Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Estado deve deixar de financiar escolas privadas e cooperativas?
Sim
Não
Só escolas privadas
Não sei / talvez
Edição Nº 201 Director: Mário Lopes Sexta, 28 de Julho de 2017
Formação inovadora responde aos desafios tecnológicos da mobilidade terrestre
IPL abre curso técnico superior profissional
em Veículos Elétricos e Híbridos
O Politécnico de Leiria abre já no próximo ano letivo o curso técnico superior profissional (TeSP) em Veículos Elétricos e Híbridos, que permite colmatar a necessidade de técnicos qualificados nestas áreas, que têm ganho relevo com o aumento das vendas destes veículos. Este novo curso, que decorre na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, reforça a oferta formativa pioneira e o reconhecimento qualitativo que o Politécnico de Leiria já detém nas áreas da Engenharia e Tecnologia Automóvel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trabalho de Teresa Eugénio reconhecido no campo do desenvolvimento sustentável
Professora do IPL nomeada nova embaixadora da Aliança ODS Portugal na área da Educação
Teresa Eugénio, docente do departamento de Gestão e Economia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria (ESTG/IPL), foi recentemente nomeada embaixadora da Aliança dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Portugal para a área da Educação. Esta nomeação surge como reconhecimento dos vários trabalhos de investigação desenvolvidos pela docente, bem como pela promoção da área da contabilidade ambiental, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social, além da sua participação em vários projetos nestas áreas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com oferta de material escolar
Câmara Municipal de Alcobaça apoia projecto de voluntariado em Cabo Verde
A Câmara Municipal de Alcobaça colaborou com o projeto de voluntariado “Pontes” oferecendo um conjunto de materiais escolares e didáticos que serão utilizados para o lecionamento de diversas disciplinas em Cabo Verde. Os materiais foram recolhidos no dia 21c de julho, nos Paços do Concelho, por Margarida Catarino, natural da freguesia da Benedita, e colaboradora neste projeto ligado ao “Movimento Jovens Sem Fronteiras” e à Organização Não Governamental para o Desenvolvimento “Sol Sem Fronteiras”. A beneditense irá, em conjunto com outros 10 voluntários oriundos de norte a sul do País, dar aulas de Português, Inglês, Informática, Música, Ciências, Matemática além de diversas modalidades de formação para a cidadania.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval, Lourinhã, Marinha Grande, Torres Novas e Torres Vedras
Governo autoriza obras de requalificação
em cinco escolas da região
Foi publicado esta quinta-feira, dia 20 de Julho, em Diário da República, por despacho do secretário de Estado das Autarquias Locais e do Orçamento e da secretária de Estado Adjunta e da Educação, a autorização da celebração de 41 Acordos de Colaboração com Municípios tendo por objeto a requalificação e modernização de infraestruturas educativas e formativas com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário identificadas nos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial no âmbito do Acordo de Parceria Portugal 2020. Cadaval, Lourinhã, Marinha Grande, Torres Novas e Torres Vedras são os cinco municípios da região abrangidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
IPL cria “Bairro Académico” na cidade
Politécnico de Leiria abre 5 cursos Técnicos Superiores Profissionais em Torres Vedras
O Instituto Politécnico de Leiria acaba de criar um “Bairro Académico” em Torres Vedras, em parceria com a Câmara Municipal, onde terão início, já em setembro cinco cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), selecionados para responder às necessidades de emprego e qualificação do tecido empresarial local e regional. O centro histórico de Torres Vedras receberá este novo conceito de “Bairro Académico”, onde os estudantes irão viver e estudar, ocupando habitações e espaços da zona nobre da cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deliberações da Reunião de 18 de jullho
Município de Azambuja oferece cadernos
de actividades aos alunos do 1º ciclo
Na reunião ordinária do dia 18 de julho, o Executivo Municipal de Azambuja aprovou a proposta de comparticipação na aquisição dos cadernos de actividades (livros de fichas), para todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico (do 1º ao 4º ano), independentemente do escalão de segurança social atribuído, no âmbito da Ação Social Escolar, enquadrando-se na política educativa e social do município. Esta proposta vem no seguimento da distribuição gratuita dos manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico, da responsabilidade do Ministério da Educação, conforme o artigo 156º da Lei nº 42/2016, de 28 de dezembro (Orçamento do Estado para 2017), com efeito no início do ano lectivo de 2017/2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novas licenciaturas à medida das necessidades do mercado
Politécnico de Leiria vai abrir 1900 vagas
para o ano letivo 2017/2018
O Politécnico de Leiria abriu 1.900 vagas para o ano letivo 2017/2018. A oferta de licenciaturas do Politécnico de Leiria é composta por 54 cursos, nas áreas de educação e ciências sociais, engenharia e tecnologia, artes e design, turismo, saúde e desporto, ciências e tecnologia do mar, e ciências empresariais e jurídicas. A oferta foi complementada com a recente formação em Engenharia Alimentar - licenciatura pioneira com mobilidade entre Leiria (Peniche), Bragança e Viana do Castelo -, Gestão de Restauração e Catering, Dietética e Nutrição, e Programação e Produção Cultural. Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria, destaca a aposta em oferta formativa que responde à demanda do mercado, «realidade de que somos muito conscientes pela ligação forte entre a academia e a indústria».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de segunda-feira, 17 de julho
Montalvo recebe Esplanada de Leitura
- Ler com O´Neill
Promover o livro e a leitura em tempo de férias é o principal objetivo da atividade Esplanada de Leitura - Ler com O’Neill, um evento promovido pela Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill, o qual vai decorrer na Escola Adães Bermudes, em Montalvo, a partir de segunda-feira, 17 de julho. Dinamizadas com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, no âmbito do Programa de Ocupação de Tempos Livres - Longa Duração, a Esplanada de Leitura Ler com O´Neill, disponibilizará, para leitura domiciliária e presencial, livros, revistas, jornais e jogos didáticos, e dinamizará a realização de trabalhos manuais e ateliês para os mais novos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de Pedro Mateus e Nilton Lopes
Escola Profissional de Ourém conquista mais 2 prémios em concurso protótipos tecnológicos
Pedro Mateus e Nilton Lopes, alunos do curso de Electrónica, Automação e Comando, da Escola Profissional de Ourém, conquistaram os prémios “Melhor Exposição” e “Melhor Escola Estreante”, no Concurso de Protótipos Tecnológicos APTIPRO, cuja final decorreu no dia 11 de julho, em Oliveira do Bairro. A Bengatrónica, de Pedro Mateus, conquistou o prémio “Melhor Exposição”, mais um este ano - o terceiro. O projeto consistiu na criação de uma bengala eletrónica destinada a invisuais, com o complemento de uns óculos, que em conjunto emitem sinais e vibrações ao detetarem objetos e obstáculos em diferentes níveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação
Vice-presidente da Câmara de Leiria destaca desafios e oportunidades das TIC na educação
O vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou esta terça-feira, 11 de Julho, na sessão de abertura do Encontro das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação, promovido pelo Centro de Competências Entre Mar e Serra, o papel central que o professor representa no sistema educativo e para o sucesso escolar. “Por mais revolucionários ou disruptivos que sejam os avanços tecnológicos, o professor continuará a ser o coração de todo o sistema educativo que continua a ter, na relação professor-aluno, uma das variáveis com maior peso para o sucesso escolar”, referiu Gonçalo Lopes
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novo mestrado em Cibersegurança e Informática Forense já tem vagas abertas
Politécnico de Leiria forma especialistas
para lidar com ataques informáticos
O Politécnico de Leiria já abriu as vagas para o novo mestrado em Cibersegurança e Informática Forense, que se inicia no próximo ano letivo 2017/2018, e decorre na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG/IPL). Esta nova formação pretende responder ao desafio proposto pela diretiva da União Europeia sobre segurança de redes e sistemas de informação, que prevê a formação de profissionais com elevadas competências para lidar com os ataques e incidentes que ocorrem no ciberespaço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Concurso para o Centro Escolar da Linhaceira já foi lançado
O Município de Tomar lançou na sexta-feira, dia 7 de julho, o concurso público internacional para a construção do Centro Escolar da Linhaceira. A abertura das propostas concorrentes está prevista para o dia 7 de agosto. O novo edifício escolar da freguesia de Asseiceira vai ser construído no lado poente do Salão Multiusos da Associação Cultural e Recreativa de Linhaceira, passando a constituir o cartão de visita da aldeia para quem venha do lado da sede de freguesia. Recorde-se, aliás, que o Município apoiou a construção do pavilhão em troca da cedência do terreno (propriedade da ACRL) para erigir o Centro Escolar, cujos alunos irão usufruir das instalações daquele, nomeadamente para actividades desportivas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Os meus sobressaltos e as minhas preocupações!
Carlos Bonifácio
O AVC é um ataque cerebral, prevenível e tratável!
Drª Elsa Azevedo
Portugal à beira do sucesso em tecnologia de ponta
Joaquim Vitorino
Festivais de verão: Conheça os seus direitos
Joana Parracho
Não adiemos a esperança
Victor Gil
AVC: como regressar ao dia a dia passo a passo?
Drªa Ana Matias
A Asma em números
Dr. João Fonseca
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o