Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Os espectadores de futebol devem poder regressar aos estádios?
Sim, com restrições
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 210 Director: Mário Lopes Quinta, 1 de Outubro de 2020
Rui Pedrosa tomou posse como presidente do Politécnico de Leiria
Novo presidente do IPL quer doutoramentos na Universidade Politécnica de Leiria
«Juntos faremos um ecossistema educativo, de investigação e de inovação, que levará o Politécnico de Leiria ainda mais longe», afirmou Rui Pedrosa na cerimónia em que tomou posse como presidente do Politécnico de Leiria, realizada no dia 15 de maio. Pedro Lourtie, presidente do Conselho Geral do Politécnico de Leiria, destacou a importância de juntar todos os politécnicos na questão dos doutoramentos e na designação internacional das instituições: «Vamos continuar a luta, está a ser feito o caminho». Pedro Lourtie salientou os cinco anos de partilha de funções com Nuno Mangas e o bom entendimento entre ambos, e desejou a Rui Pedrosa toda a sorte para a nova função que agora inicia, e «pode contar com a solidariedade institucional do presidente do Conselho Geral do Politécnico de Leiria».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal prepara projeto de alojamento
Estudantes internacionais do Politécnico
de Leiria vão ter residência na Batalha
Câmara Municipal da Batalha está a desenvolver um projeto de reabilitação e adaptação de edifício para residência universitária de alunos internacionais do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), uma resposta a realizar em parceria e enquadrada no Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES). Note-se que as instituições de ensino superior públicas e autarquias vão poder recorrer a um fundo de reabilitação de edifícios se os quiserem disponibilizar para residências universitárias, possibilidade prevista no referido plano nacional de alojamento, que na passada quinta-feira, dia 17 de maio, foi apresentado pelo Governo, em Coimbra, pela secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No livro/Cd “Alcobaça Terra do Amor”
José Fanha e Daniel Completo cantam histórias sobre o concelho de Alcobaça
O escritor José Fanha e o músico Daniel Completo têm percorrido o concelho de Alcobaça a apresentar o seu livro/CD “Alcobaça Terra do Amor”, que conta pequenas histórias ligadas ao concelho cisterciense. São dez canções onde se canta as histórias de D. Inês de Castro, da Padeira de Aljubarrota, do Porquinho de Alcobaça, da Chita, sobre os frades Gulosos e até sobre os Sapateiros da Benedita, onde se pretende celebrar as melhores características e qualidades do concelho de Alcobaça e da sua História. O livro/ é uma edição da Oficina Canto das Cores e conta com o apoio do município de Alcobaça. O custo é de 10 euros e está à venda na Câmara Municipal de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para os estudantes do ensino secundário e superior
Biblioteca Municipal de Leiria cria Espaço Exame nos meses de junho e julho
A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, disponibiliza de 1 de Junho a 31 de Julho, o Espaço Exame. Este espaço informal foi especialmente criado para os estudantes do ensino secundário e superior, durante a época de exames, com boas condições de trabalho, visando o sucesso escolar/académico. A Biblioteca Municipal de Leiria, “Casa dos Livros”, é um local de leitura, intervenção cultural, estudo e investigação com um acervo de mais de 100.000 livros, filmes e música.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro de Congressos da Alfândega do Porto
Jovens Cientistas de Leiria marcam presença
na Mostra Nacional de Ciência
A Fundação da Juventude reúne na 12ª Mostra Nacional de Ciência os 100 melhores projetos, os quais envolvem 265 jovens cientistas e 64 professores de 41 instituições de ensino. Aberta ao público em geral e com acesso livre e gratuito, a Mostra Nacional de Ciência realiza-se de 31 de maio a 02 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, numa coorganização da Fundação da Juventude, da Ciência Viva e do Município do Porto. O Distrito de Leiria participa com 8 projetos científicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lara Azeitona foi apurada em Torres Vedras
Aluna da Nazaré está na final do Concurso Nacional de Leitura
Lara Azeitona, aluna da Nazaré, foi apurada para a fase final do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu no dia 16 de maio em Torres Vedras, cidade que acolheu a Fase Intermunicipal do Oeste. As Bibliotecas do Oeste marcaram presença numa fase que contou com a participação de quatro alunos da Nazaré (Agrupamento de Escolas da Nazaré). A iniciativa integra o Plano Nacional de Leitura 2027, com a organização geral do CNL, ao longo de duas fases consecutivas: fase regional e fase nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedro Dominguinhostoma posse esta quarta-feira
Novo presidente do Conselho Coordenador
dos Politécnicos toma posse em Leiria
O novo presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Pedro Dominguinhos, eleito a 2 de maio, tomará posse numa cerimónia agendada para o próximo dia 16 de maio, pelas 14h15, na Biblioteca José Saramago, sita no campus 2, do Politécnico de Leiria. Pedro Dominguinhos, presidente do Politécnico de Setúbal, foi eleito em reunião plenária, por unanimidade dos votos presentes, sucedendo assim a Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria, na condução dos destinos do CCISP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Selo europeu certifica excelência do ensino na área da engenharia do Politécnico de Leiria
IPL recebe certificação europeia de qualidade em três cursos de Engenharia
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria acaba de receber o selo europeu EUR-ACE, uma marca de qualidade que certifica a excelência do ensino nos cursos de engenharia ministrados na Europa, para mais três cursos: licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, licenciatura em Engenharia Mecânica e mestrado em Engenharia Eletrotécnica. O selo europeu EUR-ACE, atribuído pela Ordem dos Engenheiros, integra a credenciação da European Network for Accreditation of Engineering Education (ENAEE).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa Brincar de Rua ganha vida no Bairro dos Capuchos
Leiria tem o 1º ponto de partilha de jogos, brinquedos e livros infantis/ juvenis do País
Foi inaugurado no dia 22 de junho, em Leiria o primeiro ponto de partilha de jogos, brinquedos e livros infantis/ juvenis. Fruto da ideia duma mãe - que se inspirou num projeto de partilha de livros infantis que viu no Canadá - o projeto foi acolhido pela equipa do programa Brincar de Rua e ganhou vida no Bairro dos Capuchos (Leiria), com a colaboração da comunidade: uma amiga doou um armário antigo, que foi restaurado e adaptado pela equipa de carpintaria da Câmara Municipal de Leiria; uma papelaria local (a Americana) doou alguns materiais que foram depois usados para embelezar o exterior - "obra" tomada a cargo pelas crianças que formam a comunidade do Grupo Comunitário de Brincar dos Capuchos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputada do PS visitou a Escola
Margarida Marques defende requalificação urgente da Escola D. Pedro I de Alcobaça
A deputada do PS eleita por Leiria, Margarida Marques, quer saber se o Ministério da Educação tem intenção de intervir na escola D. Pedro I no sentido de melhorar as suas condições de funcionamento. E solicita ao Ministério a confirmação de que não há intenção de modificar a rede pública de escolas em Alcobaça nos próximos anos. As questões de Margarida Marques surgem depois de ter visitado a Escola D. Pedro I, do agrupamento de escolas Cister, a convite da presidente da Junta de Freguesia de Alcobaça e Vestiaria, Isabel Fonseca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e Marinha Grande
Politécnico de Leiria entrega 100 bicicletas elétricas no arranque do projeto U-Bike
O Politécnico de Leiria vai entregar as primeiras 100 bicicletas elétricas do projeto U-Bike, que promove a mobilidade sustentável da comunidade académica, aos estudantes e colaboradores selecionados. A entrega decorrerá no dia 4 de junho nos diversos campi do Politécnico de Leiria, nomeadamente em Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e Marinha Grande, com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, dos respetivos presidentes de Câmara e dos vários parceiros regionais e nacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Duas escolas do concelho de Ourém vão ter 508 alunos em estágio
Escolas Insignare colocam 46 estudantes
em estágio em oito cidades europeias
No início do mês de junho, 317 alunos dos 2º e 3º anos das Escolas INSIGNARE, Escola Profissional de Ourém (EPO) e Escola de Hotelaria de Fátima (EHF), encontrar-se-ão a frequentar os seus estágios. Destes, 46 irão para 8 destinos Europeus: Reino Unido (Belfast, Glasgow), Espanha (Barcelona, Bilbao, San Sebastian), Itália (Foligno, Forli) e França (Bordéus) e os restantes em diversas empresas de Norte a Sul do País. No mês de julho iniciam-se os estágios dos alunos de 1º ano, iniciando o seu primeiro contacto com o mercado de trabalho 191 alunos de ambas as Escolas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval e Alenquer
Serra de Montejunto recebe Semana da Floresta de 11 a 18 de maio
A 17ª Semana da Floresta decorre na serra de Montejunto, de 11 a 18 de maio, aberta ao pré-escolar e 1.º ciclo do Cadaval e Alenquer, numa organização conjunta dos Municípios do Cadaval e de Alenquer. As atividades decorrem de manhã das 10h às 12h00 e à tarde das 14h às 16h00, sendo o ponto de partida junto ao Centro de Interpretação Ambiental / Polo de Receção Turística (Serra de Montejunto).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria dos alunos Alexandre Jorge e Luísa Montez
‘Projeto Visit Mós’ vence 4º Concurso de Ideias de Porto de Mós
Decorreu, no dia 17 de maio, a Final Municipal da 4ª Edição do Concurso de Ideias, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, em parceria com os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós. A concurso estiveram 9 ideias de negócio, propostas por alunos da Escola Secundária de Porto de Mós, da Escola Secundária de Mira de Aire e do Instituto Educativo do Juncal. O júri do concurso foi composto pelo Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, por Paulo Sobreira, coordenador do Departamento de Apoio Técnico da Nerlei, Célia Volante, sócia-gerente do Restaurante Dom Abade, Pedro Custódio, diretor-geral da empresa Manulena e Sílvia Pestana, coordenadora da Assimagra – Região Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Covilhã
CCDRC promove final regional do Concurso
de Ideias de Negócio nas Escolas
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) promove esta quinta-feira, dia 7 de junho, pelas 14h30, na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, a quinta edição do “Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas”. Este concurso pretende eleger o “Aluno Empreendedor da Região Centro 2018”, entre os representantes das Comunidades Intermunicipais da região Centro. O objetivo é sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades onde se inserem. A entrega dos prémios será feita pela secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo​
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
S da Batalha, ES de Figueiró dos Vinhos, Instituto Educativo do Juncal e Externato da Benedita
Programa escolas solidárias da Fundação EDP distingue quatro escolas do distrito de Leiria
Mais de 800 alunos e professores de escolas de todo o país celebraram, no Teatro Camões, em Lisboa, um ano letivo dedicado a projetos de solidariedade e de cidadania, no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. O programa Escolas Solidárias Fundação EDP mobilizou 513 escolas, públicas e privadas, gerais e profissionais, do 2.º ciclo ao ensino secundário, envolvendo mais de 50 mil alunos e professores no ano letivo 2017/18. No distrito de Leiria, a EBS da Batalha e a ES de Figueiró dos Vinhos foram premiadas na categoria Revelação, o Instituto Educativo do Juncal na categoria Distinção e o Externato Cooperativo da Benedita na categoria Super Escolas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso concelhio envolveu 15 projetos locais
Disciplina de Educação Cívica no Cadaval promove Empreendedorismo na Escola
O Município do Cadaval promoveu, no ano letivo 2017/18, mais uma edição do Concurso Empreendedorismo na Escola, que contou com um total de 15 projetos submetidos por alunos de três turmas locais do 7.º ano de escolaridade. A iniciativa, que remonta a 2014/15, mantém o objetivo de promover o empreendedorismo junto da comunidade escolar. Do conjunto de projetos concelhios a concurso este ano, resultaram cinco trabalhos finalistas, por seu turno apresentados recentemente em cerimónia promovida no auditório municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o projeto “Reunir memória, recriar futuro”
Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Oeste candidata ao Orçamento Participativo Portugal
O projeto “Reunir memória, recriar futuro” apresentado pelas doze bibliotecas municipais que integram a Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Oeste (Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Peniche, Nazaré, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) passou à fase de votação no Orçamento Participativo Portugal. O projeto integra duas componentes de acesso à informação e ao conhecimento, e tem como objetivo contribuir para a valorização coletiva, cultural e identitária, dos 12 Municípios do Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Unidade do Centro Hospitalar de Leiria
Alunos de Artes do 12º ano decoram Consulta Externa de Pediatria do Hospital de Pombal
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) acaba de inaugurar as novas pinturas da Consulta Externa de Pediatria do Hospital Distrital de Pombal (HDP). A obra de arte é um projeto dos estudantes da turma de Artes do 12.º ano da Escola Secundária de Pombal, que ao longo de três meses mas com um projeto desenvolvido durante todo o ano letivo desenharam e pintaram nas paredes do hospital. Bilhota Xavier, diretor do Serviço de Pediatria do CHL, não hesitou em classificar a agora renovada área da consulta como «um espaço de arte, mais amigável», agradecendo aos jovens «o espírito de solidariedade». Na inauguração das decorações estiveram presentes, além de Bilhota Xavier, diversos membros da equipa da consulta de Pediatria, Fernando Mota, diretor do Agrupamento de Escolas de Pombal, e Ana Sêco, professora coordenadora do projeto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Escola da Portela das Padeiras vai ser ampliada e requalificada
A Escola Básica 1 e Jardim de Infância da Portela das Padeiras vai ser ampliada e requalificada, de modo a dotá-la de mais salas de aula e novas instalações sanitárias, uma delas para pessoas com mobilidade reduzida. A obra vai ser consignada no dia 2 de julho e tem prazo de execução de 180 dias. Esta intervenção, que tem como objetivo melhorar as condições de conforto e de aprendizagem dos alunos neste estabelecimento, de forma a facultar-lhes condições escolares idênticas às existentes nos novos centros escolares do Concelho, prevê a construção de mais 2 salas de aula, mais 1 instalação sanitária para o sexo feminino, de acordo com o estipulado na Carta Educativa, 2 salas para jardim-de-infância e 4 salas para ensino básico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valoriza-te 2018 destina-se a jovens com idades entre os 16 e os 18 anos
Programa de verão promove contacto de jovens de Leiria com o mundo empresarial
O programa Valoriza-te teve início ontem, dia 28 de Junho, pelas 10:30, com a sessão de acolhimento aos jovens seleccionados, em que participaram representantes do Município de Leiria, NERLEI e ACILIS, bem como de pais e encarregados de educação. A sessão decorreu em dois momentos formativos, referentes ao atendimento ao cliente, a cargo de Paula Morais e à forma como podemos ajustar as nossas capacidades e usar ferramentas para superar diversos desafios, por João Vaz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Augusto Ferreira deu uma aula de História
Professor co-fundador da escola da Linhaceira deu uma aula no Convento de Cristo
Com uma recriação do professor que teve um papel determinante na criação da escola primária local, há um século atrás, o Centenário das Escolas na Linhaceira esteve este domingo, 1 de Julho, presente na iniciativa Tomar no Convento, que levou ao monumento Património da Humanidade vários exemplos do que de melhor se faz na cultura do concelho. O professor António Augusto Ferreira deu uma aula de História, falando aos presentes da sua própria vida, desde o nascimento no Sardoal em 2 de Dezembro de 1878, a toda a dedicação à causa do ensino, começando por Alvega, no concelho de Abrantes, até às Caldas da Rainha onde criou um colégio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ricardo Campos vence 1ª edição do concurso
Docente do IPT lidera equipa de investigação vencedora dos Prémios Arquivo.pt 2018
Ricardo Campos, docente do Instituto Politécnico de Tomar é o responsável da equipa de investigação que desenvolveu uma plataforma agregadora de notícias, que possibilita aos utilizadores aceder a informações contextualizadas, com recurso a uma linha do tempo, e criar narrativas temporais sobre diferentes assuntos. A entrega decorreu no dia 3 de julho, no Encontro Ciência 2018, na sessão plenária “Novas fronteiras da era digital na Europa e no Mundo”, que contou com a presença do comissário para a Investigação, Ciência e Inovação da Comissão Europeia, Carlos Moedas, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e de Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
IPS recebe conferência de gestão e tecnologia direcionada à criação de valor em saúde
O Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde, ministrado em parceria pela Escola Superior de Gestão e Tecnologia e pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém, está a organizar a Conferência Gestão & Tecnologia - Criação de Valor em Saúde, que irá decorrer no dia 29 de junho no Convento de São Francisco, em Santarém. Este é um evento de elevada importância para as Organizações de Saúde, onde se irá promover a partilha do conhecimento e da experiência de profissionais das áreas da Gestão, da Saúde e da Tecnologia com o objetivo de facilitar a abertura de novos horizontes que possam contribuir para a qualidade dos serviços prestados neste setor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“A Rainha das Rosas” destacado pelas boas-práticas na acessibilidade cultural
Livro inclusivo criado por crianças de Leiria distinguido com prémio Acesso Cultura
O livro multiformato “A Rainha das Rosas” acaba de ser distinguido com o prémio Acesso Cultura 2018, categoria Acessibilidade Integrada. Criado de raiz pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria e 96 crianças do concelho, “A Rainha das Rosas” é um livro único, que tem na sua génese o conceito de livro para todos, e reúne, num único exemplar, texto aumentado, braille e imagens em relevo para crianças cegas ou com baixa visão, pictogramas para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza, e ainda as versões áudiolivro, para crianças cegas, e vídeolivro em Língua Gestual Portuguesa, para crianças surdas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arquiteto Tiago Batista assina o projeto
Torres Vedras recebe três milhões de euros para requalificação da EB de Freiria
Foi assinado, no dia 14 de junho, o Acordo de Colaboração entre o Município de Torres Vedras e o Ministério da Educação para as obras de requalificação e modernização das instalações da Escola Básica de Freiria. O acordo, assinado por Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, e Alexandra Leitão, secretária de Estado Adjunta e da Educação, contempla a atribuição de três milhões de euros para a intervenção, que serão transferidos para o Município até 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Partido quer evitar a privatização da escola
Bloco de Esquerda lança petição em defesa da Escola Profissional de Salvaterra de Magos
O Bloco de Esquerda defende que a oferta de ensino profissional no concelho de Salvaterra de Magos não pode ser colocada em causa por uma eventual privatização total da Escola Profissional, conforme pretende a maioria PS na Câmara Municipal. Para o BE, a importância da EPSM para Salvaterra de Magos é demasiadamente grande para que venha a ser entregue a 100% a privados, sujeitando-a a conjunturas económicas e a interesses particulares, pelo que elaborou uma petição a ser entregue na sessão da Assembleia Municipal onde o tema vai ser abordado, defendendo que manter a EPSM na esfera municipal é o único garante da continuação da EPSM no concelho de Salvaterra de Magos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Município envolve escolas e comunidade
nas comemorações do Dia Mundial da Terra
No dia 22 de abril comemorou-se o Dia Mundial da Terra, tendo o Município de Alcobaça, através do pelouro do Ambiente, realizado diversas atividades de carácter ambiental nos dias 19, 20 e 21 de abril envolvendo escolas e restante comunidade. Ao todo participaram mais 300 de pessoas nas sessões de cinema ECO, nas ações de limpeza de praia “Clean up Days”, e no percurso interpretativo pelo Vale da Ribeira do Mogo. Destaque para a adesão de 5 Eco-Escolas de Alcobaça, com alunos do 1º ao 8º ano de escolaridade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inscritos nas escolas do concelho
Câmara da Batalha aprova transporte gratuito para todos os alunos até ao 12º ano
A Câmara Municipal da Batalha pretende alargar os transportes gratuitos a todos os alunos que frequentam as escolas do Concelho da Batalha, uma medida de apoio às famílias e que representa um investimento municipal superior a 30 mil euros. Esta medida consta em proposta de Regulamento a apreciar na próxima reunião do executivo municipal e a aprovar em definitivo pela Assembleia Municipal, com o objetivo de entrar em vigor no ano letivo de 2018/2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Projeto municipal “Comer Bem é Fixe” leva
alunos a visitar o Regadio da Cela
No âmbito do projeto de educação alimentar Comer bem é ser fixe!, e de forma a comemorar o Dia Nacional da Agricultura, nos dias 15 e 16 de maio, 5 turmas do 1º ciclo do ensino básico foram visitar os Campos Agrícolas da Cela para contactarem com os produtores agrícolas e conhecerem a origem de alguns alimentos. Esta ação conta com o apoio da Associação de Beneficiários da Cela e da Confederação dos Agricultores de Portugal. O projeto municipal Comer bem é ser fixe! pretende promover junto dos alunos, encarregados de educação, professores e pessoal não docente um comportamento positivo relativo à alimentação, com um forte incentivo à adoção de bons hábitos alimentares e um estilo de vida saudável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ESTM/IPL discute tendências na inovação, qualidade e sustentabilidade dos sistemas alimentares na CISA
Conferência dedicada ao setor agroalimentar junta academia e empresas da área
No dia 24 de maio, quinta-feira, a partir das 9h45, ocorre na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM/IPL), em Peniche, a nona edição da CISA – Conferência de Inovação e Segurança Alimentar, dedicada ao tema “Inovação, qualidade e sustentabilidade dos sistemas alimentares: novas tendências no setor”. Este ano a CISA pretende ser um veículo de disseminação de investigação aplicada e de discussão de temáticas relacionadas com a segurança e inovação alimentar, bem como de promoção da interação entre a academia e os atores do setor alimentar, num evento que reúne cerca de 150 participantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Pombalíadas e Torneio Jovem de Xadrez mobilizam crianças de toda a freguesia
Na sexta-feira, dia 25 de maio, na zona desportiva de Pombal, tiveram lugar as Pombalíadas com cerca de 150 participantes do 1º ciclo em 4 atividades distintas. Dança/Ginástica, Andebol, Atletismo e Futebol colocaram em disputa 12 troféus que as escolas disputaram entre si com garra, ânimo e num espírito de diversão e alegria. Esta iniciativa inovadora contou com a adesão de todas as escolas do 1º ciclo da freguesia de Pombal, numa estreita parceria com os Agrupamentos de Escolas de Pombal e Gualdim Pais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ação decorre até quinta-feira, em São Bento
Politécnico de Leiria rastreia a obesidade
em crianças no município de Porto de Mós
Estudantes e docentes da Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria abrem “guerra” à obesidade infantil, com uma ação de sensibilização a decorrer em São Bento, Porto de Mós, com crianças do primeiro ciclo de escolaridade. A atividade de “avaliação antropométrica das crianças do primeiro ciclo do ensino básico residentes no concelho de Porto de Mós” prevê rastrear 882 crianças. A ação decorre no âmbito da Semana da Educação, uma iniciativa do Município de Porto de Mós, que conta com a colaboração dos estudantes e docentes da licenciatura em Dietética e Nutrição da ESSL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Semana da Criança centrada no musical e livro infantil "Flor e o Maior Tesouro da Terra"
A Câmara Municipal de Alcobaça promoveu mais uma edição da “Semana da Criança”, este ano centrada no projeto que resultou num musical e num livro de literatura infantil, intitulados "Flor e o Maior Tesouro da Terra", envolvendo cerca de 4000 alunos dos jardins de infância e do 1º ciclo do concelho de Alcobaça. “Flor e o Maior Tesouro da Terra”, um projeto de Inês Silva e Filipe De Moura, pretende valorizar a Serra dos Candeeiros, os vales suspensos e a água que nela se encontra, o tesouro mais precioso do mundo. Deste projeto resultou um livro da autoria de Inês Silva, vereadora da Cultura de Alcobaça, e no musical de autoria, composição, encenação e participação do músico alcobacense, Filipe De Moura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Doença mental aumenta dependência do tabaco
Drª Tânia Silva
Pressão arterial alta é fator de risco para o enfarte
Dr. Pedro Farto e Abreu
Não gosto de “certa” linguagem…
Fleming de Oliveira
O pólen e o Centro de “Boas Vindas” no Mercado Municipal
Carlos Bonifácio
Das "crises" do estado-empresa e da empresa-estado
Valdemar J. Rodrigues
Fumadores têm maior risco de desenvolver demência
Manuela Morais
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o