Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a exploração de lítio em Portugal?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 80 Director: Mário Lopes Domingo, 8 de Dezembro de 2019
Câmara Municipal quer promover civismo no concelho
Pacto Cívico de Leiria assinado segunda-feira
Seis dezenas de associações, empresas e instituições das Freguesias de Coimbrão, Leiria, Marrazes e Pousos já aceitaram o convite da Câmara Municipal de Leiria para subscrever o ‘Pacto Cívico de Leiria’, numa cerimónia que terá lugar na segunda-feira dia 2 de Julho, pelas 17h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O ‘Pacto Cívico de Leiria’ é um dos componentes da campanha ‘LEIRIA é a minha casa’ e para a sua assinatura foram convidadas cerca de 80 associações e instituições com sede nas Freguesias de Coimbrão, Leiria, Marrazes e Pousos: escolas, associações juvenis, ambientalistas e empresariais, associações de pais e empresas patrocinadoras da campanha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Feira de S. Pedro espera 200 mil visitantes
A Feira de S. Pedro abre as portas no dia do seu patrono prolongando-se até ao domingo 8 de Julho. A Feira de S. Pedro – uma das maiores feiras generalistas realizadas em Portugal – conta com mais de 400 expositores comerciais, contando, ainda, com áreas de restaurantes e tasquinhas, de divertimentos e de feirantes tradicionais. Pólo de convivência tradicional dos torrienses e da população do Oeste, a Feira constitui uma demonstração da pujança empresarial da Região. Durante a semana a feira abre às 17 h e fecha às 24h e aos fins-de-semana abre às 15 h e encerra às 24 h. Sextas e sábados encerra à 1 h da manhã.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas inaugura 2.ª fase da Avenida Poente
A inauguração da 2.ª fase da Avenida Poente de Torres Vedras realiza-se no dia 28 de Junho, pelas 20h, com a presença do Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos. A cerimónia será antecedida de um beberete, pelas 19h30, nos Claustros do Convento da Graça. De referir que este novo troço daquela via periférica, com uma extensão de 1,785 Kms, ligará a Rotunda situada nas imediações do Parque Verde da Várzea à Rotunda do Barro, contribuindo, dessa forma, para diminuir a intensidade do tráfego que circula no interior da Cidade de Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 29 de Junho a 8 de Julho
Monges Tibetanos do Mosteiro Tashi Lhunpo abrem Festas do Almonda
As Festas do Almonda terão lugar em Torres Novas, de 29 de Junho a 8 de Julho. Na sua maioria os espectáculos acontecem ao ar livre e são de entrada gratuita. O palco do Jardim das Rosas vai receber música e dança originárias da Índia, música árabe, uma banda de ritmos argentinos, sapateado, fado e folclore português e muita música de fusão, de sons latinos, africanos e reggae. Um workshop de percussão em bidons irá animar o ambiente todos os fins de tarde no Jardim, assim como uma aula de dança indiana ao ar livre para todos. Curtas-metragens realizadas por jovens na formação de cinema lançam novos olhares numa noite que será também de cinema.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Moção aprovada por unanimidade
Assembleia Municipal da Nazaré exige novo Centro de Saúde
A Assembleia Municipal da Nazaré pretende que o Governo inscreva a construção do novo Centro de Saúde como investimento prioritário no que se refere à edificação de novas infra-estruturas de saúde na região Centro. Em moção aprovada por unanimidade no dia 22 de Junho, a Assembleia Municipal da Nazaré lamenta que o novo Centro de Saúde não seja considerado prioritário pela ARS do Centro e salienta que as actuais instalações, que são «provisórias há dezenas de anos», não possuem «as mais adequadas condições organizacionais e operacionais, mesmo após as intervenções efectuadas para a passagem do SAP para este local».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa um artigo de opinião do deputado social-democrata
PSD Batalha chama a Feliciano Barreiras Duarte “exibicionista” e “interesseiro”
A Comissão Política de Secção do PSD da Batalha reuniu no dia 11 de Junho e contestou o teor de um artigo de opinião do deputado Feliciano Barreiras Duarte, publicado no Região de Leiria, em que assume o mérito de ter indicado António Lucas como candidato à Câmara Municipal da Batalha, nas eleições de 2001, depois de um jantar na Lapa com o então presidente do PSD Durão Barroso. Em comunicado, o PSD da Batalha, contesta a ”total falta de rigor do texto publicado” e “a falsidade dos argumentos utilizados.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 29 de Junho a 8 de Julho
Pedro Santana Lopes convidado especial
da VI Feira do Livro do Bombarral
Pedro Santana Lopes é um dos convidados da VI Feira do Livro do Bombarral, que decorre de 29 de Junho a 8 de Julho, no Palácio Gorjão. O ex-primeiro-ministro irá apresentar o seu livro “Percepções e Realidade”. António Homem Cardoso, Nuno Cardal, Margarida Fonseca Santos, Padre António Vaz Pinto, Daniel Sampaio, Zita Seabra, Moita Flores e Tiago Rebelo são os outros escritores presentes no certame. Consulte aqui o programa da feira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Praça 5 de Outubro
Feira do Livro das Caldas termina hoje
Venda e lançamento de livros, encontros com escritores, sarau de poesia, concertos, teatro e workshops, são algumas das atracções da Feira do Livro das Caldas da Rainha que decorre que 20 e 24 de Junho, na Praça 5 de Outubro, este ano organizada pelo Colégio Rainha D. Leonor, Câmara Municipal, Biblioteca Municipal, Museu da Cerãmica, Centro da Juventude, ANAE e Livrarias Pitau e Martins Fontes. Um programa vasto e diversificado onde podemos encontrar um atelier de ciência, atelier de movimento, contador de histórias, trabalhos e exposições artesanais bem como um atelier de escrita criativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Festas de São Pedro estão de volta
A cerimónia de abertura das Festas de S. Pedro terá lugar no dia 23 de Junho, pelas 18h, nas Piscinas Municipais de Porto de Mós. As festividades irão decorrer de 23 de Junho a 1 de Julho e contarão com a presença de Lucas e Matheus, José Malhoa, Tatiana, Quim Barreiros, Dança Brasil, Bailão com LF Music, Broa de Mel, II Festival de Música da Juventude e, a encerrar, D’ZRT. Todos os visitantes podem ainda deliciar-se com as iguarias e pratos típicos confeccionados pelas duas dezenas de tasquinhas que este ano estarão presentes no âmbito da XV Feira de Gastronomia e que são promovidas e dinamizadas pelas diversas colectividades do concelho de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nova denominação é Taxa de Serviço
Concelhia do PS de Alcobaça contra Aluguer
de Contador de Água
A vereadora do Partido Socialista abandonou a última reunião da Câmara de Alcobaça, não participando na votação. A posição de Dulce Bagagem deve-se à apresentação a votação da mudança de denominação do Aluguer de Contador de Água para Taxa de Serviço, nas últimas duas reuniões de Câmara. A vereadora defendeu que o espírito da lei, aprovada em Assembleia da República, com votos favoráveis do PS e PSD, explicita que “a responsabilidade pelos contadores deve ser dos prestadores do serviço e não deve implicar custos para os utentes”, acrescentando que “o prestador do serviço não poderá cobrar ao consumidor “qualquer outra taxa de efeito equivalente”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral
XXIV Festival do Vinho Português duplica número de expositores
De 14 a 22 de Julho, o Bombarral acolherá os visitantes no seu XXIV Festival do Vinho Português, o mais antigo e tradicional certame de divulgação da vitivinicultura nacional, este ano revitalizado com a presença do dobro dos stands vitivinícolas de anos anteriores, num total que atinge neste momento as quatro dezenas de expositores entre adegas e outros produtores de vinho. Nos seus 24 anos de vida e em especial nos últimos 13, o certame transformou-se numa referência para o sector, atraindo todos os anos à Mata Municipal algumas dezenas de milhares de visitantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Contact pertence ao grupo BES
Telemarketing: empresa de grande dimensão inaugurada nas Caldas da Rainha
O presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Fernando Costa, era, no dia 19 de Junho, a imagem da satisfação na cerimónia de inauguração da empresa Contact, nas Caldas da Rainha, uma empresa ligada ao Grupo BES.A empresa vai funcionar na antiga Fábrica Frami, entretanto remodelada, e para a sua instalação nas Caldas da Rainha Autarquia e Contact celebraram um acordo em Maio passado. “Habituados a ver fechar empresas, é com satisfação redobrada que vemos abrir uma empresa desta dimensão” disse Fernando Costa, acrescentando que “Caldas está de braços abertos para mais iniciativas”. O número de postos de trabalho criados poderá ultrapassar as duas centenas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Assembleia Municipal promove debate sobre Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades
Para debater o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, a Assembleia Municipal da Marinha Grande promove uma reunião debate, no dia 21 de Junho às 21h, no Auditório do Museu do Vidro. Para discutir esta problemática a Assembleia Municipal entendeu convocar as diferentes Associações, Instituições, Partidos, Autarcas, Forças de Segurança, Escolas, Sindicatos, ONG’s, e outras entidades concelhias etc…
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Concelhia do PS contra decisões da Câmara sobre Vitroibérica e parques industriais
A concelhia do PS da Marinha Grande denunciou, no dia 18 de Junho, em conferência de imprensa, o que considera “obstáculos que a actual maioria PCP/PSD na Câmara Municipal está a colocar ao desenvolvimento económico e empresarial do concelho.” A concelhia do PS da Marinha Grande refere ter tido conhecimento que a Câmara Municipal “se prepara para, através de exigências absurdas e sem sentido, impedir o funcionamento da ex-empresa Marividros, adquirida por via judicial pela Vitroibérica, fazendo com que 35 trabalhadores actuais, mais 20 no próximo ano, possam dar continuidade à sua actividade laboral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Empresa de call center do Grupo BES cria
200 postos de trabalho
A Contact, prestadora de serviços de call/contact center, vai inaugurar no dia 19 de Junho as suas novas instalações nas Caldas da Rainha. Esta iniciativa vem no seguimento da expansão do volume de negócio da empresa fora do Grupo BES e irá permitir a criação de cerca de 200 postos de trabalho. O novo contact center representa um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros. A empresa sublinha que a abertura deste novo site da Contact irá contribuir para a dinamização e desenvolvimento económico da região, tendo o mesmo sido apoiado desde o início pela Câmara das Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Marques Mendes, Ferreira do Amaral e Miguel Relvas discutem programa do PSD
O PSD vai levar a efeito, no dia 23 de Junho (sábado), a partir das 15 horas, uma sessão distrital, organizada pela Comissão Nacional de Revisão do Programa do PSD, no âmbito das propostas para um “Futuro Sustentável para os Portugueses” subordinado ao tema «Viver nas Cidades (Urbanismo, Transportes, Desporto, Lazer)”. A referida sessão na Sala Infante II, do Hotel dos Templários, em Tomar, contará com a presença de Marques Mendes, presidente do PSD, terá como oradores Joaquim Ferreira do Amaral e o deputado Miguel Relvas e será emitida em directo pela Internet em www.programa.psd.pt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novo Aeroporto de Lisboa
Núcleos empresariais e regiões de turismo contestam adiamento da Ota
Na sequência das declarações do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, em relação à localização do novo aeroporto de Lisboa, a Agência de Desenvolvimento Regional do Oeste (ADRO), o Conselho Empresarial do Centro (Coimbra), a Associação Empresarial da Região de Santarém (NERSANT) e as Regiões de Turismo do Oeste, Leiria-Fátima, Ribatejo e Templários promoveram uma conferência de imprensa no dia 13 de Junho, na sede da ADRO, em Torres Vedras, para divulgar uma posição conjunta, considerando estar em causa a credibilidade e a estabilidade nas decisões do Governo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado
Marchas populares saem à rua na Nazaré
As marchas populares saem à rua na Nazaré na noite de 16 de Maio (sábado). Cinco marchas vão desfilar pelas ruas da vila, a partir das 21 horas. A primeira exibição decorrerá no Largo de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio. Depois, as marchas desfilarão pela Marginal e, finalmente, abrilhantarão as Festas em Honra de Santo António, na Pederneira. Este ano, participam a Marcha do Sítio, a marcha "Aos três Santos vou Cantar", de Ana Maria Mendes, a Marcha "Varandas da Nazaré", com o tema "Nazaré à noite", a marcha da Pederneira, com o tema "Pederneira vai ao campo", e a Marcha do Clube Recreativo Beneficente Valadense, de Valado dos Frades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Considerando que consenso é impossível
Presidente da Câmara do Cartaxo desafia Governo a avançar já com o aeroporto da Ota
A construção do novo aeroporto da Ota marcou a reunião da Câmara do Cartaxo, no dia 6 de Junho. Perante as diversas reflexões e tomadas de posição quanto a esta matéria, o presidente do Município voltou a reforçar a necessidade de “se avançar com o projecto o quanto antes”. Considerando como certa a sua implementação, Paulo Caldas informou que o desenvolvimento do concelho está a ser projectado já tendo em conta esta realidade. O autarca sublinhou que “é preciso explicar aos portugueses que a Ota faz sentido” e que um consenso nacional, técnico e político é, hoje, impossível de concretizar, por isso, “é fundamental partir imediatamente para a acção”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 29 de Junho a 8 de Julho
Câmara do Bombarral organiza VI Feira do Livro
O Bombarral acolhe, de 29 de Junho a 8 de Julho, os visitantes na sua VI Feira do Livro, evento que após um ano de interrupção retoma o seu lugar na divulgação do gosto pelo livro e pela leitura, constituindo um evento marcante no panorama regional, pela qualidade dos autores e outras actividades na área do teatro e da música. A organização é da Câmara Municipal do Bombarral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
44ª Feira Nacional da Agricultura
Presidente da República quer dar visibilidade a casos de sucesso na agricultura
O segundo dia da 44ª Feira Nacional da Agricultura ficou marcado pela presença do Presidente da República, convidado de honra para a cerimónia de entrega de troféus do 1º Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra e 1º Concurso Nacional de Packaging, integrado no 1º Salão Nacional do Azeite. Cavaco Silva pediu à comunicação social para dar visibilidade aos casos de sucesso na agricultura portuguesa, dando como exemplo os cerca de mil produtores de leite da Cooperativa Agrícola de Barcelos. O Presidente manifestou-se também adepto da actual Globalização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande – Louriçal
Mário Lino inaugurou troço da Auto-Estrada do Litoral Centro
O troço de auto-estrada entre Marinha Grande e Louriçal da A17 foi inaugurado no dia 3 de Junho, pelo Ministro das Obras Públicas. Mário Lino anunciou em Leiria o lançamento, ainda para este mês, dos estudos de impacto ambiental para o Aeroporto da Ota e para a A23, que ligará a A1 e a A8. Este troço da A17, que tem uma extensão de 32 km e representa um investimento de 189 milhões de euros, irá descongestionar a Estrada Nacional 109, sendo o custo da portagem de 2,5 euros. A conclusão da A17 até Mira, no distrito de Coimbra, está prevista para o início de 2008.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Variante à Linha Ferroviária do Norte em Santarém - Estudo Prévio
Movimento de Cidadãos “”Santarém 21” quer alterações ao projecto da Refer
O Movimento de Cidadãos “”Santarém 21” congratula-se com a recente apresentação pública do Estudo Prévio da Variante à Linha do Norte em Santarém, que decorreu no dia 7 de Maio, nas instalações do Teatro Sá da Bandeira e torna público que dirigiu uma carta ao presidente da Câmara Municipal de Santarém, onde manifesta as suas preocupações quanto à localização da nova estação e da pequena (quase simbólica) extensão do túnel sob a EN3, no tecido urbano da Portela das Padeiras, importante bairro habitacional localizado na freguesia de S. Salvador, da cidade de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Escola Adães Bermudes
Bloguers alcobacenses reuniram pela 1ª vez
Decorreu no dia 12 de Maio, na Escola Adães Bermudes, em Alcobaça, o encontro A Blogosfera Alcobacense Desce à Cidade... Na Escola Adães Bermudes! O organizador, José Alberto Vasco, do blogue Nas Faldas da Serra, considera que o evento conseguiu claramente os seus objectivos de ser um encontro informal entre blogues e bloguers alcobacenses, aberto a toda a comunidade. O encontro não esteve sujeito a qualquer agenda prévia, servindo para confraternizar e trocar ideias com alguns dos mais conhecidos bloguers alcobacenses e desvendar mesmo algumas das mais secretas identidades da blogosfera alcobacense, como Mário Bernardes, do blogue do Terra de Paixão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa já foi assinado
PITER Leiria/Fátima garante 150 milhões de euros para projectos de alcance turístico
A Região de Turismo Leiria/Fátima e as Câmaras Municipais de Alcobaça, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós e Junta de Freguesia de Carriço (Pombal), procederam no dia 31 de Maio, no Cine-Teatro de Porto de Mós, à assinatura do Acordo de Colaboração no âmbito do apoio a Projectos de Natureza Pública do PITER - Programas Integrados Turísticos de Natureza Estruturante - Leiria/Fátima. A cerimónia foi presidida por Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo. O valor total do investimento é de mais de 150 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Jorge Barroso retira pelouros a Reinaldo Silva
Após 14 anos de trabalho conjunto, o presidente da Câmara Municipal da Nazaré decidiu retirar os pelouros ao, até agora, vice-presidente Reinaldo Silva, depois de ouvir as estruturas locais do PSD, partido por onde foi eleito como independente. Jorge Barroso passa a ser o único elemento do Executivo municipal com pelouros a tempo inteiro, uma vez que a vereadora Mafalda Tavares irá continuar a meio tempo, ainda que acumulando o pelouro dos Recursos Humanos. O rompimento com Reinaldo Silva surge após o anúncio da demissão deste do PSD e de tomadas de posição divergentes face à futura marina e à transferência do SAP do hospital para o Centro de Saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santamaria, 4Taste, Rabo de Saia e Corvos são os cabeças-de-cartaz
Festas da Cidade e do Concelho de Ourém
de 15 a 23 de Junho
As Festas da Cidade e do Concelho de Ourém decorrem de 15 a 23 de Junho. A abertura inclui o encerramento da Cenourém, com a peça “O Pequeno Imperador”, de Atílio Bari, interpretada pelo Grupo de Teatro da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Vasco da Gama no Cine-Teatro Municipal, e o concerto com o grupo brasileiro “Rabo de Saia”, no Centro de Negócios de Ourém, local onde decorre também a feira de Gastronomia e Artesanato. Os grupos Santamaria, 4Taste, Rabo de Saia e Corvos são os cabeças-de-cartaz desta edição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
8ª edição do Festival “Sabores do Mar”
com maior mediatização de sempre
As comemorações do Dia da Criança, do Dia do Pescador, a Travessia de natação Berlengas-Peniche, a convenção "Sou de Peniche", a primeira jornada da Liga de Verão - Futebol de Praia, o Passeio Marítimo Nocturno e os concertos com Carlos Alberto Moniz, Xutos & Pontapés e Da Weasel, são os pontos fortes da 8ª edição do Festival “Sabores do Mar” que se realiza em Peniche de 1 a 10 de Junho. Com um orçamento a rondar os 125 mil euros, o festival promete muita animação, artesanato e a boa gastronomia marítima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
JSD organiza Ciclo de Formação Autárquica em Alcobaça
Marques Mendes, Eduardo Catroga e João Salgueiro debatem programa do PSD em Leiria
O presidente do PSD e os ex-ministros Eduardo Catroga e João Salgueiro, participam em Sessão Distrital de discussão do Programa do PSD, no dia 1 de Junho, no Hotel Eurosol, em Leiria. Por sua vez, sob o lema, “Preparar o Presente para Ganhar o Futuro”, a Distrital de Leiria da Juventude Social Democrática realiza no dia 26 de Maio, pelas 14 horas, no Hotel D. Inês de Castro, em Alcobaça, mais uma iniciativa de formação autárquica, desta feita com a presença de Pedro Rodrigues, presidente da JSD; Fernando Marques, presidente do PSD/Distrital, Gonçalves Sapinho, presidente da Câmara de Alcobaça e Paulo Inácio, presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
David Ribeiro Telles, António Paím e Veiga Maltez
Santarém homenageia três figuras do Ribatejo com três corridas de toiros
A Câmara de Santarém apresenta de 1 a 10 de Junho três corridas de toiros em homenagem a três figuras ilustres do Ribatejo: Mestre David Ribeiro Telles, António Paím e Veiga Maltez, presidente da Câmara da Golegã. Concertos com Roberto Leal, Ez Special, Sevilhanas, Quim Barreiros, Chiquita, Orquestra Santos Rosa, Adiafa e David Fonseca são os pontos fortes desta iniciativa que irá decorrer no Campo Infante da Câmara, em Santarém. As Corridas de Toiros de Santarém decorrem paralelamente à 44ª Feira Nacional da Agricultura/ 54ª Feira do Ribatejo, cuja organização promove também, de 2 a 10 de Junho, cinco corridas de toiros, duas novilhadas e espectáculos taurinos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
A Linha do Oeste, o TGV e o Aeroporto da Ota
Mário Lopes
OPINIÃO
Perpetuum mobile - Celebrar a Continuidade
Miguel Sobral Cid
XV Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça
Alexandre Delgado
Óbidos já é uma “Maravilha de Portugal”, mas...
Carlos Orlando Rodrigues
A importância da arquitectura nas cidades com património histórico
Carlos Bonifácio
“Ao Menino e ao Borracho mete Deus a mão por baixo…”
Isabel Ferreira e Margarida Batalha
De novo a diáspora?! Ou multilocalidade?
Alzira Simões
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o