Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem vai crescer mais nestas eleições autárquicas?
PS
PSD
CDU
CDS
BE
Independentes
Outros
Edição Nº 133 Director: Mário Lopes Domingo, 24 de Setembro de 2017
IPL e CGD renovam protocolo
IPL institui Prémio Caixa Geral de Depósitos
para os melhores alunos
O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) reforçou recentemente a parceria com a Caixa Geral de Depósitos (CGD) com a renegociação e reformulação do protocolo de colaboração existente entre as duas entidades. A formalização deste acordo decorreu na passada sexta-feira, dia 2 de dezembro, com a presença de convidados do IPL e da CGD, e dos signatários Nuno Mangas, presidente do Instituto, e Nuno Fernandes Thomaz, administrador do Banco.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento surge da qualidade dos projectos elaborados por alunos do IPL
Conferência 6 Sigma revela casos de sucesso
de empresas nacionais
A 4.ª Conferência 6 Sigma, que decorreu nos passados dias 25 e 26 de Novembro, revelou inúmeros casos de sucesso da aplicação desta metodologia em algumas das maiores empresas nacionais e multinacionais, o Banco Santander Consumer, a Bosch, EDP, Siemens, Lusiaves, Couro Azul e Instituto Politécnico de Leiria (IPL), entre outras. A conferência, este ano sob o tema “O poder das pessoas”, surgiu em 2008 com o objectivo de dar a conhecer a qualidade e resultados dos projectos elaborados por estudantes e ex-estudantes da Pós-graduação "6 Sigma ao Nível de Black Belt" do IPL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 6 de Dezembro
Peniche recebe 9º Mostra Gastronómica da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Como já vem sendo um hábito, irá decorrer no dia 6 de Dezembro de 2011, mais uma Mostra Gastronómica (a nona), da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria. A organização da mostra, é da responsabilidade dos alunos do 3º ano das Licenciaturas em Gestão Turística e Hoteleira e de Restauração e Catering, no âmbito da unidade curricular de Gastronomia e Vinhos, ministrada pelos Professores Simão Oliveira e Miguel Moteo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Visita de trabalho ao Complexo Escolar dos Arcos
Secretário de Estado visita Óbidos e defende maior autonomia das escolas
O secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar defende uma maior aproximação entre o poder local e a Administração Central no que diz respeito à Educação. Uma afirmação que deixou Telmo Faria, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, bastante confiante, uma vez que são declarações que vão ao encontro das ambições da autarquia de avançar com um projecto educativo municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Cineteatro de Alcobaça recebe I Gala do CEERIA
A I Gala do CEERIA- Comemoração dos 35 Anos de História do CEERIA e do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: Testemunhos e Reconhecimentos decorrerá no dia 3 de Dezembro (sábado), pelas 21 horas, no Cineteatro de Alcobaça. A entrada é livre (levantamento de bilhetes a partir das 19h, no Cineteatro). O CEERIA – Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 3 de Dezembro de 1976.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Exposição mostra Colégio Nun’Álvares
nos 80 anos da sua fundação
Registos fotográficos do estabelecimento de ensino por onde passaram figuras de relevo, como o já falecido actor Camacho Costa, o jornalista Appio Sottomayor ou o ministro Miguel Relvas, entre muitos outros, vão aquecer a alma dos antigos alunos no seu encontro anual. Assinalando o 80º aniversário da fundação do Colégio Nun’Álvares (CNA), realiza-se entre os dias 1 e 16 de Dezembro, nas antigas instalações daquele estabelecimento de ensino e na actual Escola Básica 2, 3 Nuno Álvares Pereira, uma exposição com base no espólio fotográfico da Associação de Antigos Alunos do CNA. Em breve estarão também disponíveis na internet no âmbito do projecto Memória Digital de Thomar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em três fases
Tomar investe mais de 280 mil euros em apoios aos alunos do ensino básico
Entre subsídios a alunos carenciados para aquisição de livros e material escolar e fornecimento de refeições a todos os alunos do ensino básico do concelho, a Câmara Municipal de Tomar prevê para este ano lectivo um investimento que supera os 280 mil euros.A segunda fase de atribuição de subsídios de estudo (livros e material escolar) aos alunos das escolas do 1.º Ciclo do concelho de Tomar está concluída. Cerca de 2500 euros serão agora atribuídos, somando-se aos 10,6 mil euros euros aprovados na 1ª fase, perfazendo um total de mais de 13 mil euros. A atribuição de subsídios avança para uma 3ª fase, uma vez que faltam analisar 29 processos dos 529 que se candidataram a apoio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 27 de Novembro
Câmara do Cadaval inaugura Escola Básica e Requalificação Urbana da Aldeia de Figueiros
A Câmara Municipal do Cadaval promove no domingo, dia 27 de Novembro, pelas 15h, a cerimónia de inauguração da nova Escola Básica de Figueiros e da Requalificação Urbanística da Aldeia de Figueiros. O acto inaugural é aberto a toda a população e terá início junto à Ponte do Rio Arnóia (Figueiros). De referir que quer a construção da nova Escola Básica de Figueiros, quer a Requalificação Urbanística da Aldeia de Figueiros constituem projectos co-financiados pelo QREN, no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Professores aderem à greve geral
FENPROF: principais cidades portuguesas
sem aulas
Segundo a FENPROF, a Greve Geral de 24 de Novembro contou com uma forte adesão dos professores, educadores e investigados portugueses que, em muitos casos, supera os valores verificados há um ano. A Federação Nacional de Professores adianta que “o número de escolas encerradas é muito elevado o que, inclusivamente, impede que, com rigor, se possa, durante o dia de hoje avançar com uma percentagem de greve. Contudo, das escolas onde é possível ter uma informação correcta dos números, conclui-se que a maioria se situa entre os 60% e os 85%. Há excepções, para cima, como para baixo, mas a maioria está naquele intervalo, o que tem um grande significado.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nuno Mangas anuncia criação de Fundo de Apoio ao Estudante
Mário Soares: “Austeridade demasiado severa pode não ser compatível com o progresso”
«Estou muito satisfeito com o que se passa nas nossas universidades e politécnicos, estamos a criar excelentes professores, profissionais e técnicos», afirmou Mário Soares durante a Oração de Sapiência que proferiu na cerimónia de Abertura Solene do Ano Letivo 2011/2012 do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), que decorreu quinta feira, dia 17 de novembro. O ex-Presidente da República referiu ainda à actual crise económica, defendendo que «a austeridade demasiado severa pode não ser compatível com o progresso, que é essencial ao crescimento»,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Director regional visitou escolas do concelho de Alcobaça
DREL quer mais obras de manutenção e menos escolas novas
O director regional da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (DREL-LVT) , José Alberto Duarte, visitou, no dia 16 de Novembro, as escolas de São Martinho do Porto, D. Pedro I e Frei Estevão Martins, no concelho de Alcobaça. A visita foi acompanhada pelo presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio e Hermínio Rodrigues, respectivamente, pela directora da Escola, Ilda Pereira, pela subdirectora Rosário Besteiro e pela adjunta da direcção Raquel Oliveira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio de Educação
Óbidos considerado o “Melhor Município
para se estudar” do País
O Ensino do Futuro entregou, no dia 14 de Novembro, ao início da tarde, em Lisboa, o 1º lugar, na categoria “O melhor município para estudar”, ao projecto “Escolas D`Óbidos - Uma Educação Criativa”. O galardão foi entregue pelo secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, numa cerimónia que teve lugar no Auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica de Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Requalificação da Escola Chora Barroso prevista para o terceiro trimestre de 2012.
Estão em curso as obras de requalificação da Escola Básica Dr. António Chora Barroso, em Riachos, que permitirão a adaptação do equipamento às novas exigências legais no âmbito técnico. Nesse sentido, decorrem trabalhos relativos a isolamento, substituição de redes eléctricas, da caixilharia de alumínio e das portas, bem como da cobertura. O projecto de requalificação da E.B. de Riachos prevê o alargamento do bloco administrativo e a criação de mais gabinetes, de uma sala em formato de anfiteatro, a reformulação de salas de aula com novo equipamento, num investimento total de cerca de 3 milhões de euros. Esta obra tem conclusão prevista para o 3º trimestre de 2012.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Mário Soares convidado do Instituto Politécnico de Leiria para a Abertura Solene do Ano Lectivo
Mário Soares será o convidado do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) para proferir a Oração de Sapiência na cerimónia de Abertura Solene do Ano Lectivo 2011/2012, que decorrerá no dia 17 de Novembro, a partir das 15h, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL. A cerimónia tem início com a intervenção do presidente do IPL, Nuno Mangas. Segue-se a intervenção do representante das Associações de Estudantes do IPL, a entrega dos diplomas aos estudantes a quem foi atribuída Bolsa de Mérito no ano lectivo 2010/2011, e um momento musical. “Que futuro para esta nossa Europa” será o tema da Oração de Sapiência de Mário Soares, que encerrará a cerimónia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Terrorismo social não, obrigado
Mário Lopes
OPINIÃO
OE 2012: reflexo do momento constituinte que vivemos
Filipe Matias Santos
No tricentenário da morte do beato português Padre José Vaz (1651/1711)
Domingos Soares Rebelo
Para que serve uma juventude partidária?
Micael Sousa
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o