Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a legalização da eutanásia?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 77 Director: Mário Lopes Segunda, 24 de Fevereiro de 2020
Autarca assume estratégico pelouro das Águas
Paulo Caldas paga dívidas e reforça competências na Câmara do Cartaxo
O presidente da Câmara do Cartaxo informou, na reunião de Câmara de 26 de Março, que, dado tratar-se de um dossier estratégico neste momento, ficaria com a responsabilidade de gerir a Divisão de Águas e Saneamento, deixando a vereadora Rute Ouro de ter competência nesta área. O vereador Francisco Casimiro deixa de exercer as funções de vice-presidente e substituto do presidente nas suas ausências e impedimentos. Paulo Caldas, que não vai designar vice-presidente, informou ainda que a autarquia pretende encerrar o “dossier” das águas e do saneamento básico até final do mês de Maio e que, nos últimos seis meses, o Município pagou cerca de 6,5 milhões de euros da sua dívida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarcas do norte do distrito de Leiria reuniram com Correia de Campos
Ministro da Saúde recusa urgência em Avelar mas aceita Centros de Saúde abertos até às 22 h
Os presidentes das Câmaras Municipais de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande estiveram reunidos, no dia 22 de Março, com o ministro da Saúde, Correia de Campos,. Esta reunião surgiu após alcançado um consenso alargado (e fácil) entre os cinco municípios, no sentido da proposta de instalação de um Serviço de Urgência Básica (SUB) em Avelar, no hospital da Fundação Nossa Senhora da Guia, por oposição às propostas avançadas pelo Ministério da Saúde e que, para servirem estes concelhos, apenas prevêem a instalação de SUB em Sertã e Pombal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do QREN
Augusto Mateus presente em Alcobaça
em seminário sobre fundos comunitários
A Câmara Municipal de Alcobaça organiza, no dia 29 de Março às 18 horas, no Cine-Teatro de Alcobaça, o workshop “Competividade no Concelho, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN)”, com a participação de Augusto Mateus, professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão e ex-ministro da Economia do Governo presidido por António Guterres. O economista está actualmente a elaborar um estudo e um Plano de Acção da Região Oeste que sustente as candidaturas a fundos comunitários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Regimento de Artilharia Antiaérea n.º 1
Vieira de Leiria recebe Exercício de Fogos Reais
A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que se irá realizar no dia 29 de Março, entre as 9h e as 14h, um exercício de Fogos Reais, levados a cabo pelo regimento de Artilharia Antiaérea n.º 1. Este exercício irá decorrer numa área situada na Fonte dos Morangos (Vieira de Leiria). O Espaço aéreo, marítimo e terrestre será interdito pela Força Aérea, Marinha de Guerra e Exército, respectivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante os espectáculos
Bar do Cine-Teatro de Alcobaça abre ao público
O bar do Cine-Teatro de Alcobaça abriu ao público no dia 2 de Março. À disposição do público estão agora bebidas, sandes, tostas, doces e até refeições ligeiras, antes dos espectáculos. A empresa Taroca patrocinou e procedeu à decoração mobiliária de todo o espaço, situado no piso superior. O bar vai funcionar exclusivamente nos dias de espectáculos, abrindo uma hora antes dos espectáculos e durante os intervalos dos espectáculos. Durante a Primavera e Verão a varanda para o exterior irá também ser aberta ao público para agrado de todos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 23 de Março
Auditório Municipal da Arruda dos Vinhos recebe sessão de trabalho do Oeste Empreendedor
O Auditório Municipal da Arruda dos Vinhos recebe, no dia 23 de Março, pelas 15h15, uma sessão de trabalho promovida pela parceria de desenvolvimento do Oeste Empreendedor intitulada “Há Um Ano a Criar Negócios”. Serão palestrantes Luís Duarte, coordenador do projecto, que fará um balanço de um ano de actividade do Oeste Empreendedor, José Sequeira, consultor que falará sobre “Pequenas “grandes” oportunidades de negócio no Oeste” e David Santos, técnico do projecto, sobre o futuro do empreendedorismo no Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara pondera repetir evento
Centro de Negócios de Ourém recebeu “Fórum das Associações”
Foram cerca de duas mil as pessoas que ao longo do fim-de-semana de 17 e 18 de Março passaram pelo Centro de Negócios de Ourém para visitar a primeira edição do Fórum das Associações, um evento que a autarquia pondera repetir em 2008. O destaque do certame, que incluiu concertos, passeios e provas desportivas, foi para o colóquio “Fiscalidade nas Associações” que, pelo carácter prático, atraiu diversos dirigentes associativos ao salão nobre do Centro de Negócios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas assinalou golpe falhado contra a ditadura
Fernando Rosas: golpe militar de 16 de Março revelou a fraqueza do regime
Ferreira da Silva, um militar exaltado de Lamego, foi o principal instigador do golpe falhado contra a ditadura, lançado a partir do Regimento de Infantaria 5 das Caldas da Rainha na noite de 16 de Março de 1974. A confissão partiu do próprio e foi corroborado por muitos militares revoltosos presentes na conferência do historiador Fernando Rosas. A sessão inseriu-se num conjunto de iniciativas promovidas pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha com o apoio da Associação PH-Património Histórico e Escola de Sargentos do Exército.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Certame termina hoje
The Gift juntam 15 mil na Feira de Santarém
Cerca de 40 mil pessoas deslocaram-se no dia 17 de Março à Feira de Santarém, para assistirem a várias iniciativas, nomeadamente, ao Concurso de Equitação Tradicional Portuguesa que decorreu na Monumental Celestino Graça, a uma Tarde Ribatejana, abrilhantada pelos 17 ranchos folclóricos do Concelho e a um mercado tradicional. Por volta das 23h, os Gift proporcionaram o momento mais aguardado da noite no grande palco do Campo Infante da Câmara, levando ao rubro cerca de 15 mil pessoas, que ao longo de hora e meia vibraram com as músicas de uma das melhores bandas pop portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protocolo entre Câmara e Associação de Produtores Florestais do Oeste e Estremadura
Câmara de Leiria contrata equipa de sapadores florestais durante mil horas
A Câmara Municipal de Leiria e a Associação de Produtores Florestais do Oeste e Estremadura vão assinar um protocolo de colaboração, com o objectivo de contribuir para o funcionamento de uma equipa de sapadores florestais, a partir do mês de Abril, por um período de mil horas. No âmbito deste protocolo, a equipa de sapadores florestais deverá proceder à prevenção dos incêndios florestais através de acções de silvicultura preventiva, nomeadamente e entre outras, roça de matos, limpeza de povoamentos florestais e manutenção de linhas de quebra-fogo. À Associação de Produtores Florestais do Oeste e Estremadura compete colocar a equipa de sapadores florestais ao serviço da Câmara Municipal de Leiria pelo período de mil horas, num horário compreendido entre as 8h e as 17h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia e Ministério da Saúde chegam a acordo
SAP de Ourém prolonga horário até à meia-noite
O presidente da Câmara Municipal de Ourém, David Catarino e a presidente da Assembleia Municipal, Deolinda Simões, reuniram, no dia 15 de Março, com António Branco, presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e Paulo Fonseca, governador civil de Santarém. Em cima da mesa esteve o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Ourém. Da reunião ficou acordado que o SAP veria o seu período de funcionamento ampliado em relação ao que estava proposto, passando a servir a população até às zero horas. Recorde-se que a decisão anterior era encerrar o serviço a partir das 22 horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festejos prosseguem até segunda-feira
Inauguração da Feira de Santarém junta multidão de pessoas na Capital do Ribatejo
Uma fita vermelha cortada pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém, Moita Flores, a lembrar os tempos de outrora, assinalou, no dia 16 de Março, junto ao Pórtico, na Avenida Afonso Henriques, a inauguração da primeira grande Feira de Santarém Capital do Ribatejo, que vai decorrer no Campo da Feira, até ao dia 19 de Março. Moita Flores, que partiu dos Paços do Concelho, chegou de charrete acompanhado pela sua esposa, Filomena Moita Flores e pelo presidente da Comissão da Feira, José Andrade. Vários campinos, acordionistas e cavaleiros de Pedro Neves e de equitação de trabalho acompanharam a comitiva, dando mais cor à festa do Ribatejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tendo como consequência chapa batida e derrube dos pilaretes
Rossio de Alcobaça: um ponto negro rodoviário em dias de chuva
Cinco minutos. Foi este o tempo que o repórter precisou de esperar para observar o primeiro acidente na Praça 25 de Abril, em Alcobaça, num dia de chuva. Depois da requalificação urbana, o Rossio transformou-se num ponto negro rodoviário, devido à falta de atrito do pavimento em pedra lisa, situação agravada pela água da chuva. Um comerciante garantiu ao Tinta Fresca que se registam em média cinco acidentes diários, o que é atestado pelo constante derrube dos pilaretes que delimitam a estrada junto aos Correios, com prejuízo para os automobilistas e para o município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Paulo Caldas: “Falta uma estratégia integrada para o vinho português”
Foi eleito em 2001 como o mais jovem presidente de Câmara do País. Paulo Caldas aposta no rápido desenvolvimento do concelho e para isso, tem já quatro zonas industriais prontas a receber empresas, aproveitando as boas acessibilidades e a proximidade a Lisboa e à Ota. O autarca quer tirar partido da ruralidade e da qualidade de vida do concelho e, para isso, pretende explorar as potencialidades do vinho e do enoturismo e limitar as construções urbanas ao máximo de 4 pisos. O Centro Cultural do Cartaxo é outro motivo de orgulho deste bancário eleito nas listas do PS, tendo conseguido uma inédita adesão dos munícipes desde o primeiro dia à programação cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Região de Leiria: inovação e oportunidades"
Fundação Mário Soares monitoriza conclusões do 4.º Congresso Regional de Leiria
A Fundação Mário Soares vai monitorizar, de forma permanente, a concretização das conclusões do 4.º Congresso de Leiria, o que constitui mais uma inovação deste evento que está a mobilizar a região de Leiria. Mário Soares reconhece desta forma a importância do 4.º Congresso "Região de Leiria: inovação e oportunidades", a realizar nos dias 20 e 21 de Abril, no contexto das grandes reformas nacionais em curso. Daí que tenha assegurado que a sua Fundação, através da Casa-Museu João Soares, vá colaborar com a ADLEI, fazendo o follow up nos meses seguintes ao Congresso, com balanços periódicos de avaliação sobre a concretização das conclusões.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Dia Internacional da Mulher comemorado
com flores e ópera
O Dia Internacional da Mulher é assinalado no dia 8 de Março, nas Caldas da Rainha, com distribuição de flores às senhoras e com um recital de ópera. A iniciativa é da autarquia local, em colaboração com a Escola Técnica e Empresarial do Oeste, que fazem questão de não deixar passar em branco esta efeméride. A distribuição de flores às senhoras far-se-á às 11 h e às 15h30 nas ruas do centro da cidade. À noite, pelas 21h30, o Núcleo Provisório do Museu José Malhoa ( Rua Camões – Edifício do Museu de Ciclismo) recebe o Recital de Ópera “Imagens Femininas”, promovido pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha com o apoio do Museu José Malhoa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Mário Soares apoia Barack Obama
à Presidência dos Estados Unidos
Mário Soares foi o convidado no dia 1 de Março, no Arquivo Distrital de Leiria, do primeiro Café das Quintas de 2007, que este ano terá como principal novidade, o facto de participarem dois convidados por sessão, e não apenas um, como nos anos anteriores. O ex-Presidente da República falou do passado, mas também da actualidade política internacional tecendo críticas tanto ao republicano George W. Bush como à democrata Hillary Clinton. Quem merece elogios de Mário Soares é a chanceler alemã Angela Merkl e o candidato à nomeação pelos democratas à Presidência dos Estados Unidos, Barak Obama.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Alcobaça, Bombarral, Lourinhã, Óbidos e Peniche
Programa FINICIA junta cinco municípios
da Região Oeste
A cerimónia de assinatura de protocolos do programa FINICIA teve lugar no dia 5 de Março no Auditório Municipal de Peniche, sem a presença anunciada do ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho. Os municípios que nesta fase fazem parte do programa FINICIAOESTE são Alcobaça, Bombarral, Lourinhã, Óbidos e Peniche. O programa permite um financiamento com menos garantias do que é exigido habitualmente pela banca e uma taxa de juro mais acessível, mas também há limitações. Assim, das despesas financiáveis estão excluídas aquisições de terrenos, casas, automóveis ou pagamento de salários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Milhares de pessoas no Largo do Município unidas pela manutenção do Serviço de Urgência
O Largo do Município foi pequeno para acolher, no dia 3 de Março, os milhares de pessoas que marcaram presença na reunião pública sobre o Serviço de Urgência do Hospital de Peniche. Esta reunião, convocada pela Comissão de Acompanhamento, composta por representantes das 3 forças políticas – CDU, PS e PSD – com assento na Câmara Municipal de Peniche e pela Mesa da Assembleia Municipal, teve como objectivo principal informar a população de Peniche sobre as recentes diligências efectuadas e orientações futuras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Reforma das Forças de Segurança
Governo acaba com partilha do policiamento nas freguesias no distrito de Leiria
No âmbito da reorganização do dispositivo territorial das Forças de Segurança, o Governo Civil de Leiria anunciou que a PSP continuará a assegurar o policiamento nas freguesias de Pombal (alargado a toda a área da freguesia), Nazaré e Alcobaça. O mesmo acontece com as freguesias que integram as cidades de Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche. No concelho de Alcobaça, a freguesia de S. Martinho do Porto passará para a área de actuação da GNR. No distrito de Leiria, todas as instalações das Forças de Segurança (esquadras da PSP e postos da GNR) se mantêm em funcionamento, embora algumas passem a ser ocupadas por outra força de polícia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Ministro da Economia presente na apresentação e assinatura de protocolos do programa FINICIA
A Cerimónia de Assinatura de protocolos do programa FINICIA terá lugar no dia 5 de Março no Auditório Municipal em Peniche e contará com a presença do ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho. A Agência de Desenvolvimento Regional do Oeste – ADRO irá ser, no Oeste, a entidade coordenadora do programa FINICIA – Eixo III – Iniciativas Empresariais de Interesse Regional, numa parceria com várias câmaras, o IAPMEI, o Banco Espírito Santo, a Lisgarante e a Garval. Os municípios que nesta fase fazem parte do programa FINICIAOESTE são Alcobaça, Bombarral, Lourinhã, Óbidos e Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Considerando que o actual hospital está esgotado
PS de Alcobaça quer unidade hospitalar na cidade com 120 camas
A Comissão Política Concelhia de Alcobaça do Partido Socialista deliberou na sua última reunião, por unanimidade, enviar aos órgãos da tutela uma proposta demonstrando preocupação relativamente às actuais infra-estruturas e valências do Hospital Distrital de Alcobaça – Bernardino Lopes de Oliveira, bem como um conjunto de propostas sobre esta matéria, nomeadamente, que o Ministério da Saúde pondere a construção de uma nova unidade hospitalar na cidade de Alcobaça com cerca de 120 e que dos serviços a instalarem se mantenham o de Medicina Interna, Cirurgia e Urgência Básica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assembleia Municipal debateu Turismo, Segurança e Saúde
Autarcas de Ourém indignados com fecho
do Centro de Saúde durante a noite
A Assembleia Municipal de Ourém decorreu no dia 28 de Fevereiro, no Cine-Teatro Municipal, tendo como convidados Miguel Sousinha, da Região de Turismo de Leiria/Fátima, Levy Correia, da Polícia de Segurança Pública e Fernando Afoito, da Administração Regional de Saúde, para falarem sobre o encerramento e alterações dos respectivos serviços. Contudo, o caldo entornou-se quando Fernando Afoito, coordenador da Sub-Região de Saúde de Santarém, confirmou os receios da população e dos deputados anunciando um reajuste de horários do Centro de Saúde que levará a um reforço das equipas diurnas, mas também ao encerramento nocturno entre as 22 e as 8 horas da manhã.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Geminação Cadaval – Olivença
Assembleia Municipal aprova voto de protesto contra presidente da Câmara mas ratifica acordo
A Assembleia Municipal do Cadaval aprovou na sua sessão de 23 de Fevereiro um voto de protesto apresentado pela bancada da CDU, reprovando a atitude do presidente da Câmara Municipal (PSD) por “assinar um acordo para o qual não estava autorizado, ultrapassando as suas competências e desrespeitando a independência, autonomia e competências da Assembleia Municipal.” Contudo, a Assembleia Municipal ratificou também o acordo, com abstenção da CDU, que contestou a forma e não o conteúdo do mesmo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
ADRO organiza jantar-conferência
“Oeste - Desafios de Futuro”
A Agência de Desenvolvimento Regional do Oeste (ADRO) realiza, no dia 9 de Março, nas Caldas da Rainha, um jantar-conferência que contará com a presença do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Alfredo Marques, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Fonseca Ferreira e do ex-ministro da Economia.do Governo de António Guterres, Augusto Mateus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Salazar, fantasma do passado
por Henrique Tigo
Uma escultura que nasce arquitectura
Charters Monteiro
Museus de Futuro: Uma Visão sobre os Transgénicos
Valdemar Rodrigues
Perdemos uma batalha mas não perdemos a guerra
Mariana Mendia
Palavras Soltas
José Pires
Criação de incentivos aos casais para aumento da natalidade
João Paulo Pedrosa
O Mosteiro de Santa Maria da Vitória – Batalha
Júlio Órfão
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o