Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O peso excessivo das mochilas escolares é um problema grave para as crianças?
Sim
Não sei / talvez
Não
Edição Nº 197 Director: Mário Lopes Quinta, 23 de Março de 2017
Com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Politécnico de Leiria recebe apresentação
do estudo “A praxe como fenómeno social”
A Direção Geral do Ensino Superior (DGES) apresenta, no dia 28 de março, no auditório da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (ESSL/IPL), a a partir das 10h30, o estudo “A praxe como fenómeno social”, que caracteriza e analisa a praxe no ensino superior em Portugal. A sessão conta com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Do 1º ciclo das escolas públicas do concelho
Roteiro dos Pequenos Condutores na Escola
de trânsito de Leiria junta mais de 1400 alunos
Mais de 1400 alunos do 1º ciclo das escolas públicas do concelho participaram ao longo deste ano letivo no Roteiro dos Pequenos Condutores – Escola de Trânsito de Leiria, uma iniciativa com o objetivo de sensibilizar os mais novos para a importância da segurança rodoviária e, em simultâneo, proporcionar-lhes a experiência de conhecerem o património cultural e etnográfico da região. Esta quinta-feira decorreu a última atividade do ano letivo 2016/2017, com a participação, durante a manhã, de duas turmas de alunos dos segundo e terceiro anos da escola de A dos Pretos, Maceira e, à tarde, da EB Porto Carro, EB Costas e EB Cavalinhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aniversário da Escola contou com a presença do secretário de Estado da Educação
Câmara reivindica intervenção urgente
na Escola Secundária do Cartaxo
O Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo assinalou o XIII Aniversário com um conjunto de atividades que envolveu alunos e professores ao longo do dia 13 de março. O aniversário contou com a presença do secretário de Estado da Educação, João Costa, que foi recebido na Escola Básica José Tagarro, passou pela Escola Básica Marcelino Mesquita e terminou a visita na Escola Secundária do Cartaxo. Pedro Magalhães Ribeiro reforçou a necessidade de administração central executar obras urgentes na Escola Secundária do Cartaxo que “está ao serviço da educação há 37 anos e nunca teve qualquer obra de beneficiação ou melhoramento das instalações, para além das que a direção conseguiu executar”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações do Dia Internacional das Florestas
Caldas da Rainha aposta em hortas nas escolas
Chama-se “Hortas de Maio” e é a novidade a destacar no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Florestas promovidas pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha. A Autarquia vai lançar um projecto de dinamização de hortas no espaço escolar pois entende que estas vão constituir-se como uma importante plataforma de aprendizagem para as crianças dos jardins de infância e 1º Ciclo. Conceitos fundamentais como sensibilização ambiental, biodiversidade, agricultura e consumo sustentáveis, alimentação saudável, combate ao desperdício alimentar, entre outros, podem agora ser experienciados pelas crianças dos 25 estabelecimentos de ensino do concelho que já manifestaram vontade de implementar o projecto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha
Ciclo de Interações Culturais recebe na ESAD
Rui Catarino para falar de gestão cultural
Rui Catarino, gestor cultural, é o próximo convidado do Ciclo de Interações Culturais, numa conversa marcada para esta quarta-feira, 14 de março, às 18h00, no auditório 1 da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria Semanalmente o Ciclo de Interações Culturais (CIC) leva à (ESAD.CR/IPL) um conjunto de conversas em torno da produção, mediação e programação cultural. Estas conversas em final de tarde, promovidas pela licenciatura em Programação e Produção Cultural, dedicam-se, em março, aos temas centrais da economia e da inovação, e da educação para as artes e a criatividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Além da construção do novo Centro Escolar de Marrazes
Município de Leiria investe 2,4 milhões
de euros em escolas nas freguesias
O Município de Leiria já deu início aos trabalhos de ampliação e modernização da escola da Bajouca, uma das quatro empreitadas a levar a cabo para a melhoria do parque escolar nas freguesias do concelho, num valor que ultrapassa os 2,3 milhões de euros. Além da Bajouca, as obras abrangem a Escola Básica de Machados (495.948,20 euros) e Escola Básica de Caxieira (609.500 euros), na União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista, bem como a Escola Básica de Bidoeira de Cima (683.700 euros).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira da Educação, Formação, Juventude e Emprego
Estudantes do Politécnico de Leiria dinamizam ações para mostrar oferta formativa na Qualifica
O Politécnico de Leiria marca presença na edição anual da Qualifica – Feira da Educação, Formação, Juventude e Emprego, este ano com o tema “Find your balance”, que se realiza de 16 a 19 de março, na Exponor, no Porto. Durante quatro dias, o Politécnico de Leiria dará a conhecer a oferta formativa das suas cinco Escolas, através de workshops, demonstrações e outras atividades, dinamizadas por estudantes, bem como pelas unidades de investigação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Centro Escolar da Benedita recebeu simulacro de evacuação
Realizou-se, no dia 9 de março, um simulacro de evacuação, no Centro Escolar da Benedita, uma parceria entre o Centro Escolar, Bombeiros e GNR locais e a Câmara Municipal de Alcobaça, através do Serviço Municipal de Proteção Civil. Este exercício pretende dotar a comunidade escolar de uma cultura de segurança e de autoproteção. Este projeto começou há cerca de uma ano, com a visita às instalações escolares, dando-se depois início à elaboração das medidas de autoproteção, que serão incluídas posteriormente no Plano de Emergência do Estabelecimento Escolar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 5 a 8 de abril de 2017 em Alcobaça
Ricardo Barceló orienta 7ª Masterclasse
de Guitarra da Academia de Música
Aberta ao público em geral e a qualquer guitarrista, seja estudante de 1º grau ou aluno de nível superior, a 7ª Masterclasse de Guitarra realiza-se nas interrupções letivas do 2º Período com o objetivo de dar oportunidade aos alunos de trabalhar com o professor convidado Ricardo Barceló de forma a melhorarem as suas capacidade técnicas e musicais, permitir o convívio entre estudantes de várias escolas e dinamizar a Classe de Guitarras da Academia de Música de Alcobaça (AMA).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Governo aprova Centro Qualifica na Insignare
A INSIGNARE viu recentemente aprovado, pela ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, o seu Centro Qualifica, sucessor do CQEP. Estes Centros visam, entre outros, o encaminhamento vocacional de jovens e adultos, mas são sobretudo conhecidos pelo processo RVCC - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, através do qual os adultos podem ver certificadas as suas competências e conhecimentos obtidos ao longo da vida. Com esta aprovação, a INSIGNARE vê recompensado o seu pioneirismo ininterrupto nesta área de quase duas décadas, sendo ainda hoje encarada como um dos mais relevantes atores regionais neste setor. O processo é gratuito, funcionando das 09H00 às 20H00, nos dias úteis, nas instalações da Escola Profissional de Ourém (EPO) e da Escola de Hotelaria de Fátima (EHF).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Jornadas de Engenharia Eletrotécnica do IPL debatem “Desafios do presente e do futuro”
As Jornadas de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Politécnico de Leiria reúnem na terça-feira, 14 de março, a partir das 9h45, no auditório 1 do edifício B da ESTG/IPL, profissionais do setor para debater os desafios do presente e do futuro. A iniciativa pretende transmitir uma visão clara das atividades empresariais, industriais e de investigação ligadas à área da engenharia eletrotécnica, com destaque para energia, automação, robótica, eletrónica, telecomunicações e computadores. Do programa das Jornadas destaca-se a presença de vários especialistas e profissionais que abordarão temáticas prementes da atualidade, como os desafios da indústria 4.0, a eficiência energética, e os sistemas eletrónicos e de processamento de dados do futuro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Escolas da Insignare acolhem 70 alunos e docentes de vários países
De 19 a 25 de fevereiro a Escola Profissional de Ourém e a Escola de Hotelaria de Fátima, no âmbito de projetos internacionais, apoiados pelo Programa Erasmus +, receberam simultaneamente 70 alunos e professores, oriundos de vários países da Europa, e enviaram para a Polónia, 4 alunos e uma professora. Fique a conhecer os objetivos de cada um dos projetos. De domingo, 19, a sábado, 25 a Escola Profissional de Ourém recebeu cerca de 40 docentes e alunos de vários países Europeus, oriundos da Bulgária, Itália, Roménia e Turquia, para uma semana repleta de atividades pedagógicas e lúdicas. Apoiado pelo programa Erasmus +, a parceria Europeia entre Escolas “Put Yourself in a Refugee’s Shoes” visa sensibilizar os jovens para a problemática, tão atual nos dias de hoje, dos refugiados e das migrações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Manual de “Introdução à Gestão de Animação Turística” apresentado em Peniche
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM/IPL) recebe esta terça-feira, 7 de março, pelas 15h00, no seu auditório, em Peniche, o lançamento da segunda edição atualizada do livro “Introdução à Gestão de Animação Turística”, de Paulo Almeida e Sérgio Araújo, docentes da ESTM/IPL. Editado pela LIDEL e com uma estrutura teórico-prática, o livro apresenta as definições e caracterizações essenciais aos profissionais que estudam, planeiam e trabalham a animação turística, para a conceção de uma oferta de qualidade, assente em estratégias pensadas, direcionadas e profissionalmente comunicadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bolsas “IPL Indústria”
Empresas da região de Leiria entregam bolsas de estudo a melhores estudantes do IPL
Quase três dezenas de estudantes do Politécnico de Leiria receberam esta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, bolsas de estudo atribuídas por 21 empresas da região de Leiria. As bolsas “IPL Indústria” distinguem os melhores estudantes que ingressam em cursos de licenciatura do Politécnico de Leiria, e no ano letivo 2016/2017 as empresas entregaram 27 bolsas de estudo - que correspondem à propina anual do Politécnico de Leiria. As bolsas de estudo “IPL Indústria” resultam do protocolo estabelecido em julho de 2013 entre o Politécnico de Leiria, a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, e a CEFAMOL - Associação Nacional da Indústria de Moldes
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Crianças aprendem a fazer Sumol
Sumol naugura Espaço Interativo na Unidade Industrial de Pombal
A SUMOL+COMPAL inaugurou, no dia 1 de março, o Espaço Interativo Sumol, situado na fábrica de Pombal, onde ensina os mais novos a fazer a bebida refrescante portuguesa mais famosa e revelou aos mais novos a “fórmula secreta” da bebida refrescante portuguesa mais famosa, que já conta com mais de 60 anos de história! A inauguração contou com mais de 60 crianças entre os 5 e os 12 aos de idade, filhos de colaboradores, que tiveram a oportunidade de ver, sentir, cheirar e fazer pela primeira vez o seu próprio Sumol, com polpa de laranja.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o