Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Os espectadores de futebol devem poder regressar aos estádios?
Sim, com restrições
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 89 Director: Mário Lopes Segunda, 28 de Setembro de 2020
Dia 1 de Abril
10ª Travessia de Balão de Ar Quente chega hoje a Alcobaça e Batalha
Coimbra é palco, na manhã do primeiro dia de Abril, do primeiro Voo Competição da 10ª Travessia de Balão de Ar Quente com largada da Praça da Canção. A meio da manhã, a Caravana da travessia estaciona frente ao Mosteiro de Alcobaça que receberá da parte da tarde novo Voo Competição que partirá do Mosteiro da Batalha. A noite fica reservada a voos nocturnos e a um espectáculo musical frente ao Mosteiro de Alcobaça. No dia seguinte, os balões partem de manhã cedo de Alcobaça com destino a Santarém, onde, à tarde terá lugar novo Voo Competição com largada do Centro Nacional de Exposições. No dia 3 de Abril, pela manhã, arrancará novo Voo com partida no mesmo centro de Exposições de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com um concerto com a Filarmónica Senhor. dos Aflitos do Soutocico
Rádio Batalha comemora 19 anos
A Filarmónica Sr. dos Aflitos do Soutocico dá os parabéns à Emissora Regional Rádio Batalha, num concerto a realizar este domingo, dia 30 de Março, às 16h, nas Capelas Imperfeitas, no Mosteiro da Batalha. O espectáculo integra as comemorações do 19º aniversário da Rádio Batalha, com o apoio da Câmara Municipal da Batalha e Mosteiro de Santa Maria da Vitória. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
PS critica deputados do PSD por defesa
do TGV a oeste da Serra dos Candeeiros
A Federação Distrital do PS de Leiria, na sequência de informações contraditórias sobre o traçado definitivo do TGV na sua ligação Lisboa/Porto, reitera a sua posição de sempre na “defesa intransigente do traçado que consagra uma estação do comboio de alta velocidade em Leiria, mais concretamente na freguesia da Barosa. O secretariado da Federação Distrital do PS entende que esta estação de TGV em Leiria é crucial para manter e amplificar o curso de desenvolvimento económico e o progresso da região e do País.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 31 de Março
Câmara da Marinha Grande inaugura Escola
e Cantina das Trutas
A Câmara Municipal da Marinha Grande inaugura, no dia 31 de Março, às 11 horas, a Escola EB 1 e Cantina Escolar das Trutas, situadas na Rua 42, no lugar das Trutas, freguesia de Marinha Grande. Está prevista a realização de actividades para as crianças da escola, com o objectivo de tornar aquele dia num dia de festa. A inauguração está a ser preparada pela Câmara Municipal, em conjunto com o Agrupamento de Escolas Nery Capucho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cônsul de Portugal em Bordéus salvou milhares
de judeus durante a II Guerra Mundial
Estátua do diplomata Aristides de Sousa Mendes inaugurada em Santarém
Câmara de Santarém, na sequência da política de requalificação que está a levar a cabo, com vista a dignificar os principais eixos estruturantes da cidade, vai homenagear Aristides de Sousa Mendes com a colocação de uma estátua, na rotunda junto ao Complexo Aquático Municipal, no dia 3 de Abril, às 12h, da autoria de Margarida Santos. Aaron Ram, embaixador de Israel em Portugal, Edna Ram, embaixatriz, Maria de Jesus Barroso, presidente da Fundação Pro Dignitate – Fundação de Direitos Humanos, José Oulman Carp, Presidente da Comunidade Israelita de Lisboa e Álvaro de Sousa Mendes, neto do homenageado, já confirmaram a sua presença.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Santarém
Comemorações do 25 de Abril de 1974 arrancam com evocação a Salgueiro Maia
As comemorações do 25 de Abril arrancam no dia 3 de Abril, data da morte do Capitão de Abril, Salgueiro Maia, numa organização da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril com o apoio da Câmara de Santarém. Neste dia, às 10 horas, tem lugar uma evocação a Salgueiro Maia, junto ao monumento do Jardim dos Cravos, em Santarém. A cerimónia conta com a presença do presidente da Câmara de Santarém, Moita Flores, da viúva de Salgueiro Maia, Natércia Maia e de um representante da Câmara de Castelo de Vide, entre muitos outros. A festa prossegue no dia 4 de Abril com o “Café Abril Concerto”, às 21 horas, no Forum Mário Viegas, em Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 3 de Abril no Arquivo Distrital de Leiria
Café das Quintas convida Moita Flores
e José Charters Monteiro
O escritor, investigador e autarca Moita Flores e o arquitecto José Charters Monteiro são os convidados do Café das Quintas, dinamizado por Carlos André, no dia 3 de Abril às 18h, no Arquivo Distrital de Leiria. Moita Flores, natural do Alentejo, tem-se destacado como escritor e criminologista. O actual presidente da Câmara de Santarém lançou em 2007 o romance “A Fúria das Vinhas” e é considerado um dos melhores argumentistas de ficção portuguesa. José Charters Monteiro, natural de Porto de Mós, é arquitecto e director da revista “Arquitectura e Vida”. Tem uma larga carreira como professor catedrático em várias universidades europeias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido ao aumento de pequenos delitos e afluência de turistas
Câmara Municipal da Nazaré quer aumento
de efectivos da PSP e GNR
A Câmara Municipal da Nazaré aprovou, no dia 24 de Março, por unanimidade, uma proposta a enviar ao Ministério da Administração Interna, solicitando o aumento do número de efectivos da PSP e GNR, no concelho. O presidente da autarquia, Jorge Barroso, elogiou o trabalho desenvolvido pelas duas forças de segurança no combate à criminalidade, mas considera que as recentes situações de pequeno delito registadas demonstram a necessidade de reforçar o quadro de pessoal, de modo a garantir a segurança de pessoas e bens numa região de forte atracção turística.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Sócrates lança concurso para concessão
de cinco estradas do Litoral Oeste
O primeiro-ministro, José Socrátes, lançou no dia 24 de Março, em Leiria, o concurso público para a concessão de estradas no Litoral Oeste, que contempla a construção de cinco vias nos distritos de Leiria e Santarém: um troço do IC2 entre Porto de Mós (S. Jorge) e Leiria, o IC9, o IC36, a Variante de Alcobaça e a Variante da Nazaré. No total, serão 85 km de novas estradas a construir até 2011, representando um investimento será de 260 milhões de euros, que deverá contribuir para o aumento da coesão territorial e para a redução da sinistralidade rodoviária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com inauguração de placa evocativa
Resistente antifascista José Gregório homenageado no centenário do seu nascimento
A Câmara Municipal da Marinha Grande inaugurou uma placa evocativa do I Centenário do Nascimento de José Gregório, no dia 19 de Março, na Rotunda José Gregório, localizada na Avenida com o mesmo nome, na Marinha Grande. Nascido em 19 de Março de 1908, na Marinha Grande, José Gregório, operário vidreiro, revolucionário e resistente antifascista, marcou indelevelmente a História da Marinha Grande como um dos dirigentes da greve insurreccional de 18 de Janeiro de 1934.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Políticos de Leiria estão contra petição entregue por autarcas e habitantes de Alcobaça
Paulo Inácio defende “direito à interrogação” no caso do traçado do TGV
O presidente da Assembleia Municipal e quatro presidentes de juntas de freguesia do concelho de Alcobaça promoveram, no dia 18 de Março, no Cine-Teatro de Alcobaça, uma conferência de imprensa, para desdramatizar o nervosismo que parece ter-se apoderado de alguns responsáveis políticos do distrito de Leiria, depois da entrega na Assembleia da República de uma petição contestando o traçado da linha de alta velocidade a oeste da Serra dos Candeeiros. Neste cenário político altamente volátil surgem rumores de que Rio Maior poderá ser alternativa a Leiria para acolher a estação do TGV.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Romaria e Foral de Santarém marcam último dia das Festas de S. José
A chuva não demoveu os Romeiros de S. José de realizarem, na manhã de 19 de Março, a Romaria a cavalo, da Praça de Touros Celestino Graça até à Igreja de Santa Clara, onde decorreu a Missa do Dia do Município e a Benção aos Romeiros. À tarde, a Biblioteca Municipal de Santarém foi palco da apresentação do Foral de D. Manuel a Santarém, por Maria Helena Cruz Coelho, autora do estudo e edição da obra, apresentada pelo historiador Joaquim Veríssimo Serrão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para realizar quatro peças televisivas
Carlos Alberto Moniz filmou no Cadaval
para a RTP
A “Semana da Floresta”, que termina no dia 19 de Março, constituiu o mote para que uma equipa da RTP, liderada pelo conhecido músico e apresentador Carlos Alberto Moniz, se tivesse deslocado no dia 17 de Março, ao concelho do Cadaval, para realização de quatro reportagens televisivas. A VII edição da “Semana da Floresta” constituiu, com efeito, uma das mais mediáticas edições desta iniciativa, tendo envolvido (a exemplo de outros eventos camarários) uma boa cobertura, quer por parte dos órgãos de informação regional, quer de diversos órgãos de comunicação social nacionais, ao nível da rádio, imprensa e televisão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em reunião de 17 de Março
Distrital de Leiria do PSD defende TGV com estação em Leiria sem espartilhar povoações
A Comissão Política Distrital de Leiria do PSD alargada aos Presidentes de Secção do PSD do distrito de Leiria, reunida em 17 de Março, reafirma a sua posição de considerar que é da maior importância a construção da estação ferroviária de Leiria/TGV, necessariamente equacionando também o desenvolvimento e modernização da linha do Oeste. No entanto, o PSD considera também que o projecto nacional do transporte ferroviário de alta velocidade, a concretizar-se na ligação entre Lisboa e Porto, deverá desenvolver a região e não espartilhar povoações, como inicialmente se previa para os concelhos de Pombal e Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 12 de Março
Governo permuta terreno para permitir expansão da Zona Industrial da Marinha Grande
O Conselho de Ministros aprovou, no dia 12 de Março, a autorização da permuta de uma parcela de terreno do Estado, na Mata Nacional do Casal da Lebre, por duas parcelas de terreno do Município da Marinha Grande. A resolução autoriza a permuta de uma parcela com a área de cerca de 54 hectares por duas parcelas propriedade da Câmara Municipal da Marinha Grande, constituídas pelo prédio rústico denominado Pinhal do Concelho / Pinhal do Casal da Boa Esperança, com a área de 534800m2, na freguesia de Coimbrão, concelho de Leiria, e pelo prédio rústico no Pinhal da Paliota, freguesia de Vieira de Leiria, concelho da Marinha Grande, com a área de 72 900m2, localizado em área contígua à Mata Nacional do Pedrógão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em jantar de militantes
PCP anuncia desbloqueio do alargamento da zona industrial da Marinha Grande
O PCP anunciou durante o jantar de aniversário realizado no dia 15 de Março na Marinha Grande, que o alargamento da zona industrial da Marinha Grande já foi decidido e desbloqueado pelo Governo, após os esforços bem sucedidos do grupo parlamentar do Partido Comunista na Assembleia da República. O PCP considera que este é um passo com uma década de atraso, que estava a atrofiar e impedir o crescimento e implantação de novas indústrias esperando agora um forte impulso na economia local com a criação de postos de trabalho e aumento de produtividade em vários sectores como os moldes, plásticos, mobiliário, alimentar e construção. Desta forma, o PCP lembra que dá cumprimento a uma das promessas eleitorais que o levou de volta à presidência da autarquia marinhense após 12 anos na oposição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festas de S. José em Santarém
Clã levam cinco mil pessoas a Santarém
Cerca de 5 mil pessoas vibraram na noite de 15 de Março, em Santarém, ao ritmo dos Clã, que subiram ao palco cerca das 22 horas para aquecer uma noite fria, mas com muito calor humano presente nas Festas de S. José, já que 20 mil visitantes preenchiam o recinto das Festas. "H2omem","Problema de Expressão", "Sopro do Coração", "Dançar na corda bamba", temas imortalizados pela banda, assim como "Tira a teima" e "Sexto andar" singles retirados do novo álbum "Cintura", foram alguns dos temas com que os Clã brindaram a assistência scalabitana, que mostrou saber na ponta da língua as letras das canções da banda do Norte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Celebrações pascais decorrem de 8 a 23 de Março
Moscow Piano Quartet e Luís Peças actuam
na Semana Santa de São Martinho do Porto
De 8 a 23 de Março, a vila de S. Martinho do Porto evoca a Paixão e a morte de Cristo, que constituem importantes manifestações religiosas. Um programa marcado pelos cerimoniais da quadra quaresmal e enriquecido por manifestações culturais. Destacam-se a Procissão dos Passos do Senhor e o Descimento da Cruz, seguido de Procissão do Enterro e os Concertos Corais na Igreja Matriz. Este ano, o programa apresenta uma musicalidade diferente, ao receber um concerto com o Moscow Piano Quartet, que actuará, no dia 15, pelas 21h30, na Igreja Matriz, e no dia 16, pelas 18h, os visitantes podem ainda assistir à actuação de Luís Peças, cantor lírico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso para a criação de um logótipo
Hospital Particular de Fátima assina protocolo de colaboração com o IADE
O Hospital Particular de Fátima assinou um protocolo de colaboração com o IADE – Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, com vista ao lançamento de um concurso para a criação de um logótipo do futuro Hospital, numa cerimónia que decorreu em Fátima. Este concurso, dirigido aos alunos do último ano do IADE, pretende que seja criado um "símbolo" que mostre a marca de qualidade que se ambiciona para este Hospital. A selecção do melhor logótipo está prevista para o final do mês de Maio e a cerimónia de entrega do prémio no próximo mês de Junho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 16 de Março
Quilómetro Lançado de Valada reúne veículos construídos antes de 1918
O Cartaxo vai voltar a receber o Quilómetro Lançado de Valada. A 3.ª edição desta prova está marcada para o dia 16 de Março, a partir das 15h, uma vez mais na Estrada Nacional 3-2, que liga a Ponte do Reguengo à freguesia ribeirinha de Valada. O Quilómetro Lançado de Valada é único evento no país a reunir veículos anteriores a 1918 e foi recuperado em 2006, precisamente para assinalar o centenário da primeira prova disputada em Portugal, em 1906, na Estrada Nacional 3-2, e que contou com a presença do Rei D. Carlos I e da Rainha D. Amélia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Faltam pediatras
Urgência Pediátrica do Hospital de Torres Vedras evita risco de encerramento imediato
O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Torres Vedras, José Mateus, no seguimento da entrevista dada, no dia 13 de Março, à Agência Lusa e à Antena 1, onde referiu que a Urgência Pediátrica se encontrava, mais uma vez, com falta de médicos, sob pena de não poder assegurar os serviços este fim de semana, informa que a situação já foi resolvida e que, um dos médicos fez saber que irá assegurar a Urgência Pediátrica e que, ao nível do Internamento o problema não se coloca. A situação não é definitiva, pelo que, o presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, António Branco, empenhado que está em encontrar uma solução para este caso, reunirá com José Mateus no início da próxima semana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com presença dos melhores duatletas nacionais
Duatlo do Cadaval regista recorde de atletas
Como tem acontecido de ano para ano, o “XI Duatlo do Cadaval”, realizado a 9 de Março, voltou a bater o recorde de participantes, tendo suplantado os 300 atletas inscritos. Numa edição onde, uma vez mais, o Olímpico de Oeiras se sagrou Campeão Nacional de Clubes em masculinos e femininos, participaram os melhores atletas nacionais de duatlo e triatlo, entre eles, a campeã do mundo em triatlo, Vanessa Fernandes, que venceu individualmente a prova feminina.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Câmara Municipal investe mais de 500 mil euros
no aumento de capacidade do Cemitério
No dia 5 de Março de 2008, na Sala de Sessões do Município, foi assinado o contrato de adjudicação da empreitada de “Ampliação do Cemitério de Peniche” com a firma “Henrique Querido, Limitada”, com sede em Caldas da Rainha. A deliberação desta adjudicação foi tomada em reunião de Câmara realizada no dia 3 de Janeiro, após a realização do respectivo concurso público. O Projecto prevê a ampliação do cemitério numa área de, aproximadamente, 6240m² e inclui, entre outros aspectos:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Monte Redondo – Leiria
Colisão de comboio com ambulância provoca quatro mortos na Linha do Oeste
Um comboio que circulava na Linha do Oeste, no sentido norte-sul, na Freguesia de Monte Redondo, Leiria, colidiu com uma ambulância, provocando a morte imediata dos quatro ocupantes da viatura. O embate entre a ambulância e o comboio regional que fazia a ligação entre Coimbra e Caldas da Rainha, ocorreu cerca das 10h do dia 11 de Março, obrigando a interromper a circulação ferroviária até às 15h18 para desobstrução da via. A passagem de nível, dotada de meias-barreiras, sinalização sonora e luminosa encontrava-se com a cancela fechada e com a sinalização activa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados do PSD Leiria fazem balanço de três anos de Governo PS
“O distrito de Leiria é o patinho feio do Governo
socialista”
Os deputados do PSD Feliciano Barreiras Duarte, Ofélia Moleiro e Carlos Poço, eleitos pelo círculo de Leiria, realizaram uma conferência de imprensa, no dia 10 de Março, para fazerem um balanço dos três anos de Governo do PS. Economia, investimento público, TGV, acessibilidades, fogos florestais e agricultura foram alguns temas abordados pelos parlamentares, que vão pedir a intervenção do provedor de Justiça e do procurador-geral da República no caso do TGV, de forma a garantir uma estação em Leiria e, ao mesmo tempo, defender o interesse das populações de Alcobaça e Pombal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
José Mateus receia fuga de técnicos e doentes
Presidente do Centro Hospitalar Torres Vedras contra a construção do Hospital Oeste Sul
José Mateus, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Torres Vedras, está contra a construção de um novo hospital na cidade, argumentando que essa decisão iria impedir a modernização do actual hospital, o que levaria a uma debandada dos técnicos para outras unidades mais modernas, nomeadamente, o novo Hospital de Loures, a inaugurar dentro de três anos. O Hospital de Torres Vedras enfrenta, uma crise na Pediatria, uma vez que irá dispor em breve de apenas 3 pediatras para assegurar todo o serviço, incluindo o da maternidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da secção de Futsal
Benfica cria núcleo de formação no Bombarral
Aceitando o repto lançado pela Câmara Municipal, a secção de Futsal do Sport Lisboa e Benfica escolheu o concelho do Bombarral para a criação do seu quinto núcleo de formação, que irá desenvolver a sua actividade no Pavilhão Municipal. O projecto destina-se a jovens (rapazes e raparigas) com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos, os treinos têm lugar às segundas e quartas-feiras, a partir das 18h30, e são coordenados pelos técnicos Ana Castro e Cristóvão Rosa, ambos naturais do concelho do Bombarral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Substituindo Pedro Ribeiro
Pedro Gil assume funções de vereador
na Câmara do Cartaxo
Pedro Gil Gomes Franco tomou posse, no dia 10 de Março, como vereador da Câmara do Cartaxo, em substituição de Pedro Magalhães Ribeiro. Para o presidente do município, Paulo Caldas, esta tomada de posse configura “um passo de estabilidade, de confiança e de renovação do desenvolvimento do concelho”. O contributo de Pedro Gil será essencial para continuar a trabalhar em prol da população, frisou Paulo Caldas, que distinguiu também o trabalho profissional que o novo vereador tem vindo a desenvolver na área vinícola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mário Lino reuniu com autarcas do Oeste
Linha do Oeste é o “joker” das negociações entre Governo e autarcas
O Ministro Mário Lino reuniu-se no dia 7 de Março, na Associação de Municípios do Oeste, nas Caldas da Rainha, para mais uma ronda do processo negocial com os autarcas da região, na sequência da alteração da localização do aeroporto internacional de Lisboa, para Alcochete. Até ao final dos trabalhos irão continuar a decorrer reuniões sectoriais, estando prevista uma reunião geral para o final de Março. De recordar que os autarcas do Oeste, para um melhor e mais rápido desenvolvimento deste processo organizaram-se em cinco grupos: Acessibilidades e Mobilidade, Competitividade Territorial, Coesão Territorial, Territórios Medidas de Excepção e Governação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 15 de Março
Via-Sacra volta ao Centro Histórico da Cidade
de Alcobaça
A Paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça organiza, no dia 15 de Março de 2008, pelas 21 horas, uma Via-Sacra Solene nas Ruas do Centro Histórico de Alcobaça. O percurso iniciar-se-á no Largo de Nossa Senhora da Conceição, passando pelas Ruas Dr. Nascimento e Sousa, Araújo Guimarães, Largo 5 de Outubro, Alexandre Herculano, Praça Dom Afonso Henriques, Praça 25 de Abril (Rossio), terminando, com bênção final, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Todo o percurso está centrado no elemento Luz, enquanto símbolo de purificação e redenção Cristã, justificando-se, assim, a localização de cada uma das quinze estações a solenizar ao longo da caminhada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na reunião da Câmara de Alcobaça
Gonçalves Sapinho defende localização
da estação de TGV entre Leiria e Fátima
Inauguração da VCI – Via de Cintura Interna, Museu do Vinho, divulgação da sentença da providência cautelar interposta pela CREPMA aquando do início das obras de requalificação da Praça 25 de Abril, TGV, nova lei de licenciamento de construções, aprovação do Conselho de Administração da Empresa Municipal Terra de Paixão EEM e projecto para espaço da antiga Olaria de Alcobaça foram alguns dos assuntos abordados na reunião da Câmara Municipal de Alcobaça, no dia 3 de Março. Estiveram presentes o presidente Gonçalves Sapinho e os vereadores Carlos Bonifácio, Hermínio Rodrigues, Alcina Gonçalves, José Vinagre, Rogério Raimundo e Daniel Adrião.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Uma das maiores manifestações de sempre em Portugal
Marcha da Indignação junta 100 mil professores
Os professores portugueses realizaram, no dia 8 de Março, uma manifestação histórica em Portugal, juntando cerca de 100 mil pessoas em Lisboa. A Marcha da Indignação que percorreu as artérias da capital entre o Marquês de Pombal e o Terreiro do Paço visou protestar contra as políticas do Ministério da Educação, nomeadamente, o processo de avaliação dos professores e o Estatuto da Carreira Docente, consideradas atentatórias da dignidade profissional dos professores. Os professores reafirmaram a sua determinação para prosseguirem a luta, caso as suas propostas não sejam tidas em conta, anunciando, desde já uma Semana Nacional de Luto nas Escolas na última semana de aulas do 2º período.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Análise da Marcha de Indignação dos Professores
Conselho Nacional da FENPROF reúne
nos dias 10 e 11 de Março
O Conselho nacional da FENPROF reúne nos próximos dias 10 e 11 de Março (segunda e terça), em Lisboa, no Hotel Roma (Sala Veneza). Nesta reunião do órgão máximo e de direcção da FENPROF, o tema central de debate e decisão será a luta dos professores. Partindo da análise da Marcha de Indignação dos Professores (que se realiza hoje, dia 8 de Março) e da resposta do Governo às principais reivindicações dos docentes, serão tomadas decisões, quer no que concerne à definição da intervenção da FENPROF no plano das propostas e da negociação, quer em relação ao prosseguimento da luta dos professores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Ourém
Hotéis de Fátima totalizam 15 mil camas
São, precisamente, 14.949 as camas existentes e disponíveis em Fátima. Estas, e outras informações, fazem parte do levantamento do Parque Hoteleiro de Ourém, levado a efeito pela autarquia, referente a finais de 2007. Nesse estudo fica-se a saber que existem 239 estabelecimentos hoteleiros em Fátima, 44 em situação regular, 105 em fase de regularização. Existem ainda 90 de cariz religioso. Juntos, estes 239 estabelecimentos possuem 7.547 unidades de alojamento (quartos), totalizando as 14.949 camas referidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grupo de pais demarca-se da CONFAP
Movimento Aprender a Sério solidário com a luta dos professores em defesa da escola pública
Um grupo de pais resolveu organizar-se como movimento com o objectivo de intervir nas questões ligadas ao ensino e à educação em Portugal. O Movimento Aprender a Sério não se revê no discurso da direcção da Confederação Nacional de Associações de Pais (CONFAP) e defende a escola pública, decidiu criar um Movimento de pais em defesa da escola pública. No sábado, dia 8 de Março, juntar-se-á à manifestação em solidariedade com os professores. Consulte aqui o manifesto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aproveitando o cenário natural e a lenda da Serra de Todo-o-Mundo
VII Semana da Floresta irá envolver 1400 alunos do Cadaval
Está tudo a postos para o arranque da 7ª edição da “Semana da Floresta”, iniciativa que este ano decorre na Serra de Todo-o-Mundo, de 10 a 19 de Março. Através de um percurso temático dedicado à "Lenda do Sino de Ouro”, cerca de 1.400 alunos do Concelho do Cadaval irão aprender um pouco mais sobre a importância da floresta e das energias renováveis, bem como sobre a lendária história daquela serra. Mediante a organização da “VII Semana da Floresta”, a Câmara Municipal do Cadaval irá, uma vez mais, envolver a comunidade escolar concelhia, do Pré-escolar ao 3.º Ciclo, em torno do objectivo da sensibilização ambiental, nomeadamente em termos de preservação florestal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Internacional da Mulher
Júlia Guarda Ribeiro apresenta livro “Mulheres da Marinha Grande. Histórias de luta e coragem”
Inserido nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal da Marinha Grande apresenta, no dia 8 de Março de 2008 (sábado), pelas 15h30, no Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande (em frente à Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande), o livro “Mulheres da Marinha Grande. Histórias de luta e de coragem”, da autoria de Júlia Guarda Ribeiro, ilustrado por Mestre Guilherme Correia. Alberto Cascalho, presidente da Câmara da Marinha Grande, falará sobre a autora. A apresentação do livro ficará a cargo de Graça Abranches. Durante a apresentação realizar-se-á a leitura de um pequeno excerto de um dos contos por Laura Quintela. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paulo Portas virá também visitar o certame
III Feira Agrícola Alcobaça inaugurada no dia 7 de Março
A Câmara Municipal e a Associação de Agricultores da Região de Alcobaça organizam, de 7 a 9 de Março no MercoAlcobaça, a IIIª Feira Agrícola de Alcobaça. A visita oficial ao certame será presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Gonçalves Sapinho, pelas 15h do dia 7 de Março, e contará ainda com a presença de Pedro Calado, presidente da AARA, do adjunto do governador civil de Leiria, Gonçalo Lopes, entre outras individualidades regionais e locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Movimento de indignação continua a crescer
Dois mil professores protestam em Leiria contra política do Ministério da Educação
Dois mil professores protestaram em Leiria, no dia 3 de Março, contra a política do Ministério da Educação, nomeadamente, quanto ao sistema de avaliação e ao Estatuto da Carreira Docente. “Negociação sim, imposição não”, “Categoria só há uma, a de professor e mais nenhuma” e “está na hora, está na hora da ministra ir embora” foram duas das palavras de ordem mais ouvidas na habitualmente pacata cidade de Leiria. Mário Nogueira, presidente da FENPROF, acusou o Governo de não cumprir as sentenças dos tribunais e desafiou o Ministério da Educação a mostrar as nove sentenças judiciais favoráveis ao não pagamento das aulas extraordinárias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para falar sobre qualificação, competitividade e alterações laborais
Ministro do Trabalho convidado da NERLEI para jantar-conferência em Leiria
Vieira da Silva, ministro do Trabalho e Solidariedade Social, vai estar em Leiria, no dia 13 de Março, para participar num jantar-conferência da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria. Durante o jantar-conferência, o ministro do Trabalho falará aos participantes sobre qualificação e competitividade, nomeadamente na vertente dos apoios previstos no âmbito do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional), e também sobre as alterações em matéria laboral que estão em discussão. A iniciativa decorre na Quinta das Silveiras, Leiria, pelas 20 horas. Os interessados em participar poderão fazê-lo através da página da internet da Associação em www.nerlei.pt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Do Estado sem povo
Valdemar Rodrigues
Ser professor em Portugal
António Maduro
O Regicídio
Henrique Tigo
A crise na Educação!
Mário Nogueira
De jesuíta a “imperador”: erudição e pluralidade em António Vieira
Aldinida Medeiros
Porque a passagem do TGV é contra-natura
Por Jorge Alves
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o