente, dotado de todas as condições, nomeadamente com internet gratuita e climatização, com acesso direto à cafetaria, para que os estudantes tenham as melhores condições de estudo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rafael Soares é aluno da Escola Secundária Domingos Sequeira
Câmara Municipal de Leiria aprova louvor
a vencedor das Olimpíadas da Astronomia
A Câmara Municipal de Leiria aprovou esta terça-feira, 11 de junho, em reunião do Executivo, um voto de louvor a Rafael Soares, aluno da Escola Secundária Domingos Sequeira que venceu a final nacional das Olimpíadas da Astronomia. Em representação de Portugal, o jovem irá participar na 13.ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, que se realiza na Hungria, de 2 a 10 de agosto. Segundo a deliberação municipal, “este aluno revela-se detentor de uma forte sensibilidade ao outro, de ver para além de si”, tendo sido, nos dois últimos anos letivos, finalista do concurso SanSat, promovido pela Agência Espacial Europeia e coordenado em Portugal pela Ciência Viva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o