Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O PS merece ter maioria absoluta nas eleições legislativas?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 84 Director: Mário Lopes Terça, 17 de Setembro de 2019
Nazaré
Vereador António Salvador assume pelouro
do Ordenamento do Território e Urbanismo
António Salvador, eleito pelo Grupo de Cidadão Independentes, vai ser nomeado vereador em regime de meio tempo da Câmara Municipal da Nazaré, com o pelouro do Ordenamento do Território e do Urbanismo. O anúncio oficial foi feito no dia 29 de Outubro, em conferência de imprensa, pelo presidente da autarquia, Jorge Barroso, que justificou a nomeação do vereador da oposição como uma forma «de distribuir o muito trabalho que existe» e que estava «nas mãos de poucas pessoas». Esta decisão resulta, segundo o edil, da necessidade de «aproveitar o conhecimento e a experiência de cada eleito para alargar o leque de vereadores com pelouros e dar-lhes a oportunidade de trabalhar em prol do concelho».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola é repartida com Caldas da Rainha
Ministro da Economia inaugura pólo Óbidos da Escola de Hotelaria e Turismo
O Pólo de Óbidos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste vai ser inaugurado hoje, 30 de Outubro, pelas 11h, nas instalações do Auditório Municipal de São Tiago, em Óbidos, numa cerimónia presidida pelo ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho. Esta nova estrutura formativa resulta de um protocolo celebrado entre o Turismo de Portugal, que adquiriu o equipamento operacional e pedagógico, e a Câmara Municipal de Óbidos, que foi responsável pelas obras de adaptação do edifício Espaço São Tiago.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feliciano Barreiras Duarte entra na direcção do PSD
Leiria e Oeste elege cinco representantes
para o Conselho Nacional do PSD
Paulo Batista Santos (Batalha), Paulo Inácio (Alcobaça) e Aristides Sécio (Cadaval) foram eleitos para o Conselho Nacional do PSD na lista B, liderada por Manuel Castro Almeida, presidente da Câmara de S. João da Madeira. Eleitos pela lista A foram Maria Ofélia Moleiro (Pombal) e Feliciano Barreiras Duarte (Bombarral), tendo este assumido ainda uma das vice-presidências da direcção do PSD. Miguel Goulão, natural de Caldas da Rainha, foi também eleito, mas em lista própria. Luís Ribeiro, presidente da Assembleia Municipal de Caldas da Rainha, foi eleito pela lista B para o Conselho de Jurisdição Nacional. A lista A, encabeçada por Mota Amaral, elegeu 20 conselheiros nacionais contra 16 da lista B.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cientista ganhou o Prémio Pessoa 2006
Prof. António Câmara disserta em Porto de Mós sobre Vilas Fortes e Criativas
Para assinalar o primeiro aniversário do Blog Vila Forte (www.vilaforte.blog.com) os seus editores convidaram o prestigiado Prof. António Câmara, galardoado com o Prémio Pessoa 2006, para dar uma palestra no Auditório da Ecoteca de Porto de Mós (junto ao Jardim), no dia 29 de Outubro (segunda-feira), às 21h, sob o tema Vilas Fortes e Criativas. O Prof. António Câmara lecciona na Universidade Nova e já foi docente no muito prestigiado MIT e na Cornell University.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois da retirada da confiança política
Luísa Mesquita acusa direcção do PCP
de a tratar como mera figurante
Luísa Mesquita acusa o PCP de não ter em conta as suas opiniões e de a tratar como uma mera funcionária. A deputada do PCP e vereadora da Câmara Municipal de Santarém considera que o partido agiu de má-fé ao convocá-la para uma reunião, no dia 24 de Outubro, para discutir o seu trabalho, ao mesmo tempo que distribuía um comunicado à imprensa retirando-lhe a confiança política. Luísa Mesquita irá agora esperar pelas decisões do partido para tomar uma posição definitiva, sendo certo que irá manter os cargos de deputada na Assembleia da República e vereadora na Câmara de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por violação das regras do partido
PCP: Direcção Regional delega no secretariado procedimentos disciplinares a Luísa Mesquita
O Secretariado do Comité Central do PCP decidiu, no dia 24 de Outubro, retirar a Luísa Mesquita a confiança política para o exercício dos cargos de deputada na Assembleia da República e vereadora da Câmara Municipal de Santarém, considerando “o desrespeito por princípios estatutários, a atitude de violação de compromissos políticos e éticos, a intolerável situação de recusa em participar nas reuniões, nas jornadas parlamentares do Grupo Parlamentar e no trabalho parlamentar para que foi destacada.” Reunida no mesmo dia, a Direcção Regional de Santarém do PCP decidiu delegar no seu Secretariado as competências para proceder a eventuais procedimentos disciplinares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de vários meses de discórdia
Bonança política chegou à Câmara da Nazaré
Ao contrário das últimas reuniões de Câmara, a sessão de 22 de Outubro do Executivo da Nazaré contou com um inesperado clima de entendimento e concórdia. Tudo em nome dos superiores interesses do concelho. Os vereadores António Salvador e João Benavente estão na primeira linha do espírito de colaboração e até já participaram numa reunião do Executivo com a CCDR. Segundo Jorge Barroso, a colaboração de outros vereadores em projectos estruturantes do concelho pode acontecer a qualquer momento, caso haja acordo entre as duas partes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 25 de Outubro
PSP de Alcobaça detém indivíduo por posse
de 78 doses individuais de cocaína
A PSP de Alcobaça procedeu à detenção, no dia 25 de Outubro, pelas 22h30, de um indivíduo do sexo masculino, de 31 anos de idade, em virtude de ter sido surpreendido numa artéria daquela cidade, na posse de produto estupefaciente denominado “Cocaína”, em quantidade suficiente para a confecção de 78 doses individuais. O produto estupefaciente foi apreendido e o detido será presente às autoridades Judiciárias competente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
António Vasconcelos Nogueira vence Prémio Nacional de Teatro Bernardo Santareno
António Fernando de Vasconcelos Nogueira, de 46 anos, foi o grande vencedor da 1ª edição do ”Prémio Nacional de Teatro Bernardo Santareno”, com a peça original. "As Lamentações de G. von H. ou Auto Dos Bem Amados". O autor é professor convidado da Universidade de Aveiro e já tinha sido distinguido com a atribuição ex-aequo do Prémio Literário "José Régio" Teatro 2001 pelo seu primeiro escrito literário presente a concurso: a peça “O Mestre de K”. O prémio, no valor de 15 mil euros, será entregue ao vencedor na II Gala Bernardo Santareno, marcada para o dia 19 de Novembro, no Teatro Sá da Bandeira.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Fazendo equipa com Miguel Relvas e Mário Albuquerque
Moita Flores apoia Vasco Cunha nas eleições para a distrital do PSD de Santarém
O presidente da Câmara de Santarém declarou o seu apoio à candidatura de Vasco Cunha, apoiante de Marques Mendes, à Distrital do PSD porque "conhece bem" os elementos da sua lista, em particular Miguel Relvas, e sabe que "com eles Santarém sai reforçada", de acordo com a Lusa. Miguel Relvas recandidata-se à presidência da Mesa da Assembleia-Geral e Mário Albuquerque ao Conselho de Jurisdição. João Moura, vereador na Câmara Municipal de Ourém e apoiante de Menezes, apresentou também, no dia 23 de Outubro, a sua candidatura para a disputa eleitoral que está marcada para 9 de Novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante a visita ao Festival Nacional de Gastronomia
Secretário de Estado do Turismo não confirma Região de Turismo de Lisboa em Santarém
Jaime Gama, presidente da Assembleia da República visitou, no dia 24 de Outubro, dia dedicado à Região de Turismo do Norte Alentejano, o 27º Festival Nacional de Gastronomia, que decorre até 4 de Novembro, na Casa do Campino em Santarém. Contudo, foi Bernardo Trindade a figura em foco deste dia, por via do processo de reformulações das regiões de turismo. O secretário de Estado do Turismo garantiu que o Festival irá continuar em Santarém, mas não confirmou se a sede da futura Região de Turismo de Lisboa será na capital do Ribatejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
PCP retira confiança política a Barros Duarte
A Comissão Concelhia da Marinha Grande do PCP admite que o actual presidente da Câmara já não irá renunciar ao mandato, considerando a atitude de Barros Duarte uma “sobreposição dos interesses pessoais aos interesses colectivos e de apego desmesurado ao poder.” Para o PCP, João Barros Duarte defraudou a confiança do seu Partido e camaradas, de todos quantos confiaram na CDU e no seu projecto e, em larga medida, as expectativas dos marinhenses, pelo que retira a confiança política a João Barros Duarte, que “daqui em diante passará a representar-se a si próprio.” Barros Duarte permanece de baixa médica, pelo período de um mês, até ao dia 9 de Novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arquitecto Gonçalo Seiça Neves era professor da Universidade de Coimbra
Genro do presidente da Câmara de Alcobaça faleceu inesperadamente
Faleceu, inesperadamente, o arquitecto Gonçalo Seiça Neves, genro do Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, José Gonçalves Sapinho. O velório do professor da Universidade de Coimbra tem início terça-feira, pelas 16h30, na Capela da Universidade de Coimbra. A missa fúnebre será realizada no dia 24 de Outubro, pelas 15h, na mesma capela. O funeral seguirá para o cemitério da localidade de Recardães, no concelho de Águeda.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em encontro nacional no dia 18 de Outubro
Regiões de Turismo chumbam projecto
do Governo sobre mapa do turismo nacional
O novo mapa turístico esteve em discussão no dia 18 de Outubro, em Lisboa, num encontro da Associação Nacional das Regiões de Turismo, que aprovaram, quase por unanimidade, o chumbo da proposta do Governo. Em causa está a redução das actuais regiões de turismo de 19 para apenas 5, que coincidirão assim com as regiões administrativas (NUTS II) existentes em Portugal Continental: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve. O presidente da Região de Turismo do Oeste defende que dividir turisticamente um País com base em regiões administrativas é um erro, mas acredita que o processo ainda é reversível.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com sessão de esclarecimento sobre o QREN
Centro de Apoio ao Empresário das Caldas
da Rainha apresentado no dia 31 de Outubro
O Centro de Apoio ao Empresário das Caldas da Rainha (CAE) vai ser apresentado no dia 31 de Outubro, na Expoeste, promovendo, simultaneamente, a primeira iniciativa: uma sessão de esclarecimento sobre o Quadro Estratégico de Referência Nacional (QREN) e os novos programas de apoio às empresas. Hugo Oliveira, vereador da Câmara Municipal das Caldas da Rainha responsável pelo sector do desenvolvimento económico, fará a apresentação do Centro de Apoio ao Empresário, uma estrutura que visa apoiar, acompanhar e desenvolver o tecido empresarial e estimular o empreendedorismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos
Casa da Europa debate discriminação etária
No âmbito do Fórum da Igualdade, iniciativa com a qual a Casa da Europa do Ribatejo (CER) pretende celebrar o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos (AEIOT) realizar-se-á no dia 25 de Outubro pelas 21h no auditório do Pálacio do Infantado, em Samora Correia, o segundo debate deste Fórum subordinado ao tema da “Discriminação Etária”. Neste debate, organizado em parceria com a Cãmara Municipal de Benavente, serão abordadas por vários particpantes as discriminações de que são alvo diversas faixas etárias da população em virtude da sua idade, bem como iniciativas que visam eliminar essas mesmas discriminações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com as presenças de Laborinho Lúcio e Armando Leandro
CPCJ/Caldas promove I Encontro de Comissões de Protecção de Crianças e Jovens do Oeste
A Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) das Caldas da Rainha promove no dia 24 de Outubro na Escola Técnica Empresarial do Oeste, o I Encontro da CPCJ’s do Oeste. Laborinho Lúcio, antigo ministro da Justiça e actual membro do Conselho Superior da Magistratura, integrará o painel intitulado “ Criança, sujeito de Direitos”. Armando Leandro, presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, falará sobre o papel das CPCJ’s na efectivação dos Direitos das Crianças.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Uma das Unidades de Cuidados Continuados melhor apetrechada do País
Centro Hospitalar Nossa Senhora da Conceição apresentado na Batalha
O Centro Hospitalar Nossa Senhora da Conceição, localizado na localidade de Brancas, vai ser apresentado, no dia 20 de Outubro, aos Irmãos e colaboradores da Santa Casa da Misericórdia da Batalha. Considerada por alguns responsáveis de saúde como uma “referência de excelência” a nível regional e nacional neste sector, esta nova unidade dispõe de moderno equipamento clínico enquadrado nas exigências do Serviço Nacional de Saúde, e extravasa a dimensão concelhia, considerando-se como uma resposta credível não só para o concelho da Batalha mas também para os limítrofes, nomeadamente Porto de Mós, Alcobaça e Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Região de Turismo do Oeste considera proposta do Governo “um perfeito disparate”
Lisboa pode absorver Regiões de Turismo
do Oeste, Leiria-Fátima, Ribatejo e Templários
O secretário de Estado do Turismo já entregou a proposta da nova lei-quadro, que prevê a redução das actuais regiões de turismo de 19 para apenas 5, coincidentes com as regiões administrativas existentes em Portugal Continental (NUTS II): Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve. A proposta vai estar em discussão no dia 18 de Outubro, em Lisboa, num encontro da Associação Nacional das Regiões de Turismo, mas o descontentamento parece ser generalizado. A ser aprovada a proposta, as Regiões de Turismo do Oeste, Leiria-Fátima, Santarém e Templários irão desaparecer e ser integradas na mega Região de Turismo de Lisboa, que se estenderá de Pombal a Setúbal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Luís Filipe Menezes: PSD recusa crescimento económico minimalista
O Congresso Nacional do PSD, que decorreu de 12 a 14 de Outubro, na Expotorres, em Torres Vedras, consagrou Luís Filipe Menezes como o novo presidente, mas a grande novidade foi a previsível eleição de Pedro Santana Lopes para líder da bancada parlamentar do PSD. Em termos de discurso político, as grandes novidades de Menezes são a exigência de uma nova Constituição da República e a recusa do actual modelo de Globalização, defendendo que só pode haver mercado livre se todas as economias respeitarem os Direitos do Homem e as regras ambientais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Núcleo Oeste da Amnistia Internacional promove encontro contra discriminação homossexual
O Núcleo do Oeste da Amnistia Internacional, sensível ao que fundamentou um ano europeu para a igualdade de oportunidades para todos, e no âmbito da campanha da Amnistia Internacional ‘Discriminar não é Humano’, vai promover uma reflexão sobre uma das formas de discriminação ainda existente, a discriminação relativa à orientação sexual na sua forma de homossexualidade. A sessão terá lugar no dia 20 de Outubro (sábado), às 21h30, na Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fátima
Igreja da Santíssima Trindade: modernidade
e conforto para os peregrinos do século XXI
A inauguração da Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, teve lugar na tarde de 12 de Outubro, com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva, do presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, do ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, do cardeal Tarcísio Bertone, representante do Papa Bento XVI, de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima e de Luciano Guerra, reitor do Santuário de Fátima. A nova igreja tem capacidade para nove mil pessoas e custou cerca de 80 milhões de euros, incluindo o túnel rodoviário adjacente. A luz e o espaço são as marcas deste edifício de arquitectura contemporânea com traço do grego Alexandros Tombazis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 26 de Outubro a 1 de Novembro
Pratos tradicionais voltam a Alcobaça
com a Feira de São Simão
Frutos secos, queijos, enchidos, compotas, vinhos regionais entre muitos outros manjares da gastronomia e cozinha típica do Concelho de Alcobaça, vão estar expostos de 26 de Outubro a 1 de Novembro, no MercoAlcobaça, no âmbito das comemorações da Feira de São Simão. Caracterizada pela relação estabelecida com as freguesias do concelho, esta feira reúne um diverso leque de actividades. Para além de adoçar o paladar aos visitantes, contará com momentos musicais, tasquinhas, animação cultural e uma pequena mostra de artesanato. A entrada é gratuita, basta trazer boa disposição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
VI Festa das Adiafas arranca com eleição
da Rainha das Adiafas
A “VI Festa das Adiafas e VI Festival do Vinho Leve da Região” decorre no Cadaval, de 13 a 21 de Outubro. Gastronomia típica, exposições, espectáculos, eleição da Rainha das Adiafas 2007, actividades equestres e um colóquio sobre vinho são as propostas de um certame de reconhecimento nacional. O certame é organizado pela Câmara do Cadaval e dedicado ao final das colheitas, contando com boa gastronomia, servida por restaurantes e tasquinhas, exposições de artesanato e de actividades económicas, espectáculos musicais, eleição da “Rainha das Adiafas” (logo na noite de abertura), e ainda a realização do “III Fim-de-Semana Equestre”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
PS e PSD pedem eleições para a Câmara Municipal
As concelhias do PS e PSD da Marinha Grande pedem eleições para a Câmara Municipal, por considerem o actual projecto autárquico esgotado, após o anúncio da renúncia do presidente da Câmara, até agora não concretizado. Entretanto, a Comissão Política de Secção do Partido Social Democrata da Marinha Grande, reunida a 24 de Setembro, decidiu por maioria, apresentar a sua demissão ao presidente da Mesa do Plenário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após a melhoria do seu estado de saúde
Concelhia da Marinha Grande do PCP acredita na renúncia de Barros Duarte
Perante as notícias em torno da não concretização da renúncia ao mandato por parte de Barros Duarte, a Comissão Concelhia da Marinha Grande do PCP esclarece que o anúncio público por parte da Comissão Concelhia de que Barros Duarte renunciaria ao mandato de presidente da Câmara foi acordado nos termos e conteúdos básicos antecipadamente com o próprio. O PCP refere que “sendo verdade que Barros Duarte ainda não apresentou a renúncia ao mandato, queremos acreditar que o compromisso assumido com o Partido será cumprido e que a formalidade da renúncia acontecerá logo que Barros Duarte melhore o seu estado de saúde.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 12 de Outubro
Santuário de Fátima pronto para inauguração
da Igreja da Santíssima Trindade
O Santuário de Fátima celebra, nos dias 12, 13 e 14 de Outubro, mais um aniversário da Aparições, este ano assinaladas pela inauguração da Igreja da Santíssima Trindade no dia 12 de Outubro. Todo o programa das celebrações termina, na manhã do dia 14 de Outubro, com a transmissão do Ângelus pelo Santo Padre na Praça de S. Pedro com uma palavra própria aos peregrinos de Fátima, em directo via TV. No dia 9, a Câmara Municipal de Ourém agregou um conjunto de entidades e visitou as instalações da Igreja da Santíssima Trindade. O objectivo da visita foi dar a conhecer os meandros do templo e a afinação de estratégias comuns para os períodos de maior afluência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Barros Duarte não renunciou
Presidente da Câmara da Marinha Grande regressa em black out
Barros Duarte regressou no dia 8 de Outubro à presidência da Câmara Municipal da Marinha Grande, mas iniciou um black out, não prestando quaisquer declarações. Ao contrário do que anunciou a Concelhia do PCP da Marinha Grande, Barros Duarte não apresentou a sua renúncia e continua a trabalhar nos dossiês da autarquia. A última reunião de Câmara decorreu no dia 4 de Outubro, uma sessão importante em que foi aprovado o lançamento do concurso público para a concepção do futuro Complexo Municipal de Piscinas da Marinha Grande, que incluirá três pistas de 50m para treinos de alta competição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PSD do distrito de Leiria apresenta proposta temática
XXX Congresso Nacional do PSD reúne delegados em Torres Vedras
O XXX Congresso Nacional do PSD decorre nos dias 12, 13 e 14 de Outubro, na Expotorres, em Torres Vedras. Entretanto, o PSD do distrito de Leiria, pela voz do presidente da Comissão Política Distrital, Fernando Marques, considera que não há tempo a perder e o PSD tem de construir novas soluções alternativas para o País. Em proposta temática a apresentar ao Congresso Nacional, o PSD de Leiria apresenta uma moção sob o título "Afirmar Leiria num Portugal moderno e competitivo", visando, nas palavras do autarca de Ansião, "reflectir e pensar Leiria, os seus problemas, as suas potencialidades e os novos contextos para afirmar esta Região."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande recebeu debate do PS sobre políticas de família e natalidade
Paulo Pedroso defende prestação única
de apoio à natalidade
A biblioteca do Sport Operário, na Marinha Grande encheu, no dia 27 de Outubro, para ouvir Paulo Pedroso, ex-ministro do Emprego e Formação Profissional, no âmbito das conferências que a federação distrital do PS está a realizar sob o lema “Portugal precisa de mais bebés. Como ajudar as famílias a tratar deles? Paulo Pedroso entende que a atribuição de um apoio substancial ao nascimento, como o estão a fazer a Espanha e a Alemanha, é muito mais eficaz do que colocar a tónica apenas no aumento da prestação do abono de família.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação
CerciPeniche comemora 30 anos ao serviço da comunidade penichense
A CERCIPENICHE, Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Peniche, completa no dia 12 de Outubro, 30 anos de existência com uma Sessão Solene no dia 12 de Outubro, pelas 21h, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, presidida pela secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz. Neste mesmo dia, precedendo à Sessão Solene terá lugar pelas 20h30, no mesmo espaço, a inauguração da exposição 30 Anos, 30 Sonhos. Esta exposição estará patente ao público até 21 de Outubro de 2007 e pretende ser uma “viagem” pelos momentos mais marcantes dos 30 anos de história da Cooperativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fórum Temático e Mostra Social pretendem dar respostas na área geriátrica
Batalha debate problemática do envelhecimento e da intergeracionalidade
A Câmara Municipal da Batalha e o Núcleo Distrital de Leiria da REAPN (Rede Europeia Anti Pobreza) promovem, nos dias 12, 13 e 14 de Outubro, o II Encontro do Saber, alusivo ao tema “Desafios da Intergeracionalidade”, evento que assenta numa ideologia de participação activa da população idosa na sociedade, estando as diversas acções vocacionadas para técnicos da área e para a comunidade em geral. O “II Encontro do Saber” pretende promover a reflexão em torno da problemática do envelhecimento e dos benefícios da intergeracionalidade, divulgando respostas inovadoras nesta área.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa ultrapassou expectativas da organização
Populações da Benedita e Turquel aderem a marcha lenta no IC2 contra passagem do TGV
O IC2 junto à Benedita registou, no final da tarde do dia 4 de Outubro, uma marcha lenta contra a passagem do TGV no concelho de Alcobaça. Segundo Bruno Letra, um dos organizadores da iniciativa, o movimento partiu de quatro pessoas, à porta da Igreja da Benedita, na noite de 1 de Outubro, para chamar a atenção para os problemas que a passagem do TGV irá causar nas freguesias da Benedita e Turquel. Segundo este jovem beneditense, a bola de neve não parou de crescer, tendo a marcha juntado 300 automóveis e cerca de 800 pessoas das freguesias da Benedita e Turquel, ultrapassando assim largamente as expectativas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão registou a maior participação de sempre
Assembleia Municipal Alcobaça interrompida
por multidão preocupada com o TGV
A reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Alcobaça que debateu a passagem do TGV pelo concelho de Alcobaça, no dia 4 de Outubro, foi interrompida pouco depois do início da discussão deste tema. Centenas de pessoas afluíram ao auditório da Biblioteca Municipal, mas viram-se impossibilitadas de assistir devido à reduzida capacidade da sala, que comporta apenas 100 pessoas. A solução passou então pela transferência da sessão para o Cine-Teatro, com capacidade para 330 pessoas, mas que acabou por acolher mais de 500. Cerca das duas horas da manhã, a Assembleia Municipal aprovou duas moções que rejeitam a passagem do TGV a Oeste da Serra dos Candeeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Barros Duarte não comparece na reunião de Câmara para apresentar renúncia ao mandato
O ainda presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, João Barros Duarte, não compareceu à reunião de Câmara do dia 4 de Outubro, marcada para as 9h30, para a qual estava prevista a apresentação da sua renúncia ao mandato autárquico. A ausência deixou embaraçado todo o Executivo, admitindo-se agora a hipótese da renúncia, anunciada pelo PCP, não acontecer. Segundo informações da autarquia, o actual presidente encontra-se a gozar um período de férias, que termina no dia 5 de Outubro. A reunião foi presidida pelo vice-presidente Alberto Cascalho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha, Bombarral, Cadaval, Lourinhã, Peniche e Óbidos
Magalhães e Silva e Pinto de Abreu apresentam candidaturas à Ordem dos Avogados
Magalhães e Silva e Carlos Pinto de Abreu apresentam no dia 9 de Outubro, em Óbidos, as candidaturas a bastonário e presidente do Conselho Distrital de Lisboa (CDL) da Ordem dos Advogados, respectivamente. A apresentação decorre durante um jantar com advogados de Caldas da Rainha, Bombarral, Cadaval, Lourinhã e Peniche, no Hotel Mansão da Torre, em Óbidos. Advogado há 34 anos, Magalhães e Silva foi secretário-adjunto para os Assuntos de Justiça do Governo de Macau entre 1988 e 1990 e consultor para os Assuntos Políticos e de Justiça da Presidência da República nos dois mandatos de Jorge Sampaio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa o comunicado do PS sobre a demissão de Barros Duarte
PCP da Marinha Grande acusa PS local de falta de cultura democrática
Perante anúncio de que "o camarada João Barros Duarte deixará a presidência da Câmara de acordo com o PCP e correspondendo a uma questão há muito colocada", a Comissão Concelhia da Marinha Grande do PCP da Marinha Grande considera que “a reacção do PS local confirma a falta de cultura democrática e incapacidade revelada ao longo de 12 anos à frente dos destinos do município para resolver os problemas da Marinha Grande e dos marinhenses.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Beneficiação da EN 242 entre Alfeizerão e Nazaré posta a concurso
Foi publicado na imprensa diária o anúncio de abertura do Concurso Público da Estradas de Portugal, EPE “EN 242 – Beneficiação entre Nazaré (km 34+700) e Alfeizerão (Km 51+370)”. A empreitada em questão vai a concurso com um valor base de €2.213.000 e destina-se ao alargamento pontual do perfil de estrada, regularização de taludes, melhoria do sistema de drenagem, construção e pavimentação de passeios, poda e corte de árvores, melhoria da sinalização vertical e horizontal existentes e ainda alargamento de um pontão e de uma passagem hidráulica. A Estrada Nacional 242 liga Alfeizerão a Leiria, com passagem pela Nazaré, Pataias e Marinha Grande, sendo actualmente, e até à inauguração da VCI, utilizada como desvio do tráfego de pesados neste trajecto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alberto Cascalho é o sucessor
Barros Duarte renuncia à presidência
da Câmara Municipal da Marinha Grande
O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande deverá apresentar, no dia 4 de Outubro (quinta-feira), em reunião de Câmara, a renúncia ao seu mandato. Barros Duarte será substituído pelo até agora vice-presidente Alberto Cascalho. O anúncio foi feito pelo PCP, partido de que Barros Duarte é militante, em comunicado divulgado no dia 2 de Outubro. A mudança foi já criticada pela Comissão Política Concelhia do Partido Socialista que considera o novo presidente “menos conflituoso”, mas “mais inexperiente e despesista.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições directas no PSD
Marques Mendes vence no distrito de Leiria mas Menezes arrasa em Leiria, Bombarral e Óbidos
Luís Filipe Menezes obteve 20701 votos contra 16334 de marques Mendes. Votaram 38270 militantes dos 63035 inscritos nos cadernos eleitorais. No distrito de Leiria, Marques Mendes venceu em Alcobaça, Ansião, Batalha, Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Nazaré, Pedrógão Grande e Peniche, enquanto Luís Filipe Menezes venceu em Alvaiázere, Bombarral, Castanheira de Pêra, Leiria, Óbidos, Pombal e Porto de Mós. Na Marinha Grande registou-se um empate. As maiores vitórias de Marques Mendes ocorreram em Ansião (301-17), Caldas da Rainha (350-95) e Alcobaça (90-36) e as maiores vitórias de Luís Filipe Menezes decorreram no Bombarral (102-14), Óbidos (75-9) e Leiria (273-122).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
A escola da Calçada de Carriche
Mário Lopes
OPINIÃO
Portugal e as Migrações: “Novos e Velhos Desafios”
Henrique Tigo
O Arquitecto Eugénio dos Santos
Luís Rosa
A nova cruz alta de Fátima
D. Serafim Ferreira e Silva
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o