Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a proposta do PS de quotas para negros e ciganos nas universidades?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 213 Director: Mário Lopes Segunda, 22 de Julho de 2019
Primeira fase de candidaturas aos TeSP
IPL coloca mais de mil estudantes em Cursos Técnicos Superiores Profissionais
Na primeira fase de candidaturas aos cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) o Politécnico de Leiria colocou 1.031 estudantes, de um total de 1.228 candidatos. Estes números representam um acréscimo de 12% de estudantes colocados, e refletem um aumento de cerca de 200 candidaturas face a 2017. A segunda fase de candidaturas aos TeSP, para as cerca de 250 vagas ainda existentes, decorre até 10 de setembro no site do IPL. O Politécnico de Leiria oferece cursos TeSP através das suas cinco Escolas – nas cidades de Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras – nas áreas de artes e design, ciência e tecnologia do mar, ciências empresariais e jurídicas, educação e ciências sociais, engenharia e tecnologia, saúde e desporto, e turismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de 7%
Projeto de combate à obesidade infantil reduz
nº de casos de excesso de peso na Batalha
A Câmara da Batalha, em articulação com o Agrupamento de Escolas, implementou no Ano Letivo de 2016/2017, em todas as Escolas Básicas e nos Jardins de Infância da Rede Pública, o projeto de combate à obesidade infantil “Batalha Saudável”, que envolve mais de 750 alunos. O Projeto” recorre a uma Nutricionista e procede ao levantamento e à classificação do estado nutricional dos alunos do Concelho da Batalha e aposta na promoção junto deste público, da transmissão de conhecimentos sobre a importância de uma alimentação saudável e diversificada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
EB Guilherme Stephens e Escola Secundária Acácio Calazans Duarte
Secretária de Estado da Educação visita escolas da Marinha Grande
A secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão, visitou na segunda-feira, 8 de outubro, a Escola Básica Guilherme Stephens, na Marinha Grande, para conhecer as obras de requalificação daquele estabelecimento de ensino, recentemente concluídas. A presença de Alexandra Leitão teve como objetivo dar a conhecer as obras recentemente realizadas pelo Município da Marinha Grande em parceria com o Ministério da Educação, na Escola Guilherme Stephens. A secretária de Estado teve ainda oportunidade de conhecer as instalações da Escola Secundária Acácio Calazans Duarte e alguns dos projetos do Agrupamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
26 cursos de licenciatura completam todas as vagas disponíveis
Politécnico de Leiria coloca 1.566 estudantes
na 1ª fase do concurso nacional de acesso
O Politécnico de Leiria coloca 1.566 novos estudantes nas suas licenciaturas, resultado da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior. Rui Pedrosa, novo presidente do Politécnico de Leiria, salienta que «os resultados da primeira fase são globalmente muito positivos, e esperamos preencher a generalidade das vagas disponíveis nas restantes duas fases e nos concursos e regimes especiais. Apesar do número dos colocados este ano ser ligeiramente inferior a 2017 (1625 alunos), Rui Pedrosa acredita que com estes resultados, o IPL irá aumentar o número global de estudantes no ano letivo 2018/2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alexandra Leitão vai estar na Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio
Secretária de Estado Adjunta e da Educação acompanha início de ano letivo na Nazaré
A secretária de Estado Adjunta e da Educação vai assistir à sessão de abertura de ano letivo na Nazaré, na próxima sexta-feira, 14 de setembro. Alexandra Leitão aceitou o convite para estar às 15h00 na Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, ao lado dos representantes do Agrupamento de Escolas e da Câmara da Nazaré, e assistir à cerimónia de abertura do ano letivo 2018/2019. A escola sede de Agrupamento tem estado a ser alvo de obras de beneficiação que permitiram, entre outros aspetos, a instalação do ensino secundário público pela primeira vez na história do ensino público do Concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
IX Fórum da Educação de Leiria
Guilherme D’Oliveira Martins: “A sociedade
que aprende é a sociedade que se desenvolve”
O vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, defendeu esta terça-feira, 11 de Setembro, na sessão de abertura do IX Fórum da Educação que “não há melhor ferramenta para promover a igualdade social do que a educação”. “É fundamental que o nosso sistema de ensino seja verdadeiramente inclusivo, capaz de proteger e potenciar as faculdades de todos”, disse Gonçalo Lopes, numa jornada formativa para educadores, professores e técnicos especializados que esgotou o Teatro José Lúcio da Silva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vice-presidência a cargo de Nuno Bordalo Pacheco e de João Moutão
José Mira Potes tomou posse como presidente do Instituto Politécnico de Santarém
A tomada de posse do novo presidente do Instituto Politécnico de Santarém, José Mira Potes, eleito a 19 de junho, em reunião de Conselho Geral do IPS, até aqui diretor da Escola Superior Agrária de Santarém, realizou-se no dia 10 de setembro, pelas 15h30. A cerimónia teve lugar no Auditório da Escola Superior Agrária e contou com as intervenções do presidente cessante, Professor Jorge Justino, do presidente do Conselho Geral, Professor Francisco Madelino, e do presidente do IPS, José Mira Potes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do Plano de Ação Social Alargada
Início do ano escolar assinalado em Alcobaça com visitas e entrega de materiais escolares
Como forma de assinalar o início do novo ano letivo, a Câmara Municipal de Alcobaça organizou um conjunto de visitas a algumas escolas dos 3 agrupamentos escolares do concelho, para entregar simbolicamente os materiais escolares que o Município garante de forma gratuita a todos os alunos do 1º e do 2º ciclo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa premiado a nível nacional
Programa de educação parental do Cartaxo leva pais e famílias de volta aos bancos da escola
O principal objetivo do programa Mais Família é ajudar os pais a lidar com os desafios de educar uma criança, desenvolvendo atividades de suporte que os ajudem a compreender as suas próprias necessidades – sociais e emocionais – e as dos seus filhos, melhorando a qualidade das relações parentais. Em 2015, este programa promovido pela Câmara Municipal do Cartaxo, foi distinguido como Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social, numa cerimónia que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, e desde 2009 tem contado com a participação de largas dezenas de famílias. Aprender a lidar com os desafios de ser pai ou mãe, educador ou familiar de uma criança ou de um adolescente, é a proposta do Programa Mais Família, que a Câmara Municipal do Cartaxo organiza anualmente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pós-graduação em “Wine Business”
Politécnico de Leiria abre em Torres Vedras curso de formação em viticultura e enologia
O Politécnico de Leiria lança uma nova pós-graduação em “Wine Business”, dedicada à aprendizagem das potencialidades da cadeia de negócios do vinho e da vinha, em Portugal e no estrangeiro, através da aquisição de conhecimentos nas áreas do marketing, da gestão de negócios de vinhos, viticultura, enologia e enoturismo. A primeira edição deste curso decorre no Núcleo de Formação de Torres Vedras, município nomeado Cidade Europeia do Vinho 2018, em conjunto com Alenquer, e as candidaturas online estão abertas até dia 22 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
EB Guilherme Stephens inicia ano letivo
com requalificação concluída
O ano letivo 2018/2019 teve início na Escola Básica Guilherme Stephens, com a utilização das instalações que foram alvo de requalificação por parte da Câmara Municipal da Marinha Grande. A obra, que teve início do passado ano letivo, encontra-se concluída, tendo representado um investimento superior a 400 mil euros. A empreitada foi executada no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2020 e foi objeto de acordo de colaboração entre o Município e o Ministério da Educação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas duas últimas semanas a estrutura contactou com mais de 2500 jovens
Volta do Secundário da JSD Distrital de Leiria percorreu os 16 concelhos do distrito
A JSD Distrital de Leiria promoveu, durante as últimas duas semanas (17 a 28 de setembro), a Volta do Secundário 2018, que pela primeira vez na história percorreu os 16 concelhos do distrito. A iniciativa levou a política e a formação cívica aos jovens, de uma forma acessível e divertida, apostando na proximidade e em metodologias lúdicas. Para além da dinamização junto às escolas de jogos lúdicos, a Distrital de Leiria da JSD promoveu a realização de inquéritos cujo objetivo foi ficar a conhecer a opinião dos jovens sobre os políticos e também recolher a opinião dos jovens estudantes sobre as áreas da sociedade que mais os preocupam e que ideias têm a dar para desenvolver o seu território.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessões decorrem nas Escolas no início do ano letivo 2018/2019
Politécnico de Leiria organiza acolhimento
de novos estudantes com sessões de receção
O Politécnico de Leiria acolhe os novos estudantes que chegam pela primeira vez ao Ensino Superior, e seus familiares e amigos. Além da receção em cada Escola, estão previstas mais atividades de acolhimento, como uma Sunset Party, no dia 20 de setembro, nos Serviços Centrais do Politécnico, walking tours, peddy papers, night runs, jogos tradicionais ou jantares de convívio. Na Escola Superior de Saúde (ESSL), na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) e no Núcleo de Formação de Torres Vedras do Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 10 de setembro
José Mira Potes toma posse como presidente do Instituto Politécnico de Santarém
A tomada de posse do novo presidente do Instituto Politécnico de Santarém, José Mira Villas Boas Potes, e dos vice-presidentes António Nuno Bordalo Pacheco e João Miguel Raimundo Peres Moutão terá lugar no dia 10 de setembro pelas 15h30, no Auditório da Escola Superior Agrária de Santarém, numa cerimónia presidida pelo presidente do Conselho Geral do IPS, Francisco Madelino.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para educadores e professores de 1.º ciclo
Município da Chamusca aposta em formação
de Mindfulness na Educação
Com o início de um novo ano letivo à porta, o Município da Chamusca proporcionou nos dias 7 e 10 de setembro a todos os educadores e professores de 1.º ciclo do ensino básico uma formação de Mindfulness na Educação. Segundo a vereadora da Educação, Cláudia Moreira, “é na atenção plena, no aqui e agora, que conseguimos estar e ser mais felizes. A nossa mente é um instrumento poderoso que não é utilizada em pleno, podemos fazer muito mais e devemos sair do modo automático”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Junta reuniu nos 13 estabelecimentos de ensino da Freguesia com mais de 400 encarregados de educação
Alunos da Freguesia de Pombal vão ter música e desenvolvimento pessoal nas AEC
A Junta de Freguesia de Pombal, no âmbito da preparação do novo ano letivo, realizou uma ronda de reuniões com os encarregados de educação de todos os estabelecimentos de ensino da freguesia, percorrendo os Jardins de Infância dos Crespos, Flandes, Barrocal, Pombal, Charneca, Fonte Nova e as escolas do primeiro ciclo do Casalinho, Vicentes, Barrocal, Travasso, Escoural, Fonte Nova, Centro Escolar de Pombal e Conde Castelo Melhor. Nestas reuniões, onde estiveram presentes representantes dos Agrupamentos de Escolas Gualdim Pais e Pombal, professores, educadores e assistentes operacionais, participaram mais de 400 encarregados de educação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Open Day decorre a 28 de setembro
ESE de Santarém apresenta primeira formação em Portugal para a Educação Inclusiva
A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém realiza esta sexta-feira, dia 28 de setembro, o Open Day de apresentação da formação em Literacia Digital para o mercado de trabalho, que decorre pela primeira vez no ano letivo 2018/20. No evento, a ter lugar no Auditório 1 da ESE do Instituto Politécnico de Santarém, será apresentada a rota do digital para o mercado de trabalho, que contará com intervenções de Carlos Zorrinho, deputado do Parlamento Europeu, do presidente do IPS, José Mira Potes e do vice-presidente Nuno Bordalo Pacheco.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Numa parceria com o Instituto Politécnico de Leiria
Câmara da Batalha adquire imóvel histórico para residência de estudantes
A Câmara Municipal da Batalha vai adquirir o imóvel conhecido por “Casa da Obra”, localizado na rotunda das Brancas (EN 356), Freguesia da Batalha, onde será instalada uma residência para estudantes. A decisão, resulta de uma parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, que visa a concretização de um projeto de residências de estudantes em parceria, cujos últimos dados publicados apontam para rácio de cobertura dos alunos deslocados face às camas disponíveis de apenas 14%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com autonomia curricular e educação inclusiva na agenda
Associação do Ensino Particular e Cooperativo reúne associados do Distrito de Leiria
A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) promoveu esta quinta feira, 11 de outubro, no Colégio Integrado Monte Maior em Loures e no Colégio Senhor dos Milagres, em Leiria, reuniões com a participação dos estabelecimentos de ensino particular e cooperativo dos concelhos de Alenquer, Amadora, Loures, Mafra, Odivelas, Sintra, Torres Vedras, Vila Franca de Xira e dos concelhos de Alcanena, Alcobaça, Ansião, Batalha, Caldas da Rainha, Cantanhede, Coimbra, Entroncamento , Figueira da Foz, Leiria, Nazaré, Óbidos, Ourém, Pombal, Porto de Mós, Tomar e Torres Novas, muito participadas pelos associados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ESAD.CR conquista cinco prémios e duas menções honrosas no concurso Sqédio 2018
Politécnico de Leiria destaca-se na competição de solidworks que distingue projetos digitais 3D
A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria conquistou cinco prémios no Concurso Educacional Sqédio 2018, nas categorias: Melhor Animação, Melhor Imagem, Modelação, Professor e ainda Melhor Instituição, pela qualidade global dos projetos apresentados. Esta competição, dirigida a estudantes de escolas secundárias e superiores, universidades e centros de formação do território nacional, visa distinguir anualmente os melhores projetos digitais, em ambiente 3D, criados com o programa SolidWorks.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante a Receção à Comunidade Escolar
Plano inovador de combate ao insucesso escolar da Lezíria do Tejo apresentado no Cartaxo
O Auditório Municipal da Quinta das Pratas recebe, no dia 12 de setembro, quarta-feira, a comunidade escolar – professores, educadores, assistentes administrativos e operacionais, pais e alunos, estão convidados a participar na cerimónia que assinala o início do ano letivo 2018/2019, no Cartaxo. Este ano, a cerimónia contará também com a apresentação do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo, assim como, das técnicas que constituem a Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária e que já se encontram a trabalhar no Município do Cartaxo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Escola Superior de Saúde de Leiria
Comissão Nacional de Cuidados Paliativos e IPL firmam protocolo de colaboração
A Escola Superior de Saúde (ESSL) do Politécnico de Leiria assina esta quarta-feira, dia 19 de setembro, a partir das 11h00, um protocolo de colaboração com a Comissão Nacional de Cuidados Paliativos, que tem como finalidade enquadrar a colaboração entre o Ministério da Saúde e a Escola Superior de Saúde de Leiria, em matéria de Cuidados Paliativos e do seu desenvolvimento estratégico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Politécnico de Leiria dá as boas-vindas a novos estudantes com uma Sunset Party
O Politécnico de Leiria dá as boas-vindas aos novos estudantes com a dinamização de uma Sunset Party, no próximo dia 20 de setembro, quinta-feira, pelas 17h00, nos Serviços Centrais. Esta será a quarta edição da iniciativa que pretende ser um momento de descontração e de animação para todos os caloiros nacionais e internacionais, com a animação a cargo de DJ Cut - Jorge Dias – Anubis e com a atuação da banda brasileira Dogtown Rap.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Bip, A Vida de um Cão” e “Bip! Onde está o coração?”
CRID do IPL participa em dois livros infantis multiformato sobre a relação com os animais
A Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, a Associação Mão Guia, o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria e a Associação São Francisco de Assis de Cascais apresentam nos dias 26 e 27 de setembro, os livros multiformato “Bip, A Vida de um Cão”, da autoria de Luísa Ducla Soares, com ilustrações de Pedro Salvador Mendes, e “Bip! Onde está o coração?” da autoria de Eduarda de Sousa Pires, com ilustrações de Mauricio Hilgert.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orador convidado analisa o papel do Ensino Superior na investigação, inovação e competitividade
Mira Amaral participa na aula inaugural do mestrado em Gestão do Politécnico de Leiria
Mira Amaral é o orador convidado da aula inaugural da quinta edição do mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, que decorre no dia 17 de setembro, às 19h, no anfiteatro 1 do edifício D da ESTG, em Leiria. “Investigação, inovação e competitividade empresarial – o papel do Ensino Superior” é o mote da aula, aberta a toda a comunidade. Esta é uma formação avançada em Gestão, que pretende formar quadros empreendedores, desenvolver a ligação com o tecido empresarial, regional e nacional, e promover a transferência de conhecimento avançado nas áreas de Gestão para as organizações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Federação Nacional dos Professores exige esclarecimentos à OCDE
FENPROF acusa OCDE de divulgar dados falsos sobre a atividade docente em Portugal
A FENPROF enviou, esta sexta-feira, 14 de setembro, um pedido de esclarecimentos ao diretor-geral para a Educação e Competências da OCDE, Andreas Schleicher, acerca dos dados divulgados no dia 11 de setembro no relatório “Education at a Glance 2018”. No ofício enviado a Andreas Schleicher, a FENPROF refuta os dados divulgados pela OCDE relativos aos salários e aos horários de trabalho dos professores, «solicitando que os dados relativos aos professores em Portugal sejam corrigidos, bem como a informação prestada pela entidade que os forneceu ou os documentos que, desta, foram recolhidos».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
7 e 8 de setembro, na ESECS do Politécnico de Leiria
Encontro Nacional sobre Discurso Académico reúne investigadores no Politécnico de Leiria
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria recebe dias 7 e 8 de setembro, sexta-feira e sábado, das 9h00 às 18h00, o Encontro Nacional sobre Discurso Académico, que pretende realizar o primeiro mapeamento da investigação que está a ser desenvolvida neste domínio a nível nacional, e iniciar uma rede de conhecimento dedicada ao discurso académico em Portugal. A organização explica que «por discurso académico entende-se todas as práticas discursivas em contexto educativo que visam o desenvolvimento da literacia, independentemente das modalidades de expressão, dos níveis e das áreas de ensino.»
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de 14 de setembro
Gabinete da Educação vai acompanhar comunidade escolar da Nazaré todo o ano
A Câmara da Nazaré vai disponibilizar um Gabinete de apoio a alunos, pais e encarregados de educação do pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico que funcionará no edifício da Biblioteca Municipal, durante todo o ano. O serviço estreia-se no próximo dia 14, com a apresentação dos alunos nas escolas, e passará a funcionar a partir do dia 17, data do arranque oficial do ano letivo 2018-2019. No novo ano letivo vão funcionar o Centro Escolar da Nazaré e 3 jardins de infância; Centro Escolar de Valado dos Frades e 2 Jardins de Infância; e as Escolas do Ensino Básico de Famalicão e Pré-Escolar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 200 mil euros beneficia cerca de 2600 alunos
Câmara Municipal garante materiais escolares gratuitos a alunos de Alcobaça até ao 6º ano
Nos dias 14, 17 e 18 de outubro, o presidente da Câmara Municipal Paulo Inácio irá acompanhar o arranque do novo ano letivo, marcando presença nos agrupamentos de escolas do concelho de Alcobaça para uma entrega simbólica dos materiais escolares cujo Município concede gratuitamente a todos os alunos do 1º e do 2º ciclo. Na Reunião de Câmara desta segunda-feira, 10 de setembro, foram apresentados todos os materiais que serão entregues nas datas mencionadas. A medida representa um investimento de 200 mil euros beneficiando cerca de 2600 alunos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
De que matéria se faz esta cidade?
Jorge Mangorrinha
Peso das mochilas não provoca escoliose
Dr. Nuno Neves
Explosão tecnológica abre a porta à inteligência artificial
Joaquim Vitorino
A Guida fugiu com um rapazola ou o pé da Luizinha Carneiro
Fleming de Oliveira
Não se esforce em demasia: dores nos pés podem ser sinal de fasceíte plantar
Drª Fátima Carvalho
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o