Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 171 Director: Mário Lopes Quarta, 19 de Junho de 2019
Primeira pós-graduação em Informática de Segurança e Computação Forense
Politécnico de Leiria e Escola da PJ criam curso para combater crime informático
Informática de Segurança e Computação Forense é a aposta mais recente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), um curso de pós-graduação que tem como destinatários as forças de segurança e investigação nacionais para o combate ao crime baseado em tecnologias de informação e comunicação. Este curso, ministrado por um grupo de docentes especializados, será apresentada em Loures no dia 9 de janeiro, às 11h, na Escola da Polícia Judiciária, parceira do novo curso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministério da Educação ainda não pagou as atividades extracurriculares
Alunos do distrito de Santarém sem aulas devido à falta de pagamento aos professores
Há alunos do distrito de Santarém que já deixaram de ter atividades extracurriculares porque o Ministério da Educação não está a transferir para os agrupamentos escolares as verbas necessárias para efetuar o pagamento dos salários ao professores. A situação arrasta-se desde o início do ano letivo. Na sequência destas informações veiculadas na imprensa regional, os deputados do PS enviaram um conjunto de perguntas ao Ministro da Educação para que a situação seja esclarecida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de Óbidos, Batalha avança com projeto-piloto de descentralização na Educação
SPRC promove concentração frente à Câmara da Batalha contra municipalização da educação
A FENPROF considera que a transferência de competências, de responsabilidades e, mesmo, de tutela, em áreas do serviço público de educação, para as autarquias, tem sido feito “sob o maior secretismo, tendo em conta a gravidade das medidas que algumas câmaras e governo pretendem implementar, fazendo-o disfarçado de um pretenso processo de descentralização, mas que mais não é do que mais desresponsabilização, despedimentos de trabalhadores (entre os quais docentes) e privatização.” Assim, o SPRC/FENPROF irá realizar uma concentração de protesto junto à Câmara Municipal da Batalha, no dia 8 de janeiro (5.ª feira), a partir das 18 h, momento em que fará a entrega de uma petição com a assinatura de 70% dos docentes do concelho, rejeitando a aplicação desta medida neste município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Terceira maior escola do género em Portugal
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria celebra 25º aniversário com 4600 alunos
«No futuro devemos continuar a afirmar-nos como uma escola de sucesso através da participação plural, do debate de ideias de toda a comunidade académica e no contributo de todos para o desenvolvimento de uma escola onde todos nos orgulhemos de trabalhar», afirmou Pedro Martinho, diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), que assinalou, no dia 7 de janeiro, 25 anos de atividade. O aniversário foi assinalado numa sessão que reuniu docentes, colaboradores, estudantes e convidados para fazer o balanço de um quarto de século de atividade na área do ensino e da investigação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessões de informação nas escolas assinalam Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório
Enfermeiros do Hospital de Stº André mostram às crianças o trabalho no bloco operatório
Duas equipas de enfermeiros perioperatórios do Hospital de Santo André (HSA), unidade de Leiria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), mostraram quem são e o que fazem num bloco operatório, aos alunos do primeiro ciclo de oito escolas do concelho de Leiria. As sessões de informação, que decorreram entre os dias 7 e 9 de janeiro, deram a conhecer as funções de cada um dos enfermeiros em ambiente cirúrgico, no âmbito do Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, que se assinala a 15 de fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até ao dia 6 de fevereiro
Município recolhe contributos para a revisão
da Carta Educativa da Lourinhã
O Município da Lourinhã iniciou no final de 2014 o processo de revisão da Carta Educativa da Lourinhã (CEL) - instrumento estratégico para o planeamento da rede de equipamentos educativos concelhios, que surge, igualmente, como um documento orientador das políticas educativas desenvolvidas pela autarquia e por todos os que detêm responsabilidades na área.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia garante que não haverá qualquer intervenção municipal ao nível da gestão de professores
Município da Batalha integra projeto-piloto
de descentralização na Educação
O Município da Batalha está a trabalhar com o Ministério da Educação tendo em vista a descentralização de competências na área da Educação, com vista a um reforço da autonomia do projeto educativo do Agrupamento de Escolas da Batalha e no objetivo estratégico de promoção da qualidade da aprendizagem das crianças e dos jovens. O Município da Batalha encontra-se na fase de planeamento estratégico, através da atualização do Projeto Educativo Municipal/Carta Educativa, em estreita colaboração com o agrupamento de escolas, demais comunidade educativa e com o apoio da Rede de Escolas de Excelência, um projeto nacional liderado pelo Professor David Justino e pela equipa da FCSH da Universidade Nova de Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para melhorar os hábitos de alimentação das crianças e jovens
Câmara de Leiria apresenta Programa de Educação Alimentar às associações de pais
A Câmara de Leiria apresentou às associações de pais de Leiria o Programa de Educação Alimentar que está a funcionar nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico no concelho de Leiria, com o qual se pretende melhorar os hábitos de alimentação das crianças e jovens, intervindo no quotidiano na escola e em casa, promovendo a adoção de comportamentos saudáveis. Este foi um dos pontos discutido no IV Encontro das Associações de Pais do concelho de Leiria que serviu para debater questões essenciais no âmbito do trabalho desenvolvido em conjunto nas escolas e que contou com a participação de 40 dirigentes de associações de pais e encarregados de educação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para trabalhar com crianças com dificuldades de aprendizagem
Câmara de Ourém volta a recrutar professores voluntários
Estão abertas as inscrições para professores motivados para a realização de trabalho voluntário com crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos. Este projecto – “Tempo para ensinar…tempo para aprender!” - tem como objetivo favorecer o sucesso escolar na aquisição de competências ao nível da leitura e da escrita, em crianças do 1.º ciclo do ensino básico que revelam dificuldades de aprendizagem e cujas famílias não possuem recursos para colmatar estas desvantagens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PLIP e “Mil brinquedos, mil sorrisos” premiados pelo MIES
Projetos inclusivos do IPL distinguidos pela inovação e empreendedorismo social
O projeto de Leitura Inclusiva Partilhada – PLIP e a campanha “Mil brinquedos, mil sorrisos” do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) foram distinguidos pelo Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social – MIES na categoria ES+, como iniciativas de alto potencial em inovação e empreendedorismo social. A apresentação pública das entidades e dos projetos vencedores decorreu no dia 21 de janeiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, numa iniciativa internacional com cerca de 400 participantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nuno Crato realça “empenho, exigência e rigor do ensino superior politécnico”
Joaquim Mourato reeleito como presidente
do Conselho Coordenador dos Politécnicos
«O CCISP continuará a afirmar a qualidade das instituições politécnicas e do serviço que prestam», afirmou na quarta-feira, dia 28 de janeiro, no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Joaquim Mourato, na cerimónia de tomada de posse para o segundo mandato como presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). O atual presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) foi reconduzido para dois anos de mandato à frente do órgão representante dos 15 institutos politécnicos e cinco escolas politécnicas não integradas portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
'Educação para o Desenvolvimento Sustentável' em debate na Casa de Portugal e de Camões
A Casa de Portugal e de Camões (antigo Presídio Militar), acolhe no dia 14 de janeiro, a partir das 18h00, o Seminário “A Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Oportunidades para os Professores e Alunos - O Papel do Distrito de Santarém na dinamização da Discussão Pública”, promovido pelo Centro de Formação da Lezíria do Tejo, em parceria com a autarquia scalabitana, a Universidade de Évora e a empresa K-Evolution (representada pelos Professores Doutores Carlos Cupeto e Sofia Santos, com trabalhos de investigação na área).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 16 de janeiro
Instituto Politécnico de Santarém acolhe Espaço Orbis Inovação e ação de blended marketing
A ESGT - Escola Superior de Gestão e Tecnologia, do Instituto Politécnico de Santarém vai acolher o espaço Orbis Inovação e ação de blended marketing, a partir do próximo dia 16 de janeiro, às 15h30. Ao longo desta semana estão a ser desenvolvidas algumas ações de “marketing de guerrilha” e blended marketing, relacionadas com a época das Descobertas e do Romantismo, em colaboração com os alunos ESGT, do Politécnico de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do presidente Ricardo Gonçalves
Câmara de Santarém inaugura espaço desportivo na Secundária Dr. Ginestal Machado
Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém e Inês Barroso, vereadora da Educação, acompanhados por Carlos Marçal e Carlos Catalão, da União de Juntas da Cidade de Santarém, Manuel Lourenço e Conceição Anjos, da Direção do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, Alfredo Amante, Chefe de Divisão da Educação e Juventude e de Ana Molinar, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, estiveram presentes na inauguração do espaço exterior desta escola, destinado à prática da atividade física, nomeadamente um campo de basquetebol 3x3 e quatro pistas para corridas de velocidade (40m).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Pedro Pimpão participa em diversas sessões escolares do Parlamento dos Jovens
O parlamentar da região de Leiria Pedro Pimpão vai participar, tal como tem acontecido todos os anos, em diversas sessões escolares do Parlamento dos Jovens. Nestes termos, no próximo dia 12 de janeiro, o deputado participará de manhã, pelas 9h, na sessão do ensino básico na Escola Marquês de Pombal e no período da tarde, pelas 14h, na sessão do secundário na Escola Secundária de Pombal. Dia 19 de Janeiro, no período da manhã o deputado deslocar-se-á às Meirinhas para participar na sessão escolar do Colégio João de Barros e dia 23 de Janeiro estará presente na Guia, na sessão escolar da Escola C+S da Guia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com equivalência ao 12º ano de escolaridade.
FOR-MAR abre inscrições na Nazaré para cursos do setor das pescas
Estão abertas as inscrições para os cursos do Plano de Atividades 2015 do FOR-MAR, que irão decorrer no Polo da Nazaré. No total, estão previstas 39 formações, que irão decorrer ao longo do ano, entre as quais a de Pescador; Diário de Pesca Eletrónico; Marinheiro de 2ª classe; Operações de Manobra em embarcações do Tráfego Local; Segurança e Saúde no trabalho a bordo das embarcações; eletromecânico de refrigeração e climatização; Segurança Marítima; Língua Inglesa – comunicações marítimas; eletromecânico de refrigeração e climatização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa internacional envolve mais de 20 países com a atribuição de 194 bolsas
IPL e NERLEI participam no projeto Erasmus Mundus “Cruz del Sur” rumo à América Latina
O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria participam no projeto internacional de Erasmus Mundus “Cruz del Sur – Fortalecimento da internacionalização da universidade para alcançar um desenvolvimento integral na América Latina”. Esta cooperação internacional prevê, entre 2015 e 2018, a atribuição de 194 bolsas a cidadãos latino-americanos e europeus, sendo 142 bolsas de mobilidade da América Latina para a Europa, e 52 no sentido inverso, no âmbito das licenciaturas, mestrados, doutoramentos e pós-doutoramentos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para o Ensino Superior
Número de bolsas de estudo atribuídas este ano pelo Município de Tomar aumenta mais de 50%
A Câmara Municipal de Tomar aprovou por unanimidade, na sua reunião de 2 de Fevereiro, a atribuição de Bolsas de Estudo a alunos do Ensino Superior para o ano letivo 2014/2015. Foram atribuídas 19 novas bolsas e renovadas 12 das que haviam sido atribuídas no ano passado, num total de 31 bolsas. Este número poderá ainda sofrer alterações, uma vez que os candidatos excluídos têm agora um prazo para apresentação de elementos que possam permitir a reapreciação dos processos. Em relação ao ano passado, trata-se de um aumento significativo, uma vez que tinham sido atribuídas um total de 20 bolsas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro bienal reúne investigadores, estudantes e empresários
IPL organiza 6º Congresso Nacional
de Biomecânica
O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) organiza, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Biomecânica (SPB), a sexta edição do Congresso Nacional de Biomecânica. Este encontro bienal, que se realiza nos dias 6 e 7 de fevereiro, no Palace Hotel em Monte Real, junta investigadores, estudantes e empresários, e visa promover a investigação, o desenvolvimento, a aplicação e a intervenção da Biomecânica, através da divulgação de trabalhos desenvolvidos, e dos avanços científicos e tecnológicos apurados e aplicados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Portugal 2020: uma oportunidade
Jorge Faria de Sousa
A Pirâmide de Maslow e Políticas Autárquicas
Carlos Cunha
Viver com Pacemaker
Dr. Carlos Morais
A dívida pública é um veneno letal
Joaquim Vitorino
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o