Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Qual dos partidos vai perder mais deputados nesta eleição para o Parlamento Europeu?
PDR
PS
PSD
BE
CDS
CDU
Edição Nº 218 Director: Mário Lopes Segunda, 20 de Maio de 2019
Pedro Pimpão e Margarida Balseiro Lopes interpelaram o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Deputados do PSD exigem ao Governo reforço orçamental para o Politécnico de Leiria
A requerimento do Grupo Parlamentar do PSD, o ministro do Ensino Superior esteve esta quarta-feira, dia 23 de janeiro, em audição na Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República sobre o incumprimento de Acordo de Legislatura e a situação do Instituto Politécnico de Leiria. Os deputados Pedro Pimpão e Margarida Balseiro Lopes interpelaram diretamente o ministro com a pasta do Ensino Superior sobre as dificuldades financeiras sentidas pelo IPL em virtude do não cumprimento do reforço orçamental por parte do Governo ao qual estava obrigado .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Projetos... Interações de VIDA... em Educação Inclusiva"
Ministro do Ensino Superior participa na sessão sobre Educação Inclusiva na ESE de Santarém
Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, participaram no dia 30 de janeiro, na iniciativa “Projetos... Interações de VIDA... em Educação Inclusiva", no Auditório da ESES – Escola Superior de Educação do IPS – Instituto Politécnico de Santarém. Perante uma plateia cheia de alunos, docentes, patrocinadores e voluntários, Maria Potes Barbas, coordenadora da formação em “Literacia Digital para o Mercado de Trabalho”, apresentou os objetivos deste Projeto Inovador e Pioneiro em Educação Inclusiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Abrangendo 12 escolas do Concelho
Câmara da Marinha Grande alarga rede wi-fi
a todas as áreas das escolas do concelho
A Câmara Municipal da Marinha Grande adquiriu recentemente equipamento de rede (fixo e wireless) para 12 escolas do Concelho, das quais, oito foram alvo de obras para as dotar de uma rede estruturada, que já existia nas restantes escolas anteriormente intervencionadas. Refira-se que as escolas e jardins-de-infância sempre estiveram dotadas com acesso à internet, no entanto esta estava, por vezes, confinada a um espaço (divisão/sala). A autarquia dotou as escolas de equipamentos que levem a internet, quer por cabo, quer por wireless, a todos os espaços.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leira
Governo vai priorizar obras mais urgentes
na Escola Afonso Lopes Vieira
O Ministério da Educação revelou que vai priorizar “as obras consideradas mais urgentes” na Escola do 3º Ciclo e Secundária Afonso Lopes Vieira, em Leiria, “encontrando-se em análise, de resto, a possibilidade de uma intervenção infraestrutural ser considerada no âmbito da reprogramação de fundos referente ao programa Portugal 2020”. Em resposta a uma pergunta feita no passado mês de outubro pelos deputados do PS eleitos pelo círculo de Leiria – Odete João, Margarida Marques e António Sales –, a tutela reconheceu as “necessidades apresentadas” pela escola em questão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Biblioteca Municipal desafia crianças
a dormirem com os livros durante uma noite
A Noite na Biblioteca, assim se denomina a atividade que vai decorrer na Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill - BMAO, em Constância, na noite de 25 para 26 de janeiro, a qual consiste num convite, a 15 crianças, com idades entre os 6 e os 10 anos, para passarem uma noite na Biblioteca. Em cada edição de A noite na Biblioteca, haverá uma temática diferente, sendo que nesta primeira, o tema será o Inverno.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autora infanto-juvenil regressou ao Bombarral
Escritora Alice Vieira desafia alunos da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó
A escritora e jornalista Alice Vieira esteve esta quarta-feira, dia 23 de janeiro de 2019, na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral, para uma manhã de conversa e partilha com os alunos dos 6º e 7º anos de escolaridade. A iniciativa foi dinamizada pela Biblioteca Escolar deste estabelecimento de ensino e incluiu também uma minifeira do livro dedicada à autora convidada. Com a boa disposição que a carateriza, Alice Vieira foi parca em palavras na sua introdução, optando por passar de imediato a palavra aos alunos, que não perderam a oportunidade de colocar as mais diversas questões sobre a vida e a obra da escritora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Debate sobre “Criatividade e educação”
Dia Municipal da Educação de Alcobaça junta youtuber, escritor, empresário e bióloga
No âmbito da comemoração do Dia Municipal da Educação, a Câmara Municipal de Alcobaça irá dar início a uma série de conversas em torno da Educação com os mais diversos protagonistas. Considerando a ‘criatividade’ como um elemento fundamental para a Educação e, consequentemente, para a superação dos problemas com os quais nos vamos deparando, a primeira conversa subordinada ao tema “Criatividade e Educação” irá decorrer no dia 11 de janeiro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, pelas 18h, contando com a presença de: Radu Caraus (Youtuber), Nuno Matos Valente (Escritor), Marco Galinha (Empresário) e Ana Pêgo (Bióloga Marinha).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na antiga Escola Primária do Bairro dos Pescadores
Instalações do edifício sede da Universidade Sénior remodelada na Nazaré
A Universidade Sénior assinalou, no dia 3 de janeiro, com um Porto de Honra, as obras de remodelação no edifício sede (antiga Escola Primária do Bairro dos Pescadores), que contou com a presença da coordenação do projeto, professores e alunos. Parte da decoração apresentada no interior do edifício é da autoria dos alunos, e foi elaborada no âmbito das disciplinas de artes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Solução à base de algas aumenta a durabilidade de maçãs processadas
IPL e IPT integram INOV C 2020 para projetos inovadores em Portugal
Uma solução à base de algas aumenta a durabilidade de maçãs processadas. Este projeto visa a otimização do processo de desidratação do extrato e a determinação do seu tempo de prateleira. O projeto, em desenvolvimento no Politécnico de Leiria foi um dos 15 contemplados com uma Bolsas de Ignição financiados pelo INOV C 2020, um projeto suportado por fundos do FEDER que pretende alavancar ideias de empreendedorismo e inovação na região centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Marco Galinha, Nuno Valente, Radu Caraus e Ana Pêgo
Relação entre criatividade e educação debatida no Dia Municipal da Educação de Alcobaça
Qual o papel do sistema educativo na abordagem à criatividade dos alunos? Será a criatividade inata ou construída pelo contexto social? Onde se manifesta a criatividade e quais os principais métodos para a potenciar? Estes e outros temas foram debatidos no dia 11 de janeiro, em que se comemorou o Dia Municipal da Educação. O tema “Criatividade e Educação” foi dissecado ao longo de duas horas de uma salutar troca de experiências e de ideias entre os convidados – o empresário Marco Galinha, o escritor Nuno Valente, o youtuber Radu Caraus e a bióloga marinha Ana Pêgo – e o público presente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
PEV quer retirada de coberturas com amianto no Agrupamento de Escolas de Cister
A deputada Heloísa Apolónia, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, questionando o Governo, através do Ministério da Educação, sobre o facto de em três escolas de Alcobaça (Frei Estevão Martins, Pataias e D. Pedro I), pertencentes ao agrupamento de Escolas de Cister, em Alcobaça, ainda persistirem estruturas em fibrocimento, visivelmente degradadas, o que gera preocupações em relação ao risco de libertação de partículas de amianto. Na sua Pergunta, a deputada Heloísa Apolónia refere que, em 2014, foi publicada a listagem dos edifícios públicos que contêm amianto, ao nível nacional e por Ministérios, tendo sido identificadas no distrito de Leiria mais de uma dezena de escolas, cujos edifícios terão, designadamente, coberturas compostas por placas de fibrocimento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em parceria com o CALMA – Clube de Actividades de Lazer e Manutenção
Município de Tomar entrega kits de Jogos Tradicionais e Xadrez às escolas do 1.º ciclo
Reconhecendo o importante papel dos Jogos Tradicionais, quer enquanto atividade lúdica e educacional, quer enquanto meio de preservação dos valores associados à memória e à cultura popular, o Município de Tomar encetou em 2015, em parceria com o CALMA – Clube de Actividades de Lazer e Manutenção, um projeto pioneiro no país na dinamização regular destes jogos nos jardins de infância do concelho. Já em 2018, em articulação com o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, esta modalidade foi alargada às turmas de 1.º ciclo deste agrupamento, inserida na atividade DivertidaMente, que além dos Jogos Tradicionais contempla as atividades de MasterMind, Jogos de Tabuleiro e Xadrez.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano Integrado de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro e Oeste Circular
Alunos do 4º ano das escolas da Região Oeste recebem kits de educação ambiental
A Comunidade Intermunicipal do Oeste vai entregar, no dia 9 de janeiro, kits de educação ambiental a alunos dos 12 municípios da Região Oeste. Em linha com o Acordo de Paris e com o compromisso de neutralidade carbónica, o Oeste aposta na sensibilização e consciencialização dos mais jovens para a reciclagem de resíduos, confirmando o seu posicionamento entre aqueles que assumem a liderança no combate às alterações climáticas. A iniciativa conta com o apoio da ERP (European Recycling Platform) e da Novo Verde e foi desenvolvida em linha com o Acordo de Paris e com o compromisso de neutralidade carbónica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“RiseUPAgainstOppression” está patente na ESSL de 9 a 23 de janeiro
Politécnico de Leiria recebe mostra itinerante pelos direitos das mulheres
A Escola Superior de Saúde (ESSL) do Politécnico de Leiria recebe de 9 a 23 de janeiro a exposição “RiseUPAgainstOppression”, que estará patente no piso 1. A ESSL será a primeira instituição a receber a exposição promovida pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, e que percorrerá o País. Esta mostra denuncia a limitação dos direitos fundamentais e da dignidade humana, e da exploração da mulher, nomeadamente através da prostituição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De cinco escolas
.Município de Leiria promove projeto que leva musicoterapia a 37 alunos do concelho
O Município de Leiria está a promover o projeto “O som das Emoções”, no âmbito do Projeto Educativo Municipal, que leva a musicoterapia a 37 alunos do pré-escolar e 1.º ciclo que frequentam a salas dos Centros de Apoio à Aprendizagem da EB Dr. Correia Mateus, EB Cruz D’Areia, EB Coimbrão, EB Colmeias e EB Maceira. As sessões decorrem em contexto não verbal, em que a música, a dança e as expressões serão os mediadores das diversas técnicas a implementar durante cada sessão: canção de boas vindas, audição/entoação com ou sem mímica de cantos rítmicos e melódico com reprodução vocal e instrumental, estimulação individualização de cada criança, canção de despedida
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
História adaptada a partir do livro de Orlando Cardoso
Município leva projeto “Leiria a Ler” a 600 crianças do pré-escolar
A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira levou ao Jardim de Infância da Guimarota a história baseada na “Lenda da Zarah”, dando assim início à edição 2019 do projeto “Leiria a Ler”, que vai envolver 600 crianças. Esta história, adaptada a partir do livro de Orlando Cardoso, pretende levar às nossas crianças, a herança cultural da nossa cidade, bem como potenciar o incentivo à leitura através de diferentes abordagens e perspetivas, complementando o trabalho que já se desenvolve nas escolas. Até ao dia 13 de junho serão visitadas 22 salas de educação pré-escolar abrangendo cerca de 600 crianças.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
O Governo do descaso
Mário Lopes
OPINIÃO
A Hipoteca do Futuro pelos Foguetes do Presente
Tiago Carrão
O novo Programa Estratégico de Reabilitação Urbano (PERU)
Carlos Bonifácio
Mudar Alcobaça, mas para melhor
Luís Guerra Rosa
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o