Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Qual dos partidos vai perder mais deputados nesta eleição para o Parlamento Europeu?
PDR
PS
PSD
BE
CDS
CDU
Edição Nº 215 Director: Mário Lopes Sexta, 24 de Maio de 2019
Deputados do PSD acusam Governo de asfixiar financeiramente a instituição
Instituto Politécnico de Leiria pode paralisar se Governo não pagar 600 mil euros em atraso
Dezoito deputados do PSD manifestam preocupação pelas dificuldades manifestadas recentemente pelos órgãos de gestão deste Instituto Politécnico recordando que foi afirmado publicamente que o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) poderá ter de “bloquear todas as aquisições de bens e serviços” até ao final do ano se não receber o devido reforço financeiro do Estado. Este alerta, partilhado pelo próprio presidente do IPL, consubstancia-se nas dotações orçamentais em atraso, nomeadamente faltarem ao IPL cerca de 600 mil euros relativos ao reforço das despesas imputadas ao Instituto Politécnico de Leiria fruto das alterações legislativas efetuadas pelo Governo. Esta verba em falta decorre apenas do cumprimento do Estado do Acordo de Legislatura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão inaugural decorre no dia 5 de dezembro na ESAD das Caldas da Rainha
IPL apresenta Cátedra Unesco em Gestão
das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade
O Politécnico de Leiria realiza no dia 5 de dezembro às 10h00, no auditório da Escola de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), a sessão inaugural da Cátedra em “Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade”, atribuída pela UNESCO, e cujo titular é o professor João Bonifácio Serra. A nova Cátedra, diretamente associada à (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, tem como objetivo desenvolver investigação e formação em gestão e políticas urbanas das artes e da cultura, em articulação com diversas organizações portuguesas e estrangeiras, nomeadamente para municípios da região e para universidades da América Latina e da África de língua portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
28.novembro.2018, 15h00, junto à Escola Básica Vale Aveiras
Secretária de Estado da Educação inaugura Jardim de Infância de Aveiras
O Município de Azambuja vai proceder à inauguração oficial do designado Jardim de Infância Vale Aveiras, ato que contará com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão. A cerimónia terá lugar no dia 28 de novembro de 2018, quarta-feira, pelas 15h00, e o equipamento localiza-se junto à sede do agrupamento, a Escola Básica Vale Aveiras. Este estabelecimento de ensino pré-escolar em Aveiras de Cima é um projeto do Município de Azambuja, cofinanciado pela União Europeia através do programa Alentejo 2020 / Portugal 2020. A obra representa um investimento global superior a 513 mil euros, com uma comparticipação comunitária de 330.754,30 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Caxarias
Câmara Municipal de Ourém aprova projeto
de execução do Centro Escolar da Carvoeira
O projeto de execução do futuro Centro Escolar da Carvoeira, em Caxarias, foi apresentado e aprovado por unanimidade na reunião de Câmara de 10 de dezembro. Este projeto definido pelo atual executivo camarário defende a integração do novo centro escolar na Escola Básica 2.3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, num investimento estimado de quase 1 milhão e 700 mil euros que será agora sujeito ao respetivo processo de candidatura para obtenção de financiamento comunitário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XIX Congresso Nacional de Gestão do Desporto
Mais de 300 congressistas debateram em Rio Maior a gestão nas organizações desportivas
A APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão de Desporto, em parceria com a Câmara Municipal de Rio Maior e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, organizaram o XIX Congresso Nacional de Gestão do Desporto nos dias 29 e 30 de novembro, que teve lugar no auditório da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. O congresso, que na sessão de abertura contou com a presença do secretário de Estado do Desporto e da Juventude João Paulo Rebelo, centrou o debate na importância de capacitar as organizações desportivas para a importância de terem melhores gestores, colocando a formação como fundamental para garantir as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um trabalho com a qualidade que se exige.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por falta de disponibilidade orçamental
Politécnico de Leiria suspende aquisições
e cabimento de despesas
A Presidência do Politécnico de Leiria comunica que emitiu um despacho para suspensão de aquisições e cabimento de despesas, pelo facto de não ter disponibilidade de tesouraria, resultante do não reforço orçamental pelo Governo de cerca de 630 mil euros para fazer face a alterações legislativas, o que traduz o não cumprimento do acordo estabelecido com as Instituições de Ensino Superior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Célia Sousa nomeada pela Associação cabo-verdiana “Colmeia”
Docente do IPL é Embaixadora da Boa Vontade por trabalho em prol da inclusão em Cabo Verde
Célia Sousa, docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria e coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), acaba de ser distinguida como “Embaixadora da Boa Vontade da Associação Colmeia”, pelo trabalho desenvolvido em Cabo Verde em prol da Inclusão e da Acessibilidade. A docente tem vindo a colaborar com a Associação Colmeia desde 2014, tendo essa relação contribuído para que o governo cabo-verdiano considerasse a Inclusão área de desenvolvimento prioritária, estando neste momento Célia Sousa a desenvolver um projeto para a inclusão e acessibilidade, financiado pelas Nações Unidas, como consultora do governo de Cabo Verde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na abertura do ano letivo
IPL anuncia como prioridade alterar designação para Universidade Politécnica de Leiria
Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, afirmou ser o desígnio para a instituição, e que «se tivesse uma única prioridade, seria a da alteração da designação para Universidade Politécnica de Leiria», para uma denominação «condizente com a missão e plenitude funcional do Politécnico de Leiria, determinante e diferenciadora, sem preconceitos». Na sessão solene de abertura do ano letivo, Rui Pedrosa deixou ainda claros os vários constrangimentos de ordem orçamental que poem em causa a sustentabilidade da instituição, nomeadamente um deficit orçamental para 2019 fruto das alterações legislativas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Volta Nacional do Secundário passou pelo Oeste
JSD pesa mochilas dos alunos da Região Oeste e propõe aulas mais digitais
No dia 5 de novembro, a Volta Nacional do Secundário da Juventude Social Democrata marcou presença no Oeste, nos concelhos de Arruda dos Vinhos, Lourinhã e Torres Vedras, visitando o Externato João Alberto Faria, Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado, Escola Secundária Madeira Torres e a Escola Secundária Henriques Nogueira. Numa iniciativa designada “Não estás farto de andar com os livros às costas?”, a JSD pesou as mochilas dos alunos de todas as escolas em que passou, com o intuito de procurar saber qual é a média de peso que os alunos carregam às costas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
IPL aposta em projetos de cooperação além-fronteiras
Politécnico de Leiria promove projetos de inclusão em Cabo Verde e no Brasil
O Politécnico de Leiria está a promover as boas práticas para a inclusão social além-fronteiras, através da equipa do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, que está em Cabo Verde. Célia Sousa, coordenadora do CRID, considerado um modelo de boas páticas internacional no que toca a inclusão, sendo-lhe reconhecido um know-how e trabalho feito únicos a favor da sociedade, está em Cabo Verde como consultora do governo cabo-verdiano, a dar formação a docentes, em tecnologias de apoio na educação inclusiva, no âmbito de um projeto para a inclusão e acessibilidade financiado pelas Nações Unidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro de Artes Plásticas “Times and Movements of the Image”
IPL e UNL promovem conferência internacional centrada na imagem em movimento
“Times and Movements of the Image” é o mote para a conferência internacional de Artes Plásticas, que a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa dinamizam nos dias 15 e 16 de novembro. Este encontro promete apresentações que mostram as tensões entre a imagem fixa e a imagem em movimento, discussões sobre a questão da perenidade do projeto artístico e a imaterialidade da imagem captada pelas novas tecnologias, sem esquecer a relação com as disciplinas artísticas mais tradicionais, como a pintura, o desenho e a escultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da Escola de Hotelaria de Fátima
Insignare assina protocolo com a Trivalor
na área da alimentação hospitalar
A Insignare – Associação de Ensino e Formação, assinou quarta-feira, dia 7 de novembro, um protocolo com a Trivalor SGP, no sentido de cooperação institucional entre ambas as entidades de forma a promover iniciativas de aprendizagem, nas componentes de formação prática em contexto de trabalho ou teórica, com vista à elevação dos níveis de qualificação dos alunos. Serão organizadas e ministradas iniciativas nas múltiplas áreas de formação da Insignare, tendo por objetivo uma melhor integração dos alunos no mercado de trabalho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposição “Do Desenho à Peça”
Museu do Vinho de Alcobaça exibe trabalhos finais de alunos do Cencal
De 23 de novembro a 9 de dezembro, a Adega dos Balseiros do Museu do Vinho de Alcobaça acolhe a exposição “Do Desenho à Peça”, uma mostra de trabalhos finais de formandos do Cencal Alcobaça a frequentar os cursos Técnico de Pintura e Decoração Cerâmica e Técnico de Modelação Cerâmica. O Cencal - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, procurando dar resposta às necessidades de profissionais qualificados por parte das empresas da região, reforçou as suas instalações oficinais em Alcobaça, ministrando cursos para jovens e adultos bem como para ativos de empresas com o objetivo de aumentar as competências na área da cerâmica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comitiva representa Portugal na conferência internacional Pontes Europa-China
Politécnico de Leiria constrói pontes científicas e culturais na China
Sandrina Milhano, diretora da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, esteve em Pequim, na China, encabeçando uma comitiva composta por nove professores e investigadores na Conferência Internacional Pontes Europa-China, um evento organizado a cada dois anos pelo Politécnico de Leiria e os seus parceiros no Oriente, a Beijing Language and Culture University e o Instituto Politécnico de Macau. O evento decorre de forma rotativa em cada uma das instituições parceiras, e promove a partilha de saberes, recursos e experiências académicas, formativas e tecnológicas, motiva o desenvolvimento das relações entre os dois continentes, e estimula a construção de pontes entre o Oriente e Portugal, a Europa e os países de língua portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)
Oficinas Criativas de Educação pela Inovação da Lezíria do Tejo já arrancaram
Decorreu, no dia 5 de dezembro, o arranque das Oficinas Criativas de Educação pela Inovação, no âmbito do PIICIE LT - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo. Nas Oficinas Criativas de Educação pela Inovação, os participantes tiveram a oportunidade de experimentar e projetar atividades aliciantes, assentes no “saber fazer”, que serão postas em prática no Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) da Lezíria do Tejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Titular é o professor João Bonifácio Serra
IPL apresentou missão da Cátedra em Gestão das Artes, Cultura, Cidades e Criatividade
Para Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, a Cátedra UNESCO em “Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade” atribuída ao Politécnico de Leiria «afirma todo este território, que funciona em rede, destaca o que de bom existe aqui em termos culturais e artísticos, e de produção de conhecimento, e que fazemos questão de colocar ao serviço da sociedade». Rui Pedrosa preconiza para a Cátedra UNESCO, que tem sede na Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR), a missão de gerar uma nova centralidade ao serviço de uma rede alargada de players na região e no País, porque deve ser um projeto aglutinador que mobiliza o território.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Escola renovada melhora condições de ensino para alunos da Bidoeira de Cima
A Escola da Bidoeira de Cima abriu portas à comunidade esta quinta-feira, 13 de dezembro, numa cerimónia que celebrou a aposta do Município de Leiria na melhoria das condições de aprendizagem, através de um forte investimento na requalificação e equipamento da EB Bidoeira de Cima. "A freguesia da Bidoeira tem hoje, ao nível da educação, um estabelecimento de educação e ensino que reúne todas as condições para a construção de um projeto de escola inovador de ambientes de aprendizagem diferenciadores", destaca a vereadora da Educação na Câmara Municipal de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
A vacinação reduz o número de casos e de mortes por pneumonia
Dr. Vasco Barreto
Posição do CDS sobre os documentos previsionais do Municipio de Alcobaça para 2019
Carlos Bonifácio
Pela Conclusão da IC3/A13
Tiago Carrão
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o